Diário do Congresso Nacional

Sessão Publicação Assunto Página Coluna
13/12/52 14/12/52 Ressalta a colaboração da Rádio Tupi, na divulgação dos trabalhos parlamentares. 14726

O SR. PRESIDENTE — Tem a palavra o Sr. Mário Palmério, como líder de partido.

O SR. MÁRIO PALMÉRIO — (Lê o seguinte discurso) — Sr. Presidente e Srs. Deputados, nas vésperas do encerramento dêste período legislativo, desejo ressaltar, desta tribuna, a magnífica colaboração que vem emprestando aos nossos trabalhos parlamentares, a direção da Rádio Tupí do Rio de Janeiro.

Senhor Presidente:

Os jornais da capital publicaram, há poucos dias, interessantes reportagem sôbre as favelas do Rio de Janeiro e um dos fatos que mais chamaram a atenção da reportagem foi a presença — em quase todos os barracos — de um aparelho de rádio-recepção. O que demonstra, Srs. Deputados, a penetração no meio do povo — mesmo no seio das classes populares menos favorecidos (sic) — de tudo aquilo que as emissoras lançam ao ar. A divulgação, pelo Rádio, está se tornando, dia a dia, mais extensa e profunda. Nossos serviços de transporte de malas postais deixam, ainda, muito a desejar. Comunidades há — e numerosas — que recebem os jornais com muitos dias de atrazo (sic), para não dizermos meses de atrazo (sic)... O telegrafo (sic) não vai a tôda a parte e, quando vai, o acúmulo do serviço, a quantidade de telegramas é tal que o atrazo (sic), também, é inevitável.

Sr. Presidente, nas constantes viagens que tenho feito por tôda a região que represento nesta Casa, venho observando a importância que representa para o Parlamento a divulgação dos trabalhos legislativos. O novo brasileiro não é indiferente e gosta de saber o que se passa nas duas casas do Congresso. E o serviço de divulgação, de transmissão do noticiário político do País, é ouvido com grande interêsse.

Sr. Presidente a Rádio Tupi do Rio de Janeiro, vem realizando um notável serviço de divulgação dos nossis (sic) trabalhos, numa colaboração conosco por todos os títulos louvável e que deve merecer o nosso reconhecimento.

Todos os grandes debates aqui havidos sôbre os assuntos que despertarem e continuam despertando vivo interêsse nacional — Petrobraz (sic). Divórcio. Inquérito do Banco do Brasil — Estatuto dos Funcionários Públicos — Acôrno (sic) Militar e tantos outros — êsses debates têm sido gravados e divulgados com o destaque que merecem e com a indispensável fidelidade.

Sr. Presidente, estive ausente desta Casa por muito dias, ocupado em percorrer numerosos municípios da minha região. E com que emoção, Sr. Presidente, pude ouvir — lá nas fronteiras de Goiás ou de Mato Grosso — as vozes tão familiares de eminentes colegas nossos, defendendo, no calor dos debates, os seus pontos de vista. Até o som da campainha, as interrupções de Vossa Excelência, Senhor Presidente, os apartes, esse "zum-zum" característico do plenário tudo me chegava com uma fidelidade impressionante, algumas horas apenas depois da sessão.

E esse serviço, Sr. Presidente, inaugurado pela Tupi do Rio, em maio dêste ano, vem, ininterruptamente, se realizando, esclarecendo, instruindo, familiarizando o povo com os seus representantes.

O Sr. [ilegível] Ramos — É justo se assinale, no decurso da oração de Vossa Ex.ª que a iniciativa dessa transmissão dos trabalhos parlamentares através do radio decorre da ação patriótica e bem orientada do nosso patrício Sr. Assis Chateaubriand, Diretor das Rádios Associadas, grande patriota, que tudo tem feito para melhorar as condições de nosso país, inclusive no setor da radiodifusão. Assim, desejo deixar expresso, no desenrolar do belo discurso de V. Excelência, meu testemunho em favor da obra construtiva do eminente Senador.

O SR. MÁRIO PALMÉRIO — Muito agradeço o aparte de V. Excelência.

"Reputo vital para o regime essa identificação do povo com o Parlamento, Vital, Sr. Presidente, porque mostra à Nação o que realmente aqui fazemos, o trabalho que realizamos, o esfôrço que despendemos em benefício do progresso do País e do bem-estar do povo. E o povo vai fazendo uma apreciação mais fiel de seus representantes, vai conhecendo-os melho (sic) e, consequencia, vai-nos julgando com serenidade e com justiça.

Penso, Sr Presidente, que interpreto fielmente o pensamento desta Casa quando, neste fim de ano, transmite a Rádio Tupi do Rio de Janeiro — principalmente aos jornalistas Marcello Pimentel, Romildo Gurgel e Augusto Vilas Boas, organizadores dos programas de divulgação dos trabalhos parlamentares da Câmara dos Deputados, Senado Federal e Câmara dos Vereadores do Distrito Federal — a satisfação e o reconhecimento da Câmara dos Deputados pelo bem feito, eficiente e patriótico trabalho que vem realizando".

O Sr. Benjamin Farah — V. Excelência faz muito bem em prestar essa homenagem a qual me associo gostosamente. A Câmara dos Deputados todos sabemos, vive mai sou (sic) menos isolada, comunicando-se com o povo através da imprensa e do rádio. Nâo temos, pròpriamente, publicidade. O "Diário do Congresso" quase não se pode ler: é mal feito, chega a atrazado (sic), não possui índice e a revisão deixa muito a desejar. Faz-se mister tome a Mesa providências no sentido de apresentação de nosso órgão à altura desta Casa. Por êste motivo cumpre rendamos nossas melhores homenagens, sobretudo a Ràdio Tupi que vem prestando ao Parlamento, sobretudo à Câmara dos Deputados, os mais assinalados serviços.

O Sr. Dolor de Andrade — Aceito a tese do ilustre orador. O próprio Govêrno Federal dispõe de emissoras capazes de levar ao conhecimento da nação os trabalhos da Câmara dos Deputados. Posso citar à Rádio Nacional — não me refiro aquela ligeira hora "A Voz do Brasil" — a Rádio Mauá, a Rádio Ministério da Educação, tôdas oficiais, que, no futuro poderiam organizar programas de maior amplitude, dando notícias mais exatas acêrca de nossa atividade, como muito bem acentua V. Ex.ª melhor apreciada ao longe.

O Sr. Roberto Morena — Não endosso a opinião do Deputado Benjamin Farah. É bem verdade que o "Diário do Congresso Nacional" tem tôdas essas deficiencias. Não creio, porém, sejam os operários que lá trabalham por elas responsáveis. O Congresso tem desenvolvido sua atividade atabalhoadamente, com duas e três sessões diárias e isto, certamente, justificará as imperfeições observadas. Entendo que se deve fazer justiça ao esfôrço dos trabalhadores da Imprensa Nacional , procurando a origem das deficiências em outra parte.

O Sr. Arthur Santos — Eu me associo à homenagem do nobre orador, mais quero também, fazer a ressalva do nobre Deputado Roberto Morena. O sistema de publicidade do "Diário do Congresso Nacional, revela, da parte da Imprensa, portanto, dos que lá atuam, enorme esfôrço no sentido de bem servir ao país, relativamente à divulgação dos atos do Poder Legislativo. Será injusta qualquer restrição. Basta dizer que estamos votando, nos últimos meses, em grande afluxo de matéria e a distribuição do "Diário do Congresso Nacional" se tem feito normalmente e, tanto quanto possível, perfeita.

O SR. MÁRIO PALMÉRIO — Muito obrigado a VV. Ex.ªs.

Sr. presidente, ressaltava eu, quando mereci a honra dos apartes, a atuação dos jornalistas Marcelo Pimentel, Romildo Gurgel e Augusto Vilas Boas.

O Sr. Nestor Duarte — desejava salientar, a respeito da difusão de nossos trabalhos, a organização dêsse programa radiofônico. Revela-se muito melhor do que aquele outro sistema de irradiação total das sessões de um congresso, como se usou na Câmara do Distrito Federal, com tão maus resultados que acabou por extinguir-se. Ao contrário, o sistema adotado pelos jornalistas mencionados por V. Ex.ª é tão bom e perfeito que da o sentido real dos fatos mais importantes ocorridos no Congresso, sem os inconvenientes de uma difusão completa.

O Sr. Adahil Barreto — Tive, algumas vêzes oportunidade de ouvir o magnífico programa orientado entre outros, pelo Sr. Marcelo Pimentel, e minha impressão, também foi melhor posível. Notadamente pela eficiência e — por que não dizêlo (sic)? — brilhantismo com que é organizado. Nêste momento, desejo dar meu apoio ás considerações do nobre orador, ao louvar essa tarefa realizada, em pról do Congresso Nacional, pela Rádio Tupi, de tão distinguida atuação.

O Sr. Ulisses Guimarães — Venho fazer, por igual, minha palavra de solidariedade às justas apreciações do ilustre orador. Quer-me parecer, aliás pelas manifestações de vários colegas que tem desfilado pela tribuna da Câmara, que S. Ex.ª interpreta o pensamento unanime da Casa, em suas expressões, mais do que de louvor, de justiça a êsse esfôrço de difusão de nossos trabalhos, principalmente através da Rádio Tupi. Aliás, o que se faz na Capital do País, encontra correspondência em São Paulo, particularmente através do grande "Jornal Tupi", sob a orientação de [ilegível] de Azevedo Marques, que incansavelmente difunde, entre o povo do interior do Estado, notícias sôbre as atividades desta Casa.

O SR. MÁRIO PALMÉRIO — Senhor Presidente, terminando as minhas considerações, desejo declarar — principalmente depois dêsse desfile de nobres e eminentes colegas nossos que [vieram] trazer às minhas palavras a solidariedade da Casa — que a Rádio Tupi do Rio de Janeiro e os jornalistas que organizam êsse programa de difusão merecem os nossos aplausos porque estão prestando um grande e relevante serviço ao povo brasileiro, ao seu Parlamento e, sobretudo, a oregime (sic).

Era o que tinha a dizer. (Muito bem; muito bem. Palmas)


DIÁRIO do Congresso Nacional. Sessão: 13/12/52. Publicação: 14/12/52. Assunto: Ressalta a colaboração da Rádio Tupi, na divulgação dos trabalhos parlamentares. p. 14726. Coluna: 3.