Alunos de Medicina da Uniube promovem campanha de prevenção no Dia Mundial do RIM | Acontece na Uniube

12 de março de 24

O Dia Mundial do Rim, comemorado neste 14 de março, é o momento fazer um alerta à população em relação às doenças renais, com objetivo de assegurar a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.

Em virtude da data, alunos de Medicina da Uniube, integrantes da Liga Acadêmica de Nefrologia, Urologia e Transplantes (Lanut) em parceria com o Mário Palmério Hospital Universitário, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Sociedade Brasileira de Nefrologia, promovem uma campanha com coletas de exame para diagnóstico da Doença Renal Crônica (DRC).

A campanha é intitulada "Saúde dos Rins, exame de Creatinina para todos -  Porque todos têm direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento".

"A proposta é informar a população sobre saúde renal, principalmente sobre diagnóstico da Doença Renal Crônica, e disponibilizar exames de Creatinina e Microalbuminúria para os grupos de risco", explica a acadêmica de Medicina e integrante da Lanut, Beatriz Scarelli.

Segundo o médico nefrologista e coordenador do Serviço de Transplante Renal do MPHU, Gabriel Ricardo Conceição Silva Gonçalves, a campanha vai contribuir para o diagnóstico da Doença Renal Crônica. "Com os exames, o paciente poderá passar por uma avaliação médica e receber o diagnóstico desta doença, que é silenciosa", explica.

As atividades acontecem entre os dias 11 e 22 de março, com coletas de exames em cinco pontos em Uberaba. Além do MPHU, a ação será realizada na UBS George Chiree, Alfredo Freire; na USF Inimá Baroni, Jardim Triângulo; na UMS Nossa Senhora da Abadia, no Abadia; UBS Roberto Árabe Abdanur, Vila Celeste e na UMS Prof. Aluísio Prata, Jardim Elza Amuí.

As coletas serão feitas das 13h às 15h nas unidades de saúde. Antes, das 7h30 às 12h30, os acadêmicos de Medicina da Uniube estarão presentes nos locais para a ação informativa com distribuição de panfletos e convocação para coleta de exames que ocorrerá mais tarde. A convocação e a ação informativa também acontecerão no Hospital Regional José Alencar para que os pacientes participem da coleta na UBS Roberto Árabe Abdanur.

Informações da Sociedade Brasileira de Nefrologia apontam que o número de pessoas com doenças renais crônicas, em sua forma avançada, é crescente. Atualmente, mais de 140 mil pacientes já realizam diálise no país.

Daniela Brito