CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS I | 276 O componente curricular Ciências Morfológicas I objetiva capacitar o aluno a identificar, interpretar, analisar e correlacionar a organização estrutural macroscópica e microscópica do corpo humano, com os processos biológicos básicos do desenvolvimento e da estrutura das células e tecidos. Deverá ainda capacitar e propiciar estratégias de trabalho em equipe, desenvolvendo o espírito de cooperação e respeito mútuo. Inserir o aluno no contexto laboratorial de estudo e/ou pesquisas, propiciando o desenvolvimento adequado de tarefas específicas, em consonância à diversidade dos conteúdos, e a utilização adequada da linguagem científica pertinente ao conteúdo. |
SAÚDE E SOCIEDADE I | 186 · Estudar os diferentes e complexos fatores biológicos, psicológicos, culturais, sociais e históricos da relação do homem com o cuidar; os primórdios históricos, as mudanças no transcorrer dos períodos na construção da ciência médica, até a contemporaneidade. · Refletir e discutir junto ao ingressante as diferentes situações que envolvem o cotidiano do ser humano na construção da saúde/doença. · Enfatizar a vivência subjetiva do médico na relação com o paciente e a doença, no contexto coletivo e social. · Desenvolver o compromisso ético, humanístico e social com o ser humano e com a comunidade. · Desenvolver postura crítica frente às explicações do processo saúde-doença. . Compreender a dimensão psíquica que envolve o adoecer na dinâmica da relação médico-paciente. |
TUTORIA I | 30 O projeto pedagógico do curso de Medicina da Universidade de Uberaba, define a tutoria como um componente curricular, presente em todos os períodos do curso, por ter o modelo pedagógico, orientado na metodologia do perfil, que visa evitar a dissociação entre os componentes que compõe o projeto pedagógico. Assim estabelece o sistema tutorial para acompanhar e avaliar os alunos, tanto nos aspectos individuais como nos coletivos. No primeiro ciclo os tutores podem ser médicos e não médicos e no ciclo intermediário e internato só médicos, desde que atendam as competências, habilidades e disponibilidade de tempo para o exercício de sua função. Os tutores devem entender e atuar efetivamente no processo acadêmico, participando ativamente da avaliação dos alunos. O sistema tutorial oferece atendimento especial e pessoal ao aluno quando necessário. Seus objetivos são: Promover a integração dos componentes curriculares de cada período, através do PBL como metodologia ativa. Problematizar a realidade, colocando o aluno como centro do processo de aprendizagem Desenvolver o potencial humano e ético de cada integrante do grupo e do próprio grupo. Desenvolver autonomia, pensamento crítico, reflexivo, investigativo e avaliativo. Desenvolver habilidades de comunicação (clareza, concisão, organização, integração interpessoal), e de explorar diferentes materiais didáticos. Desenvolver habilidades de autoavaliação e avaliação dos pares e do tutor. |
METODOLOGIA CIENTÍFICA | 42 |
PRIMEIROS SOCORROS | 42 Objetivo Geral: Conhecer e saber aplicar as principais manobras de Suporte Básico de Vida pré-hospitalares em Urgências e emergências clínicas e traumáticas. Objetivos Específicos: Diferenciar Suporte Básico de Vida de Suporte Avançado de Vida; Conhecer as medidas de segurança para o socorrista, sua equipe e vítima; Reconhecer a cinemática do trauma;
Realizar o exame primário, reconhecendo lesões de risco de vida; Realizar técnicas de imobilização e controle de sangramento;
Realizar manobras de suporte básico de vida em situações de trauma, parada cardiorrespiratória, engasgamentos, síncopes, alterações de glicemia e pressão arterial, Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Encefálico, crises convulsivas, acidentes com animais peçonhentos, afogamento e queimaduras;
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR | 96 Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida. Objetivos específicos: - Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas; - Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal; - Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida; - Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum. |
CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS I | 126 |
CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS II | 276 |
SAÚDE E SOCIEDADE II | 102 |
TUTORIA II | 30 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 72 |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA | 96 Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento. Objetivos específicos: - Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização; - Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões; - Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano; - Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal. |
AGRESSÃO - DEFESA - ADAPTAÇÃO - DOENÇA I | 216 |
CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS II | 84 |
CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS III | 186 |
FARMACOLOGIA I | 42 |
SAÚDE E SOCIEDADE III | 72 |
TUTORIA III | 30 |
EXTENSÃO | 72 |
AGRESSÃO - DEFESA - ADAPTAÇÃO - DOENÇA II | 186 |
CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS III | 72 |
CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS IV | 114 |
FARMACOLOGIA II | 42 |
INTRODUÇÃO A SEMIOTÉCNICA | 42 |
INTRODUÇÃO AOS PROCEDIMENTOS ASSISTENCIAIS | 72 |
SAÚDE E SOCIEDADE IV | 72 |
TUTORIA IV | 30 |
FARMACOLOGIA III | 72 O componente curricular Farmacologia III se inclui no ciclo intermediário e apresenta conteúdos de farmacologia que contribuem para a formação do aluno sobre aspectos aplicados da farmacologia no dia-a-dia da atividade profissional, de modo que o aluno obtenha competência de analisar quais opções de medicações existem e possa iniciar a aplicação destes conhecimentos considerando aspectos da realidade social e econômica dos indivíduos e da epidemiologia de doenças prevalentes na região. Com esta perspectiva, o componente enfoca a prescrição racional de medicamentos considerando a medicina baseada em evidências e atualização em terapêutica das doenças prevalentes, abordando os fármacos que atuam no sistema cardiovascular, fármacos anti-diabéticos, fármacos que atuam no trato gastrointestinal, SNC, na coagulação sanguínea e nas dislipidemias. |
PATOLOGIA ESPECIAL | 102 Os alunos deverão desenvolver habilidades para: 1. Reconhecer o normal e saber diferenciá-lo das alterações morfológicas. 2. Conceituar e reconhecer os processos patológicos e a etiopatogênese das principais doenças dos diferentes sistemas. 3. Aplicar o conhecimento das alterações morfológicas (macro e microscópicas) das doenças para deduzir a fisiopatologia, evolução e complicações nos diferentes órgãos. 4. Buscar nas fontes de informação (livros de texto, periódicos etc.) conhecimentos sobre epidemiologia, etiologia, patogênese, alterações macro e microscópicas, fisiopatologia e aplicá-los na solução de problemas de diagnóstico, tratamento, prognóstico e prevenção de doenças. 5. Identificar, acondicionar e preservar espécimes para exames anátomo-patológicos (biópsias, punções aspirativas e citologias), e prever o tempo necessário para a sua realização. 6. Emitir pedidos de exames anátomo-patológicos, fornecendo informações pertinentes e necessárias para a sua realização. |
SAÚDE E SOCIEDADE V | 42 No componente Saúde e Sociedade V, espera-se que o aluno analise e avalie a relação médico paciente identificando, correlacionando, aplicando os conceitos estudados, com autonomia, crítica reflexiva e avaliativa, e atitude de trabalho em equipe. Através de metodologias ativas problematiza a realidade, compreende a dinâmica da relação médico paciente, o processo saúde-doença, identificando oportunidades de intervenção em saúde, expandindo o conhecimento do ser humano em sua complexidade e seu ambiente social, com visão científica e senso crítico de seus conhecimentos, assumindo uma postura ética, como profissional humanista e com compromisso social, de cidadania. Neste componente considera-se o hospital como lugar de dor e morte como ofício, o desenvolvimento do método clínico, a análise e interpretação dos vínculos na relação médico-paciente, das habilidades de escuta e de comunicação (verbal e não verbal) em relação ao paciente/família em situação de internação hospitalar, considerando a visão integrada do processo de adoecimento nas diferentes dimensões: sociais, psicológicos, culturais e biológicos, do processo saúde e doença. Além disso, desenvolverá visão crítica-reflexiva sobre a dinâmica da instituição hospitalar, do seu papel de estudante de medicina, da própria postura na situação de atendimento e das ressonâncias destas experiências em sua formação profissional e desenvolvimento pessoal. |
SEMIOLOGIA | 384 Objetivo da disciplina é introduzir o aluno na atividade médica, através do estudo e aprendizado da semiotécnica da anamnese e do exame físico, bem como evidenciar a necessidade de uma formação humanística, ética e moral que são indissociáveis à prática médica. |
TUTORIA V | 30 O projeto pedagógico do curso de Medicina da Universidade de Uberaba, define a tutoria como um componente curricular, presente em todos os períodos do curso, por ter o modelo pedagógico, orientado na metodologia do perfil, que visa evitar a dissociação entre os componentes que compõe o projeto pedagógico. Assim estabelece o sistema tutorial para acompanhar e avaliar os alunos, tanto nos aspectos individuais como nos coletivos. No primeiro ciclo os tutores podem ser médicos e não médicos e no ciclo intermediário e internato só médicos, desde que atendam as competências, habilidades e disponibilidade de tempo para o exercício de sua função. Os tutores devem entender e atuar efetivamente no processo acadêmico, participando ativamente da avaliação dos alunos. O sistema tutoria de oferecer atendimento especial e pessoal ao aluno quando necessário. Seus objetivos são: Promover a integração dos componentes curriculares de cada período, através do PBL como metodologia ativa. Problematizar a realidade, colocando o aluno como centro do processo de aprendizagem Desenvolver o potencial humano e ético de cada integrante do grupo e do próprio grupo. |
EXTENSÃO | 72 |
CLÍNICA CIRÚRGICA I | 100 |
CLÍNICA MÉDICA I | 162 |
PEDIATRIA I | 120 |
SAÚDE E SOCIEDADE VI | 42 |
SUPORTE AO DIAGNÓSTICO I | 84 |
TUTORIA VI | 30 |
EXTENSÃO | 72 |
CLÍNICA MÉDICA II | 162 |
GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA I | 162 |
HUMANIDADES MÉDICAS | 42 |
PEDIATRIA II | 162 |
SAÚDE E SOCIEDADE VII | 42 |
SUPORTE AO DIAGNÓSTICO II | 72 |
TUTORIA VII | 30 |
EXTENSÃO | 72 |
CLÍNICA CIRÚRGICA II | 162 |
CLÍNICA MÉDICA III | 162 |
GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA II | 162 |
SAÚDE E SOCIEDADE VIII | 54 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM CIRURGIA | 72 |
TUTORIA VIII | 30 |
EXTENSÃO | 72 |
INTERNATO EM CLÍNICA MÉDICA I | 384 O aluno deverá adquirir habilidades para realizar atenção ampla à saúde, com vistas ao estabelecimento do diagnóstico, orientação terapêutica e do prognóstico, complementando o aprendizado e desenvolvendo atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão nos locais estabelecidos. Consolidar a importância da relação médico – paciente, do trabalho em equipes multidisciplinares e dos princípios éticos no contexto da medicina contemporânea. Propiciar conhecimentos e habilidades solicitar exames complementares essenciais para a definição diagnóstica, considerando a superioridade do método clínico, a especificidade e sensibilidade dos métodos complementares de diagnóstico e a relação de custo benefício dos mesmos na atenção direta à saúde do adulto e do idoso. Adquirir capacidade para o atendimento em clínica geral tanto das patologias crônicas quanto os casos agudos que buscam atendimento na Atenção Primária (consultas eletivas e pronto atendimento). |
INTERNATO EM PEDIATRIA I | 384 |
INTERNATO EM SAÚDE COLETIVA I | 384 - O exercício da integralidade e da clínica ampliada na interlocução entre indivíduo/sociedade (contextualização na coletividade e suas dimensões histórica, social, política, cultural, ambiental, intersubjetiva, dentre outras).
- A vivência de situações nas quais haja interlocução com as áreas de vigilância em saúde, gestão, planejamento e participação/controle social, estimulando a experiência multiprofissional no processo de cuidado.
- A compreensão das práticas que articulem adequadamente tecnologias leves (relacionais/comunicacionais), leves-duras (protocolos clínicos/epidemiológicos) e duras (equipamentos) – suas especificidades numa proposição crítico-reflexiva.
- O desenvolvimento do senso crítico-reflexivo sobre a própria prática e a busca dinâmica e permanente pelo saber em bases fundamentadas.
Objetivos Específicos: 1. Realizar atendimento individual em Atenção Primária em Saúde de acordo com os princípios da Abordagem Centrada na Pessoa e com resolutividade, com discussão permanente das necessidades de cada pessoa. 2. Realizar visitas domiciliares em Atenção Primária em Saúde, com critérios definidos e com permanente discussão das propostas de intervenção necessárias com a Equipe de Saúde da Família. 3. Realizar ações de Educação em Saúde com a comunidade juntamente com a Equipe de Saúde da Família. 4. Realizar ações de Educação em Saúde com a Equipe de Saúde da Família visando à educação continuada e permanente. 5. Realizar e/ou aprimorar o diagnóstico local de saúde da Equipe de Saúde da Família. 6. Participar de reuniões dos Conselhos de Saúde existentes: Conselho Local, Distrital e Municipal de Saúde. 7. Participar das atividades de Vigilância em Saúde do território de abrangência: Vigilância Ambiental, Epidemiológica e Sanitária. 8. Participar da coleta e análise das informações em saúde dos Sistemas de Informação da Atenção Básica. 9. Analisar criticamente o processo de trabalho na Equipe de Saúde da Família, com foco nas atribuições individuais de cada membro da equipe, segundo a Política Nacional de Atenção Básica vigente no Brasil. 10. Utilizar as ferramentas de comunicação mais adequadas no atendimento individual e coletivo. 11. Propor e colaborar na realização de pesquisas científicas que se mostrem necessárias ao território de saúde. 12. Analisar a complexidade da Atenção Primária à Saúde. 13. Analisar a rede de atenção à saúde organizada no município. 14. Discutir e exercer os princípios da ética médica e da relação médico-paciente. 15. Vivenciar a resolutividade com ações de baixa densidade tecnológica. 16. Propor hipóteses diagnósticas diversas e adequadas, além de estabelecer condutas embasadas numa proposta terapêutica singular. 17. Abordar o paciente com muitas queixas, sendo estas muito indiferenciadas e identificando as somatizações. 18. Treinar urgências e emergências no nível básico da atenção à saúde e em serviço móvel. 19. Conhecer e exercer a referência e contra referência. |
TUTORIA IX | 24 |
INTERNATO EM CLÍNICA MÉDICA II | 192 |
INTERNATO EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA I | 384 |
INTERNATO EM MEDICINA INTERNA | 384 |
TUTORIA X | 24 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 72 |
INTERNATO EM CLÍNICA CIRÚRGICA GERAL | 384 |
INTERNATO EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA II | 192 |
INTERNATO EM PEDIATRIA II | 384 |
INTERNATO EM SAÚDE COLETIVA E SAÚDE MENTAL | 192 |
TUTORIA XI | 24 |
INTERNATO EM CLÍNICA CIRÚRGICA ORTOPÉDICA | 192 |
INTERNATO EM ESPECIALIDADES ELETIVAS | 192 |
INTERNATO EM MEDICINA DE URGÊNCIA | 384 |
INTERNATO EM SAÚDE COLETIVA II | 192 |
TUTORIA XII | 24 |
EXTENSÃO: ALONGUE-SE | 72 Objetivos Gerais: - Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais; - Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso; - Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade; - Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso; - Favorecer a integração entre ensino e extensão, onde os alunos, atentos as necessidades da comunidade interna e externa, poderão aplicar na prática, conceitos desenvolvidos na teoria, contribuindo assim, para sua formação por meio da construção do conhecimento pautada na integração teoria-prática. Objetivos Específicos: - Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais; - Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais; - Proporcionar a comunidade interna e externa um cenário de práticas voltadas para o bem-estar e qualidade de vida por meio de técnicas de alongamento que visam manter e ampliar a flexibilidade articular e muscular e conscientização corporal, tendo em vista, que a redução da flexibilidade é um fator favorável para desconfortos musculoesqueléticos e perdas funcionais; - Ofertar exercícios físicos orientados de alongamento aos colaboradores e discentes da Universidade, aos coloboradores do Hospital Universitário Mário Palmério (MPHU) e à comunidade externa, visando a interação e formação de vínculos, o bem-estar, a elevação da autoestima e a promoção da qualidade de vida através de uma intervenção humanizada e colaborativa; - Avaliar a condição física musculoesquelética dos participantes do projeto por meio de instrumentos avaliativos e registros de coleta de dados; - Estimular a prática de exercícios físicos de alongamento, fortalecimento muscular e relaxamento com vistas à melhora da qualidade de vida geral e no ambiente de trabalho; - Promover atividades de socialização e interação entre os colaboradores e acadêmicos dos cursos envolvidos proporcionando trocas de experiências e vínculos socioafetivos; - Contribuir para a prevenção e redução de queixas álgicas e afastamentos por distúrbios musculoesqueléticos; - Preparar os alunos envolvidos no projeto para atuar com práticas de alongamento corporal; - Desenvolver o senso crítico dos alunos envolvidos e a capacidade de planejamento de atividades a partir de estudos pautados na leitura e interpretação de textos científicos que abranjam temas voltados à metodologias de treinamento de flexíbilidade e melhoria da qualidade de vida proporcionada pelos exercícios físicos. |
EXT.: AMIZADE COMPATÍVEL - UMA DOAÇÃO PARA A VIDA | 72 Objetivos Gerais: - Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais. Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso; Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade; Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso; - Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais. - Abordar de forma humanizada a temática doação de sangue e de medula óssea Objetivos Específicos: -Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais. - Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais. -Participar de ações extensionistas na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais. - Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais. - Avaliar os componentes curriculares em estudo e as possibilidades de aplicação de conhecimentos nos contextos sociais com o intuito de contribuir para o enriquecimento da proposta pedagógica do Curso. - Perceber a articulação entre ensino/pesquisa /extensão no processo pedagógico do curso que se concretiza de modo interdisciplinar nas dimensões da política, da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura. - Avaliar as vivências realizadas nos programas e projetos de extensão. |
EXT.: ATENÇÃO INTEGRAL AO DIABÉTICO | 72 |
EXT.: EXERCITE HIPER | 72 Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais. Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso. Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade. Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso. Proporcionar a comunidade interna e externa um cenário de prescrição de exercício físico, orientado pelas diretrizes internacionais e nacionais, voltadas para a saúde e qualidade de vida por meio de exercícios físicos aeróbio e resistido que visam melhora da aptidão física e controle fisiopatológico. Objetivos específicos: -Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais. _Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais. _ Ofertar exercício físico, orientado _ Preparar os alunos para atuar na prescrição de exercício físico para um público em específico. _Desenvolver o senso críticos e o planejamento de atividades a partir de estudos pautados na leitura interpretação de textos científicos que abranjam temas voltados à prescrição de Exercício para hipertensos, bem como as avaliações física e funcional para este público.j |
EXT.: SIMPAE - SERVIÇO DE INFORMAÇÕES SOBRE MEDICAMENTOS | 72 Objetivos Gerais: - Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais. Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso; Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade; Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso; Realizar ações de informações/ educação e esclarecer dúvidas quanto ao uso de medicamentos que contribuam com a promoção do uso racional de medicamentos para a comunidade. Objetivos Específicos: O aluno extensionista deverá estar apto a: - -Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais. - Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais. Realizar pesquisas efetivas sobre medicamentos em fontes acessíveis e confiáveis; - Realizar a redação de respostas compreensíveis, respeitosas e pautadas no uso racional de medicamentos das perguntas recebidas pelo projeto; - Propor, planejar e executar ações de informações/ educação para a comunidade que promovam o uso racional de medicamentos |
EXT.: SUPORTE BÁSICO DE VIDA | 72 Objetivos Gerais: - Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais. Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso; Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade; Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso; Fazer com que os acadêmicos dos cursos da área da Saúde da Universidade de Uberaba adquiram um contato precoce com o Suporte Básico de Vida, em um núcleo de educação permanente de modo a aprimorar essas condutas Disseminar informações e condutas básicas de Suporte Básico de Vida para o maior número de indivíduos da comunidade. Objetivos Específicos: -Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais. - Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais. -Despertar nos alunos dos cursos da área da Saúde da Universidade de Uberaba o interesse em aprimorar o conhecimento e a prática, diante das manobras preconizadas pelo SBV - Fazer parceria com diversas instituições, especialmente aquelas envolvidas com grande número de pessoas, com o intuito de treinar a população em SBV - Disseminar conteúdos de suporte básico de vida para os jovens estudantes do ensino médio e seus professores, para os colaboradores e alunos da Universidade de Uberaba que pertençam a diferentes áreas do conhecimento e para a comunidade em geral, tornando-os uma ferramenta propagadora desses conceitos para as famílias e para a comunidade como um todo, a fim de que cada vez mais pessoas sejam capazes de prestar atendimentos pré-hospitalares básicos em emergências; |
EXT.: STREET STORE - AMIGOS DO IGOR LOMBARDI PENHALVER | 72 |
EXT.: VELHO AMIGO | 72 Objetivos Gerais: - Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais. Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso; Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade; Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso; Possibilitar ao acadêmico da área da saúde o despertar da humanização através do contato com o idoso institucionalizado e em vida comunitária. Objetivos Específicos: - Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
- Promover contato direto do acadêmico com pessoas acima de 60 anos institucionalizados e em vida comunitária
- Instigar no acadêmico, através da promoção de cuidados aos idosos, a visão holística do cuidado em saúde.
- Promover a atenção à saúde bucal dos idosos institucionalizados e em vida comunitária, através da prevenção e promoção de saúde objetivando, assim, uma melhor qualidade de vida
- Permitir que o acadêmico aprenda a lidar com diferentes situações e sentimentos, como forma de incitar o aprendizado pessoal e a criatividade.
- Verificar as deficiências encontradas na instituição e na vida comunitária para promover capacitações e resoluções cabíveis.
|
EXT.: VIVENDO O ATLETISMO | 72 Objetivos Gerais: Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso; Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade; Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso; Proporcionar a vivência e iniciação esportiva na modalidade Atletismo para crianças e adolescentes (06 a 13 anos). Objetivos Específicos: - Desenvolver habilidades motoras básicas (correr, saltar, arremessar, lançar).
- Desenvolver e otimizar capacidades físicas (resistência, força, flexibilidade, agilidade, etc).
- Promover uma melhor qualidade de vida.
- Expor a importância de um estilo de vida saudável e ativo.
- Ensinar através do esporte aspectos éticos sociais (respeito, solidariedade, amizade, espírito de equipe).
- Para os alunos (graduandos em educação física), proporcionar a experiência e possibilidade de relacionar a teoria com a prática.
|
EXT.: FÓRMULA DE CUIDADO | 72 Objetivos Gerais: - Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais. - Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso; - Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade; - Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso; - Prevenir doenças de alta incidência na população e desta forma promover a saúde da mesma através do desenvolvimento de campanhas educativas na comunidade interna e externa, - Promover o uso racional de medicamentos. Objetivos Específicos: - Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais. - Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais. - Complementar o desenvolvimento da formação profissional dos alunos da área da saúde, aprimorando suas habilidades relacionadas a prática do cuidado ao paciente;1 - Realizar campanhas educativas para promoção da saúde abordando condições de alta prevalência na sociedade como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, fotoeducação, armazenamento e descarte de medicamentos bem como o uso racional destes medicamentos. - Realizar campanhas de rastreamento em saúde. |
EXT.: JARDIM DE AROMAS | 72 |