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Título da Dissertação | Autor Principal | Orientador | Data |
Resumo | PDF Trab. completo |
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1. “Aprendizagem significativa na Engenharia: das propostas político-pedagógicas até o diálogo entre professor e aluno” | Vinícius Gomes de Oliveira | Osvaldo Freitas de Jesus | 18/02/2016 |
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2. “A Didática Magna de Comenius e as Declarações da UNESCO” | Fábio de Brito Gontijo | Gustavo Araújo Batista | 29/06/2016 |
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3. “Metodologia PBL e o processo de avaliação no curso de Medicina de uma universidade pública de Minas Gerais - MG” | Renata Flávia Nobre Canela Dias | Valter Machado da Fonseca | 01/07/2016 |
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4. “O ensino de arte na escola brasileira: fundamentos e tendências” | Célia Aparecida Soares | Sueli Teresinha de Abreu Bernardes | 07/07/2016 |
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5. “A FISTA e o curso de Pedagogia em Uberaba, MG (1949-1955): história, educação e contextualização” | Gleicemar Barcelos de Carvalho | José Carlos Souza Araújo | 13/07/2016 |
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6. “O plano de aula e as implicações no processo ensino-aprendizagem: as representações sociais de professores da educação básica” | Erica Pereira Silva | Vania Maria de Oliveira Vieira | 14/07/2016 |
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7. “Educação e saúde: Programa Saúde na Escola – Iturama – MG (2012-2015) ” | Leda Terezinha de Freitas e Silva | Wenceslau Gonçalves Neto | 10/08/2016 |
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8. “(RE)visitando os programas de leitura do município de Uberlândia – MG, sob a ótica do direito fundamental da dignidade da pessoa humana (2004-2015)” | Donner Rodrigues Queiroz | Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho | 21/09/2016 |
Resumo: Esta pesquisa, proposta e realizada dentro da linha “Processos Educacionais e seus Fundamentos”, tem como tema de estudo a formação do engenheiro, tomando uma instituição de ensino superior de Minas Gerais, Araxá. Uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, ela se articula ao redor dos princípios de estudo de caso. Como referencial teórico, utiliza-se da teoria das políticas públicas e da aprendizagem significativa. O pesquisador, um professor-engenheiro, procura compreender as razões que levam a educação do engenheiro ser conduzida como uma tarefa meramente técnica, quando, na verdade, seria também uma preparação para o exercício da cidadania na vida social. Foram examinados documentos externos (LDB e DCNs) e internos (PPC, planos de disciplina e outros registros). Feita a análise final, constatou-se aquilo que era esperado, isto é, a educação do engenheiro está alicerçada no chamado “rote learning”. Os alunos repetem os conteúdos a eles apresentados, sem consideração à sua experiência anterior. Assim alunos, com informações e conhecimentos diferentes, são tratados como se eles fossem semelhantes, o que ocasiona memorizar os conteúdos, sem integrá-los a sua estrutura cognitiva (learning set). Fica assim claro que os professores repetem aquilo que receberam em termos de ensino. O aluno de engenharia, nesse caso, perde a oportunidade de aprender significativamente a informação e o conhecimento a ele disponibilizado no processo pedagógico para uso posterior no exercício da carreira de engenheiro.
Palavras-chave: educação do engenheiro, aprendizagem significativa, política educacional
Resumo: Jan Amos Komenský (1592 - 1670), ou, simplesmente, Comenius, é considerado o pai da didática, por ter sistematizado, pela primeira, vez na Civilização Ocidental, os princípios pelos quais a arte de ensinar seria dirigida. O que antes era ensinado de tudo para alguns, Comenius passou a dividir o que e para quem deverá ser ensinado, respeitando a faixa etária e a capacidade de raciocínio. Com a criação do principal livro – Didática Magna - a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), fundada em 16 de novembro de 1945, adéqua-se aos conceitos comenianos. Em se tratando da educação, a UNESCO prioriza a erradicação do analfabetismo, através do princípio de ensinar tudo a todos, sendo este, o mesmo princípio descrito na Didática Magna. Pode-se, então, afirmar que as ideias de Comenius ainda servem para orientar a educação em geral e, em particular, a UNESCO; por isso, é importante resgatar o seu pensamento e discutir a maneira pela qual a UNESCO, pelas suas declarações, apropria-se das concepções comenianas. O objetivo deste trabalho foi essaltar a importância de Comenius para a educação, considerando que a UNESCO se apoia em suas ideias até hoje, pelo que demonstram suas declarações. Tal objetivo foi alcançado por meio das pesquisas teóricas, documentais e, sobretudo, bibliográficas, tendo-se como principais documentos teórico-metodológicos a Didática Magna e as declarações relacionadas à educação da UNESCO. A partir das teorias e práticas descritas na Didática Magna, a UNESCO serve-se deste livro para fundamentar as declarações que, trezentos anos depois, fariam parte tanto dos princípios quanto dos objetivos da educação. Tal pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos, uma vez que as ideias de Comenius e suas repercussões sobre as declarações da UNESCO constituem fundamentos da educação, à medida que orientam a teoria e a prática educativas. Os resultados da análise da Didática Magna de Comenius e das declarações UNESCO revelam aproximações e distanciamentos entre ambos acerca da educação; dentre as aproximações encontradas, tem-se: acesso ao ensino para todos; educação continuada, ou seja, pela vida toda; instituição de escolas em todos os lugares; utilização de livros; valorização do professor como peça fundamental no ensino; igualdade no ensino para homens e mulheres; acesso à educação especial para aqueles com algum tipo de limitação ou deficiência e; preocupação com o meio ambiente; dentre o distanciamento, tem-se a religião, porquanto Comenius, por ser religioso, concebe a educação no âmbito da cristandade, enquanto a UNESCO, por ser laica, embora respeite as religiões, não se dedica a disseminar nenhuma delas.
Palavras-chave: Comenius. UNESCO. Educação. Didática Magna. Declarações.
Resumo: O presente estudo tem como propósito, apresentar como é desenvolvida pelos docentes a avaliação da aprendizagem no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes, que por sua vez adota a metodologia PBL - Aprendizagem Baseada em Problemas. Tendo em vista que as práticas pedagógicas estão diretamente relacionadas á avaliação, o estudo vem elencar as implicações para efetivação do processo de ensino, sistematizando as principais concepções existentes na literatura atual; diagnosticando as concepções de avaliação dominante, estabelecendo diretrizes que oportunizem e possibilitem a construção de novas propostas que levem em conta a formação integral dos educandos, na perspectiva de responder qual papel as atividades de avaliação tem desempenhado nas práticas pedagógicas desenvolvidas no curso em análise com a inserção do PBL, demonstrando as dificuldades apresentadas pelos docentes para realização de uma avaliação formativa e processual da aprendizagem. Para a consecução do referido trabalho, adotou-se os procedimentos técnicos das pesquisas documental e bibliográfica, com leituras e com enfoque qualitativo, realizada por meio dos seguintes instrumentos de pesquisa: entrevistas semiestruturadas com o coordenador do curso de Medicina e com os docentes do 2º ao 12º períodos, grupos focais com estudantes e registros em diário de campo. A pesquisa contou com 40 (quarenta) entrevistados, distribuídos nas categorias supramencionadas. Importante frisar que esta pesquisa é exploratória, por proporcionar maior familiaridade com o problema pesquisado. O problema desta investigação é compreender qual o modelo de avaliação vem sendo aplicado no curso de Medicina da Unimontes, que adota a metodologia PBL. Para a interpretação dos dados coletados, optou-se pela análise do discurso, tendo como referencial Orlandi (1987), Pêcheux (2002) e Minayo (2010). A partir da análise dos dados, a pesquisa revelou, a potencialidade da avaliação como mecanismo de proporcionar a formação humanista, de identificar lacunas, no compromisso com o aprendizado coletivo, com a postura ética do estudante, tornando-se autônomo, crítico, participativo, superando suas limitações e sendo mais solidário. Registrou ainda as fragilidades na efetivação do processo de avaliação no cenário PBL/Unimontes, onde ainda persistem docentes resistentes às mudanças junto ao referido curso, demonstrando também outras fragilidades decorrentes de fatores institucionais, como a inadequação de alguns critérios avaliativos. Os resultados apontam para a necessidade de programas permanentes de capacitação docente, assim como maior compromisso de todos envolvidos no processo de aprendizagem, para o desenvolvimento de uma avaliação coerente com os pressupostos pedagógicos previstos no currículo.
Palavras-chave: Avaliação. PBL- Aprendizagem baseada em problemas. Curso de Medicina. Ensino-aprendizagem.
Resumo: Este trabalho tem como tema os fundamentos e as tendências do ensino de Arte no Brasil. Desenvolvido na linha de pesquisa ?Processos Educacionais e seus fundamentos?, integra-se ao projeto de pesquisa ?Interdisciplinaridade na educação básica: estudos por meio da arte e da cultura popular|. Partindo do pressuposto de que a Arte contribui para a construção de um conhecimento interdisciplinar, pois possibilita a integração de diferentes áreas do conhecimento, define-se como objetivo geral compreender os fundamentos e tendências do ensino de Arte nas escolas brasileiras. Como objetivos específicos, propõe descrever e analisar concepções e políticas sobre o ensino de Arte; tendências conceituais desse ensino no Brasil e propostas do ensino de Arte na contemporaneidade. O marco temporal para o estudo das tendências abrange os períodos Pré-Modernista, Modernista e Pós-Modernista. Para fundamentar as análises e reflexões, busca-se aporte teórico, sobretudo, em obras de Barbosa (1978, 1979, 1997, 2002, 2010) e Duarte Júnior (1991, 1995). A questão que conduz a investigação é: quais as concepções, fundamentos e tendências do ensino de Arte que se sobressaem na educação escolar no Brasil? Para alcançar os propósitos da pesquisa, optou-se por uma aproximação ao método fenomenológico, por meio de uma investigação teórica e descritiva, e em uma abordagem qualitativa, como entende Bicudo (2011). Ainda, com base nesta autora, fundamenta-se a análise de documentos legais. Como estudo teórico, realiza-se uma pesquisa bibliográfica, com aporte em Lima; Mioto (2007) e Brandão (2003). A leitura constitui técnica basilar, pois, é por meio dela que é possível discernir as informações e os dados contidos no material escolhido, bem como verificar as relações existentes entre eles de modo a analisar a sua densidade e pertinência. Nesse caso, o procedimento utilizado foi a leitura cruzada, na qual, a partir de questões formuladas pelo leitor, buscam-se respostas em diferentes autores. A partir dos dados obtidos nas obras selecionadas, e com aporte no referencial teórico construído para a pesquisa, realiza-se uma síntese do conhecimento desvelado. Entre os resultados, sobressaem-se diferentes concepções de Arte e de seu ensino, sintetizadas nos três períodos propostos. As políticas públicas pertinentes expressam uma grande influência do movimento dos arte-educadores e culminam na atualidade pelo entendimento da Arte como conhecimento e de seu ensino obrigatório, embora cercado de críticas, sobretudo à proposta, em discussão, de uma base curricular comum. Na contemporaneidade, dá-se voz às ideias de dois pesquisadores europeus, Bergala (2011) e Fróis (2008, 2011), as quais repercutem no Brasil, sobre as relações cinema e educação bem como museu e ensino escolar, além de se evidenciar a abordagem triangular no ensino de Arte, proposta por Barbosa (2010). Este trabalho induz à conclusão de que, sem a compreensão e o aprofundamento das concepções e políticas que sustentam o ensino de Arte, pode tornar-se sem consistência qualquer prática pedagógica que se proponha a uma atitude interdisciplinar frente a Arte e a Educação.
Palavras-chave: Arte. Ensino de Arte. Educação escolar. Fundamentos e tendências. Interdisciplinaridade.
Resumo: Em consonância com a Linha de Pesquisa do Mestrado, Processos Educacionais e seus Fundamentos, essa investigação sobre a gênese do curso de Pedagogia no município de Uberaba, MG, partiu da necessidade de preenchimento de uma lacuna em torno da história do ensino superior no referido município, gênese esta sintonizada com o movimento de institucionalização do referido curso no Brasil, posto que a diferença de data de ambas é de apenas 10 anos, uma vez sua institucionalização no Brasilse deu em 1939, e, em Uberaba, a partir de 19. Tendo em vista que se trata de uma investigação histórico-educacional,bibliográfica, o objeto precisa ser delimitado aos anos de 1940, sobretudo em relação às suas origens ao final dos mesmos, quando se instala a FISTA (Faculdades Integradas São Tomás de Aquino), sob a responsabilidade da Ordem das Dominicanas, presente em Uberaba desde 1885, através do Colégio Nossa Senhora das Dores. Objetivando pesquisar as razões da criação de um curso de Pedagogia na cidade de Uberaba/MG, trata-se de verificar se a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras era parte de um projeto nacional católico, bem como verificar os determinantes sociais, políticos e econômicos e de ordem institucional assumido pelas Dominicanas, além de indagar se atendeu a lógica das Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, ou se conseguiu ser uma proposta diferenciada à época. Para a viabilização dos objetivos desse projeto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental. A primeira etapa fundamental é a investigação sobre o contexto e gênese do curso de Pedagogia no Brasil em 1939, bem como o conhecimento do currículo que se estabelecia então como diretriz, além de suas concepções e princípios. A segunda etapa tratou de um estudo documental da instituição nomeada e de suas circunstâncias locais e institucionais. A terceira etapa traz a sistematização dos dados, respaldada pela bibliografia e pela documentação que colaboraram para configurar o objeto dessa dissertação.
Palavras-chave: Instituição Escolar – Ensino Superior - Pedagogia
Resumo: Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa “Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIUBE. Toma como objeto de estudo o Plano de Aula dos professores dos anos finais da Educação Básica. A realização do planejamento das aulas tem sido considerada por diversos autores – dentre eles, Vasconcellos (2000), Gandin (1997), Menegolla e Sant?Anna (2001), Libâneo (1994) e Saviani (2008) – um elemento importante no contexto escolar, por contribuir para a aprendizagem dos alunos. A partir desse pressuposto e tendo em vista que a capacidade de aprender se mostra cada vez mais uma questão essencial na educação, este estudo apresenta, como objetivo geral: identificar as representações sociais que os professores dos anos finais do Ensino Fundamental das escolas estaduais do município de Patos de Minas/MG têm construído sobre o planejamento realizado por eles em sala aula e suas implicações com o processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa, caracterizada por uma abordagem quanti-qualitativa, adota como suporte teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais, proposta por Moscovici (1978), Jodelet (2001) e a subteoria do Núcleo Central de Abric (2000). Participaram da pesquisa 60 professores da Educação Básica, de quatro escolas públicas de Patos de Minas/MG, que ministram aulas para alunos dos anos finais. Para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário, contendo questões abertas e fechadas, e a técnica de associação livre de palavras, que foram tratadas pelo software EVOC, baseado no método Vergés (1992). Esse software tem como finalidade identificar, nas Representações Sociais, os elementos centrais e periféricos. Os dados coletados foram analisados com o auxílio da teoria das Representações Sociais, da subteoria do Núcleo Central e dos pressupostos da Teoria de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). As análises evidenciam que a maioria, 79,67% dos professores, acredita que a elaboração/aplicação do plano de aula tem contribuído para a aprendizagem dos alunos. Esse dado pode ser reforçado pelas palavras que foram identificadas no núcleo central das representações. Elas denotam sentimentos de que os professores compreendem o planejamento a partir de ações em que buscam o conhecimento do conteúdo, a organização do trabalho acadêmico e a responsabilidade com a prática docente.
Palavras-chave: Plano de aula. Processo ensino-aprendizagem. Professor. Representações Sociais.
Resumo: O Programa Saúde na Escola, instituído pelo governo federal nas escolas brasileiras a partir de 2011, desempenha papel importante devido as suas ações no enfrentamento dos atuais problemas de saúde causados principalmente pelas transformações ocorridas no mundo moderno que, associadas às alterações tecnológicas e sociais, arrastam situações que podem alterar o estado nutricional e físico de crianças e adolescentes, principalmente na idade escolar, podendo levá-los a um quadro de sobrepeso e obesidade. Nesse sentido, este trabalho, de natureza teórica, do tipo estado do conhecimento e de abordagem qualiquantitativa, avaliou a implantação e resultados obtidos, na perspectiva da transformação da realidade das condições de vida e de saúde de sujeitos comprometidos pelo sobrepeso e obesidade através do Programa Saúde na Escola no município de Iturama-MG, mais precisamente na Escola Municipal João Ribeiro Rosa no período compreendido entre 2012 a 2015.Vinculado à linha de pesquisa Processos Educacionais e Seus Fundamentos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba, este trabalho avaliou, através da antropometria, os alunos do ensino básico e fundamental da Escola Municipal João Ribeiro Rosa, tendo em vista identificar a necessidade de intervenção nos casos de alteração de peso para sobrepeso e obesidade, e ainda, preconizou a mudança de hábitos alimentares e correlacionou atividades físicas dos educandos após sua identificação. O referencial teórico apoiou principalmente nas contribuições de Andrade (2008); Arroyo (1997); Araujo (2000, 2012); Barbieri (2014); Brasil (1846, 1947, 1851, 1879, 1886, 1930, 1937, 1938, 1980, 1995, 1996, 1997, 1998, 2002, 2004, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2015); Cabral (2011); Chaves (1995); Cintra (2005); Conceição (1994); Corrêa (2009); Cunha (2008); Fagundes (2004); Farias (1997); Ferraro (2011); Ferreira (2006); Figueiredo (2010); Ferriani (1991); Fleury (1997); Giannotti (2007); Gil (2008); Giugliano (2004); Ghiraldelli (1988); Gomes (2012); Hamilton (1993); Hochaman (2005); Horta (2010); Iyda (1994); Janones (1993); Leão (2012); Lima (1985); Lobato (1972); Macedo (2014); Maia (2010); Marinho (2014); Matta (2005); Garza (2011); Moraes (1978, 1990, 2015); Motta (1997); Nagle (1976); Niskier (2011); Nogueira (1999); Pasinato (2011); Ponte (2007); Queiroz (2013); Ribeiro (1992); Reis (2008); Rosen (1994); Santana (2010); Santos (1987, 2008, 2014); Saviani (1994, 2011); Scaburri (2007, 2013); Senra (2009); Silva (2010, 2011, 2012); Souza (1998); Valadão (2004); Vasconcellos (1995); Valeriani (2011); Zanella (2014). Utilizou como metodologia bibliográfica, com embasamentos teóricos em livros, pareceres, leis e sites acadêmicos. A realização da pesquisa deu através de um levantamento histórico sobre a saúde no âmbito escolar, as políticas envolvidas, afinidades e desafios, até chegar ao Programa Saúde na Escola e sua pactuação no município de Iturama e execução na Escola Municipal João Ribeiro Rosa. O conjunto de materiais e o trabalho desenvolvido, frente à Secretária Municipal de Saúde de Iturama, como membro do Nasf, possibilitou o conhecimento dessa política e suas aplicações, assim como os seus resultados na instituição escolar. Concluiu-se pelo reconhecimento da importância da articulação de forma interdisciplinar e intersetorial, envolvendo os atores na problemática do sobrepeso e da obesidade que, a partir dos resultados, desenvolveram ações educativas e preventivas de saúde no controle precoce de alterações de peso para sobrepeso e obesidade e de suas consequências na vida dos educandos.
Palavras-chave: Educação. Sobrepeso. Obesidade. Saúde Escolar.
Resumo: Dissertação, elaborada em virtude da realização de Mestrado em Educação, pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), foi desenvolvida na linha de Processos Educativos e seus Fundamentos, vinculado ao OBEDUC/PROLER/UNIUBE, e teve como objeto de pesquisa a análise de programas/projetos de leitura existentes no município de Uberlândia-MG, passando, no entanto, pelo entendimento de temas como políticas públicas, educação como direito fundamental e a leitura como instrumento de dignificação do indivíduo, sobrelevando, neste ponto, o Programa Nacional de Incentivo à leitura (PROLER), de forma a revelar as propostas deste programa e seus delineamentos. O objetivo geral da pesquisa, assim, se atém a analisar o direito fundamental da dignidade da pessoa humana, utilizando-se, especificamente, do Programa de Incentivo à Leitura (PROLER) e dos projetos realizados pela Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia, por meio do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (CEMEPE) e, em especial, o Núcleo de Linguagens atrelado ao referido centro de estudos e projetos educacionais. As questões norteadoras do trabalho são: a) A leitura é um instrumento de dignificação do homem?; b) Quais as ações do comitê de Uberlândia do PROLER para os alunos e professores para melhorar o acesso à leitura? e c) Qual é o impacto das Políticas de fomento à leitura (PROLER) nas Unidades de Ensino do Município de Uberlândia, no que concerne à dignificação do ser social? Diante dos referidos questionamentos, nota-se que o PROLER, em suas concepções ideológicas que, observe-se, foram apresentadas essencialmente por Eliana Yunes, relata um projeto revestido de política pública de leitura que, no entanto, diante da ausência de apoio dos gestores públicos, apesar de alguns ganhos, se perdeu na evasiva política internacional de parcerias em que o foco maior é a terceirização das ações que deveriam ser do Estado para instituições variadas e para a própria sociedade civil. Assim, tem-se como considerações parciais da pesquisa que as políticas educacionais brasileiras, dentre as quais sobrelevamos, pela delimitação do tema, o PROLER e os projetos de leitura existentes no município de Uberlândia-MG (2004-2015), devem ser entendidas como políticas sociais, a fim de possibilitarem o exercício da cidadania. Para tanto, referidas políticas educacionais, se é que no Brasil podem ser chamadas como tais, pois, em regra são segregadas e dissociadas de planos de ações estabelecidos pelo Estado, necessitam de investimentos e pessoas vocacionadas que possibilitem desenvolver as forças construtivas das práticas conexas ao trabalho, ao propósito social a que se encontra intrinsecamente concatenadas e à cultura peculiar de desenvolvimento mais do que intelectual. Por fim, deve-se observar que o referencial teórico se atrela, especialmente, mas não unicamente, a Bonavides (2008 e 2003), Dallari (1998), Freire (1982), Perrotti (1990), Sarlet (2012) e Yunes (1992a e 1992b).
Palavras-chave: Educação, Dignidade da Pessoa Humana, Políticas Públicas e PROLER.