(Comentários selecionados)

Emplacada 1

Em entrevista de três páginas ao "Pasquim", publicada na edição do dia 8, o governador Luiz Henrique declarou que "o político que não lê, que não escreve, não é político. Tenho uma longa convivência com alguns políticos que representavam aquela velha escola da política doutrinária, política baseada em doutrina, em idéias. Vou dar dois exemplos de pessoas com as quais eu convivi no cenário político nacional. Nós fomos deputados juntos: o Ulysses e o Tancredo. Aprendi com os dois que não se faz política sem base cultural e me tornei um leitor inveterado".

Emplacada 2

Respondendo a uma pergunta do cartunista Ziraldo, LHS assinalou: "Um dia ainda vou escrever um livro sobre as minhas conversas com o Ulysses. Às vezes, a gente varava horas conversando. Tinha um deputado apagado, que não falava, que não participava de comissões. Um dia ele foi ao gabinete do Ulysses levar um livro e disse: 'Dr. Ulysses, eu gostaria que o senhor me homenageasse com a leitura do meu livro'".

Emplacada 3

"Era um romance, aquele tipo de edição pobre, com brochura bem modesta. Aquele tipo de livro que você tem que pegar a espátula e ir abrindo as páginas. Uma tipografia antiga. E aquele livro ficou lá mofando na biblioteca do Ulysses. Um dia, ele leu uma reportagem, na revista 'Realidade', que era um show na época, falando de um livro. Que era o livro da década. E era justamente o livro que tinha sido dado a ele. O deputado era o Mário Palmério e o livro, 'A Vila dos Confins'. Aí, o Ulysses foi mais do que depressa devorar o livro".

Anotícia / Cláudio Prisco
http://an.uol.com.br/2003/abr/16/0pri.htm


Doze preocupações do velho coronel. Todas elas com FHC

A voz oprimida pela respiração difícil ainda consegue expressar, com sábia lucidez — numa linguagem tão peculiar, a ponto de inspirar Mário Palmério na criação de seu Vila dos Confins —, uma série de pausadas reflexões que podem ser lidas como parte do epílogo dos ensinamentos do último coronel da política mineira.

Fernando Mitre
http://txt.jt.com.br/noticias/99/06/12/cmitre.htm


O velho coronel ainda dá suas lições de política

Quando Mário Palmério vasculhava o interior de Minas, observando costumes, lugares e pessoas para escrever o seu Vila dos Confins, conseguiu extrair ouro puro da linguagem personalíssima de um coronel da política mineira que acabava de vencer uma acirrada disputa municipal, no Oeste do Estado.

Fernando Mitre
http://txt.jt.com.br/noticias/99/05/22/cmitre.htm