ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 84 |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA | 54 |
ARTE E EDUCAÇÃO | 54 Por meio dos fundamentos teóricos e das atividades práticas desenvolvidas o aluno deverá: - Refletir sobre os diferentes conceitos de Arte e o significado da Arte na educação e na construção do ser humano.
- Perceber a Arte como fato histórico contextualizado, que possui diferenças nos padrões artísticos e estéticos.
- Desenvolver uma postura crítico-reflexiva frente às diferentes manifestações artísticas presentes em diferentes contextos.
- Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes visuais, música e expressão cênica, experimentando-os e conhecendo-os de forma a poder utilizá-los, de forma criativa, em diferentes situações.
- Vivenciar experiências lúdicas e criativas nas diferentes áreas expressivas: Artes visuais, Dança, Música e Teatro, buscando a conscientização da sua importância no desenvolvimento humano e no processo de aprendizagem.
- Praticar a reflexão sobre a implicação das diversas formas de expressão na sua formação como educador.
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ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO | 84 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 72 |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 54 |
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE | 96 Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade. Objetivos específicos: - Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos; - Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade; - Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana; - Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável - Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva. |
COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR | 54 Objetivos Gerais: Despertar nos alunos a visão empreendedora, levando o nosso egresso a desenvolver a capacidade de sonhar, visualizar, planejar, traçar estratégias e realizar, sempre focado no objetivo de despertar o senso crítico, mostrando individualmente suas potencialidades, proporcionar o desenvolvimento pessoal, levar conceitos para que possam trabalhar a criatividade, enfatizando a importância da visão moral e ética, alinhada com o bem-estar social e o sucesso pessoal. Objetivos Específicos:
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que o aluno desenvolva as seguintes habilidades: - Conhecer o que é o Empreendedorismo e o processo empreendedor,
- Compreender as características de um empreendedor;
- Aplicar os conceitos e características empreendedoras;
- Desenvolver sendo Criativo, através de ferramentas que estimulam esse processo;
- Empregando conceitos ligados ao processo de criação de novas ideias;
- Selecionar, analisar, interpretar e avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no mercado identificando as oportunidades e ameaças existentes para novos negócios;
- Conhecer a ferramentas canvas;
- Conhecer o processo de elaboração de um planos de negócios, e como o esta ferramenta é utilizada como norteadores de empreendimentos;
- Desenvolver a capacidade de planejar ações de ordem social, afim de contribuir individualmente e ou em grupo com a sociedade cujo está inserido, promovendo ações que visam sempre a melhoria do bem estar do próximo;
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CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL | 84 |
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE | 54 |
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS | 84 |
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | 84 |
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA | 84 |
CONTEÚDOS E MÉTODOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA | 84 |
CURRÍCULO E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO | 84 |
DESENVOLVIMENTO BIO-PSICOMOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA | 84 |
DIDÁTICA | 54 Ao final dos estudos realizados espera-se que o aluno seja capaz de: - Dominar os conceitos mais gerais da Pedagogia e da Didática e suas inter-relações sistémicas.
- Desenvolver uma compreensão clara do processo de ensino-aprendizagem e de seus componentes didáticos e humanos, com base na teoria didática mais atual.
- Explicar diferentes concepções pedagógicas sobre o trabalho docente e a sala de aula, como podem ser a formação de competências e a Pedagogia de projetos, por exemplo.
- Planejar e acompanhar adequadamente o processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica.
- Avaliar adequadamente a aprendizagem, tendo como suporte teórico as teorias mais avançadas sobre a avaliação escolar.
- Pensar cientificamente o trabalho docente, a função social da escola e a profissão professor.
- Ter desenvolvido o pensamento crítico e a autoria por meio da avaliação dos autores e textos estudados.
- Ter desenvolvido habilidades e hábitos intelectuais para a leitura eficiente e a escrita acadêmica.
- Ter formado valores cidadãos, éticos, profissionais e de respeito as alteridades.
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EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 78 |
EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO-FORMAIS | 54 |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 84 A unidade tem como propósito fundamental a promoção de diálogos com as produções teóricas sobre este campo de estudo e a análise de situações concretas no contexto da comunidade e para além dela valendo-se de meios eletrônicos, relatos de experiências, visitas a localidades onde a educação infantil e ou educação inclusiva ocorram. Constitui uma unidade de estudo de caráter formador de postura diante de uma questão fundamental na educação brasileira: a educação inclusiva como movimento mobilizador de ações sociais para o convívio com as diferenças. |
ENADE | 0 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E GESTÃO I | 126 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E GESTÃO II | 126 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO I | 126 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO II | 126 |
EXTENSÃO | 72 |
EXTENSÃO | 72 |
EXTENSÃO | 72 |
EXTENSÃO | 72 |
FELICIDADE E BEM-ESTAR | 96 Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida. Objetivos específicos: - Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas; - Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal; - Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida; - Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum. |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 84 A disciplina tem os seguintes objetivos: a) fazer escolhas e tomar decisões educacionais de acordo com princípios antropológicos, sociológicos e filosóficos ue considerem os processos de constituição humana e que contemplem a diversidade humana; b) agir como mediador dos conhecimentos a serem construídos pelo estudante, levando-se em conta os saberes do educandos, e os recursos tecnológicos disponíveis como meios de promoção do desenvolvimento humano; c) vivenciar uma educação plural, aberta à diversidade e à singularidade, que promova a valorização da vida e que acolha as diferentes identidades e processo de formação do pensamento do homem; d) assumir lideranças e contribuir para despertar novas lideranças; posicionar-se de forma democrática e crítica diante dos desafios que se apresentam no cotidiano das instituições educacionais; e) apresentar postura profissional adequada à compreensão de situações e relações interpessoais que ocorrem na escola e em outros ambientes de aprendizagem; f) compreender a dinâmica cultural existente nas sociedades contemporâneas, para que possa atuar de forma ética em relação aos problemas socioculturais e educacionais, percebendo a necessidade de adoção de medidas que visem à melhoria da qualidade do ensino e a superação da exclusão social. g) apropriar das tendências teóricas e concepções de educação; h) discutir emas contemporâneos para o pensamento e a ação da pedagogia: arte, ciência, consciência, epistemologia, ética, estética, política, religião e senso comum. |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL | 54 - Identificar diferentes concepções de criança presentes ao longo da história. - Refletir acerca de como se caracteriza a infância na contemporaneidade. - Conhecer a história da Educação Infantil na Europa e no Brasil. - Compreender os documentos e aspectos legais que norteiam a educação brasileira. - Analisar as contribuições de Rousseau,Pestalozzi e Froebel para o processo educativo - Entender processos educativos relacionados a organização do trabalho na Educação Infantil |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL | 84 - compreender os fundamentos dos debates teórico-metodológicos que se desdobram no campo da investigação da história da educação no Brasil e seus reflexos no âmbito social;
- compreender a evolução histórica da concepção de educação no Brasil e analisar sobre as transformações decorrentes dos valores de cada época em nosso país;
- compreender o desenvolvimento dos processos de identidade e autonomia relacionando aos aspectos ligados às políticas educacionais e contextos sócio-políticos;
- desenvolver o espírito crítico dos alunos em relação aos conteúdos estudados, procurando capacitá-los para o desempenho de papeis sociais e profissionais voltados para o desenvolvimento da autonomia e criticidade.
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HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO | 54 A disciplina de História Geral da Educação tem como objetivo geral a busca pela compreensão da trajetória histórica dos processos educacionais, de que forma as interferências políticas, sociais, culturais e econômicas envolveram essa trajetória e, consequentemente, compreender os desdobramentos que advém desse processo sócio-histórico. Além disso, a disciplina tem como perspectiva de atuação o desenvolvimento da criticidade e a ampliação da capacidade de reflexão acerca da realidade e seus processos. Como objetivos específicos, a disciplina de História Geral da Educação busca: compreender os fundamentos dos debates teórico-metodológicos que se estabelecem no contexto da História e da História da Educação; analisar criticamente os contextos sócio-históricos a fim de compreender o processo de construção da educação e quais as permanências e rupturas estabelecidas nesse contexto; desenvolver a criticidade a fim de possibilitar ao discente um olhar crítico a respeito das diretrizes pedagógicas estabelecidas em cada tempo histórico e permitir a capacidade inferencial de analisar o próprio contexto temporal; desenvolver uma percepção ampliada de cada tempo histórico e suas características a fim de desestruturar possíveis olhares anacrônicos acerca do processo sócio-histórico da educação; caracterizar a construção sócio-histórica do conceito de infância e as relações estruturais que possibilitam esse desenvolvimento; compreender o conceito de infância na contemporaneidade e ser capaz de relacioná-lo à estrutura sócio-histórica atual; desenvolver os espírito crítico dos alunos em relação aos conteúdos trabalhados na disciplina a fim de capacitá-los para uma prática profissional crítica, ampliada. |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS | 48 O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico. Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral. Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional. Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional. |
LEITURA E TRATAMENTO DE DADOS | 54 Ler e interpretar dados em diferentes suportes pedagógicos e tecnológicos sociedade contemporânea. Estudar sobre a importância da coleta, organização e exposição de dados. Identificar as contribuições do pensamento estatístico para o tratamento de dados. Conhecer e aplicar as medidas estatísticas descritivas na interpretação de dados. Identificar o objeto de conhecimento Tratamento da Informação na BNCC e elaborar propostas didáticas. Refletir sobre a ética na elaboração e divulgação de dados. Aspectos éticos e legais de dados. |
LIBRAS | 54 - Explicar o conceito de Língua Brasileira de Sinais-Libras sob a ótica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedagógicos;
- Demonstrar a história da Libras como elemento constituidor de identidade e da cultura surda;
- Considerar os fatores linguísticos e culturais no processo de interação e comunicação com a pessoa surda.
- Mediar a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades de pessoas surdas e não surdas, em interação.
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LÍNGUA PORTUGUESA | 42 A disciplina Língua Portuguesa tem por objetivo desenvolver as habilidades de oralidade, leitura e escrita dos alunos, dando continuidade à reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa, por meio da Linguística Textual. Por considerar a leitura e a escrita como processos básicos de aquisição e produção de conhecimentos, pretende-se que o aluno se torne ciente dos fatores que envolvem a comunicação Linguística, ampliando a sua capacidade de ler, traduzir, interpretar, compreender e criticar textos que circulam no contexto sociocultural em que o profissional da Pedagogia atua, bem como de produzir os seus próprios textos, de forma coesa e coerente. |
LITERATURA INFANTIL | 54 -Oferecer subsídios teóricos para que o aluno possa perceber as implicações sociais, psicológicas e educativas da leitura literária. -Promover condições para que o aluno consiga identificar aspectos da composição de obras literárias voltadas para a criança e analisá-las do ponto de vista de sua dimensão artística. -Proporcionar conhecimentos que possibilitem ao aluno refinar sua percepção estética referente às linguagens verbal e não verbal em livros voltados para o público infantil. -Oferecer condições para que o aluno possa perceber as possibilidades didáticas de leitura fruitiva, crítica e de criação literária com as crianças. |
PLANEJAMENTO DE CARREIRA | 54 Objetivo geral: Desenvolver no aluno a condição de tomadas de decisão mais assertiva sobre a carreira profissional, a partir de uma visão mais ampla e clara sobre quem ele é, onde quer chegar e o que precisa fazer para que isso aconteça, proporcionando assim uma carreira mais sustentável. Objetivos específicos: - Promover o auto-conhecimento, incluindo suas fraquezas e forças;
- Compreender seus talentos e aptidões profissionais;
- Estimular a auto-reflexão e definir o propósito de vida e seus valores pessoais;
- Reconhecer as necessidades de desenvolvimento de competências necessárias à sua atuação profissional com base nas competências requeridas pelo mercado de trabalho;
- Desenvolver um plano de ação para a trajetória profissional, incluindo conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais;
- Compreender os fatores que levam o ser humano à felicidade e ao estado de aconchego e o impacto na carreira;
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POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 54 Propiciar ao licenciando condições para a compreensão e análise crítica das políticas educacionais, bem como da organização escolar e da legislação do ensino referentes à Educação Básica, como elementos de reflexão e intervenção na realidade educacional brasileira. |
PRÁTICA PEDAGÓGICA I | 126 - construir, sistematicamente ao longo da etapa, diferentes produções relacionadas às temáticas estudadas/vivenciadas, utilizando diferentes linguagens expressivas;
- desenvolver o exercício da observação, do registro e da reflexão sobre a ação educativa cotidiana, projetada e vivida com crianças na educação infantil.
- refletir, criar, recolher e organizar materiais que evidenciem o seu progresso, de tal forma que demonstre sua construção de aprendizagens e sua autoavaliação em relação aos objetivos a serem alcançados.
- revelar suas percepções individuais, auto avaliar-se e avaliar o seu trabalho e o do grupo, com relação à apreensão das aprendizagens de modo contínuo e processual;
- participar coletiva e cooperativamente da elaboração, desenvolvimento e avaliação das diferentes vivências pedagógicas;
- experienciar o processo de reflexão-ação em práticas pedagógicas.
- organizar o espaço pedagógico escolar de forma adequada aos processos de ensino e de aprendizagem.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA II | 126 - Compreender e aplicar as propostas educionais inovadoras:sala de aula invertida; gamificação, ensino híbrido e mentimeter.
- Análise das ações de promoção da igualdade de gênero na educação.
- Compreender como ocorre a violência escolar, o fenômeno bullying.
- Identificar as características da dimensão cultural da sociedade brasileira.
- Compreender o significado de Práticas educativas e práticas pedagógicas.
- Analisar se existe prática pedagógica fora das escolas, além das salas de aula.
- Conhecer a realidade dos orfanatos, ONGS
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PRÁTICA PEDAGÓGICA III | 126 A disciplina de Prática de Ensino III tem como objetivos: - Propor momentos articuladores entre as atividades da prática docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental aos estudos teóricos do Curso de Pedagogia; - Organizar momentos de vivência acerca de atividades concretas que promovam a aprendizagem do aluno; - Contribuir para a formação do professor reflexivo e comprometido com mudanças e avanços na prática pedagógica; - Estudar o tempo e a organização da sala de aula, a organização dos conteúdos e a adequação das abordagens; - Propiciar oportunidades de (re) organização do fazer docente, estimulando a criatividade do aluno auxiliando-o a criar novas práticas pedagógicas. |
PRÁTICA PEDAGÓGICA IV | 126 |
PRINCÍPIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL | 54 Objetivo geral: - Compreender diferentes abordagens na perspectiva da gestão escolar. Objetivos específicos: - Identifcar as dimensões da gestão da sala de aula. - Entender a gestão da escola numa perspectiva integrada dos diferentes profissionais que atuam no contexto escolar: Direção,coordenador pedagógico,corpo docente e equipes de apoio. - Analisar situações problema relacionadas a gestão escolar e propor encaminhamentos. - Ampliar conhecimentos acerca de políticas públicas no Brasil e gestão educacional. |
PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 54 |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 66 O componente institucional Psicologia da Educação se correlaciona aos demais componentes curriculares do curso de Graduação em Pedagogia e proporciona ao acadêmico a ampliação de seus conhecimentos acerca dos processos de formação, a partir dos estudos acerca dos princípios, técnicas e conceitos psicológicos aplicados no contexto educacional ou em outros espaços educativos que têm como objetivo a promoção do desenvolvimento humano. Os estudos proporcionados pela Psicologia da Educação: - possibilitam a aplicação dos princípios psicológicos aos fenômenos educativos proporcionado pelo estudo das abordagens psicológicas e as diferenças existentes na relação professor-aluno características dessas abordagens; - contribuem para uma melhor compreensão, planejamento e melhoria dos processos educativos, em uma perspectiva multidisciplinar. - viabilizam melhor compreensão acerca dos processos de aprendizagem presentes nas diversas fases da vida do homem, bem como as características psicológicas presentes em cada fase. |
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO | 84 Apropriar de conceitos básicos relacionados ao desenvolvimento humano. Compreender o desenvolvimento do ser humano nos aspectos cognitivo, afetivo e motor em diferentes abordagens teóricas. Analisar práticas pedagógicas tendo como referência os fundamentos teóricos estudados. Propor encaminhamentos pedagógicos com o intuito de enriquecer as práticas educativas escolares. |
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO | 54 - Fazer uso dos recursos tecnológicos na produção, na organização e na transmissão dos conhecimentos. - Estabelecer relações entre a complexidade da sociedade contemporânea, a educação e as tecnologias da informação e comunicação. - Dominar procedimentos e desenvolver habilidades básicas de uso das tecnologias da informação e da comunicação, necessários para desencadear processos de inclusão digital. - Estimular atitudes favoráveis diante do uso de tecnologias na educação, como elementos estruturantes de diferentes possibilidade de práticas educativas e de formação dos cidadãos. |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 54 |
TRANSTORNOS E DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO | 54 |