Estágio de desenvolvimento da solução:
(o estágio assinalado deverá ser comprovado durante a apresentação pitch.)



1.EMPREENDEDORES

FORMAÇÃO ESCOLAR

(concluídas ou em curso). informe o nome do curso, instituição e ano de conclusão.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS E/OU ACADÊMICAS

Principalmente aquelas relacionadas ao negócio, em cargos de gestão e/ou como empreendedor.

PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Informe o nome do programa e o ano de realização.

TEMPO DISPONÍVEL PARA SE DEDICAR AO NEGÓCIO E ÀS ATIVIDADES NA INCUBADORA

Informar horas semanais em horário comercial.

Adicionar outro empreendedor
2.MERCADO

2.1 Oportunidade de Mercado Identificada

Descreva que oportunidade de mercado que vocês identificaram e que os motivou a propor este projeto? Qual problema ou dor do cliente a solução (produto/serviço/processo) pretende resolver? Por quê este problema é relevante? Que prejuízos ele causa? A quem? Se possível, apresentem informações de fontes confiáveis que reforcem a relevância do problema a ser atacado pelo produto/serviço.

2.2 Segmento de Clientes e Mercado Potencial

Quais são os seus segmentos de clientes? Ou seja, qual o perfil do(s) grupo(s) de pessoas ou empresas que sofrem com o problema identificado e que vocês pretendem atender com sua solução? Quem se interessaria por ela? São clientes a nível regional, nacional ou global? Qual o tamanho estimado deste mercado de potenciais consumidores, em quantidade e/ou volume de consumo? Já possuem clientes ou usuários ativos? Se sim, quantos são? Se possível, apresentem informações de fontes confiáveis que reforcem o tamanho do mercado potencial.

3.TECNOLOGIA

3.1 O que é a sua ideia?


3.2 Inovações da Solução

Apresentem a solução inovadora que pretende desenvolver para equacionar ou amenizar o problema/dor do cliente ou agarrar oportunidade de mercado identificada. Quais são suas principais características e funcionalidades? Por que ela é uma solução inovadora? Qual o seu grau de inovação e diferenciação em relação às soluções existentes que, direta ou indiretamente, atuam sobre o mesmo problema? Foi realizada uma busca de anterioridade em bancos de patentes? A solução é passível de proteção da propriedade intelectual? Se sim, já foi tomada alguma medida neste sentido?

3.3 Diferenciais Competitivos

Além das características inovadoras da solução, que outros diferenciais competitivos ela ou a empresa possuem ou pretendem possuir em relação aos concorrentes diretos e indiretos? É mais eficiente, mais barata, mais rápida, mais completa, mais fácil de usar...?

3.4 Proposta de Valor

A proposta de valor se refere aos benefícios sua solução entrega para os segmentos de clientes atendidos. É o que motiva o cliente a optar por ela. Como a solução ajuda o cliente nas tarefas que ele precisa executar? Que necessidades ela atende? Como das dores dos clientes são resolvidas?

3.5 Viabilidade Técnica para Desenvolvimento da Solução

Existem tecnologias e conhecimentos disponíveis no mercado que permitam desenvolver e manter a solução inovadora proposta? Quais são? Vocês já as possuem e/ou as dominam? Elas são acessíveis na região? Como pretendem ter acesso a estas tecnologias e conhecimentos, caso ainda não as possuam? Demonstrem que a solução proposta é possível de ser desenvolvida.

4.CAPITAL

4.1. Captação de Recursos Financeiros

Quanto de recurso financeiro já foi investido para o desenvolvimento da solução e/ou criação e manutenção do negócio? Qual a origem deles (dos próprios sócios, investidores, órgãos de fomento, receitas próprias da empresa...)? Quanto mais será necessário? Onde estes recursos serão aplicados? Como pretendem captar estes recursos? Informem se já possuem os recursos financeiros necessários para desenvolver a solução ou operar o negócio, incluindo as estratégias para captação dos recursos financeiros necessários e a eventual geração de receitas atual pela empresa. Mencionem os valores relacionados e como serão utilizados.

5.GESTÃO

5.1. Fluxo de Receitas

A empresa já fatura? Se sim, qual o faturamento médio mensal atual? Como a empresa gera ou pretende gerar seu fluxo de receitas? Ou seja, através de qual modelo a empresa é ou será monetizada pela sua entrega de valor ao mercado? Pela venda unitária de produtos e serviços? Pagamento de taxas mensais ou anuais pela utilização do produto ou serviço? Receitas através de publicidade? Taxas sobre transações realizadas? A definição do modelo de receitas tem relação tanto com o perfil e comportamento dos clientes quanto com as características da solução e da proposta de valor oferecida.

5.2. Canais de Venda, Distribuição e Comunicação

Que canais de venda e distribuição vocês adotam ou pretende utilizar para fazer com que sua solução chegue até o segmento de clientes desejado? Ou seja, como os potenciais clientes terão acesso ao seu produto/serviço? Vendas pelo site, lojas de aplicativos? Haverá vendedores próprios, representantes comerciais? Venderá diretamente para os consumidores finais ou chegará até eles através de canais intermediários de distribuição (como distribuidores, atacados, supermercados, lojas de varejo, e-commerces já estabelecidos, etc.)? E quanto aos canais de comunicação, como pretendem fazer a divulgação da empresa, seus produtos e serviços? Lembrem-se que as estratégias de canais de venda, distribuição e comunicação devem levar em consideração o perfil do segmento de clientes e as características da solução.

5.3. Relacionamento com Clientes

Como vocês se relacionam ou pretende se relacionar com os clientes e usuários? Ou seja, que ferramentas e estratégias pretendem utilizar para conquistar clientes, fidelizar esta carteira e aumentar os negócios com ela?

5.4. Atividades-Chave

Quais são as principais atividades do negócio? Ou seja, o que é preciso fazer no dia-a-dia da empresa que é crítico para o sucesso do empreendimento? Algumas atividades-chave, que variam de acordo com a característica do negócio: P&D, compras, produção, suporte técnico, manutenção, implantação, vendas, gestão de canais de distribuição, divulgação, treinamento de clientes, entrega, etc. Analisem as características do negócio, da solução proposta e o perfil de seus clientes e definam quais são as atividades-chave.

5.5. Recursos-Chave

Quais são os principais recursos que a empresa precisa ter para conseguir entregar sua solução e proposta de valor aos clientes? Ou seja, aquilo que é essencial para sua operação. A infraestrutura física é relevante? Necessita de equipe com qualificação específica? É um negócio que depende de considerável volume de recursos financeiros para operar? Analisem o negócio como um todo e defina quais são os seus recursos-chave.

5.6. Principais Parcerias

Que parcerias são ou seriam fundamentais para o sucesso do negócio? E quanto aos fornecedores, quais deles são críticos para sua operação? Os sócios já possuem uma rede de contatos profissionais com potenciais parceiros e fornecedores? Se ainda não, como pretendem construí-la?

5.7. Estrutura de Custos

Quais são os principais custos do negócio? Ou seja, dentro da estrutura de operação, quais são ou serão os gastos mais significativos no dia-a-dia da empresa? Alguns custos que podem ser relevantes para um negócio, dependendo de suas características: infraestrutura, matéria-prima e insumos, equipe, prestadores de serviços, comissionamento sobre vendas, marketing, impostos, etc. Para definir seus principais custos analisem as características do negócio, em especial as atividades-chave, recursos-chave, fluxo de receitas e canais.

5.8. Perfil da Equipe

Quais são as pessoas envolvidas no desenvolvimento da solução? E na operação do negócio? Quais as habilidades e papel de cada uma elas? Descrevam qual a equipe existente e/ou que se pretende formar, tanto para o desenvolvimento da solução quanto depois, para o dia-a-dia da empresa. Informem as funções e o perfil profissional de quem vai ocupá-las, incluindo os sócios. Lembrem-se que qualquer empresa possui áreas funcionais básicas como, por exemplo, produção/operação, comercial/marketing, administrativo-financeiro, P&D... E é normal que, no início, algumas pessoas acumulem funções.


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