Alunas de Medicina da Uniube publicam artigo em revista científica | Acontece na Uniube

Alunas de Medicina da Uniube publicam artigo em revista científica

17 de novembro de 23

O artigo criado e desenvolvido por duas alunas de Medicina da Uniube, Ana Gabriela Soares Silva e Fernanda Dias de Paula, foi publicado na Revista Brasileira de Extensão Universitária. O tema é a "Intenção do atirador do Tiro de Guerra (TG) em se fidelizar como doador de sangue", por meio do Projeto de Extensão "Amizade Compatível".

O objetivo do trabalho foi analisar o conhecimento de atiradores do TG sobre os temas doação de sangue e medula óssea e a intenção em tornarem-se doadores fidelizados. Foi feita uma amostra com 200 atiradores do TG 11-003, que foram ouvidos em quatro encontros sequenciais.

Entre as atividades, foram apresentados os objetivos da extensão, os níveis dos estoques de sangue no Hemocentro Regional de Uberaba (HRU) e os dados sobre a porcentagem de doadores no Brasil. Também foram discutidos os critérios para doações e as etapas do ciclo do sangue.

Os atiradores responderam a um questionário sobre o tema e, depois de sete meses, foi realizada uma nova ação de formação com o mesmo público, para explicar a importância de ser um "doador fidelizado". Segundo o artigo, é considerado doador fidelizado aquele que realiza as doações de maneira regular e consciente.

"O estudo teve início a partir de uma parceria realizada com o Tiro de Guerra, em 2019, que continua até hoje. Continuamos com a atividade extensionista de conscientização para doação de sangue e de medula óssea, além de fomentar a fidelização dos atiradores. A pesquisa foi renovada este ano e continua", declarou a coordenadora de Extensão da Uniube, professora e doutora Maria Theresa Cerávolo.

Na avaliação dela, as pessoas, de uma forma geral, são solidárias, mas não compreendem a importância do gesto da doação. "A importância da publicação é mostrar que os atiradores pretendem continuar as doações de sangue mesmo após a participação no TG, o que poderá aumentar os estoques de sangue no Hemocentro", finaliza.

Para a aluna e autora do artigo, Ana Gabriela Soares Silva, o estudo é importante para garantir que o tema seja pulverizado na sociedade e impacte o maior número de pessoas possível, uma vez que os atiradores se tornam multiplicadores do conhecimento. "Outro ponto é que a Extensão dentro das universidades tem um papel relevante em realizar ações voltadas para esse público, com bons resultados", diz.

"Foi bastante trabalhoso, mas muito gratificante. Muitas horas escrevendo, revisando a literatura, tabulando dados, analisando-os e escrevendo o artigo final. Para mim, a parte mais desafiadora foi a tabulação e análise dos dados dos dois momentos. Foram muitos formulários, foi necessária muita atenção. A Extensão Universitária deve continuar fazendo parcerias entre a universidade e a comunidade para que esse tema chegue a mais adultos jovens. Espero que, ao lerem nosso artigo, outras universidades sejam estimuladas a realizarem ações de educação permanente e formação", finalizou Ana Gabriela.

Luiz Henrique Cruvinel