Egressa do curso de Medicina Veterinária valida diploma nos Estados Unidos | Acontece na Uniube

Egressa do curso de Medicina Veterinária valida diploma nos Estados Unidos

19 de março de 24

Seis anos após sua graduação, Caroline esteve na Uniube na última segunda-feira, 18, para compartilhar sua trajetória com os alunos

A egressa do curso de Medicina Veterinária, Caroline Faria, validou o diploma de médica-veterinária nos Estados Unidos. Desde sua formação na Uniube em 2017, Caroline atua no país e, em março de 2023, obteve a autorização da Associação Americana de Medicina Veterinária (AVMA), que a permite atuar legalmente em território americano. Utilizando apenas os slides e apresentações da grade curricular da Uniube, Caroline montou seu material de estudos e foi aprovada no processo da AVMA.

Natural de Itapagipe, Caroline se mudou para Uberaba para cursar Medicina Veterinária e, desde que finalizou sua graduação, reside nos EUA. "Comecei o curso em 2013 e me formei no final de 2017, e desde o início meu foco era em equinos. Participei de grupos de estudos, como o GEPEQ e GEER, nos quais conheci o professor Divagno Barcelos, que me auxiliou e possibilitou que o estágio obrigatório fosse realizado nos Estados Unidos. Conheci muitas pessoas por lá, o que me abriu portas. Retornei a Uberaba, me formei e consegui um novo estágio nos Estados Unidos, que me proporcionou um visto de intercâmbio, posteriormente convertido em visto de trabalho e por fim, a residência permanente. A Uniube abriu a primeira porta, os grupos de estudos a segunda, o professor Divagno a terceira, e eu aproveitei todas as oportunidades", conta Caroline.

Inicialmente, o objetivo de Caroline não era permanecer nos EUA. "Planejava montar um currículo sólido e retornar ao Brasil para fazer mestrado e seguir uma carreira acadêmica, mas a vida me levou por outro caminho. Agora, tenho duas residências e uma especialização em equinos. Decidi que era hora de fazer uma mudança e, atualmente, trabalho na área de clínica e cirurgia de pequenos animais, além de estar cursando uma especialização em ortopedia. Pretendo iniciar o mestrado no final deste ano. Tudo isso começou na Uniube, que me proporcionou oportunidades através dos grupos de estudos e networking. A Universidade oferece muitas opções para todas as áreas, e pessoas que podem te encaminhar aos lugares que você quer chegar. Ninguém vai te levar ao destino final, mas estão aptos a te dar um empurrão, e isso a Uniube me proporcionou. Eu sou muito grata", enfatiza.

"Observar a trajetória da Carol nos enche de felicidade e satisfação. Quando nos dedicamos a ensinar no curso de Medicina Veterinária, com o objetivo de formar profissionais competentes e preparados para ocuparem posições de destaque, sempre acreditamos estar fazendo o melhor. Ver uma ex-aluna que estudou com o nosso material e superou diversas etapas desafiadoras, enfrentando exigências rigorosas em um país como os Estados Unidos, onde a Medicina Veterinária é altamente valorizada e prestigiada, nos enche de alegria e nos mostra que estamos no caminho certo. Estamos conseguindo proporcionar aos nossos alunos uma formação sólida que lhes permite atuar não apenas no Brasil, mas em qualquer lugar do mundo", enfatiza o gestor do curso de Medicina Veterinária, Eustáquio Resende Bittar.

O processo

O processo de validação do diploma foi burocrático, e segundo Caroline, a equipe da Uniube foi essencial, garantindo uma comunicação eficaz entre as Instituições. "Ao aplicar para o processo, foi solicitada uma verificação da minha formação, com o envio de documentos como diploma e histórico escolar, para garantir que eu preenchesse os requisitos. A Associação entrou em contato direto com a Universidade para evitar fraudes", comenta Caroline.

A Associação não fornece materiais de preparação para os candidatos, com isso, Caroline baseou seus estudos na grade curricular do curso. "É necessário criar seu próprio material de estudo, com base nos tópicos fornecidos pela Associação. Utilizei os materiais do curso, como slides e PDFs, desde o primeiro semestre, e essa foi minha base de estudo. A grade curricular da Uniube, sem sombra de dúvidas, foi fundamental nesse processo", destaca.

Caroline validou o diploma no final de março de 2023. "Após concluir todo o processo, recebi um e-mail confirmando a validação, mas a emissão do diploma demorou 60 dias. Em seguida, é necessário escolher o estado de atuação e obter a licença correspondente, pois cada local possui suas próprias regras e regulamentações. Atualmente, moro na Flórida, mas, devido aos meus clientes anteriores, tive que obter licenças em outros seis estados. O sistema é rigoroso para garantir que apenas profissionais autorizados atuem, visando a segurança do país", finaliza a egressa.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro