TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO | 72 Objetivos Gerais Favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno para uma visão renovada na forma de gerir as organizações por meio dos marcos históricos da Administração, dentro de um sistema harmônico que combina técnicas com práticas de cada época estudada. Objetivos Específicos Construir o pensamento lógico das estratégias administrativas em favorecimento da tomada de decisões empresariais. Desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas ao momento estratégico dos sistemas administrativos. Oferecer instrumentais, permitindo ao graduando, uma maior eficiência e eficácia no processo decisório tendo como referências os teóricos da Administração. |
MATEMÁTICA BÁSICA | 72 Objetivos Gerais: Visa o aprimoramento e nivelamento dos conhecimentos matemáticos elementares; buscar desenvolver no discente o raciocínio lógico, oferecendo suporte para a interdisciplinaridade entre as diversas abordagens quantitativas do curso e, a partir da aplicabilidade analisar e ser capaz de gerenciar subsistemas de gestão de pessoas. Objetivos Específicos: - Propiciar ao discente conhecer e aplicar a teoria dos conjuntos e números. - Viabilizar o conceito e aplicação das propriedades da potenciação. - Conceituar e demonstrar a aplicação das expressões numéricas e algébricas. - Desenvolver os produtos notáveis. - Aplicar as técnicas de fatoração de expressões. - Conceituar e demonstrar a aplicação das equações de 1 º e 2 º grau - Resolver problemas de aplicações de equações. |
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE | 80 O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa contribuir para a formação ética e humanista dos alunos da Universidade de Uberaba, ao analisar a realidade brasileira. Objetiva estimular a reflexão crítica dos alunos e sensibilizá-los para o enfrentamento dos problemas sociais. Como objetivos específicos destacam-se: Discutir o conceito, a trajetória e as dimensões da cidadania. Caracterizar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira, bem como as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais. Investigar as expressões do preconceito, as relações de alteridade, com fundamentação nos Direitos Humanos. Abordar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação. Analisar o espaço público brasileiro contemporâneo, com foco no trato ao meio ambiente, e ao comportamento no trânsito, com vistas a contribuir para o avanço das relações cidadãs nesses espaços. Contribuir para que o aluno assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido. |
COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR | 51 Objetivos Gerais: Despertar nos alunos a visão empreendedora, levando o nosso egresso a desenvolver a capacidade de sonhar, visualizar, planejar, traçar estratégias e realizar, sempre focado no objetivo de despertar o senso crítico, mostrando individualmente suas potencialidades, proporcionar o desenvolvimento pessoal, levar conceitos para que possam trabalhar a criatividade, enfatizando a importância da visão moral e ética, alinhada com o bem-estar social e o sucesso pessoal. Objetivos Específicos:
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que o aluno desenvolva as seguintes habilidades: - Conhecer o que é o Empreendedorismo e o processo empreendedor,
- Compreender as características de um empreendedor;
- Aplicar os conceitos e características empreendedoras;
- Desenvolver sendo Criativo, através de ferramentas que estimulam esse processo;
- Empregando conceitos ligados ao processo de criação de novas ideias;
- Selecionar, analisar, interpretar e avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no mercado identificando as oportunidades e ameaças existentes para novos negócios;
- Conhecer a ferramentas canvas;
- Conhecer o processo de elaboração de um planos de negócios, e como o esta ferramenta é utilizada como norteadores de empreendimentos;
- Desenvolver a capacidade de planejar ações de ordem social, afim de contribuir individualmente e ou em grupo com a sociedade cujo está inserido, promovendo ações que visam sempre a melhoria do bem estar do próximo;
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FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PESSOAS I | 36 O objetivo do componente consiste em fornecer aos alunos os conhecimentos e experiências que agreguem valor a gestão, analisando o processo de evolução da gestão de pessoas, buscando o ajuste na relação indivíduo x organização a partir da compreensão das estratégias e dos aspectos técnicos utilizados para o gerenciamento humano nas organizações. Motivar os alunos para a proposição de novas abordagens para a Gestão de Pessoas, a partir de uma postura crítico-reflexiva sobre os aspectos do gerenciamento humano analisados. Promover o pensamento estratégico através da inovação e da educação corporativa. Conhecer a importância dos fundamentos de gestão de pessoas no contexto organizacional e o imprescindível papel do gestor de pessoas nas organizações contemporâneas e na sociedade do conhecimento. Propiciar ao aluno a necessária formação teórica e pratica de um gestor de Recursos Humanos, sempre atendo as demandas das empresas, dentro de um atuar crítico, relacionando aspectos teóricos do ensino com as situações práticas apresentadas ao profissional de RH, mas, voltado a ética profissional. |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS | 80 O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno. Relaciona-se aos demais componentes dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral. Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional. Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional. |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 60 |
SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES | 70
Interpretar informações e refleti-las criticamente, favorecendo-lhes a tomada de decisões sócio-políticas relativas ao mundo da gestão.
Estimular a construção de conhecimentos e apresentá-los de modo coletivo, integrando-os às demais disciplinas do respectivo período.
Buscar informações, selecioná-las e organizá-las em função de seu constante aprendizado.
Ter competência para analisar criticamente as empresas no seu aspecto organizacional decorrente da conjuntura econômica nacional e internacional, das técnicas gerenciais e do contexto sócio-legal do país,
Ter formação humanística adequada ao exercício profissional habilitando o futuro administrador a uma compreensão do meio em que vive, seja social, político, econômico ou cultural. |
COMPONENTE OPTATIVO I | 80 |
ECONOMIA E MERCADO | 70 O componente tem por objetivo introduzir os principais fundamentos da Ciência Econômica, suas leis e sua aplicabilidade. Serão discutidos tanto aspectos relacionados ao comportamento e interação de agentes econômicos individuais (abordagem microeconômica), quantos elementos de uma análise em perspectiva agregada, envolvendo o sistema econômico como um todo (abordagem macroeconômica). Sempre que pertinente, a conjuntura do mercado de trabalho e do agronegócio brasileiro servirão de base para os exemplos apresentados em sala de aula. Ao final do curso, o aluno deverá ter adquirido uma melhor compreensão dos fenômenos econômicos da realidade que o cerca. |
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA | 80 |
FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PESSOAS II | 70 O propósito deste componente é levar o aluno a ter uma visão das tendências e impactos da gestão pessoas na empresa moderna, possibilitando-lhe oportunidades para: informar-se acerca das contribuições teóricas disponíveis; analisar as novas tendências e políticas na gestão de pessoas nas organizações; estabelecer associações entre teoria e práticas cotidianas; desenvolver consciência crítica sobre o gerenciamento do ser humano no atual contexto de negócios. |
DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL | 40 - Compreender os fundamentos, processos, tipos e funções da comunicação. - Compreender a comunicação como facilitadora do desenvolvimento organizacional; - Compreender o papel estratégico do líder no processo de capacitação de pessoas; - Analisar criticamente as relações interpessoais no cotidiano de trabalho, suas contradições, conflitos e as possibilidades de construção de um clima organizacional saudável e produtivo pautado na comunicação. -Atuar na resolução de conflitos no contexto organizacional. -Identificar e correlacionar os conteúdos estudados com a realidade vivenciada no mercado. |
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL | 80 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 60 |
ÉTICA EMPRESARIAL | 40 A disciplina Ética Empresarial tem como objetivo primordial recuperar e reforçar os princípios da reflexão filosófica acerca dos princípios que norteiam a ação cidadã no âmbito sócio-organizacional, desenvolvendo-lhe a capacidade de co-relacionar os fatos sociais contemporâneos à luz da reflexão e das decisões éticas, considerando, para tanto, o ser humano como fim de suas decisões. Objetivos Específicos Para que este objetivo seja desenvolvido, por objetivos específicos temos: - Reconhecer a relevância da reflexão Filosófica e da Decisão Ética como modo de pensar colaborador para sua formação humana e profissional ante as novas exigências sociais e do mercado.
- Estimular e proporcionar a prática investigativa do universo organizacional bem como a proposição de soluções que primem pela ética.
- Introduzir o aluno no estudo nas questões éticas em geral, e em especial, às pertinentes às Organizações e os dilemas por elas enfrentados.
- Propiciar ao aluno os conhecimentos básicos (teoria e conceitos) da Filosofia, auxiliando-os na reflexão crítica da realidade social, em especial, ao cotidiano da gestão empresarial no que concerne à Responsabilidade Social.
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ESTATÍSTICA APLICADA | 40 Objetivos Gerais - Compreender a importância da estatística no dia a dia do profissional e na experimentação científica, através da abordagem de conceitos, métodos e técnicas que permitam desenvolver a capacidade de utilizar os conteúdos propostos como instrumento para novas aprendizagens e como instrumento para tomada de decisão. Objetivos Específicos - Definir e classificar os tipos de variáveis estatísticas; - Realizar levantamentos estatísticos; - Levantar distribuições de frequências; - Representar os dados obtidos na forma de tabelas e gráficos; - Interpretar dados e resultados provenientes de análises estatísticas; - Calcular as principais medidas de tendência central e de variabilidade; - Compreender os conceitos básicos de probabilidade; - Conhecer as principais distribuições de probabilidade; - Calcular probabilidades; - Compreender os princípios básicos das técnicas de amostragem; - Descrever os principais métodos amostrais probabilísticos. |
ROTINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL | 80 Considerando o perfil previsto para o egresso do curso, o propósito deste componente é capacitar o aluno na análise dos processos de rotinas de administração de pessoal em consonância com as expectativas estratégicas das organizações, levando em consideração a prestação de serviços, atendendo as necessidades dos trabalhadores e o cumprimento das obrigações trabalhistas, Previdenciárias e Tributárias. Desenvolver o aprendizado das rotinas trabalhistas, previdenciárias e tributárias relacionadas com o Departamento de Pessoal. Analisar os aspectos da legislação que interferem na relação de emprego (empregado e empregador). Operacionalizar os documentos legais inerentes ao Departamento de Pessoal. Calcular folha de pagamento, férias, 13º salário, rescisão contratual, bem como fazer análise sistêmica do processo. |
DINÂMICAS, TÉCNICAS E JOGOS VIVENCIAIS | 70 Propiciar aos participantes a aquisição de conhecimentos sobre dinâmica grupal, bem como o desenvolvimento de habilidades correlatas, capacitando-os a atuarem como facilitadores de grupo. Oferecer subsídios para coordenar atividades grupais por meio de aplicação de dinâmicas de grupo a serem utilizadas na área organizacional. Analisar e compartilhar prática e experiências empresariais de dinâmicas e técnicas grupais nas Organizações. |
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO | 70 Fornecer aos alunos os conhecimentos e experiências que agreguem valor a gestão estratégica de pessoas, com foco em recrutamento e seleção nas organizações. Propiciar ao aluno, o conhecimento dos conceitos e categorias fundamentais do recrutamento e seleção nas organizações mediante orientações especifica, com o escopo de viabilizar a construção de um conhecimento solido para os demais campos de conhecimentos do sistema de Gestão em Recursos Humanos. Analisar e compartilhar prática e experiências empresariais de recrutamento e seleção. Conhecer as principais atividades e procedimentos dos subsistemas de recrutamento e seleção de pessoal e a operacionalização em diferentes organizações. Entender os tipos de recrutamento, bem como suas vantagens e desvantagens. Compreender as ferramentas de Seleção e a importância de cada etapa do processo seletivo. Avaliar os indicadores do processo de recrutamento e seleção de pessoal. |
POLÍTICAS DE REMUNERAÇÃO | 110 O objetivo geral do componente Políticas de Remuneração consiste em fornecer aos alunos os conhecimentos e experiências que agreguem valor a gestão estratégica de pessoas, com foco em remuneração, incentivos e benefícios. Objetivos específicos: -Promover o pensamento crítico, de como as diferentes práticas de remuneração podem afetar as práticas de Recursos Humanos dentro das organizações. -Propiciar ao aluno, uma visão mais humana e estratégica sobre política de cargos e salários a fim de facilitar sua atuação nas organizações. -Apresentar ao aluno os principais conceitos teóricos, as técnicas, e métodos de desenvolvimento de sistemas de remuneração, sempre atendo as demandas do mercado desde os mais tradicionais aos mais atuais. -Propiciar ao aluno vivências sobre as políticas de remuneração aplicadas no mercado a fim de ampliar sua visão e entendimento sobre o assunto. |
INFORMÁTICA APLICADA A GESTÃO DE PESSOAS | 70 |
TÉCNICAS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA | 40 Desenvolver no aluno a capacidade de utilizar técnicas e princípios de consultoria aplicada nos ambientes empresariais a fim de proporcionar sustentabilidade da empresa, além de desenvolver no aluno uma visão de oportunidade de carreira. - Compreender o cenário que impacte as organizações;
- Elaborar proposta de abordagem de apresentação, desenvolvimento, fechamento e manutenção da consultoria;
- Assimilar a importância da consultoria no fortalecimento e sobrevivência das organizações;
- Assimilar o perfil e as qualidades técnicas e pessoais de um consultor.
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EQUIPE E LIDERANÇA DOS RECURSOS HUMANOS | 40 Considerando o perfil previsto para o egresso do curso, o propósito desta disciplina é levar o aluno a conhecer e aplicar os conceitos, estratégias e técnicas do comportamento humano, inerentes à administração de empresas, objetivando a gestão de recursos humanos, a partir dos processos de formação dos grupos, relações interpessoais, motivação e liderança. |
PLANEJAMENTO DE CARREIRA | 40 Objetivo geral: Desenvolver no aluno a condição de tomadas de decisão mais assertiva sobre a carreira profissional, a partir de uma visão mais ampla e clara sobre quem ele é, onde quer chegar e o que precisa fazer para que isso aconteça, proporcionando assim uma carreira mais sustentável. Objetivos específicos: - Promover o auto-conhecimento, incluindo suas fraquezas e forças;
- Compreender seus talentos e aptidões profissionais;
- Estimular a auto-reflexão e definir o propósito de vida e seus valores pessoais;
- Reconhecer as necessidades de desenvolvimento de competências necessárias à sua atuação profissional com base nas competências requeridas pelo mercado de trabalho;
- Desenvolver um plano de ação para a trajetória profissional, incluindo conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais;
- Compreender os fatores que levam o ser humano à felicidade e ao estado de aconchego e o impacto na carreira;
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SEGURANÇA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO | 70 Objetivos Gerais - Capacitar o aluno para reconhecer a necessidade de promover a saúde e a integridade física do trabalhador no ambiente de trabalho. Objetivos Específicos - Conhecer a evolução história da saúde e segurança no trabalho; - Conhecer os tipos, causas e consequências dos acidentes de trabalho; - Conhecer as normas e as legislações de segurança do trabalho, com a finalidade de proteger a saúde e a integridade física do trabalhador no local de trabalho; - Compreender as obrigações e finalidades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT); - Compreender as obrigações e finalidades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); - Identificar a importância do uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI); - Reconhecer a importância da realização de exames médicos e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO); - Reconhecer a importância do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); - Conhecer os vários tipos de riscos que existem nos ambientes de trabalho; - Conhecer e aplicar procedimentos básicos de primeiros socorros; - Compreender o conceito de insalubridade e periculosidade; - Compreender e aplicar o conceito de ergonomia no ambiente de trabalho; - Conhecer e aplicar as técnicas de prevenção contra incêndio; - Identificar os riscos no local de trabalho de acordo com as cores que os representam. |
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO/AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO | 110 Objetivo Geral: Levar o aluno a conhecer e aplicar os conceitos, estratégias e técnicas de desenvolvimento organizacional, treinamento e avaliação de competências, inerentes a gestão das pessoas às organizações. Objetivo Específico: - Avaliar resultados, prever riscos e identificar oportunidades de melhoria no que tange às pessoas
- Desenvolver pessoas portadoras de uma visão que abrange as relações do ser humano com a produtividade da empresa;
- Compreender o impacto dos valores e cultura organizacionais para a promoção de uma gestão de pessoas mais sustentável;
- Desenvolver uma visão articulada, integradora e estratégica sobre os temas.
- Compreender a aplicabilidade dos processos e instrumentos para maximizar resultados organizacionais através das pessoas;
- Compreender como as pessoas se desenvolvem em um ambiente organizacional.
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NAS ORGANIZAÇÕES | 90 O objetivo do componente consiste em fornecer aos alunos os conhecimentos e experiências que agreguem valor a gestão estratégica de pessoas, com foco em Competências e Habilidades nas Organizações. Promover o pensamento estratégico através da inovação e da educação corporativa. Propiciar ao aluno, com dinamismo e criatividade, o conhecimento dos conceitos e categorias fundamentais da Teoria de Competências e Habilidades nas Organizações mediante orientações especifica, com o escopo de viabilizar a construção de um conhecimento solido basilar para os demais campos de conhecimentos do sistema de Gestão em Recursos Humanos. Analisar e compartilhar prática e experiências empresariais de Competências e Habilidades nas Organizações. Propiciar ao aluno a necessária formação teórica e pratica de um gestor de Recursos Humanos, sempre atendo as demandas das empresas, dentro de um atuar crítico, relacionando aspectos teóricos do ensino com as situações práticas apresentadas ao profissional de RH, mas, voltado a ética profissional. |
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS | 40 Analisar os conceitos sobre estratégia em recursos humanos, identificando a teoria e as práticas referentes à política de gestão de pessoas nas organizações. Pretende-se que os alunos identifiquem os elementos fundamentais na estratégia de recursos humanos no contexto atual e suas implicações para o trabalho e o desempenho organizacional. |
PROJETO INTEGRADO | 80 O componente Projeto Integrado tem por propósito orientar o futuro tecnólogo em Recursos Humanos, na elaboração de um projeto buscando a integração dos conhecimentos teóricos e a prática organizacional com vistas ao desenvolvimento das competências requeridas pela natureza do trabalho dando ao futuro profissional o suporte necessário para planejar e propor ações consistentes, pertinentes e fundamentadas com a realidade de mercado em Gestão de Recursos Humanos. Ao final do período, o componente tem por objetivo: · Propiciar ao aluno, a aplicação dos conhecimentos teóricos, obtidos ao longo do semestre e do curso, e aplicá-los em situações práticas organizacionais. · Desenvolver capacidade de análise diagnóstica. · Fomentar o hábito de trabalho em equipe e execução de projetos envolvendo os diferentes conhecimentos da área de atuação do profissional de recursos humanos. · Conhecer a integração dos processos de recursos humanos e identificar propostas necessárias para a empresa. · Formular estratégias diversas para atender as necessidades especificas de cada empresa com relação a sua realidade interna de pessoal como do próprio mercado. |