Home ››
››
Graduação
|
INFORMAÇÕES GERAIS
O Curso de Licenciatura em Matemática é destinado a pessoas que sonham com um futuro promissor. O licenciado em matemática está apto a lecionar nos ensinos fundamental e médio e o mercado de trabalho está necessitado de profissionais graduados em Licenciatura. A graduação será ofertada totalmente on-line, acompanhado de materiais didáticos como por exemplo livros e vídeo aulas preparadas por professores especialistas, mestres e doutores altamente capacitados os quais estabelecem um intermédio para o aluno adquirir seus conhecimentos, desenvolver hábitos e atitudes de estudo, sem a presença física do docente. A Universidade tem o propósito de assumir com compromisso social a tornar o aluno a ser pesquisador de sua prática desenvolvendo a autonomia na aprendizagem continuada constituindo-se em ganho para toda a vida e extrapolando os benefícios diretos de experiências vivenciadas na prática do aprender a distância. Quem faz a segunda licenciatura está habilitado a lecionar nos ensinos fundamental e médio, o egresso tem a oportunidade de estudar as quantidades, o espaço, as relações abstratas e as lógicas aplicadas aos símbolos. O Curso de Licenciatura em Matemática aprimora e desenvolve técnicas de ensino apropriadas como por exemplo aplicações dos cálculos no quotidiano, ou seja, o licenciado se torna capaz de interpretar e solucionar problemas relacionados ao dia-dia, oportunizando assim sua postura profissional, seus conhecimentos mais profundos dos conteúdos matemáticos a ser lecionados visando uma estrutura lógico-cognitiva necessária ao bom desempenho do que se dispõe a ensinar matemática. Esse profissional é bastante versátil e pode trabalhar nas áreas tecnológica, de física e pesquisa, entre outras.
MERCADO DE TRABALHO
Não é novidade a mídia relatar a carência de professores no país. O mercado está aquecido para o licenciado em matemática, pois o déficit de professores da área das Ciências Exatas é grande. A docência está inserida nas páginas diárias de concursos para professores de matemática atuarem em escolas públicas e particulares no ensino fundamental e médio em todo o País. Há oportunidades também para atuar com atividades ligadas ao raciocínio matemático em bancos, no mercado financeiro e em empresas que utilizem modelagem matemática.
PERFIL DO EGRESSO
Todas as disciplinas relacionadas a seguir compõem a organização curricular do curso. Entretanto, a ordem de oferta das mesmas pode ser alterada de acordo com o bimestre de ingresso do aluno.
ETAPA 1 | |
Disciplinas | Carga Horária |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 8 |
FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO | 80 |
GEOMETRIA PLANA | 80 |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 40 |
MATEMÁTICA I | 80 |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 80 |
TEORIA DOS NÚMEROS I | 80 |
Total | 452 |
ETAPA 2 | |
Disciplinas | Carga Horária |
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE | 80 |
DIDÁTICA | 80 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
GEOMETRIA ANALÍTICA | 80 |
POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA | 80 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA I | 120 |
Total | 448 |
ETAPA 3 | |
Disciplinas | Carga Horária |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES I | 80 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
MATEMÁTICA II | 80 |
MATEMÁTICA III | 80 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA II | 120 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA III | 120 |
TEORIA DOS NÚMEROS II | 80 |
Total | 568 |
ETAPA 4 | |
Disciplinas | Carga Horária |
ANÁLISE COMBINATÓRIA | 80 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II | 80 |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 80 |
CÁLCULO I | 80 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | 80 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DA MATEMÁTICA | 120 |
Total | 528 |
ETAPA 5 | |
Disciplinas | Carga Horária |
ÁLGEBRA LINEAR I | 80 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES III | 80 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
FÍSICA | 80 |
GEOMETRIA ESPACIAL | 80 |
LIBRAS | 80 |
METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA | 80 |
Total | 488 |
ETAPA 6 | |
Disciplinas | Carga Horária |
ÁLGEBRA MODERNA I | 80 |
CÁLCULO II | 80 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ESTATÍSTICA DESCRITIVA | 80 |
PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 80 |
TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO | 80 |
Total | 408 |
ETAPA 7 | |
Disciplinas | Carga Horária |
ÁLGEBRA LINEAR II | 80 |
ÁLGEBRA MODERNA II | 80 |
CÁLCULO III | 80 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 240 |
ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM MATEMÁTICA | 45 |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS | 80 |
Total | 613 |
ETAPA 8 | |
Disciplinas | Carga Horária |
CÁLCULO IV | 80 |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 80 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 240 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: ARTIGO | 80 |
Total | 488 |
ETAPA 99 | |
Disciplinas | Carga Horária |
ENADE | 0 |
ROTA DO SUCESSO I | 40 |
ROTA DO SUCESSO II | 40 |
Total | 80 |
OPTATIVA 99 | |
Disciplinas | Carga Horária |
COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR | 80 |
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL | 80 |
Carga horária mínima | 80 |
Receba novidades no seu e-mail
|
Presencial: 0800 34 3113
EAD: 0800 940 2444
1996 - 2019 - UNIUBE - Todos os direitos reservados
|
|