UNIUBE - Mestrado em Educação
Missão: "Promover o ensino e a geração de conhecimento, formando o profissional compromissado com uma sociedade justa."  
Compartilha: 
PROPEPE - Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Publicações



Artigos publicados em periódicos

2018
FAGIANI, C. C.; PREVITALI, F. S. . As Mutações no Mundo do Trabalho e a (Con)Formação do Jovem Trabalhador. Revista Communitas, v. 2, p. 104-119, 2018.
RODRIGUES, A.; FRANCO, P. L. J. ; BUENCIO, J. R. . Contribuições do sistema didático Galperin-Talízina para a organização do ensino de geometria. OBv2n1a2018-9, v. 2, p. 193-213, 2018.
OLIVEIRA, A. T. E. ; SANTANA, M. A. ; SILVA, T. S. ; RODRIGUES, A. . Idades psicológicas: importância e implicações para o ensino-aprendizagem e a educação. CADERNOS DA FUCAMP, v. 17, p. 55, 2018.
GATTI, Giseli Cristina do Vale; GATTI JR, Décio. . As representações na imprensa de práticas cívico-patrióticas em instituições escolares de Minas Gerais (Brasil) na primeira metade do século XX. Revista HISTEDBR On-line, v. 18, p. 29-42, 2018.
SANTOS, L. C. ; BATISTA, Gustavo Araújo . AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO CARTESIANO PARA A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO. Cadernos da FUCAMP, v. 17, p. 101-111, 2018.
GONCALVES NETO, Wenceslau; CARVALHO, C. H. de . Cultura escolar e disciplina na formação de professores: a Escola Normal de Montes Claros (1888-1903). Revista de Educação Pública, v. 27, p. 507-528, 2018.
ABREU, S. E. A. de ; GONCALVES NETO, Wenceslau . A avaliação da aprendizagem no Grupo Escolar DR. Brasil Caiado em Anápolis/GO (1926-1929). Revista HISTEDBR On-line, v. 18, p. 70-89, 2018.
SOUZA, T. Z.; OLIVEIRA, M. W. . Pensar a universidade: um olhar a partir da extensão popular. REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN (ONLINE), v. 76, p. 239-256, 2018.
SOUZA, TIAGO ZANQUÊTA DE. A educação ambiental popular: contribuições em práticas sociais. MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, v. 2, p. 60-70, 2018.
2016
FABIANE SANTANA PREVITALI ; CÍLSON CÉSAR FAGIANI ; LUCENA, C. A. . THE WELFARE STATE DECLINE AND THE RISE OF NEOLIBERALISM SINCE THE 1980S: SOME APPROACHES BETWEEN LATIN AMERICA'S CORE AND PERIPHERAL COUNTRIES. Zapruder World, v. 3, p. 1-23, 2016.
FAGIANI, C. C.; França, R. L. e ; LIMA, A. B. . A educação dos trabalhadores sob a influência do capital internacional: aproximações entre Brasil e Portugal. Historia & Perspectivas (UFU), v. 55, p. 181-210, 2016.
VICENTE, J. P. A. ; RESENDE, M. R. . Profmat: um curso de formação de professores da educação básica?. Revista de Educação Pública, v. 25, p. 201-220, 2016.
NEVES, J. D. ; RESENDE, M. R. . O processo de ensino-aprendizagem do conceito de função: um estudo na perspectiva da teoria histórico-cultural. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 18, p. 599-625, 2016.
AQUINO, ORLANDO FERNÁNDEZ ; VIEIRA, VÂNIA MARIA DE OLIVEIRA ; RESENDE, Marilene Ribeiro ; BORGES, MARIA CÉLIA . Cenário da pesquisa e da produção intelectual na área de didática na região sul do Brasil. Acta Scientiarum. Education (Online), v. 38, p. 31, 2016.
Aquino, Orlando Fernández; VIEIRA, VÂNIA MARIA DE OLIVEIRA ; RESENDE, MARILENE RIBEIRO ; BORGES, MARIA CÉLIA . Cenário da pesquisa e da produção intelectual na área de didática na região sul do Brasil. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 38, p. 31-42, 2016.
Aquino, Orlando Fernández. Fundamentos epistemológicos da ciência Didática: contribuições de Mikhail A. Danilov. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE), v. 20, p. 234-244, 2016.
AQUINO, O. F.; MATÍAS GONZÁLEZ, Alberto . Alegação para uma espistemologia de segunda ordem na formação de professores. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 16, p. 1053, 2016.
AQUINO, O. F.; LOPES, L. M. M. . A Base Orientadora da Ação: seu uso intencional na formação de conceitos de língua portuguesa. Educativa (Goiânia. Online), v. 19, p. 562-585, 2016.
CECÍLIO, SÁLUA; REIS, BRIANA MANZAN . Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários. Educação (Rio Claro. Online), v. 26, p. 295-311, 2016.
AQUINO, ORLANDO FERNÁNDEZ ; VIEIRA, VÂNIA MARIA DE OLIVEIRA ; RESENDE, Marilene Ribeiro ; BORGES, MARIA CÉLIA . Cenário da pesquisa e da produção intelectual na área de didática na região sul do Brasil. Acta Scientiarum. Education (Print), v. 38, p. 31-42, 2016.
MÁRQUES, F. T.; SOUSA, A. R. . Poder e Violência nas relações escolares: uma abordagem Foucaultiana. Revista Querubim, v. 28, p. 116-123, 2016.
MARQUES, R. L. ; ABREU-BERNARDES, S. T. ; MÁRQUES, F. T. . Pensando os cursos jurídicos brasileiros em diálogo com Paulo Freire e Bronislaw Malinowski. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 10, p. 105-111, 2016.
MÁRQUES, F. T.; TALARICO, B. S. L. U. . DA COMUNICAÇÃO POPULAR À EDUCOMUNICAÇÃO: REFLEXÕES NO CAMPO DA -EDUCAÇÃO COMO CULTURA-. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), v. 11, p. 422, 2016.
LEAO JUNIOR, Wandelcy ;GATTI, Giseli Cristina do Vale. HISTÓRIA DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PARA O DEFICIENTE VISUAL: O INSTITUTO DE CEGOS DO BRASIL CENTRAL DE UBERABA (MINAS GERAIS, BRASIL, 1942-1959). História da Educação, v. 20, p. 389-409, 2016.
FERREIRA, Neirimar de Castilho ; GATTI, Giseli Cristina do Vale . A Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro e a implantação do Ensino Superior em Uberaba (Minas Gerais, Brasil) na década de 1950. Cadernos de História da Educação (Online), v. 15,n2, p. 793-807, 2016.
GATTI JR, Décio. ; GATTI, Giseli Cristina do Vale . A construção de uma tradição de pesquisa na temática da História das Instituições Escolares no Triângulo Mineiro, em Minas Gerais, Brasil (décadas de 1990 a 2010). Quaestio: Revista de Estudos de Educação, v. 18,n.3, p. 601-624, 2016.
BATISTA, Gustavo Araújo. A EDUCAÇÃO SEGUNDO A PERSPECTIVA DE MONTAIGNE NO ÂMBITO DO RENASCIMENTO. Acta Scientiarum. Education (Online), v. 38, p. 365-372, 2016.
BATISTA, Gustavo Araújo. John Locke: educação para a tolerância religiosa. Horizontes (EDUSF), v. 34, p. 9-20, 2016.
BATISTA, Gustavo Araújo. Montaigne: A educação sob perspectiva do cepticismo intelectual e do estoicismo moral no Renascimento. Eccos Revista Científica (Online), v. 39, p. 147-166, 2016.
BATISTA, Gustavo Araújo. Algumas reflexões tanatológicas de caráter educacional no pensamento de Platão. Conjectura: Filosofia e Educacao, v. 21, p. 582-603, 2016.
VILLAS BOAS, Márcia S. de M.l ; RIBEIRO, Betânia de O. L. ; ARAUJO . Grupo Escolar 13 de Maio de Uberlândia, MG: Desenvolvimento, Cidade e Poder Público. Argumentos Pro-Educação, v. 1, p. 1-27, 2016.
BOTH, Sérgio J. ; ARAUJO . Educação Comparada: um Contexto da Escola Primária no Período de 1889 a 1930 em Maranhão, Minas Gerais e Mato Grosso a partir das Mensagens dos Presidentes de Estado. Cadernos de História da Educação (Online), v. 15, p. 462-896, 2016.
ARAUJO; SANTOS, Mariana S. . A Educação Prepara o Homem para Duas Existencias Successivas, uma na Terra, outra no Céo, um Paradigma para a Formação do Professor em 1872. Revista Profissão Docente (Online), v. 16, p. 1-9, 2016.
CARVALHO, Carlos Henrique de ; GONÇALVES NETO, Wenceslau ; CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de . O projeto modernizador à mineira: reformas administrativas e a formação de professores (Minas Gerais, 1906-1930).. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 20, p. 255-277, 2016.
MARQUES, R. L. ; ABREU-BERNARDES, S. T. ou BERNARDES, S. T. A. ; MARQUES, F. T. . Pensando os cursos jurídicos brasileiros em diálogo com Paulo Freire e Bronislaw malinowski. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 10, p. 105-111, 2016.
ABREU-BERNARDES, S. T. ou BERNARDES, S. T. A.; GUIMARÃES, T. M. S. . O desvelar da África em criações artísticas em livros didáticos de História do ensino fundamental. Holos (Natal. Online), v. 2, p. 337-346, 2016.
MARCELINO, L. ; ABREU-BERNARDES, S. T. ou BERNARDES, S. T. A. . Interdisciplinaridade, arte e cultura popular na educação básica segundo o discurso dos documentos legais vigentes. HORIZONTES (EDUSF), v. 34, p. 31-40, 2016.
FERREIRA, Ana E. C. Souto ; CARVALHO, C. H. de ; GONCALVES NETO, Wenceslau . Federalismo e educação no Brasil republicano: dilemas da organização educacional (1889-1930). ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 38, p. 109-120, 2016.
CARVALHO, C. H. de ; GONCALVES NETO, Wenceslau . Educação na Federação Brasileira: federalismo, laicidade e religião. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 38, p. 1-7, 2016.
CARVALHO, C. H. de ; GONCALVES NETO, Wenceslau ; CARVALHO, L. B. O. B. . O PROJETO MODERNIZADOR À MINEIRA: REFORMAS ADMINISTRATIVAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (MINAS GERAIS, 1906-1930). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 20, p. 255-271, 2016.
ABREU, S. E. A. de ; GONCALVES NETO, Wenceslau ; IGNÁCIO, Ewerton F. . Os coordenadores pedagógicos das escolas públicas municipais de Anápolis-GO e a qualidade do ensino. Revelli: Revista de Educação, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas, v. 8, p. 19-41, 2016.
2015
PREVITALI, F. S. ; FAGIANI, C. C. . Inovação Tecnológica e Trabalho Terceirizado: as bases do controle do capital no século XXI. Direitos, Trabalho e Política Social, v. 1, p. 102-128, 2015.
PREVITALI, F. S. ; FAGIANI, C. C. . TRABALHO E EDUCAÇÃO NA NOVA ORDEM CAPITALISTA: INOVAÇÃO TÉCNICA, QUALIFICAÇÃO E PRECARIZAÇÃO. Revista HISTEDBR On-line, v. 15, p. 58-72, 2015.
FAGIANI, C. C.; FRANCA, R. L. . Etica e Pesquisa em Educação e Trabalho: algumas considerações. Revista Laplege, v. 1, p. 48-58, 2015.
FABIANE SANTANA PREVITALI ; CÍLSON CÉSAR FAGIANI . Deskilling and degradation of labour in contemporary capitalism: the continuing relevance of Braverman. Work Organisation, Labour & Globalisation (Print), v. 9, p. 76, 2015.
RESENDE, M. R.; VIEIRA, V. M. ; VINHAL, L. P. R. . O OLHAR DO FORMADOR SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM CURSOS DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD. Série-Estudos, v. 1, p. 151-173, 2015.
VIEIRA, V. M. ; RESENDE, M. R. . PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Revista Profissão Docente, v. 15, p. 109-119, 2015.
SILVA, J. T. ; IBRAHIM, S. A. ; RESENDE, M. R. ; ARAUJO, F. F. . As concepções de álgebra e de educação algébrica. Revista Profissão Docente, v. 15, p. 31-49, 2015.
VIEIRA, V. M. ; RESENDE, M. R. . As representações sociais de professores da educação básica: uma contribuição da técnica Q. Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI), v. 1, p. 46-66, 2015.
AQUINO, ORLANDO; CUNHA, NEIRE . A TAREFA DE ESTUDO: CIÊNCIA E CRIATIVIDADE DO PROFESSOR. Educação e Filosofia (Online), v. 29, p. 125-152, 2015.
SILVA, Jorge Luiz da ; OLIVEIRA, W.A. ; SILVA, M. A. I. ; PEREIRA, B. O. ; CECÍLIO, S. . Estudo exploratório sobre as concepções e estratégias de intervenção de professores em face do bullying escolar. Revista de Psicologia : Teoria e Prática (Online), v. 17, p. 189-199, 2015
JILOU, V. ; CECÍLIO, S. . Condições de trabalho docente e sofrimento psíquico no ensino superior. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 7, p. 233, 2015.
G.C. SILVA ; GUIMARÃES, Selva . História e cultura afro-brasileira na produção acadêmica. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 19, p. 179-202, 2015.
GUIMARAES, S.. The teaching of Afro-Brazilian and indigenous culture and history in Brazilian basic education in the 21st century. Policy Futures in Education (Online), v. 147821, p. 1-12, 2015.
PEREIRA, A. ; GUIMARAES, S. . Ensino de Arte e Cultura Visual: lugares para se pensar a diversidade. Poíesis Pedagógica, v. 13, p. 17-32, 2015.
NASCIMENTO, R. L. S. ; GUIMARAES, S. . Nas Páginas do Diário de Noticias e do Manifesto Pioneiros de 1932: diálogos de Cecilia Meireles com a historia da educação brasileira. Cadernos de História da Educação (Online), v. 14, p. 301-312, 2015.
CEREZER, O. M. ; GUIMARAES, S. . Professores de história iniciantes: entre saberes e práticas. História & Ensino, v. 21, p. 125-150, 2015.
CEREZER, O. M. ; GUIMARÃES, Selva . Formação de professores de Historia e ensino de História afrobrasileira e indígena. Fronteiras: Revista de História, v. 17, p. 80-104, 2015.
GUIMARAES, S.; CARLETTO, E. A. . Narrativas orais e literatura infantil na sala de aula: um desafio interdisciplinar. Educação & Linguagem, v. 18, p. 1-25, 2015.
RESENDE, M. R. ; VINHAL, L. P. R. ; VIEIRA, V. M. O. . O OLHAR DO FORMADOR SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM CURSOS DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD. SÉRIE-ESTUDOS (UCDB), v. 1, p. 151-173, 2015.
VIEIRA, V. M. O.; RESENDE, M. R. . PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Revista Profissão Docente, v. 15, p. 109-119, 2015.
BARATELLA, R. ; VIEIRA, V. M. O. . O PORTFÓLIO NA EAD: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. REVISTA COCAR, v. 10, p. 210-239, 2015.
MÁRQUES, F. T.; SPOSITO, L. S. . Adolescente autor de ato infracional e institucionalização: reflexões sobre processos des/educativos em uma instituição total. Camine: Caminhos da Educação, v. 7, p. 50-68, 2015.
MÁRQUES, F. T.; BONFIM, T. R. A. B. ; SILVA, R. C. E. . 'E aí ele chora dentro dele': percepções infantis sobre violência e mal estar nas relações escolares. Revista Lugares de Educação, v. 5, p. 50-64, 2015.
MÁRQUES, F. T.. Normalização e produção social da identidade e da diferença na escola. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 29, p. 1-15, 2015.
ABREU-BERNARDES, S. T. ; MÁRQUES, F. T. ; BERNARDES, L. . ?Outros campos, outros gafanhotos?: reinvenções da antropologia na pesquisa em educação. Revista Profissão Docente, v. 15, p. 80-91-91, 2015.
GATTI JR, Décio. ; GATTI, Giseli Cristina do Vale . A História das Instituições Escolares em revista: fundamentos conceituais, historiografia e aspectos da investigação recente. Educativa (Goiânia. Online), v. 17,n.2, p. 327-359, 2015.
BATISTA, Gustavo Araújo. Filosofia, ciência e educação no pensamento de Francis Bacon. Educacao Unisinos (Online), v. 19, p. 101-113, 2015.
BATISTA, Gustavo Araújo. Socrates: Philosophy applied to Education ? Search for Virtue. Athens Journal of Education, v. 2, p. 149-156, 2015.
PIMENTA, M. A. A. ; BATISTA, Gustavo Araújo . A atualidade de Rousseau e Kant na análise da fraude em avaliações. Quaestio: Revista de Estudos de Educação, v. 17, p. 665-680, 2015.
ARAUJO. O Compêndio de Pedagogia de Bráulio Cordeiro de 1874: uma expressão da cultura escolar no Brasil. Educativa (Goiânia. Online), v. 18, p. 319-668, 2015.
BORGES, Gabriela F. de M. ; ARAUJO . Regulamentação da instrução pública no município de Frutal, MG, Brasil, 1892. Cadernos de História da Educação (Online), v. 14, p. 9-409, 2015.
ARAUJO. As creches na Europa entre o Oitocentos e Novecentos. Cadernos de História da Educação (Online), v. 14, p. 425-711, 2015.
OLIVEIRA, S. M. ; Latercia, Bethânia ; CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de . Inspetor de Ensino e Diretor Escolar na Legislação de Minas Gerais 1906-24.. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA), v. 20, p. 37-66, 2015.
ARAUJO, C. A. ; CARVALHO, Carlos Henrique de ; CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de . Percalços e desafios da produção acadêmica sobre o Programa de Incentivo à Leitura no Brasil(PROLER 1992-2012): Análises preliminares.. @RQUIVO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, v. 2, p. 33-55, 2015.
MARTINHO, J. S. ; CUBA, J. C. O. ; ABREU-BERNARDES, S. T. ou BERNARDES, S. T. A. . A performance de um grupo de pesquisa em uma rede do Centro-Oeste. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 13, p. 659-668, 2015.
CUBA, J. C. O. ; MARTINHO, J. S. ; ABREU-BERNARDES, S. T. ou BERNARDES, S. T. A. . Diálogos entre arte, interdisciplinaridade e educação: o que dizem os PCN. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 9, p. 115-174, 2015.
REIS, B. P. ; ABREU-BERNARDES, S. T. ou BERNARDES, S. T. A. . A metodologia de pesquisa em estudos acadêmicos sobre professores no PPGE-UNIUBE (2006-2009). Revista Profissão Docente (Online), v. 15, p. 8-20, 2015.
ABREU-BERNARDES, S. T. ou BERNARDES, S. T. A.; MARQUES, F. T. ; BERNARDES, L. A. . 'Outros campos, outros gafanhotos': reinvenções da Antropologia na pesquisa em educação. Revista Profissão Docente (Online), v. 15, p. 80-91, 2015.
ABREU-BERNARDES, S. T. ou BERNARDES, S. T. A.; JESUS, O. F. . Fenomenologia, psicanálise e processo educativo: entre a racionalidade e a emoção. BARBARÓI (UNISC. ONLINE), v. 45, p. 156-172, 2015.
ABREU, S. E. A. de ; GONCALVES NETO, Wenceslau ; CARVALHO, C. H. de . As reformas da instrução primária na província de Goiás, Brasil, no período imperial (1822-1889). Espacio, Tiempo y Educación, v. 2, p. 255-280, 2015.
CARVALHO, C. H. de ; GONCALVES NETO, Wenceslau . A formação do pesquisador e a dimensão ético-profissional. Historia & Perspectivas (UFU), v. 52, p. 51-64, 2015.
GONCALVES NETO, Wenceslau. Ensino e Pesquisa da História da Educação no Brasil. Educativa (Goiânia. Online), v. 18, p. 372-395, 2015.
2014
PREVITALI, F. S. ; FAGIANI, C. C. . Organização e controle do trabalho no capitalismo contemporâneo: a relevância de Braverman. Cadernos EBAPE.BR (FGV), v. 12, p. 756-769, 2014
FAGIANI, C. C.; PREVITALI, F. S. . A nova configuração da classe trabalhadora no século XXI: qualificação e precarização. Revista Ciências do Trabalho, v. 3, p. 53-74, 2014.
AQUINO, O. F.; BORGES, M. C. . POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DIDÁTICA: RESULTADOS DE UMA TRIANGULAÇÃO. Inter-ação (UFG. Online), v. 39, p. 199-2014, 2014.
VIEIRA, V. M. ; SILVA, M. S. N. ; RESENDE, M. R. . A avaliação da aprendizagem a distância: um estudo em representações sociais. Psicologia Argumento (PUCPR. Impresso), v. 32, p. 137-147, 2014.
BERNARDI, Lília M.M. ; AQUINO, O. F. . O lugar da pesquisa e da produção didática na região Sul do Brasil. Revista de Educação Publica (UFMT), v. 23, p. 701-722, 2014.
KALLAJIAM, Gustavo C. ; AQUINO, O. F. . Implicações da tecnologia digital no trabalho docente : sua expressão na literatura científica atual. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. 9, p. 209-240, 2014.
SILVA, Jorge Luiz da ; OLIVEIRA, W.A. ; CECÍLIO, S. . Bullying: conhecimentos, atitudes e crenças de professores. Psico (PUCRS. Online), v. 45, p. 147-156, 2014.
REIS, B. M. ; CECÍLIO, S. . Precarização, trabalho docente intensificado e saúde de professores universitáriosz. Trabalho & Educação (UFMG), v. 23, p. 109-128, 2014.
VIEIRA, Marilene de Lourdes ; CECÍLIO, S. . Prazer e sofrimento como interfaces do trabalho docente. Educação em Foco, v. 18, p. 233-260, 2014.
PAULA, BENJAMIN XAVIER DE ; Guimarães, Selva . 10 anos da lei federal nº 10.639/2003 e a formação de professores: uma leitura de pesquisas científicas. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 40, p. 435-448, 2014.
SALERNO, D. P. ; VIEIRA, V. M. O. . As Representações Sociais da Aprendizagem da Matemática na Educação Básica e sua Influência no Curso de Administração. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 42, p. 14-22, 2014.
VIEIRA, V. M. O.; NASCIMENTO SILVA ; RESENDE, M. R. . A avaliação da aprendizagem a distância: um estudo em representações sociais. Psicologia Argumento (PUCPR. Impresso), v. 32, p. 137-147, 2014.
MÁRQUES, F. T.; ASSUNCAO, F. O. F. . Formas do Indizível: percepções infantis sobre violências no cotidiano escolar. Cadernos da FUCAMP, v. 13, p. 45-61, 2014.
MÁRQUES, F. T.; ASSUNÇÃO, F. O. F. . Percepções docentes sobre violência institucional escolar e assédio moral horizontal. Pesquiseduca, v. 6, p. 245-266, 2014.
MÁRQUES, F. T.; FACHINELLI, R. M. G. ; VIEIRA, C. O. . ?Liberalismo a la brasileña?: enseñanza juridica en el Brasil del Siglo XIX. Revista Querubim, v. 2, p. 101-114, 2014.
GATTI, Giseli Cristina do Vale. O ensino secundário em Minas Gerais em perspectiva comparada: o Ginásio Triângulo Mineiro de Uberaba e o Ginásio Mineiro de Uberlândia (1930-1960). Cadernos de História da Educação (Online), v. 13, p. 299-312, 2014.
BATISTA, Gustavo Araújo. Montaigne: a fundamentação da educação nos moldes céticos e estoicos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, v. 95, p. 497-507, 2014.
ARAUJO. O papel regulatório do Estado de Minas Gerais sobre a profissão docente entre 1920 e 1930. Cadernos de História da Educação (Online), v. 13, p. 415-811, 2014.
DINIZ, A. F. M. ; CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de ; CARVALHO, C. H. . Do grupo escolar à racionalização pedagógica: a instrução pública no contexto republicano em Patos de Minas (1892-1928). Quaestio: Revista de Estudos de Educação, v. 16, p. 175-197, 2014.
CARVALHO, C. H. ; CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de . INTELECTUAIS CATO´LICOS NO ESPAC¸O LUSO-BRASILEIRO: AS CONTRIBUIC¸O~ES DE ALCEU AMOROSO LIMA E ANTO´NIO DURA~O (1930-1950).. Cadernos de História da Educação (Online), v. 13, p. 47-63, 2014.
REIS, B. P. ; ABREU-BERNARDES, S. T. ou BERNARDES, S. T. A. . Estudos sobre o professor de educação básica no Centro-Oeste Brasileiro. Poiesis Pedagogica, v. 11, p. 3-18, 2014.
GONCALVES NETO, Wenceslau. ?Educação christã da mocidade?: Regulamentação da vida escolar em colégios católicos de Minas Gerais (1863-1911). Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso), v. 13, p. 99-117, 2014.
ZAN, José Roberto ; GONCALVES NETO, Wenceslau . Questão agrária e sindicalismo rural: entrevista com José Graziano da Silva. Historia & Perspectivas (UFU), v. 50, p. 161-195, 2014.
2013
PREVITALI, F. S. ; MORAIS, S. P. ; FAGIANI, C. C. . Ethanol workers in Brazil: the other side of wealth. Workers of the World. International Journal on Strikes and Social Conflict, v. 1, p. 227-245, 2013.
PREVITALI, F. S. ; REGO, T. C. F. ; FAGIANI, C. C. ; FRANCA, R. L. . O ENSINO PROFISSIONALIZANTE NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DA DÉCADA DE 1990 NO BRASIL. Revista HISTEDBR On-line, v. 13, p. 210-230, 2013.
PREVITALI, F. S. ; FAGIANI, C. C. ; GIL, A. D. ; LUCENA, C. A. . EDUCAÇÃO E CINEMA: FORMAÇÃO POLÍTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA JUNTO AOS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES DO CAMPO. Revista HISTEDBR On-line, v. 13, p. 162-178, 2013.
PREVITALI, F. S. ; MORAIS, S. P. ; FAGIANI, C. C. . Trabalho e migração: o caso da agroindústria sucroalcooleira no Triangulo Mineiro a partir da década de 2000. REDD - Revista Espaço de Diálogo e Desconexão, v. 7, p. 1-23, 2013.
RESENDE, Marilene Ribeiro; VIEIRA, VANIA MARIA DE OLIVEIRA . Formação do professor de Matemática na modalidade a distância: o que pensam os alunos sobre sua aprendizagem. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 13, p. 161-182, 2013.
VIEIRA, V. M. ; RESENDE, M. R. . Representações Sociais e Grupo Focal: um estudo sobre a avaliação da aprendizagem em EAD. Educação (Rio Claro. Online), v. 23, p. 145-168, 2013.
SOUZA, M. G. O. ; RESENDE, M. R. . A organização do ensino em cursos de Pedagogia EAD. Educação em foco, v. 16, p. 45-71, 2013.
SOUZA, M. G. O. ; RESENDE, M. R. . O processo ensino-aprendizagem na perspectiva histórico-cultural. Saberes Acadêmicos, v. 8, p. 13-22, 2013.
PIMENTA, L. B. M. ; AQUINO, O. F. . Pesquisa e produção intelectual na área de didática: resultados de um estudo múltiplo de casos.. Revista Portuguesa de Educação, v. 26, p. 61-83, 2013.
PIMENTA, Letícia M. P. ; BERNARDI, Lília M.M. ; AQUINO, O. F. . Pesquisa e produção didática: os casos de três programas de pós-graduação em educação da região sul de Brasil. Educação e Emancipação (UFMA), v. 6, p. 33-52, 2013.
SILVA, Jorge Luiz da ; OLIVEIRA, W.A. ; BAZON, M. R. ; CECÍLIO, S. . Bullying na sala de aula: percepção e intervenção de professores. Arquivos Brasileiros de Psicologia (Online), v. 65, p. 121-137, 2013.
CECÍLIO, S.; ARAÚJO, denise Olivieira Silva . Professores e tecnologias digitais no ensino superior: tendências de uso e implicações para a subjetividade de professores. Roteiro (UNOESC), v. 38, p. 337-364, 2013.
Silva Júnior, Astrogildo Fernandes ; Guimarães, Selva . Ensino de História e formação cidadã: um estudo com jovens estudantes em escolas no meio rural e urbano.. Práxis Educativa (Impresso), v. 8, p. 197-218, 2013.
CEREZER, O. M. ; GUIMARÃES, Selva. 0 Estudo da História e cultura afro-brasileira e indígena na educação básica:dificuldades e possibilidades. Revista Eletrônica Documento/Monumento, v. 9, p. 187-197, 2013
SILVA JUNIOR, A. F. ; GUIMARÃES, Selva . Jovens, tempo e Historia: leituras de um caleidoscopio. Eccos Revista Científica (Online), v. 32, p. 17-32, 2013.
CARVALHO, O. F. ; GUIMARAES, S. . A educação escolar prisional no Brasil: identidade, diretrizes legais e currículo. Horizontes (EDUSF), v. 31, p. 49-57, 2013.
RESENDE, Marilene Ribeiro ; VIEIRA, V. M. O. . Formação do professor de Matemática na modalidade a distância: o que pensam os alunos sobre sua aprendizagem. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 13, p. 161-182, 2013.
ARAUJO, E. S. C. ; VIEIRA, V. M. O. . Práticas docentes na Saúde: contribuições para uma reflexão a partir de Carl Rogers. PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL (IMPRESSO), v. 17, p. 97-104, 2013.
VIEIRA, V. M. O.; RESENDE, Marilene Ribeiro . Representações Sociais e Grupo Focal: um estudo sobre a avaliação da aprendizagem em EAD. Educação (Rio Claro. Online), v. 23, p. 145-168, 2013.
CUNHA, Valeska Guimarães Rezende da. O TELEDUC NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE COORDENADORES REGIONAIS PEDAGÓGICOS E PRECEPTORES EM CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA. Paidéi@ (Santos), v. 5, p. 50, 2013.
ABREU-BERNARDES, S.T. ; MÁRQUES, F. T. ; BATISTA, G.A. . Um relato sobre as produções no Triângulo Mineiro. Inter-ação (UFG. Impresso), v. 38, p. 129-143, 2013.
CASTRO, S. A. ; MÁRQUES, F. T. . Direitos Humanos e Interculturalidade na Escola: uma articulação necessária. Revista Jurídica do Uniaraxá, v. 17, p. 195-238, 2013.
GATTI JR, Décio. ; GATTI, Giseli Cristina do Vale . A busca da historicidade da vida na pesquisa sobre o ensino secundário brasileiro: entre memória e história oral. Revista HISTEDBR On-line, v. 51, p. 360-372, 2013.
BATISTA, Gustavo Araújo. O ideário pedagógico platônico n´A República. Educacao Unisinos (Online), v. 17, p. 28-39, 2013.
BATISTA, Gustavo Araújo; BERNARDES, S. T. A. ; MARQUES, F. T. . UM RELATO SOBRE AS PRODUÇÕES NO TRIÂNGULO MINEIRO. Inter-ação (UFG. Impresso), v. 38, p. 129-144, 2013.
BATISTA, Gustavo Araújo. Francis Bacon´S Philosophy under Educational Perspective. International Journal of Humanities and Social Science, v. 13, p. 50-56, 2013.
ARAUJO. Universidade brasileira segundo o Inquérito de 1928: Ensino, Pesquisa e Extensão. Revista HISTEDBR On-line, v. 13, p. 373-382, 2013.
CARVALHO, C. H. ; CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de . EDUCAC¸A~O E MODERNIZAC¸A~O EM MINAS GERAIS: OS PRINCI´PIOS DA REFORMA FRANCISCO CAMPOS (1926?1930).. Revista HISTEDBR On-line, v. 13, p. 139-156, 2013.
CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de; CARVALHO, C. H. . PROGRESSO, CIVILIZAC¸A~O E RELIGIA~O: MU´LTIPLAS DIMENSO~ES DA EDUCAC¸A~O EM UBERABINHA, MG, NA PRIMEIRA REPU´BLICA (1889-1930). Imagens da Educação, v. 3, p. 10-21, 2013.
CARVALHO, C. H. ; CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de . EDUCAC¸A~O E MODERNIZAC¸A~O EM MINAS GERAIS: OS PRINCI´PIOS DA REFORMA FRANCISCO CAMPOS (1926?1930).. Revista HISTEDBR On-line, v. 13, p. 139-156, 2013.
ABREU-BERNARDES, S. T. ou BERNARDES, S. T. A.; MARQUES, F. T. ; BATISTA, G. A. . Abordagem qualitativa na pesquisa educacional: um relato sobre as produções no Triângulo Mineiro. Inter-ação (UFG. Impresso), v. 38, p. 129-144, 2013.
INACIO, G. A. R. ; PIRES, R. C. R. P. ; ABREU-BERNARDES, S. T. ou BERNARDES, S. T. A. . Arte, educação, filosofia e linguagem digital: estudos interdisciplinares. Reflexão e Ação (Online), v. 21, p. 351-382, 2013.
RESENDE, Luciana A. V. ; GONCALVES NETO, Wenceslau . Os Colégios Polivalentes em Minas Gerais: a experiência da Escola Estadual Guiomar de Freitas Costa (Uberlândia, 1971-1980). Revista de Educação Publica (UFMT), v. 22, p. 127-145, 2013.
GONCALVES NETO, Wenceslau. Igreja, política e educação no Brasil republicano: a criação do colégio D. Bosco, de Cachoeira do Campo, Minas Gerais (1893-1897). Acta Scientiarum. Education (Print), v. 35, p. 49-55, 2013.
GONCALVES NETO, Wenceslau; CARVALHO, C. H. de . Estatutos das Escolas ?Dom Bosco? (Cachoeira do Campo-MG, 1896). Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso), v. 12, p. 347-355, 2013.
SCHELBAUER, Analete R. ; GONCALVES NETO, Wenceslau . Ensino primário no meio rural paranaense: em foco as Escolas de Trabalhadores Rurais e de Pescadores entre as décadas de 30 e 50 do século XX. Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso), v. 12, p. 83-105, 2013.
FERREIRA, Nilce Vieira Campos ; GONCALVES NETO, Wenceslau . Organização inicial do ensino profissionalizante feminino em Uberaba/MG: economia rural doméstica (1953-1962). Revista HISTEDBR On-line, v. 13, p. 252-265, 2013.
REIS, Filomena Luciene Cordeiro; GONCALVES NETO, Wenceslau . Gestão de políticas públicas de cultura: o poder legislativo e as leis de proteção ao patrimônio cultural em Montes Claros, Minas Gerais. Caminhos da História (UNIMONTES), v. 18, p. 27-49, 2013.
SOUZA, T. Z.; VASCONCELOS, V. O. . A história da escravidão em diálogo com a educação popular. Revista Iberoamericana de Educación (Online), v. 63/2, p. 1-14, 2013.
SOUZA, T. Z.; BERNARDES, S. T. A. ; SOUZA, M. O. G. . A ARTE PERMEANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES QUE ATUAM NA MODALIDADE A DISTÂNCIA/UNIUBE. Revista Encontro de Formação de Professores, v. 1, p. 1-8, 2013.
2012
ABREU-BERNARDES, Sueli Teresinha. Ecos visuais: um olhar fenomenológico sobre criações artísticas de Picasso. Visualidades (UFG), v. 10, p. 263-281, 2012.
ABREU-BERNARDES, Sueli Teresinha. O sentido do devir na criação artística de Pablo Picasso. Revista Triângulo, v. 5, p. 89-107, 2012.
ABDU, Eduardo C. A.; ABREU-BERNARDES, Sueli Teresinha . A identidade do professor de Direito na visão de grandes juristas brasileiros. Revista Jurídica Democracia, Direito & Cidadania, v. 3, p. 1-26, 2012.
ABREU-BERNARDES, Sueli Teresinha; SILVA, Elen Clar F.; SILVA, Suemi Hamada Morais. Estudos acadêmicos sobre o professor: um recorte na produção da Região Centro-Oeste. Educação Unisinos (Online), v. 16, p. 108, 2012.
ALVARADO PRADA, Luis Eduardo; VIEIRA, Vania Maria de O.; LONGAREZI, Andréa M. . Pós-graduação e pesquisas em formação de professores: 2003 a 2007. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 9, p. 29-55, 2012.
ARAUJO, José Carlos. Educação Brasileira: o futuro e o passado perspectivados pelo presente. Revista HISTEDBR On-line, v. 45, p. 115-127, 2012.
ARAUJO, José Carlos. Grupos escolares em Minas Gerais: um estudo de caráter regional e demográfico sobre a Primeira República. Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso), v. 11, p. 367-710, 2012.
AQUINO, Orlando F.; PUENTES, Roberto V. A aula complexa: resultados de pesquisa. Poiesis Pedagogica, v. 10, p. 122-133, 2012.
AQUINO, Orlando F. ; PUENTES, Roberto V. ; BORGES, Maria Célia ; LONGAREZI, Andréa M. . La planificación de la gestión de la clase en la enseñanza media: un estudio diagnóstico. Ensino em Re-vista (UFU. Impresso), v. 19, p. 65-80, 2012.

AQUINO, Orlando F. . Apresentação Dossiê Ensino Médio. Ensino em Re-vista (UFU. Impresso), v. 19, p. 5-8, 2012.
BORGES, Maria Célia; SIVIERI-PEREIRA, Helena de O.; AQUINO, Orlando F. . Inclusão versus Integração: a problemática das políticas e da formação docente. Revista Iberoamericana de Educación (Online), v. 59/3, p. 1-11, 2012.
BORGES, Maria Célia; AQUINO, Orlando F. . Educação Superior no Brasil e as políticas de expansão de vagas do Reuni: avanços e controvérsias. Educação Teoria e Prática, v. 22, p. 117-138, 2012.
BORTOLANZA, A. M. E. ou ESTEVES, Ana Maria . Entre gestos e práticas de leitura: histórias de três leitoras excluídas da cultura escrita. Leitura Teoria & Prática, v. 1, p. 471-482, 2012..
BORGES, Maria Célia; AQUINO, Orlando F. . Educação Superior no Brasil e as políticas de expansão de vagas do Reuni: avanços e controvérsias. Educação Teoria e Prática, v. 22, p. 117-138, 2012.
CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de. Reformas Educacionais em Minas Gerais: instrução primária, modernidade e progresso (1906-1928). Revista HISTEDBR On-line, v. 12, p. 219, 2012.
CRIPPA, Rosimeire M. ; VASCONCELOS, Valéria Oliveira de Educação Inclusiva: uma reflexão geral. Cadernos da FUCAMP, v. 11, p. 01, 2012.
FARIAS, Sandra Alves; BORTOLANZA, Ana Maria E. ou ESTEVES, Ana Maria . O papel da leitura na formação do professor: concepções, práticas e perspectivas. Poiesis Pedagogica, v. 10, p. 32-46, 2012.
FERNÁNDEZ, Hamlet; AQUINO, Orlando F. ; BORGES, Maria Célia. Formación, desarrollo profesional y función socioeducativa de los profesores- instructores de arte en Cuba. Comunicações (UNIMEP), v. I, p. 37-55, 2012.
LEMOS, Rita M.; VIEIRA, Vania Maria de Oliveira. Representações sociais das práticas pedagógicas dos professores da educação profissional técnica de nível médio. Educação em Foco (Belo Horizonte. 2005), 2012.
OLIVEIRA, Antoniette C. ; GONCALVES NETO, Wenceslau . A educação em duque de Caxias sob o olhar da imprensa escrita: discussão em torno da educação primária e da formação de normalistas (anos 1950). Revista HISTEDBR On-line, v. 46, p. 46-73, 2012.
PIAU, Eder T.; ABREU-BERNARDES, Sueli Teresinha. Enraizamento escolar e atuação do profissional de Educação Física. Cadernos da FUCAMP, v. 11, p. 82-101, 2012.
PUENTES, Roberto V.; LONGAREZI, Andréa M.; AQUINO, Orlando F. . A situação do Ensino Médio em Minas Gerais: uma análise do desempenho no município de Uberlândia. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 17, p. 141-167, 2012.
RESENDE, Marilene Ribeiro; MACHADO, Silvia Dias A. O ensino de matemática na licenciatura: a disciplina Teoria Elementar dos Números. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 14, p. 257-278, 2012.
RIBEIRO, Adriana Naves R.; MÁRQUES, Fernanda Telles. Recortes histórico social educacional da cidade de Monte Carmelo, MG. Cadernos da FUCAMP, v. 11, p. 62-83, 2012.
VIEIRA, Vania Maria de Oliveira; RESENDE, Marilene Ribeiro; NASCIMENTO SILVA, Manoella Stein; A avaliação da aprendizagem em curso de formação de professores. Lentes Pedagógicas. V.2, p.145-16-, 2012.
2011
ABREU-BERNARDES, Sueli Teresinha. Educação e cultura: diálogos entre um homem do campo e um cientista social. Revista de Educação Popular (Impresso), v. 10, p. 11-22, 2011.
ALVES, Maria do Céu Garcia Loureiro; CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de. O município pedagógico: o desenvolvimento da educação básica em Mafra, 1772 A 1896. Revista Profissão Docente, v. 23, p. 01-38, 2011.
BATISTA, Gustavo Araújo; FERREIRA, Stephânia B.; FERREIRA, Dayana V. Sócrates: a defesa da filosofia aplicada à educação para a vida reflexiva algumas considerações para a autoformação ético-política do educador. Cadernos da FUCAMP, v. 10, p. 48-64, 2011.
BORGES, Maria Célia; AQUINO, Orlando F. ; PUENTES, Roberto V. . Formação de professores no Brasil: História, políticas e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, v. 42, p. 1-19, 2011.
BORGES, Maria Célia; AQUINO, Orlando F. ; SIVIERI-PEREIRA, Helena de O. . Gestão da classe: formação docente, autoridade e contexto escolar. Dialogia (UNINOVE. Impresso), v. 13, p. 149-160, 2011.
BONFIM, Rudney Ferreira; ABREU-BERNARDES, Sueli Teresinha. Mulheres de ouro: lembranças de esposas de garimpeiros que se tornaram professoras. Revista Profissão Docente, v. 11, p. 114-135, 2011.
BORTOLANZA, Ana Maria E. ou ESTEVES, Ana Maria . Escrever para ler: táticas de resistência. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 18, p. 1-3, 2011.
BORTOLANZA, Ana Maria E. ou ESTEVES, Ana Maria . O texto sedutor na literatura: apontamentos para uma leitura da literatura infantil brasileira contemporânea. Álabe, v. 4, p. 1-14, 2011.
CARVALHO, Carlos Henrique de ; CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de. Inovações metodológicas no campo da pesquisa na história da educação: tendências e perspectivas. Poiesis Pedagogica, v. 9, p. p. 75-96, 2011.
CARVALHO, Carlos Henrique de; GATTI JUNIOR, Décio; INÁCIO FILHO, Geraldo; ARAUJO, José Carlos Souza; GONCALVES NETO, Wenceslau. História da Educação no Brasil: pesquisa, organização institucional e estratégias de divulgação científica. Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso), v. 10, p. 45-67, 2011.
GONCALVES NETO, Wenceslau . Ética pedagógica: passado e presente. Revista Profissão Docente, v. 11, p. 118-121, 2011.
MÁRQUES, Fernanda Telles. Formação Jurídica e (Trans)Formação de Professores de Direito nas Primeiras Décadas do Brasil Império. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 10, p. 136-146, 2011.
MÁRQUES, Fernanda Telles. Intolerâncias e In[ter]venções: 'menores' e 'crianças' no imaginário social brasileiro. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v. 9, p. 797-809, 2011.
PUENTES, Roberto V.; LONGAREZI, Andréa M.; AQUINO, Orlando F. O perfil socio-demográfico e profissional dos professores de ensino médio de Uberlândia. Revista Profissão Docente, v. 11, p. 143-173, 2011.
SAVIANI, Dermeval; CARVALHO, Marta M. C.; VIDAL, Diana Gonçalves; ALVES, Claudia ; GONCALVES NETO, Wenceslau . Sociedade Brasileira de História da Educação: constituição, organização e realizações. Revista Brasileira de História da Educação, v. 11, p. 13-45, 2011.
2010
ABREU-BERNARDES, Sueli Teresinha. As dimensões estética e política da formação de professores para a rede pública municipal de Uberaba, MG. Práxis Educativa (UEPG. Online), v. 5, p. 205-212, 2010.
ALMEIDA, Célia M. C.. Cultura na formação de professores/as. Salto para o Futuro, v. 07, p. 14-22, 2010.
ANDRADE, Rosana C. R. ; RESENDE, Marilene Ribeiro. Aspectos legais do estágio na formação de professores: uma retrospectiva histórica. Educação em Perspectiva (Impresso), v. 1, p. 64-86, 2010
BATISTA, Gustavo Araújo. O pensamento educacional de Santo Tomás de Aquino como consequência de sua teologia e de sua filosofia. Educação Unisinos, v. 14, p. 82-96, 2010.
BATISTA, Gustavo Araújo. Francis Bacon: para uma educação científica. Teias (Rio de Janeiro. Impresso), v. 11, p. 163-184, 2010.
BATISTA, Gustavo Araújo. Um ensaio sobre algumas categorias do pensamento filosófico-educacional de John Locke. Educação Unisinos, v. 14, p. 174-185, 2010.
BISINOTTO, Marcela de Melo; CECÍLIO, Sálua. Diferentes concepções de formação de professores e práticas educativas: discussão. Revista Teias (UERJ. Online), v. 11, p. 119-130, 2010.
BRASÃO, Maurício dos Reis; BATISTA, Gustavo Araújo. Coesão referencial e sequencial na escrita e reescrita de textos universitários. Cadernos da FUCAMP, v. 9, p. 49-67, 2010.
CASTRO, Raimundo Márcio M.; ABREU-BERNARDES, Sueli Teresinha. Ensino religioso escolar: a formação docente na narrativa de professoras. Plures. Humanidades (Ribeirão Preto), v. 14, p. 80-90, 2010.
LEMOS, Rita. M. ; VIEIRA, Vania Maria de O. . Educação tecnológica e formação docente: saberes e práticas em foco. Revista Profissão Docente, v. 10, p. 01-16, 2010.
MÁRQUES, Fernanda Telles ; AVEIRO, Cristina de O.. Reflexões sobre a re/construção midiática da delinquência juvenil. Âmbito Jurídico, v. 77, p. 1-22, 2010.
PIMENTA, Maria Alzira A. . Fraude em Avaliações na visão de professores e de estudantes: uma reflexão sobre formação profissional e ética. Revista Profissão Docente, v. 10, p. 1-16, 2010.
PUENTES, Roberto V.; AQUINO, Orlando F. Desafios na profissionalização da docência universitária: entre a privacidade das práticas, a autonomia exagerada e a fragilidade dos mecanismos institucionais. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 24, p. 273-298, 2010.
PUENTES, Roberto V.; AQUINO, Orlando F. ; BORGES, Maria Célia. Docência no ensino superior: um modelo educativo e um processo pedagógico de qualidade. Ensino em Re-vista (UFU. Impresso), v. 17, p. 399-426, 2010.
QUILLICI NETO, Armindo ; PUENTES, Roberto V. ; AQUINO, Orlando F. . Gênese e constituição histórica da disciplina de Filosofia da Educação no Brasil: apontamentos de uma trajetória em contradição. Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso), v. 9, p. 13-30, 2010.
ROSA, Rosemar ; CECÍLIO, Sálua . Educação e o uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação: a produção do conhecimento em análise. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 15, p. 107-126, 2010
SPOSITO, R. C. ; VASCONCELOS, Valéria Oliveira de ; CASTRO, D. M. . Conservación Biológica y Cultura: Mas allá de los limites. Revista de Planeamiento Territorial y Urbanismo Iberoamericana, v. 12, p. 86-92, 2010.
VASCONCELOS, Valéria Oliveira de. River-Dweller Populations in the Amazon Region and the Preservation of the Traditional Culture: Dilemmas in a Globalized Society. Adult Education and Development, v. 74, p. 153-163, 2010.
VASCONCELOS, Valéria Oliveira de; Siqueira, C.T. ; SANTOS, R. ; SALAZAR, M. ; STRAATMANN, J. ; NEVES, L. ; REIS, A. ; CAMPOS, P. G. . Educação Popular e Meio Ambiente: Diálogos com Populações Tradicionais Amazônicas. Ambiente & Educação (FURG), v. 15, p. 47-66, 2010.
VASCONCELOS, Valéria O.; Oliveira, M.W. . Trayectorias de Investigacion-acción: concepciones, objetivos y planteamientos. Revista Iberoamericana de Educación (Online), v. 53, p. 01-13, 2010.
BORGES, E. F.; CECÍLIO, S. .O trabalho docente no Brasil (década de 1990 aos dias atuais): a precarização no contexto da (re)democratizaçãoi. HOLOS (NATAL. ONLINE), v. 5, p. 177-194, 2018.
GONCALVES NETO, Wenceslau; CARVALHO, C. H. de .Methodo Penido: estado e município na luta pela alfabetização na sociedade de Minas Gerais, no final do século XIX. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 18, p. 21-42, 2019.
CARVALHO, C. H. de; GONCALVES NETO, Wenceslau .Educação em Perspectiva Local/Municipal. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 18, p. 3-8, 2019.
GONCALVES NETO, Wenceslau; CARVALHO, C. H. de .Methodo Penido: estado e município na luta pela alfabetização na sociedade de Minas Gerais, no final do século XIX. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 18, p. 21-42, 2019.
ABREU, S. E. A. de; GONCALVES NETO, Wenceslau .A avaliação da aprendizagem no Grupo Escolar DR. Brasil Caiado em Anápolis/GO (1926-1929). Revista HISTEDBR On-line, v. 18, p. 70-89, 2018.
Oliveira, Tiago Mendes de; GONCALVES NETO, Wenceslau; Gilson Luiz Rodrigues .Sem educação, o futuro está ameaçado. Folha Acadêmica do CESG, v. 16, p. 1-7, 2018.
VICENTE, JOÃO PEDRO APARECIDO; GONÇALVES NETO, WENCESLAU . .Institucionalização do toyotismo: aliança entre academia e mercado. Revista Profissão Docente (Online), v. 18, p. 432-450, 2018.
OLIVEIRA, A. T. E.; SANTANA, M. A.; SILVA, T. S.; RODRIGUES, A. .Idades psicológicas: importância e implicações para o ensino-aprendizagem e a educação. CADERNOS DA FUCAMP, v. 17, p. 55-69, 2018.
RODRIGUES, A.; FRANCO, P. L. J .A Ead como possibilidade de formação: o estágio supervisionado em questão. TECNOLOGIA EDUCACIONAL, v. 220, p. 65-75, 2018.
RODRIGUES, A.; FRANCO, P. L. J.; BUENCIO, J. R. .Contribuições do sistema didático Galperin-Talízina para a organização do ensino de geometria. Obutchénie. Revista de didática e psicologia pedagógica, v. 2, p. 193-213, 2018.
IBRAHIM, S. A.; RODRIGUES, A.; BARATELLA, R. .Ambientes virtuais de aprendizagem: impactos e desafios no ensino superior. TECNOLOGIA EDUCACIONAL, v. 1, p. 7-16, 2018.
CARVALHO, P. S.; RODRIGUES, A.; FONSECA, V. M. .Reflexões sobre o Ato de Avaliar e suas Implicações na (De)Formação dos Alunos. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA, v. 18, p. 63-80, 2018.
BARATELLA, R. ; RODRIGUES, A. .Pressupostos e derivações didáticas da psicologia genético-dialética de Henri Wallon. Revista Profissão Docente (Online), v. 18, p. 104-116, 2018.
FAGIANI, C. C.; PREVITALI, F. S. .As Mutações no Mundo do Trabalho e a (Con)Formação do Jovem Trabalhador. Revista Communitas, v. 2, p. 104-119, 2018.
GONCALVES, N. C.; FAGIANI, C. C. .Formação e desenvolvimento profissional docente como um meio de trabalho, educação e formação da sociedade.. REVISTA ALPHA, v. 19, p. 42-52, 2018.
BORGES, E. F. ; FAGIANI, C. C. .Educação e trabalho no Contexto da Sociedade Contemporânea. Argumentos Pró-Educação, v. 3, p. 536-557, 2018.
ROSA, A. S. ;MÁRQUES, F. T. .Indisciplina no ensino superior: perspectivas docentes e discentes. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 27, p. 151-165, 2019.
MATEUS, I. O. ; MÁRQUES, F. T. .Qual diversidade? Gênero e diversidade sexual nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Revista Querubim (Online), v. 2, p. 87-85, 2018.
GATTI, Giseli Cristina do Vale; As representações na imprensa de práticas cívico-patrióticas em instituições escolares de Minas Gerais (Brasil) na primeira metade do século XX. Revista HISTEDBR On-line, v. 18, p. 29-42, 2018.
SANTOS, L. C. ; BATISTA, Gustavo Araújo. AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO CARTESIANO PARA A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO. Cadernos da FUCAMP, v. 17, p. 101-111, 2018.
BATISTA, Gustavo Araújo.. Why Not Going Back To Modernity After Postmodernity? Revisiting The Thought Of Jean-Jacques Rousseau. Educational Philosophy and Theory , v. 50, p. 1510-1510, 2018.
RIBEIRO, Betânia de O. L. ; SILVA, E. F. da ; ARAUJO, JOSÉ CARLOS SOUZA. Estado, Secularização e Ensino Profissional na Nova Capital Mineira (1909-1927). REVISTA ELETRÔNICA DOCUMENTO/MONUMENTO, v. 23, p. 112-123, 2018.
ARAUJO, JOSÉ CARLOS SOUZA. Manuais Pedagógicos em Comparação: Cours Pratique de Pédagogie, de Daligault (1851), e Compêndio de Pedagogia, de B. J. M. Cordeiro (1874). CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 17, p. 101-115, 2018.
SOUSA, GUSTAVO BORGES; CARVALHO, LUCIANA BEATRIZ OLIVEIRA BAR; CARVALHO, Carlos Henrique de. A leitura no Brasil Colônia e suas (inter)relações com a contemporaneidade. Revista HISTEDBR On-line, v. 18, p. 17-28, 2018.
MONTANUCCI, R.; CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de; SANTOS, R. S. Educação Profissional e Tecnológica: Da Mobilização de Saberes ao Exercício da Docência dos professores no Instituto Federal de Educação de Mato Grosso. Revista Plurais - Virtual, v. 8, p. 465-490, 2018.
VIEIRA, VÂNIA MARIA DE OLIVEIRA; SANTOS, G. R.; RESENDE, M. R.; CUNHA, V. G. R.; VIEIRA, CAMILLA DE OLIVEIRA. APRENDIZAGEM NA ADOLESCÊNCIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. FUCAMP Cadernos, v. 18, p. 83-104, 2019.
VIEIRA, VANIA MARIA DE OLIVEIRA; RESENDE, Marilene Ribeiro; CUNHA, VALESKA GUIMARÃES REZENDE DA; VIEIRA, CAMILLA DE OLIVEIRA. ESTADO DO CONHECIMENTO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. REV. TRIANGULO, v. 11, p. 300-324, 2018.
IBRAHIM, SORAIA ABUD; RESENDE, Marilene Ribeiro. Significados de polinômios: uma via de apropriação por alunos do ensino fundamental / Meanings of polynomials: a route od appropriation by Elementary School students. EDUCAÇÃO EM FOCO, v. 21, p. 97-117, 2018.
PAULA, ELSON DE; RESENDE, Marilene Ribeiro. Organização do processo ensino-aprendizagem com o uso do smartphone na perspectiva da teoria da atividade de estudo. EDUCACAO EM PERSPECTIVA (IMPRESSO), v. 9, p. 434-452, 2018.
MATÍAS GONZÁLEZ, Alberto; AQUINO, O. F. DESAFÍOS EPISTEMOLÓGICOS DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN EL SIGLO XXI. CADERNOS DE PESQUISA, v. 25, p. 11-22, 2018.
LOPES, L. M. M.; AQUINO, O. F. A Base Orientadora da Ação: seu uso intencional na formação de conceitos de língua portuguesa. Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, p. 97-114, 2018.
GONZÁLEZ, ALBERTO MATÍAS; Aquino, Orlando Fernández . Crítica de la lógica dialéctica de Pavel V. Kopnin: pertinencia para la investigación educativa y la práctica pedagógica. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 36, p. 1007-1030, 2018.
PUENTES, R. V.; AQUINO, O. F. Ensino desenvolvimental da atividade: uma introdução ao estudo do sistema zankoviano (1957-1977). LINHAS CRÍTICAS (UNB), v. 24, p. 446-470, 2018.
BORTOLOANZA, A. M.; FREIRE, R.T. Junqueira. Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular: Concepções de criança, desenvolvimento e currículo. SÉRIE-ESTUDOS, v. 23, p. 67, 2018.
FRANCO, A. P.; SILVA JUNIOR, Astrogildo da; GUIMARAES, S. Saberes históricos prescritos na BNCC para o ensino fundamental: tensões e concessões. ENSINO EM RE-VISTA, v. 25, p. 1016-1035, 2018.
CAZAROTTI, MAURO LÚCIO BATISTA; BERNARDES, SUELI TERESINHA DE ABREU. Cursos superiores de tecnologia: fundamentos, controvérsias & desafios. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE), v. 22, p. 992-1046, 2018.
PEREIRA, ELTON ANTÔNIO ALVES; REIS, BRUNA PIAU; BERNARDES, SUELI TERESINHA DE ABREU. INVESTIGAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA: TIPOS DE PESQUISAS E REFERENCIAL TEÓRICO. Poíesis Pedagógica, v. 16, p. 4-16, 2018.
SOUZA, T. Z.; OLIVEIRA, M. W. Pensar a universidade: um olhar a partir da extensão popular. REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN (ONLINE), v. 76, p. 239-256, 2018.
SOUZA, TIAGO ZANQUÊTA DE. A educação ambiental popular: contribuições em práticas sociais. MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, v. 2, p. 60-70, 2018.
SOUZA, T. Z. Uma universidade possível à luz da extensão e da Educação Popular. REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, v. 01, p. 119-148, 2018.
VIEIRA, V. M. O. ; SANTOS, G. R. ; RESENDE, M. R.; CUNHA, Valeska Guimarães Rezende da; VIEIRA, C. O. APRENDIZAGEM NA ADOLESCÊNCIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. FUCAMP Cadernos, v. 18, p. 83-104, 2019.
SOUZA, F. V. C.; CUNHA, Valeska Guimarães Rezende da. A Educação Inclusiva na perspectiva dos professores da Rede Municipal de Frutal: um estudo em Representações Sociais.. FUCAMP Cadernos, v. 18, p. 198-217, 2019.
VIEIRA, VANIA MARIA DE OLIVEIRA; RESENDE, MARILENE RIBEIRO; CUNHA, VALESKA GUIMARÃES REZENDE DA;VIEIRA, CAMILLA DE OLIVEIRA. ESTADO DO CONHECIMENTO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. REV. TRIANGULO, v. 11, p. 300-324, 2018.
VIEIRA, V. M. O.; SANTOS, G. R.; RESENDE, M. R.; CUNHA, V. G. R.; VIEIRA, C. O. APRENDIZAGEM NA ADOLESCÊNCIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. FUCAMP Cadernos, v. 18, p. 83-104, 2019.
VIEIRA, VANIA MARIA DE OLIVEIRA; RESENDE, Marilene Ribeiro; CUNHA, VALESKA GUIMARÃES REZENDE DA; VIEIRA, CAMILLA DE OLIVEIRA. ESTADO DO CONHECIMENTO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. REV. TRIANGULO, v. 11, p. 300-324, 2018.
ZAIDAN, LILIAN ARAÚJO FERREIRA; VIEIRA, VÂNIA MARIA DE OLIVEIRA. . Constituir-se professor universitário: das representações sociais às práticas pedagógicas. Revista Profissão Docente (Online), v. 18, p. 281-297, 2018.
BORGES; RIBEIRO, B. O. L.; RICHTER, L. M.; VIEIRA, V. M. O. Teachers? Formation in Brazil? Policies, Curricula and Practices. JOURNAL OF MODERN EDUCATION REVIEW, v. 8, p. 744-754, 2018.
VIEIRA, VANIA MARIA OLIVEIRA. Contribuições da técnica de "associação livre de palavras" para a compreensão da sexualidade na adolescência. ESPAÇO PEDAGÓGICO, v. 26, p. 260-281, 2018.


Voltar