Diário do Congresso Nacional

Sessão Publicação Assunto Página Coluna
02/10/57 03/10/57 Lê telegrama a respeito da construção do predio da agencia postal telegrafica da cidade de Monte Carmelo, Minas Gerais. 7905

O SR. PRESIDENTE:

Está finda a leitura do Expediente.

De acôrdo com a indicação do lider da U. D. N., designo o Senhor Carlos Lacerda para substituir o Sr. Seixas Dória na Comissão de Inquérito para estudar a Política Exterior do Brasil.

Passa-se ao Pequeno Expediente.

Tem a palavra o Sr. Mário Palmério para uma comunicação.

O SR. MÁRIO PALMÉRIO:

(Lê a seguinte comunicação) — Senhor Presidente da minha cidade natal, Monte Carmelo, venho de receber o seguinte telegrama, assinado pelo Prefeito Municipal:

"Deputado Mário Palmério — Palácio Tiradentes — Rio.

Aguardamos suas providências inicio obras edifício postal nossa cidade, acôrdo informações recebidas presado amigo respectivo processo já autorizado pelo Senhor Presidente da República. — Abrs. — Alaor Soares Mundim."

Ao ler êsse telegrama, nesta tribuna, faço-o Sr. Presidente, na certeza de que poderei, em breves dias, transmitir ao Senhor Prefeito da minha cidade noticias mais concretas, quais sejam as de definitivas providências para a objetivação da velha e sentida aspiração dos carmelitanos. Isso porque — e me é sumamente grato declará-lo nesta oportunidade — podemos hoje, aqueles que representamos nesta Casa os interêsses das comunidades do interior (geralmente tão esquecidas pelo Poder Público) confiar no empenho que a Casa Civil da Presidência da República vem empregando em benefício da solução dos assuntos levados ao Poder Executivo pelos representantes da Nação. Tenho os mais justificados motivos para fazer aqui o elogio do trabalho e mesmo do desvelo dispensados pelo Senhor Dr. Vitor Nunes Leal, Chefe da Casa Civil da Presidência da República no trato dos nossos problemas administrativos. Homem simples, afável mas admiravelmente eficiente e altamente organizado, o Dr. Vitor Nunes Leal soube transformar o importante órgão que dirige, num quasi super-órgão e um super-órgão que funciona efetivamente, onde os papéis "andam" realmente, as ordens de serviço tramitam com rapidez, e onde providencias não cumpridas são cobradas com rigor.

O Sr. Oliveira Brito — Vossa Excelência permite um aparte?

O SR. MÁRIO PALMÉRIO — Com muita satisfação.

O Sr. Oliveira Brito — Quero solidarizar-me com V. Ex.ª pela justiça que suas palavras traduzem, ao reconhecer os méritos de um dos melhores homens dêste país. O Sr. Vitor Nunes Leal, pela sua inteligência e cultura; pelas qualidades morais de que é possuidor e, mais ainda, pela lealdade com que serve ao Govêrno e ao regime, está prestando ao país assinalados serviços. Trabalhando dia e noite, silenciosamente, sem alarde, como próprio dos homens que fazem da vida pública um instrumento de bem servir a coletividade, merece o Sr. Vitor Nunes os aplausos de tôda a nação.

O Sr. Leoberto Leal — Sr. Deputado Mário Palmério, quero associar-me a V. Ex.ª neste elogio que vem fazendo ao ilustre Chefe da Casa Civil, Dr. Vitor Nunes Leal. Na qualidade de integrante da liderança da Maioria, tenho-me dirigido a Sua Excelência, levando assuntos meus e de meus liderados, sempre encontrando por parte daquele ilustre auxiliar do Sr. Presidente da República o máximo de apoio, o máximo de acolhimento, e o máximo de diligência no sentido de fazer produtivo o seu alto cargo.

O Sr. Pontes Vieira — Corroborando a manifestação do nobre colega Leoberto Leal, desejo, também, nesta oportunidade, significar o meu apreço pelo ilustre Chefe da Casa Civil da Presidência da República Dr. Vitor Nunes Leal — que se tem conduzido, no desempenho de suas altas funções, com inteligência, cultura e correção exemplares. É um preito de justiça que merece ser consignado nos anais desta Casa.

O SR. MÁRIO PALMÉRIO — Muito grato aos nobres colegas.

Sr. Presidente, felicito o Sr. Presidente da República por ter podido encontrar e colocar nas altas funções de Chefe da sua Casa Civil, o Dr. Vitor Nunes Leal, e concluindo, faço meus os desejos do Prefeito Alaor Soares Mundini contidos no telegrama que venho de ler aos Senhores Deputados. — (Muito bem).


DIÁRIO do Congresso Nacional. Sessão: 02/10/57. Publicação: 03/10/57. Assunto: Lê telegrama a respeito da construção do predio da agencia postal telegrafica da cidade de Monte Carmelo, Minas Gerais. p. 7905. Coluna: 3.