Enfermagem Uniube participa do Congresso Nacional de Saúde da Família | Acontece na Uniube

Enfermagem Uniube participa do Congresso Nacional de Saúde da Família

05 de abril de 24

As alunas do 9º período do curso de Enfermagem da Uniube, Marina Beatriz Barroso, Aparecida Gabriela Barcelos e Thayna Cristina Silva, apresentaram um trabalho acadêmico no II Congresso Nacional de Saúde da Família. O projeto foi orientado pelo professor Fabiano Henrique Oliveira Sabino e tem como objetivo propor melhorias na atenção primária à saúde. O evento ocorreu de forma remota na última semana.

O estudo "A informatização em saúde e as implicações na Atenção Primária à Saúde: Relato de experiência" tem o propósito de evidenciar a importância das ferramentas digitais para a atuação dos agentes comunitários e de toda a equipe interdisciplinar na atenção primária. "O relato de experiência foi construído a partir da vivência das próprias acadêmicas durante o estágio supervisionado de atenção primária, no qual eu sou o coordenador. Isso é particularmente estimulante, pois a partir de uma experiência prática surgiram lacunas científicas e as alunas conseguiram transformá-las em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), aproveitando essa oportunidade para desenvolver um trabalho de conclusão de curso", destaca o professor, responsável pelas disciplinas de TCC e pré-TCC.

Segundo o orientador, a pesquisa é um processo que ocorre de forma sistemática e abre portas para questões emergentes. "Como docente, eu incentivo muito meus alunos a entenderem a pesquisa como um processo, não como uma finalização. Hoje, a Enfermagem produz muitas revisões de literatura, o que é ótimo, pois podemos identificar problemas e lacunas em determinados temas. No entanto, o incentivo é para que a pesquisa seja vista como um processo contínuo. TCCs e Iniciação Científica não são a resposta definitiva; são o ponto de partida para continuarmos crescendo, construindo e levando o nome de nossa universidade para o Brasil e o mundo."

A montagem do trabalho apresentado pela Enfermagem Uniube teve início no ano passado. "O desafio de sintetizar nossas experiências e conclusões em um formato científico exigiu grande dedicação e precisão de nossa parte, habilidades que foram desenvolvidas e aprimoradas durante o processo com a ajuda de nossos orientadores. Aprender sobre a importância do rigor metodológico e a clareza na apresentação dos resultados foi uma das valiosas lições do processo de submissão do projeto. Adaptar nosso trabalho às diretrizes específicas do congresso revelou-se um excelente exercício para nosso crescimento profissional, especialmente por não esperarmos ter essa oportunidade tão repentinamente", destaca a aluna Marina Beatriz.

Para as alunas, a publicação de um trabalho no congresso é uma experiência enriquecedora. "A oportunidade de compartilhar nossa pesquisa com uma comunidade tão engajada permitiu-nos não apenas aumentar a visibilidade da enfermagem da Uniube, mas também promover a saúde de maneira geral. Em suma, essa experiência nos proporcionou uma visão profunda sobre a comunicação científica e abriu um novo mundo para nós, o qual estamos ansiosos para continuar explorando", continua Marina.

O professor-orientador compartilha que estar com os alunos nos últimos períodos e estimular a pesquisa, a investigação científica é gratificante. "Acho super importante que estimulemos a criação de eventos científicos dentro de nosso espaço. Por isso, não é apenas levar trabalhos, mas também receber, para que possamos dizer: estamos aqui, comunidade acadêmica, tragam seus relatos, tragam suas experiências, vamos trocar juntos aqui dentro do meu território. A inquietação que o aluno tem faz com que ele alcance objetivos e voos cada vez maiores. As conquistas de nossos alunos são as nossas também. Como orientador, fico super orgulhoso de todo esse processo", finaliza Fabiano.