Alunos do curso de Medicina Veterinária participam da 16ª Semana da Água | Acontece na Uniube

Alunos do curso de Medicina Veterinária participam da 16ª Semana da Água

21 de março de 24

O curso de Medicina Veterinária da Universidade do Agro participa da 16ª Semana da Água, promovido pela Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas - CODAU, em parceria com o Ministério Público e a 5ª CIA de Polícia Militar Ambiental de Uberaba. O evento acontece no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA), e ao longo da semana, aproximadamente 45 alunos participarão do evento.

"A participação dos alunos da Uniube tem o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância e os benefícios da esterilização cirúrgica (castração) de cães e gatos, além de esclarecer o tema da guarda responsável. Essas crianças possuem a capacidade de difundir esse conhecimento entre seus familiares, podendo contribuir para a disseminação da necessidade de castração dos animais e da guarda responsável. Ademais, essas crianças conscientizadas são vistas como os adultos de amanhã capazes de modificar a realidade atual", avalia o coordenador do projeto de extensão "Fiel Camarada", Prof. Dr. Ian Martin.

O Fiel Camarada é um projeto de extensão do curso de Medicina Veterinária e do programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos (PPGSPAT), coordenado pelos Profs. Drs. Ian Martin, Isabel Rodrigues Rosado e Endrigo Gabellini Leonel Alves. "A extensão universitária desempenha um papel social da Universidade junto à sociedade, transferindo o conhecimento gerado dentro da Instituição para a comunidade. Neste contexto, sabe-se que o município de Uberaba, assim como vários outros, possui um grande número de animais semi ou não domiciliados, e o controle de animais de estimação é reconhecido como necessário, seja por questões de saúde pública, envolvidas no contexto da convivência humana, seja por questões de bem-estar animal", pontua Ian.

Para a aluna do 5° período e monitora do projeto de extensão "Fiel Camarada", Kamilla Tayar, é um momento de bastante interatividade em que os alunos conseguem treinar a fala e perder a timidez por estarem em contato com várias crianças. "É algo super dinâmico; as crianças trazem perguntas bem interessantes. Abordamos temas como a guarda responsável, reforçando com as crianças que os animais não são brinquedos, são seres vivos e são uma responsabilidade, não são descartáveis. Explicamos sobre a alimentação dos animais, os cuidados básicos que devem ter, não deixando que saiam na rua sozinhos para evitar acidentes e atropelamentos. Também falamos sobre a castração, explicando de maneira mais simples para que as crianças entendam a importância da castração e cresçam com a consciência de que não é algo ruim, como muitas pessoas pensam, além de explicarmos que a castração pode ajudar a reduzir a superpopulação de animais em situação de rua. Distribuímos nossas cartilhas com esses tópicos e orientamos que levem para casa e leiam com os pais. Abordamos também a preservação dos animais silvestres, mostrando a diferença entre um animal doméstico e um animal silvestre, contando um pouco sobre o tráfico de animais silvestres e como é errado e prejudicial para o meio ambiente e para esses seres em si", avalia a aluna do 5° período e discente responsável pelo projeto de extensão "Fiel Camarada", Kamilla Tayar.

Os alunos que participam do projeto são geralmente do 4º ao 7º período e têm o projeto na grade curricular, porém alunos de outros períodos e até de outros cursos também frequentam as reuniões e as visitas, e estão participando da Semana da Água. "A participação dos universitários permite o contato com o público em geral, o que os coloca em uma situação em que precisam se expressar e interagir com as diferentes pessoas abordadas. Além disso, a participação em projetos de extensão é um importante ponto no currículo dos alunos que pretendem prestar seleções para residência ou programas de pós-graduação", finaliza o professor.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro