Diário do Congresso Nacional

Sessão

Publicação

Assunto

Página

Coluna

27/7/51

28/7/51

Molestia que apareceu em Uberaba causando várias mortes

5840

 

O SR. PRESIDENTE — Tem a palavra o Sr. Mário Palmério.

O SR. MÁRIO PALMÉRIO — (Para uma comunicação) — Senhor Presidente, cheguei, há dois dias, de Uberaba, onde, segundo tôda a imprensa do país noticiou, houva (sic) uma série de mortes provocadas por moléstia desconhecida a princípio suspeitada de febre amarela, atingindo proporções alarmantes, o que inquietou todo o país.

O Dr. Antônio Próspero, Prefeito daquela cidade, pôs-se, incontinente, em contato com o Sr. Presidente da República e, comigo, transmitindo a inquietação reinante. Formulando esta comunicação, quero testemunhar, perante a Casa, o reconhecimento de Uberaba pelas decisivas providências por S. Ex.ª tomadas no sentido de diagnosticar o mal que vitimou ali cêrca de trinta pessoas, em relativamente pequeno espaço de tempo, e, sobretudo, fornecer os meios necessários para que fôsse debelado.

Encontramos, por parte do Sr. Ministro da Educação e Saúde, imediata e máxima atenção preocupando-se o Prof. Simões Filho, grandemente com o grave acontecimento, mobilizando todos os serviços de seu Ministério e canalizamento para Uberaba todos os recursos a seu alcance. O serviço de identificação da doença e as medidas profiláticas foram realizadas com absoluta eficiência pelo Prof. Arlindo de Assis, que, para o local, mandou imediatamente um corpo especializado de técnicos de Manguinhos. O trabalho realizado por esse grupo de técnicos, sob a orientação pessoal do Prof. Arlindo de Assis, foi intenso, descobertas com rapidez todas as causas das mortes referidas e tranqüilizada a população pelos esclarecimentos amplamente prestados.

Transmito, assim, à Câmara dos Deputados, a satisfação de que se acha possuída a população da progressiva cidade do Triângulo Mineiro, devido à atitude pronta, enérgica e eficiente do Senhor Presidente da República e do Sr. Ministro da Educação e Saúde, que tudo fizeram para restituir-lhe a tranqüilidade, evitando-se se consumasse quase que em êxodo total de sua população que vivia então dias sombrios. Louvo, Sr. Presidente, essa colaboração generosa e patriótica dos poderes públicos federais, deixando aqui testemunhada a gratidão do povo de Uberaba, hoje já inteiramente tranqüilo, retomando seu trabalho construtivo. (Muito bem).


DIÁRIO do Congresso Nacional . Sessão: 27/7/51. Publicação: 28/7/51. Assunto: Moléstia que apareceu em Uberaba causando várias mortes. p. 5840. Coluna: 4.