Enem 2021: confira dicas para o segundo dia de prova | Acontece na Uniube

Enem 2021: confira dicas para o segundo dia de prova

26 de novembro de 21

A Uniube recebeu, no último domingo (21), cerca de 6 mil estudantes para a realização da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os alunos foram recepcionados por colaboradores da Instituição para a entrega de kits que continham: máscara, álcool em gel e caneta preta. Para o segundo dia, 28 de novembro, serão aplicadas questões sobre ciências da natureza e matemática. O diretor de desenvolvimento institucional da Uniube, Cristiano Arruda, explica um pouco sobre o preparo para essa etapa, bem como reforça dicas para a resolução da prova.

- Como será a prova no segundo dia de Enem?

No segundo dia os candidatos resolverão 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza, que envolvem as disciplinas de Biologia, Física e Química. É importante lembrar que o tempo total da prova é menor que do primeiro dia, com 5h.

- Qual a dica para o segundo dia de prova?

A dica é a mesma, com mais importância ainda para o segundo dia: é preciso resolver, primeiro, as questões mais fáceis de prova toda, deixando para um segundo momento as questões mais difíceis, pois errar uma questão fácil por falta de tempo de resolvê-la, diminui as notas das questões difíceis que ele acertou.

Reforço: talvez a maior diferença do ENEM para os demais vestibulares seja a metodologia de correção das questões, que usa a TRI - Teoria de Resposta ao Item. A pontuação das questões leva em conta o seu índice de dificuldade, o índice de discriminação (capacidade de separar quem sabe de quem não sabe) e o acerto ao acaso (chute), fazendo com que alunos que porventura acertem uma questão difícil, mas errem uma questão fácil, recebam menos pontos na questão difícil que  acertaram do que aquele que acertar a difícil e também a fácil.

- Qual recado final deixar para aqueles que prestaram a prova?

Primeiro é não desanimar achando que foi mal no primeiro dia e que não terá mais chances de passar. Devemos nos lembrar que, caso a prova tenha sido mais difícil, ela o é para todos. Então, precisamos de todo esforço neste segundo dia para um bom desempenho.

Segundo, é procurar resolver cada questão duas vezes, em momentos distintos, para não cair em "pegadinhas" que podem aparecer.  E, finalmente, buscar todas as suas energias para fazer uma boa prova e poder conquistar o seu sonho.

Simulado gratuito

Os vestibulandos contam, neste semestre, com a ferramenta Simulado Enem VIP. Uma plataforma que possui o objetivo de ofertar uma revisão para a prova do ENEM, por meio da disponibilização de todas as questões de provas anteriores do Exame. O aluno pode montar o simulado por área cobrada no ENEM ou com questões variadas. O treinamento considera ainda o tempo para a realização do simulado e disponibiliza um curso completo de redação com 11 aulas atualizadas.

Acesse a ferramenta em: enemvip.com.br/uniube