UNIUBE - Mestrado em Educação
Missão: "Promover o ensino e a geração de conhecimento, formando o profissional compromissado com uma sociedade justa."
PROPEPE - Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Notícia

Professora do Mestrado em Educação da Uniube participa de evento em Boca do Acre, sul do Estado do Amazonas

A Professora Doutora Valéria Oliveira de Vasconcelos, docente do Programa de Mestrado em Educação da UNIUBE, participará de um evento em Boca do Acre, sul do Estado do Amazonas, no período compreendido entre 27 de março e 13 de abril.

Esse evento corresponde à última etapa do trabalho de Formação do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Arapixi, para a qual a docente foi contratada como consultora pelo Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (órgão que substituiu o IBAMA na responsabilidade por administrar as Unidades de Conservação Federais).

A Reserva Extrativista (RESEX) é uma área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte. Tem como objetivos básicos, proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade (SNUC – LEI Nº 9.985, de 18 de Julho de 2000, Art. 18º, p. 7).

Para a docente, o Conselho Deliberativo de uma RESEX é um dos principais espaços democráticos de decisão e de garantia de direitos das populações tradicionais:

"A oportunidade de desenvolver ações de intervenção e pesquisa na Amazônia vem representando para minha formação um locus privilegiado de aprendizado sobre educação, cultura popular e preservação do meio ambiente. Com meus conhecimentos específicos - cujo foco prioritário centra-se na Educação Popular - espero contribuir para o fortalecimento da comunidade local, principalmente no que concerne à sua legítima luta por direitos humanos básicos, tais como educação, saúde e trabalho.

Aproximar o conhecimento acadêmico do conhecimento tradicional vem sendo meu maior desafio e a soma desses conhecimentos seguramente representa o ganho mais relevante, tanto pessoal como profissional. Espero que os moradores e moradoras da RESEX Arapixi, assim como os estudantes da UNIUBE, possam beneficiar-se igualmente dessa construção compartilhada de saberes".

Data: 25/03/2009

1996 - 2024 - UNIUBE - Todos os direitos reservados