Engenharia de Produção da Uniube publica artigo em revista científica | Acontece na Uniube

Engenharia de Produção da Uniube publica artigo em revista científica

15 de abril de 24
1 / 1

As alunas do curso de Engenharia de Produção da Uniube, Gabriella Perim Morete, Kathrein Stefane dos Santos Souza e Letícia Gomes Castro, publicaram um artigo na Revista Científica Eletrônica de Engenharia de Produção. A pesquisa, oriunda do Trabalho de Conclusão de Curso das alunas, também conta com o autor, professor e gestor do curso, Wagner Cardoso, e tratou sobre o planejamento de produção de uma indústria têxtil de Uberaba (MG).


O artigo tem como foco o Planejamento e Controle da Produção (PCP), por meio da ferramenta MRP (Planejamento de Necessidades de Materiais), um software que realiza cálculos para melhorar o controle das quantidades de todos os componentes necessários para a fabricação de um produto. "Nada, absolutamente nada, se produz nem se compra sem o PCP liberar ordem. PCP é a ciência da fábrica, a central de informações, que conduz diretrizes para toda a empresa. Este artigo em si objetivou projetar e propor a implantação completa do MRP em uma indústria de roupas de Uberaba", explica o gestor do curso, professor das disciplinas de PCP I e II.


O artigo é fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado pelas alunas no último ano e trata de um tema pouco abordado. "Analisamos os processos existentes, identificamos desafios de gestão de estoques e propusemos o PCP junto ao MRP como solução. Estudamos a teoria, pesquisamos artigos e implementamos com o apoio do orientador. O resultado foi uma melhoria significativa na gestão de estoques e programação de produção da empresa. Foi uma experiência prática e enriquecedora", explica a aluna Gabriella Morete.


Para o professor Wagner Cardoso, a abordagem do tema destaca a importância da atuação do Engenheiro de Produção para cargos estratégicos. "É preciso debater planejamento, provocar as pessoas a pensarem fora da caixa e descobrirem que planejar é vital, que sem planejamento a empresa tende a perder seu norte e fracassar em suas metas e objetivos. E o engenheiro de produção é formado para isso, trabalhar o planejamento, no tocante a suas habilidades e competências, plenamente trabalhadas durante seu curso de graduação".


Por fim, o gestor pontua que o PCP é apenas uma das 52 subáreas de atuação do Engenheiro de Produção. "Nosso curso aborda todas, impreterivelmente, e com foco na qualidade do conteúdo e na abrangência dos temas para que entreguemos ao mercado alunos aptos a disputarem cargos de liderança em fábricas dos mais diferentes segmentos, inclusive hospitais, atacadistas, dentre várias outras empresas", finaliza.