ANATOMIA DESCRITIVA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS |
114
O componente curricular capacitará o discente a desenvolver a capacidade interpretativa e reflexiva, aprimorando a qualidade de leitura de textos técnicos-científicos, bem como, da escrita e verbalização. Além disso, este núcleo temático desenvolverá o raciocínio e visão crítica, qualificando o estudante para responder as informações que serão oferecidas em outros núcleos temáticos do mesmo período e dos posteriores. O componente curricular estudará os conceitos gerais da morfologia macroscópica, valorizando este componente como fornecedor de subsídios para a compreensão de outros do mesmo período e dos subseqüentes; estimulará o discente quanto à necessidade de atualização através de livros textos, atlas, compêndios , periódicos e videoaulas promovendo um bom relacionamento com respeito, cooperação e dedicação, como também utilizar adequadamente a linguagem técnica, relacionada ao conteúdo programático. Possibilitará os estudantes a reconhecerem e correlacionarem as estruturas observadas macroscopicamente, com as observadas ao microscópio de luz e fotomicrografias eletrônicas, bem como participar da vivência clínica das aulas práticas hospitalares.
|
BIOQUÍMICA ANIMAL E BIOFÍSICA |
114
Esta disciplina objetiva dar ao graduando do Curso de Medicina Veterinária os conhecimentos básicos sobre as reações químicas que ocorrem nos seres vivos correlacionando-as aos sistemas fisiológicos das principais espécies animais. Possibilitando a compreensão dos fundamentos e mecanismos relacionados com a dinâmica funcional dos sistemas orgânicos, capacitando o estudante realizar caracterizações qualitativas e quantitativas da bioquímica e dos métodos existentes para análise estrutural dos sistemas orgânicos, bem como, servir de suporte teórico.
|
CITOLOGIA, HISTOLOGIA, EMBRIOLOGIA VETERINÁRIA |
114
O componente curricular capacitará o discente a desenvolver a capacidade interpretativa e reflexiva, aprimorando a qualidade de leitura de textos técnicos-científicos, bem como, da escrita e verbalização. Além disso, este núcleo temático desenvolverá o raciocínio e visão crítica, qualificando o estudante para responder as informações que serão oferecidas em outros núcleos temáticos do mesmo período e dos posteriores.
O componente curricular estudará os conceitos gerais de biologia celular e molecular, histologia e embriologia, valorizando este componente como fornecedor de subsídios para a compreensão de outros do mesmo período e dos subsequentes; estimulará o discente quanto à necessidade de atualização por meio de compêndios e periódicos, promoverá um bom relacionamento com respeito, cooperação e dedicação, como também utilizará adequadamente a linguagem técnica, relacionada ao conteúdo programático. Possibilitará aos estudantes reconhecer e correlacionar as estruturas observadas ao microscópio de luz e fotomicrografias eletrônicas com a morfologia macroscópica dos tecidos dos animais domésticos, bem como, conhecer o desenvolvimento básico das células, tecidos e órgãos destes animais.
|
BIOESTATÍSTICA |
54
O conteúdo da disciplina Bioestatística contempla a base necessária para o entendimento de procedimentos estatísticos aplicados nas diversas áreas da medicina veterinária, demonstrando a importância da estatística no dia a dia do profissional e na experimentação científica. Para isso, serão abordados procedimentos de estatística descritiva e alguns métodos de inferência.
Ao concluir a disciplina, o aluno deverá ser capaz de realizar alguns tipos de análises estatísticas e de interpretar os resultados de análises estatísticas de trabalhos científicos referentes aos diversos assuntos da Medicina Veterinária, tendo desenvolvido seu censo crítico quanto a informações técnicas com as quais vai se deparar durante sua vida profissional, aprendendo a sempre observar sua validade do ponto de vista estatístico. Outra habilidade que deve ser desenvolvida pelo aluno durante a disciplina é a de buscar informação científica em periódicos, seja por via impressa ou publicações on-line, fazendo com que o mesmo se familiarize com a utilização dessa ferramenta de grande importância, para uso tanto em outras disciplinas do curso quanto em sua vida profissional.
Pelo fato da disciplina utilizar método não presencial, os alunos deverão desenvolver sua capacidade de busca de informações e autonomia no aprendizado.
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
48
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
ANATOMIA TOPOGRÁFICA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS |
84
O componente curricular capacitará o discente a desenvolver a capacidade interpretativa e reflexiva, aprimorando a qualidade de leitura de textos técnicos-científicos, bem como, da escrita e verbalização. Além disso, este núcleo temático desenvolverá o raciocínio e visão crítica, qualificando o estudante para responder as informações que serão oferecidas em outros núcleos temáticos do mesmo período e dos posteriores. O componente curricular estudará os conceitos gerais da morfologia macroscópica, valorizando este componente como fornecedor de subsídios para a compreensão de outros do mesmo período e dos subseqüentes; estimulará o discente quanto à necessidade de atualização através de livros textos, atlas, compêndios e periódicos, promover um bom relacionamento com respeito, cooperação e dedicação, como também utilizar adequadamente a linguagem técnica, relacionada ao conteúdo programático. Possibilitará os estudantes a reconhecerem e correlacionarem as estruturas observadas macroscopicamente, com as observadas ao microscópio de luz e fotomicrografias eletrônicas.
|
FISIOLOGIA I |
69
Correlacionar os elementos reguladores do meio interno com a anatomia dos animais domésticos - Correlacionar os mecanismos responsáveis pela integração sensitivo-motora no organismo animal com aspectos anatômicos - Nomear as inter-relações entre as variáveis do sistema cardiovascular com aspectos fisiopatológicos - Citar os componentes e explicar os mecanismos fisiológicos normais do sistema respiratório, com aspectos fisiopatológicos.
|
GENÉTICA E MELHORAMENTO ANIMAL |
84
O componente tem por objetivo apresentar os conhecimentos básicos de genética e melhoramento animal necessários para o entendimento dos principais processos de seleção e acasalamento dos animais domésticos, com vista a saber escolher os melhores reprodutores para os rebanhos comerciais.
O profissional que atua na área de genética e melhoramento animal utiliza métodos estatísticos para avaliar o mérito genético dos animais e assim seu potencial como pais de uma futura geração, a partir de registros de produção, e métodos de acasalamento, estudando os efeitos, vantagens e desvantagens dos diversos sistemas de seleção e de acasalamento. Além disso, tem o conhecimento de possíveis doenças genéticas, mutações, processos de manipulação do DNA, além de ter o conhecimento de alguns tipos de herança como por exemplo coloração da pelagem nos animais domésticos e efeitos dos alimentos sobre o DNA animal.
Ao final do curso, o aluno deve ser capaz de entender e avaliar criticamente os diversos processos seletivos existentes, podendo atuar de maneira a utilizar, aplicar e aperfeiçoar estes processos.
|
IMUNOLOGIA VETERINÁRIA |
84
O componente de imunologia Veterinária possibilita ao aluno conhecer os mecanismos de defesa inata e adaptativa. Discutir as especificidades da resposta imunológica em diferentes espécies. Neste contexto, estudar barreiras físicas e químicas, os componentes celulares e moleculares da imunidade inata e da imunidade adaptativa. Descrever as vias de ativação das células sentinelas, das células apresentadoras de antígenos, dos linfócitos T auxiliares, linfócitos T citotóxicos e linfócitos B. Caracterizar a inflamação aguda, a resposta adaptativa humoral e celular. Detalhar a estrutura molecular, produção, função e aplicações de anticorpos em aves e mamíferos. Estudar a resposta imunológica contra patógenos, tumores e transplantes. Descrever as doenças relacionadas ao sistema imunológico, como doenças auto-imunes e hipersensibilidades.
|
MICROBIOLOGIA VETERINÁRIA E DOENÇAS INFECCIOSAS |
99
O componente Microbiologia Veterinária e Doenças Infecciosas objetiva capacitar os discentes a reconhecerem a etiopatogenia das principais doenças causadas por agentes infecciosos que acometem os animais de produção e animais domésticos, compreenderem o diagnóstico clínico, e conhecerem os principais exames laboratoriais para diagnóstico, além de buscar a atualização, indicar tratamento (quando possível) e orientar proprietários em um trabalho profilático (propondo métodos de prevenção e controle) visando prevenir as principais enfermidades infecciosas que acometem os animais. Isso é possível baseando-se no conhecimento teórico e prático das principais doenças bacterianas, fúngicas e virais.
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
72
|
BIOCLIMATOLOGIA |
39
A disciplina Bioclimatologia tem por objetivos: Desenvolver a autonomia intelectual do aluno, através da identificação de problemas e busca de soluções pertinentes, vivenciar realidades dos sistemas de produção do país, promover o aprendizado em diferentes dinâmicas, desenvolvimento de sínteses críticas, discussões e exteriorização do ensinamento adquirido, ressaltando as características e a importância do ambiente e o papel que este exerce no desempenho, produção e reprodução dos animais domésticos, apresentar estratégias de manejo e construções que promovam uma melhor adequação destes animais ao meio, garantindo o bem estar e consequentemente o aumento de produtividade.
|
ÉTICA E BEM ESTAR ANIMAL |
39
Proporcionar aos alunos a base do conhecimento de bem-estar animal e do código de ética que rege a profissão, com o intuito de estimular o pensamento crítico e reflexivo, que será desenvolvido durante a graduação e na carreira profissional. Relacionar a produção e qualidade do produto de origem animal com metodologias direcionadas ao bem-estar na busca por sistemas de produção sustentáveis. Possibilitar ao aluno a identificação o comportamento animal e os indicadores de bem-estar animal e fisiologia correlacionadas. Reconhecer implicações bioéticas de bem-estar, e ser capaz de aplicar sob olhar crítico, a partir de cada perspectiva, para diferentes espécies em diferentes situações.
|
PARASITOLOGIA E DOENÇAS PARASITÁRIAS |
99
A disciplina de Parasitologia e Doenças Parasitárias objetiva possibilitar aos estudantes de veterinária identificar e conhecer o ciclo de vida dos principais parasitas dos animais domésticos e do homem, bem como, fornecer-lhes noções de taxonomia e conhecimentos recentes de parasitologia relacionados aos animais domésticos e suas doenças nos hospedeiros, de forma que ao final da disciplina o estudante deverá ser capaz de identificar os parasitas mais importantes dos animais domésticos, saber sua forma evolutiva e em que local este será encontrado no seu hospedeiro, ou no ambiente e assim, saber controlar os principais parasitas dos animais e do homem, além de saber recomendar, controle, prevenção e profilaxia.
|
FISIOLOGIA II |
69
Desenvolver juntamente com os alunos um raciocínio crítico e lógico sobre sistemas orgânicos, conhecimentos básicos importantes no decorrer dos estudos clínicos e patológicos do curso de Medicina Veterinária, além de desenvolver raciocínio analítico sobre os sistemas fisiológicos aliados ao conhecimento anatomofisiológico e bioquímicos previamente adquiridos.
|
AVICULTURA E SUINOCULTURA |
69
A disciplina engloba a criação dos monogástricos (aves e suínos), os quais possuem grande importância regional, estadual e para o Brasil. A disciplina tem por finalidade formar
profissionais no campo da Medicina Veterinária com ênfase na atuação na moderna avicultura de corte/postura e suinocultura, com conhecimento de sistemas de produção, manejos reprodutivo, sanitário, nutricional e o bem-estar animal.
|
BOVINOCULTURA |
99
O objetivo da disciplina de bovinocultura é formar profissionais com conhecimento técnico-científico, senso crítico e prático para atuar nos diferentes elos da cadeia produtiva. Oferecer tecnologias economicamente viáveis, promovendo aumentos na produtividade de produtos de origem animal (carne e leite). Estudar os conceitos de nutrição, sanidade e melhoramento genético. Discutir os diferentes sistemas de produção, avaliando a aplicabilidade de intensificação e de tecnologia. Gestão, comercialização e senso mercadológico são indispensáveis para a formação profissional.
|
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
96
Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.
Objetivos específicos:
- Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos;
- Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;
- Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana;
- Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável
- Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva.
|
ANATOMIA PATOLÓGICA GERAL |
72
|
DIAGNÓSTICO LABORATORIAL |
84
|
TECNOLOGIA E INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL |
114
Esta disciplina tem por objetivo dotar o profissional a conhecer as diversas legislações e as maneiras de obtê-las e interpretá-las para desenvolver ações e resultados voltados à área de Produção de Alimentos, além das seguintes competências e habilidades gerais:
I – Tomada de decisões: o trabalho dos médicos veterinários deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
II – Comunicação: os médicos veterinários devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em
geral.
III – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os médicos veterinários devem estar aptos a assumir posições de liderança. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
IV – Administração e gerenciamento: os médicos veterinários devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos
recursos físicos materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a ser empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças em equipes multidisciplinares;
V – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender, continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e com o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando o desenvolvimento e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
|
EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA |
42
A disciplina tem como objetivos preparar o aluno a identificar as doenças na população; observar sua distribuição no espaço, no tempo e no rebanho, reconhecer fatores envolvidos na sua ocorrência, bem como ser capaz de desta forma, de entender os eventos relacionados com as condições de saúde e de doença a nível populacional e de propor medidas de profilaxia e controle.
|
EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS NEGÓCIOS |
54
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
96
Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida.
Objetivos específicos:
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas;
- Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal;
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida;
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
|
EXTENSÃO |
72
|
FARMACOLOGIA VETERINÁRIA E TERAPÊUTICA |
72
|
ANATOMIA PATOLÓGICA ESPECIAL |
72
|
SEMIOLOGIA VETERINÁRIA |
102
|
DIAGNÓSTICO POR IMAGEM |
84
|
TOXICOLOGIA |
54
|
EXTENSÃO |
72
|
NUTRIÇÃO ANIMAL E FORRAGICULTURA |
84
|
TÉCNICA CIRÚRGICA E ANESTESIOLOGIA |
144
|
REPRODUÇÃO ANIMAL |
96
|
EXTENSÃO |
72
|
OVINOCULTURA, CAPRINOCULTURA E AQUICULTURA |
69
|
EQUIDEOCULTURA |
69
|
PATOLOGIA E CLÍNICA CIRÚRGICA I |
114
|
CLÍNICA MÉDICA E TERAPÊUTICA DE ANIMAIS DE GRANDE PORTE |
114
|
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA |
48
Este componente curricular versará sobre assuntos relacionados aos fundamentos da economia e da administração, proporcionando ao aluno a familiarização com os conceitos básicos de microeconomia e de macroeconomia e a influência desses conceitos na economia das empresas e também apresentar os princípios fundamentais e tendências da administração, num enfoque sistêmico e prático, capacitando o acadêmico a entender os aspectos da estrutura e dinâmica organizacional de forma a permitir-lhe analisar, interpretar e intervir nos processos de gestão das organizações, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem os conteúdos estudados..
|
EXTENSÃO |
72
|
ORNITOPATOLOGIA |
54
|
CLÍNICA MÉDICA E TERAPÊUTICA DE ANIMAIS DE PEQUENO PORTE |
144
|
PATOLOGIA E CLÍNICA CIRÚRGICA II |
114
|
OBSTETRÍCIA |
42
|
ZOONOSES |
78
|
EXTENSÃO |
72
|
PRÁTICAS HOSPITALARES EM MEDICINA VETERINÁRIA I |
96
|
PRÁTICAS HOSPITALARES EM MEDICINA VETERINÁRIA II |
96
|
PRÁTICAS HOSPITALARES EM MEDICINA VETERINÁRIA III |
96
|
PRÁTICAS HOSPITALARES EM MEDICINA VETERINÁRIA IV |
48
|
PRÁTICAS HOSPITALARES EM MEDICINA VETERINÁRIA V |
48
|
ESTUDOS INTEGRADOS EM MEDICINA VETERINÁRIA I |
84
|
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO |
615
|
ESTUDOS INTEGRADOS EM MEDICINA VETERINÁRIA II |
54
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
15
|
ENADE |
0
|
EXT.: FIEL CAMARADA |
72
|