ÁLGEBRA LINEAR |
36
A disciplina tem como objetivo geral familiarizar o aluno com as técnicas da álgebra linear e suas inter-relações. Como objetivos específicos: usar matrizes para organizar e manipular dados; executar operações de matrizes: adição; multiplicação e multiplicação por escalar; computar a inversa, adjunta, transposta e determinante de uma matriz e resolver sistemas de equações lineares usando matrizes.
|
ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO |
80
- Desenvolver as habilidades do processo de abstração possibilitando, através de uma organização metodológica, a representação desta abstração e a sua formação lógica para o desenvolvimento de programas em diversas linguagens.
- Identificar, distinguir, criar, analisar e reconhecer, através de máximas de programação e da metodologia para desenvolvimento de algoritmo, os processos lógicos necessários para o desenvolvimento de programas escritos em algoritmo (pseudo-linguagem baseada em Português Estruturado - Portugol).
- Distinguir as estruturas dos comandos e suas sintaxes de forma a resolver problemas lógicos com aplicações práticas representadas em algoritmos.
- Permitir a escolha de processos lógicos e a crítica às suas aplicações, culminando na verbalização de sugestões de melhoria, quando cabíveis.
- Analisar uma especificação de problema e, a partir das estruturas e comandos, definir a melhor solução.
|
ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS |
80
Objetivos gerais - Equacionar circuitos elétricos de primeira e segunda ordem - Analisar e solucionar circuitos de primeira e segunda ordem - Analisar, sintetizar e aplicar conhecimentos na área de circuitos elétricos.
Objetivos específicos - Identificar circuitos de primeira e segunda ordem - Aplicar a transformada de Laplace para solucionar circuitos elétricos - Conhecer, compreender e resolver circuitos elétricos de primeira e segunda ordem - Analisar a resposta em regime transitório e permanente de circuitos de primeira e segunda ordem
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
60
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
60
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
60
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
60
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
60
|
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL I |
60
Objetivos gerais: Estudar a arquitetura e configuração dos controladores lógicos programáveis (CLP); Estudar as principais linguagens de programação de um CLP; Compreender o sistema de operação do CLP; Realizar a integração de um CLP com um sistema de supervisão e uma interface homem máquina (IHM).
Objetivos específicos: Especificar um CLP de acordo com a necessidade do processo; Determinar fluxos lógicos e programação de um CLP; Projetar a ligação dos CLP no sistema de automação; Determinar a quantidade e os tipos de entrada / saída necessárias para o controle de uma planta industrial; Determinar uma linguagem de programação e um sistema de supervisão para um processo; Entender o funcionamento das redes industriais em um CLP.
|
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL II |
80
Objetivo Geral: Analisar o comportamento e determinar as características dos componentes de um sistema de controle automático, especificamente de um processo industrial e suas malhas de controle, bem como projetar estratégias avançadas de controle e controladores PIDs.
Objetivos Específicos: Projetar estratégias avançadas de controle regulatório; - Identificar funções de transferências de processos industriais; - Projetar e sintonizar controladores PIDs a partir da função de transferência do processo.
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I |
80
Objetivos Gerais:
- Fazer com que os alunos familiarizem-se com os conceitos de limite, continuidade, diferenciabilidade e primitivas de funções de uma variável e com os resultados fundamentais relativos a: integração definida, técnicas de integração. -
Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração;
- Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia;
- Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas;
- Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
Objetivos Específicos:
- Utilizar conceitos e técnicas de derivação de funções de uma variável na resolução de problemas que envolvam taxas de variações, estudo completo da função e problemas de otimização;
- Identificar situações-problema solucionáveis com emprego da derivação de funções;
- Equacionar problemas envolvendo taxas de variação de unções compostas (regra da cadeia) e a otimização de funções de uma variável;
- Empregar técnicas e métodos de resolução de integrais indefinidas;
- Empregar o teorema fundamental do cálculo para a resolução de integrais definidas;
- Calcular áreas e volumes a partir da integração de funções de uma variável.
- Identificar e equacionar situações-problema que sejam solucionáveis pela utilização da integração definida.
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II |
80
Esta disciplina tem por objetivo desenvolver no aluno a capacidade de raciocínio lógico, dedutivo e abstrato, e a base matemática necessária que o possibilitará: 1-Estudar o Cálculo Diferencial fornecendo embasamento matemático às aplicações da Engenharia em suas diversas áreas. 2 - Empregar os diversos sistemas de coordenadas na representação matemática de grandezas físicas. 3 - Calcular áreas e volumes através do emprego de integrais definidas. 4 - Identificar situações-problema contextualizadas de engenharia, envolvendo integrais. 5 - Auxiliar no desenvolvimento de outras disciplinas do curso que utilizam os recursos matemáticos estudados para a resolução/modelagem de situações-problema. 6 - Trabalhar em equipe, com postura pró-ativa e de colaboração.
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III |
80
Objetivo Geral:
Aproximar, através do cálculo, a engenharia do ponto de vista acadêmico, da prática da engenharia. Sendo as equações diferenciais, uma poderosa ferramenta para a dedução de fórmulas e modelagem matemática. Este curso pretende, através de problemas de aplicação, fazer essa interface entre aspectos teóricos e situações práticas.
Objetivos Específicos:
- Empregar os diversos sistemas de coordenadas na representação matemática de grandezas físicas;
- Aplicar os teoremas e conceitos do cálculo vetorial para equacionar e resolver problemas de engenharias e/ou áreas afins;
- Empregar operadores direcionais e gradientes na resolução de problemas gerais;
- Introduzir integrais de linha, utilizadas numa grande variedade de aplicações para analisar as propriedades dos campos vetoriais;
- Apresentar métodos para a resolução de integrais de linha de campos conservativos, cálculos de integral de linha sobre curvas fechadas - Teorema de Green.
Conteúdos esses, impressindíveis à compreensão de fenômenos que envolvem a fluidodinâmica e eletromagnetismo.
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL IV |
80
Aproximar, através do cálculo, a engenharia do ponto de vista acadêmico, da prática da engenharia. Sendo as equações diferenciais, uma poderosa ferramenta para a dedução de fórmulas e modelagem matemática. Este curso pretende, através de problemas de aplicação, fazer essa interface entre aspectos teóricos e situações práticas.
|
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
80
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa contribuir para a formação ética e humanista dos alunos da Universidade de Uberaba, ao analisar a realidade brasileira. Objetiva estimular a reflexão crítica dos alunos e sensibilizá-los para o enfrentamento dos problemas sociais. Como objetivos específicos destacam-se: Discutir o conceito, a trajetória e as dimensões da cidadania. Caracterizar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira, bem como as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais. Investigar as expressões do preconceito, as relações de alteridade, com fundamentação nos Direitos Humanos. Abordar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação. Analisar o espaço público brasileiro contemporâneo, com foco no trato ao meio ambiente, e ao comportamento no trânsito, com vistas a contribuir para o avanço das relações cidadãs nesses espaços. Contribuir para que o aluno assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido.
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS I |
120
Objetivos Gerais:
- Analisar, sintetizar e aplicar conhecimentos na área de circuitos elétricos;
- Modelar e resolver circuitos;
- Realização de experimentos em laboratório, utilizar instrumentos e equipamentos elétricos;
- Avaliar criticamente ordem de grandeza - plotar gráficos.
Objetivos Específicos:
- Analisar circuitos elétricos em corrente contínua, em regime permanente;
- Resolver circuitos elétricos;
- Realizar montagens experimentais em laboratório;
- Utilizar ferramentas computacionais para desenho de esquemas eletrônicos, simulação de funcionamento e projeto de placas de circuito impresso.
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS II |
100
Objetivos Gerais:
- Analisar, sintetizar e aplicar conhecimentos na área de circuitos elétricos;
- Modelar e resolver circuitos;
- Realização de experimentos em laboratório, utilizar instrumentos e equipamentos elétricos;
- Avaliar criticamente ordem de grandeza;
- Plotar gráficos.
Objetivos Específicos:
- Analisar circuitos elétricos em corrente continua e corrente alternada, em regime permanente;
- Resolver circuitos elétricos;
- Realizar montagens experimentais em laboratório.
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS III |
100
Objetivos Gerais: · Analisar e solucionar problemas de circuitos elétricos monofásicos e trifásicos equilibrados e desequilibrados, em regime permanente, quando estiverem submetidos a sinais alternados. Objetivos Específicos: · Mostrar as aplicações advindas dos sinais alternados, quando estes são aplicados aos elementos relativos que compõem os circuitos elétricos; · Caracterizar os tipos de potência desses sistemas; · Montar em laboratório, práticas que possam comprovar os conceitos teóricos estudados;
|
COMPONENTE OPTATIVO I |
80
|
COMPONENTE OPTATIVO II |
80
|
CONVERSÃO DE ENERGIA |
100
Objetivo geral
análise de circuitos magnéticos e do funcionamento de transformadores monofásicos e trifásicos visando levar para o aluno a compreensão teórica e prática a respeito da operação e aplicação desses circuitos e dispositivos.
Objetivos específicos
- Analisar as propriedades e as características fundamentais de indutores.
- realizar cálculos de grandezas associadas aos circuitos magnéticos, indutores e transformadores.
- compreender o funcionamento de transformadores monofásicos e trifásicos.
- efetuar ensaios em laboratório com indutores, transformadores monofásicos e trifásicos.
|
DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR |
80
Objetivo Geral: O componente Desenho Técnico Assistido por Computador tem por objetivo apresentar as técnicas e ferramentas necessárias para a elaboração de desenhos bidimensionais de diversas áreas da engenharia, utilizando softwares de desenho assistido por computador.
Objetivos específicos:
Preparar o aluno para:
Aplicar as normas para o desenho técnico.
Fazer uso de um programa de CAD, nele construindo desde as primitivas geométricas, desenhos de conjuntos, desenho de detalhes e apresentação em 3D.
Interpretar e desenvolver desenhos e projetos, utilizando a linguagem própria do Desenho Técnico, através da norma ABNT.
Executar os desenhos de acordo com os requisitos das normas, explorando recursos e possibilidades da ferramenta, para o desenvolvimento de um projeto.
|
DESENHO TÉCNICO |
80
Desenvolver no aluno a habilidade de representar graficamente elementos de um projeto com o auxilio de instrumentos elementares (esquadros, transferidor, escalímetro e compasso). Associado a isso, a disciplina se objetiva orientar a construção de conhecimentos para a formação de competência para a leitura e interpretação de representações gráficas de desenho técnico, proporcionando aos alunos a capacidade de traduzir as formas de objetos tridimensionais em desenhos técnicos bidimensionais e vice-versa, adotar uma postura comprometida com a clareza de sua comunicação gráfica e consciente de sua importância, reconhecer simbologias, normas e procedimentos utilizados na representação técnica dos referidos elementos de acordo com as normas adotadas pela associação brasileira de normas técnicas (ABNT).A descrição e aplicação do conteúdo desta disciplina têm por objetivo correlacionar com as demais disciplinas que formam o currículo deste curso, e assim, somar informações técnicas, proporcionar o desenvolvimento de habilidades, competência técnica e intelectual do aluno.
|
ELETROMAGNETISMO |
80
Objetivos Gerais:
- Modelar campos elétricos e magnéticos estacionários;
- Sistematizar a solução de problemas que envolvam as leis da teoria eletromagnética;
- Analisar problemas de distribuição de cargas elétricas.
Objetivos Específicos:
- Capacitar o aluno a equacionar e resolver problemas aplicando as leis da teoria eletromagnética;
- Possibilitar o aprendizado de várias técnicas de resolução de problemas do eletromagnetismo no dia a dia.
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA I |
80
- Formar um profissional capaz de atuar no campo das tecnologias, que demonstre em suas atitudes o compromisso com a ética, com a cidadania, com a coletividade e com o meio ambiente; apto a exercer a profissão, de forma crítica, criativa e empreendedora, com visão sistêmica de processos e de mercado, para gerir projetos, consciente das dimensões técnicas, econômicas, legais, políticas, ambientais e socioculturais das propostas de interferência e de soluções apresentadas nos projetos;
- Capacitar o estudante a compreender o principio de funcionamento e as caracteristicas dos principais elementos semicondutores, o diodo, o transistor bipolar de junção BJT e o transistor de efeito de campo FET;
- Capacitar o aluno a compreender o princípio de funcionamento do diodo PN em circuitos de corrente contínua (CC) e corrente alternada (CA), possibilitando ao estudante conhecer as principais aplicações do componente;
- Compreender o princípio de funcionamento do transistor bipolar de junção (BJT) e do transistor de Efeito de campo (FET), estudando os circuitos de polarização (amplificadores) e também sua operação como chave eletrônica. O aluno deverá ser capaz de interpretar e projetar circuitos contendo BJTs e FETs;
- Capacitar o aluno a utilizar instrumentos elétricos presentes no laboratório de eletrônica, possibilitando ao discente realizar montagens de circuitos eletrônicos em protoboards, utilizando equipamentos como: osciloscópio digital, gerador de sinais, multímetros, fontes de alimentação, etc.;
- Compreender o conceito básico e a operação dos blocos de uma fonte uma fonte de alimentação, capacitando o aluno a interpretar, analisar e construir uma fonte do tipo linerar. Blocos de retificação, filtro e regulação de tensão são estudados e implementados em um projeto de circuito;
- Desenvolver habilidades de simulação de circuitos eletrônicos, desenvolvimentos de Layouts de circuito impresso, desenvolvimento de protótipos eletrônicos, construção de placas de circuitos, ensaios e testes em bancada, e ainda possibilitando ao discente criar habilidades de consulta em data sheets para especificação de componentes em projetos.
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA II |
80
- Formar um profissional capaz de atuar no campo das tecnologias, que demonstre em suas atitudes o compromisso com a ética, com a cidadania, com a coletividade e com o meio ambiente; apto a exercer a profissão, de forma crítica, criativa e empreendedora, com visão sistêmica de processos e de mercado, para gerir projetos, consciente das dimensões técnicas, econômicas, legais, políticas, ambientais e socioculturais das propostas de interferência e de soluções apresentadas nos projetos;
- Habilitar o aluno a compreender o princípio de funcionamento e características dos amplificadores operacionais, possibilitando ao aluno ser capaz de interpretar circuitos eletrônicos analógicos com ampops, especifica-los para projetos, e estudando detalhadamente inúmeras aplicações deste componentes tão importante no mundo da eletrônica analógica;
- Instruir o discente a compreender, analises e projetar circuitos de condicionamento de sinais, circuitos osciladores e temporizadores com 555, conversores analógicos digitais, reguladroes de tensão do tipo linear, comparadores de tensão, conversores de forma de onda, e muitos outros circuitos existentes em dispositivos eletrônicos analógicos;
- Estudar e compreender o funcionamento e as caracteristicas de circuitos analógicos como osciladores, temporizadores, geradores de PWM, comparadores de histerese, filtros ativos, circuitos de interface, circuitos de conversão de nível lógica, optoacopladores, etc.;
- Capacitar o aluno a utilizar instrumentos elétricos presentes no laboratório de eletrônica, possibilitando ao discente realizar montagens de circuitos eletrônicos em protoboards, utilizando equipamentos como: osciloscópio digital, gerador de sinais, multímetros, fontes de alimentação, etc.;
- Desenvolver habilidades de simulação de circuitos eletrônicos, desenvolvimentos de Layouts de circuito impresso, desenvolvimento de protótipos eletrônicos, construção de placas de circuitos, ensaios e testes em bancada, e ainda possibilitando ao discente criar habilidades de consulta em data sheets para especificação de componentes em projetos.
|
ELETRÔNICA INDUSTRIAL |
80
Objetivos Gerais: - capacitar o aluno a projetar circuitos de controle de potência em corrente contínua e alternada; - capacitar o aluno a calcular perdas em circuitos de controle de potência; - capacitar o aluno a analisar circuitos de controle de potência. Objetivos Específicos: - conhecer o funcionamento dos diversos dispositivos semicondutores de potência; - projetar circuitos conversores DC-DC; -especificar componentes eletrônicos em conformidade com os dados do fabricante, os dispositivos para circuitos de controle de potência; - projetar retificadores não controlados e controladores, para circuitos monofásicos e trifásicos; - projetar circuitos inversores de frequência monofásicos e trifásicos;.
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO |
40
Legislação e Normas Técnicas relacionadas à saúde, segurança e ergonomia. Equipamentos de Proteção Individual. Certificações relacionadas à saúde ocupacional, segurança do trabalho. Responsabilidade profissional, trabalhista e criminal do engenheiro no exercício profissional. Comunicação de acidente de trabalho (CAT). Atribuições do engenheiro, do técnico de segurança do trabalho e de profissionais da Saúde. Ergonomia.
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
200
Objetivo Geral
O Estágio Supervisionado em Engenharia Elétrica na Universidade de Uberaba é uma atividade prática curricular componente da formação profissional, realizada em ambiente real de trabalho, sob a orientação da instituição na forma de um supervisor, envolvendo não só os aspectos humanos e técnicos da profissão, mas também o comprometimento social com o contexto do campo de estágio. Constitui-se, portanto, como uma atividade curricular didático - pedagógica constituída por trabalhos práticos supervisionados, desenvolvidos em uma ou mais áreas do campo da Engenharia Elétrica, fora do ambiente acadêmico e inserido no contexto profissional.
Objetivos específicos
a) Possibilitar ao aluno conhecer a realidade Civil (profissional, social e cultural), a fim de lhe permitir mudanças, preservando o meio ambiente;
b) Complementar sua formação acadêmica mediante o desenvolvimento de habilidades relacionadas com sua área de formação;
c) Iniciar o aluno na atividade profissional, dando-lhe oportunidade de se preparar com mais segurança para seu ingresso no mercado de trabalho;
d) Facilitar o processo de atualização dos conteúdos disciplinares, permitindo adequar aqueles de caráter profissionalizantes às constantes inovações tecnológicas, políticas, sociais e econômicas a que estão sujeitas;
e) Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o surgimento de novas gerações de profissionais empreendedores, capazes de adotar modernas técnicas de gestão, métodos e processos inovadores, nova tecnologia e metodologias operacionais, visando a satisfação dos clientes internos e externos da Empresa em que estiver atuando.
|
ESTATÍSTICA DESCRITIVA |
40
Objetivos Gerais: Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos: • Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico; • Relacionar os termos população e amostra; • Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados; • Descrever os princípios básicos das técnicas de amostragem; • Descrever os diversos métodos de obtenção de amostras aleatórias; • Utilizar uma tabela de números aleatórios; • Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade. • Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica; • Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas; • Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados; • Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento; • Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade; • Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade; • Definir experimento, espaço amostral e evento; • Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva; • Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada; • Aplicar o princípio básico da regra de Bayes na resolução de situações-problema; • Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas; • Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico; • Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades; • Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades; • Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta, entre elas, a distribuição Binomial e Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal, mediante o uso de expressões e de tabelas.
|
ESTATÍSTICA INFERENCIAL |
40
Transmitir ao estudante do curso de Engenharia os fundamentos básicos relacionados ao emprego da estatística inferencial para resolução de problemas nas Engenharias e na pesquisa, capacitando-o ao reconhecimento dos tipos de dados experimentais, formulação de hipóteses, condições para aplicação de testes estatísticos e aplicação de métodos de análise de dados.
|
FENÔMENOS DE TRANSPORTE |
80
Objetivos Gerais: - Compreender os principais aspectos nos processos relacionados a conceitos fundamentais em mecânica dos fluidos, equações gerais da cinemática e dinâmica dos fluidos, sistemas elevatórios, primeira e segunda lei da termodinâmica e equações básicas de transferência de calor e massa. - Construir conhecimentos que possibilitem a solução de situações-problemas relacionadas aos assuntos supracitados, fornecendo sólido embasamento para as disciplinas do ciclo profissionalizante que tem esta matéria como pré-requisito. - Utilizar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas básicas de cálculo, ilustrando as aplicações imediatas ao dia a dia. Objetivos Específicos: - Empregar conceitos fundamentais de mecânica dos fluidos e princípios de transferência de calor e massa no dimensionamento de sistemas de fluidos; - Utilizar instrumentos básicos de medição de pressão, vazão, densidade e viscosidade; - Dimensionar conjuntos moto-bomba.
|
FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS |
72
Objetivos gerais
- Capacitar os alunos para uso do computador em sala de aula propiciando a interação aluno-computador e identificando os conceitos básicos de informática.
- Analisar, modelar e representar a solução de problemas que envolvem o uso de softwares aplicados à Engenharia, desenvolvendo a capacidade de dedução, formulação e interpretação de situações Matemáticas.
Objetivos específicos
- Aplicar técnicas computacionais e os recursos do software Scilab na solução de problemas básicos de Engenharia e Sistemas de Informação.
- Utilizar o ambiente virtual para fins de pesquisa, comunicação e suporte acadêmico, interagindo de maneira ética e funcional.
- Comparar e aplicar as ferramentas computacionais nas atividades do curso, compreendendo o inter-relacionamento das diversas áreas trabalhadas ao longo do curso.
|
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I |
80
Objetivo Geral:
Compreender a importância da Física, bem como suas origens e aplicações. desenvolver nos alunos a capacidade de aplicar os conceitos adquiridos em sala em situações práticas, compreender os princípios e leis físicas relacionados ao conteúdo da disciplina de Física I; associar esses conceitos aos fenômenos naturais do cotidiano e às tecnologias que os utilizam como base; reconhecer sua importância para a continuidade dos estudos e suas aplicações profissionais
Objetivo Específico:
Trabalhar com cinemática, desenvolver e estimular o raciocínio para questões de velocidade, tempo, aceleração e conversão de unidades que tem a mesma linha de raciocínio de um curso de engenharia. Compreender e realizar operações que envolvam vetores, movimentos uni e bidimensionais, leis da mecânica newtoniana, trabalho e energia mecânica, assim como ser capaz de realizar e avaliar gráficos bidimensionais.
|
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II |
80
Objetivos Gerais: 1- Compreender os fenômenos físicos relacionados ao eletromagnetismo, identificando as respectivas implicações destes nos projetos de engenharia. 2- Conhecer e realizar experimentos com equipamentos básicos utilizados no estudo do eletromagnetismo. 3- Adquirir visão crítica de ordens de grandeza. 4- Postura ética e participativa
Objetivos Específicos: 1- Dominar e aplicar os conceitos de eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo 2- Representar matematicamente os fenômenos elétricos e magnéticos. 3- Interpretar os resultados obtidos, objetivando a verificação da consistência destes. 4- Realizar atividades experimentais, analisar e interpretar resultados obtidos nos experimentos. 5- Utilizar instrumentos e equipamentos de laboratório com eficiência. 6- Avaliar ordens de grandeza e consistência de unidades. 7- Desenvolver atividades em equipe.
|
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL III |
80
Objetivos gerais:
- Permitir que os estudantes se apropriem dos conhecimentos físicos com ênfase nos aspectos conceituais, de forma a compreender a linguagem cientifica, sem descartar o formalismo matemático.
- Compreender a evolução dos sistemas físicos e suas possíveis aplicações.
- Contribuir para o educando entender e fazer a ligação entre teoria e pratica.
- Compreender o processo de desenvolvimento da física segundo os referenciais teóricos que marcaram cada época.
Objetivos especificos :
- Proporcionar aos alunos o conhecimento dos princípios físicos relacionados à Termodinâmica, Óptica e fenômenos ondulatórios.
- Relacionar os princípios desses temas da física com o cotidiano dos alunos, bem como relacionar com as tecnologias modernas.
|
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO |
80
Este componente curricular versará sobre assuntos relacionados aos fundamentos da economia e da administração, proporcionando ao aluno a familiarização com os conceitos básicos de microeconomia e de macroeconomia e a influência desses conceitos na economia das empresas e também apresentar os princípios fundamentais e tendências da administração, num enfoque sistêmico e prático, capacitando o acadêmico a entender os aspectos da estrutura e dinâmica organizacional de forma a permitir-lhe analisar, interpretar e intervir nos processos de gestão das organizações, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem os conteúdos estudados..
|
GEOMETRIA ANALÍTICA |
80
Objetivos Gerais: - Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração; - Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia; - Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas; - Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos Objetivos Específicos: - Capacitar os alunos a representar grandezas físicas na forma vetorial; - Proporcionar ao aluno a capacidade de aplicar técnicas de tratamento algébrico e geométrico envolvendo vetores; - Tornar o aluno capaz de equacionar e/ou solucionar situações-problema aplicando técnicas vetoriais
|
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA |
40
Adquirir conhecimentos na área de geração de energia elétrica, sendo:
- Panorama do setor elétrico e sua evolução
- Geração centralizada e descentralizada de energia elétrica
- Geração hidroelétrica, termoelétrica e nuclear
- Centrais geradoras
- Sistemas não convencionais de produção de eletricidade
- Energias solar - painéis fotovoltaicos - e eólica - aero geradores
- Perspectivas e tendências futuras para a geração de energia elétrica
Setor elétrico brasileiro e projeção de demanda de energia elétrica
|
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS |
80
O aluno poderá analisar, calcular e decidir sobre situações de instalações elétricas industriais relacionados com:
1. Eficientização industrial (economia de energia principalmente em motores);
2. Tarifação convencional, azul e verde;
3. Correção do fator de potência;
4. Equipamentos de manobras e proteções (em ambientes industriais);
5. Seletividade na proteção (em ambientes industriais);
6. Manutenção preventiva, corretiva e preditiva;
7. Aterramento e proteção contra descargas atmosféricas.
|
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS |
40
Objetivos Gerais: Utilizar os conceitos de eletricidade para resolução de problemas específicos Conhecer os elementos elétricos existentes em uma construção civil Compreender os efeitos de cada elemento elétrico em uma rede elétrica Utilizar os conceitos aprendidos na leitura de projetos elétricos Trabalhar em equipe, com postura pró-ativa e senso cooperativo Objetivos Específicos: Identificar a carga, tensão, corrente e resistência elétrica e suas características Executar cálculos de potência Identificar a corrente alternada e seus principais valores Conhecer elementos de instalações elétrica Interpretar projetos elétricos Dimensionar pequenas cargas elétricas.
|
INSTITUIÇÕES DO DIREITO |
80
Objetivos gerais: A disciplina visa proporcionar maior percepção das relações jurídicas vivenciadas pelo Contabilista e pelo Administrador, e ao mesmo tempo possibilitar a interpretação dos atos e fatos jurídicos que permeiam à Administração e à Contabilidade na esfera pública e privada. Dando enfoque aos principais institutos jurídicos no âmbito do Direito Público e Privado, bem como aos interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, enfatizando a relação desses ramos do Direito com a Constituição Federal. Objetivos específicos: Propiciar aos futuros Administradores e Contabilistas, conhecimentos básicos dos vários ramos do Direito Público e Privado e sua aplicabilidade para o alcance dos resultados esperados no que tange qualidade, produção e desenvolvimento. Desenvolver a capacidade do aluno de utilizar o conhecimento jurídico para a tomada de decisão oportuna e racional nos procedimentos legais básicos no âmbito da empresa. Perceber o Direito como parte do ambiente organizacional e, portanto, base diretória dos negócios e relacionamento empregatício. Estudar a responsabilidade do Administrador no âmbito administrativo, constitucional, civil e penal. Despertar o empreendedorismo compatível com o desenvolvimento sustentável almejado pela Constituição Federal.
|
INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL |
100
Objetivos Gerais: - Interpretar diagramas esquemáticos de Processos e Instrumentação - P&l; - Diferenciar funções dos instrumentos aplicados em malhas de controle. - Conhecer o princípio de funcionamento dos vários instrumentos utilizados em instrumentação industrial para medição de vazão, nível, pressão e temperatura.
Objetivos Específicos: - Entender o conceito de malhas de controle; -Identificar instrumentos de controle através de simbologia normalizada adequados ao processo; - Levantar curvas de resposta de processos industriais; - Especificar instrumentos industriais que compõem uma malha de controle.
|
INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO |
40
- Conhecer a estrutura da Pirâmide da Automação, seus níveis e os equipamentos que compõe cada um deles, além das redes de comunicação industrial envolvidas em cada nível. Rever os detalhes das redes de comunicação industrial dos níveis 1,2 e 3 da pirâmide da automação e ter um conhecimento mais aprofundado das redes de comunicação dos níveis superiores, níveis 4 e 5, que são os níveis de gerenciamento da planta industrial e gerenciamento corporativo, com foco na indústria 4.0.
- Conhecer os softwares responsáveis pelo gerenciamento da planta industrial e corporativo, como os de programação, planejamento, controle, agenda e logística que fazem parte do nível 4 da pirâmide da automação e os softwares de gestão de vendas e financeira que fazem parte do nível 5 da pirâmide.
- Conhecer o funcionamento da indústria 4.0 através de aulas expositivas e leitura de artigos sobre automação e indústria 4.0.
|
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA |
50
Apresentar ao aluno o campo profissional da engenharia. Fornecer as características históricas da engenharia, especificando-as em relação ao Brasil. Introduzir os métodos de trabalho do engenheiro através do relato de estudos de casos.
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
80
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno.
Relaciona-se aos demais componentes dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO APLICADA |
60
Objetivos Gerais
- Estimular a adaptação da visão de problema real para problema computacional usando o paradigma da programação procedural estruturada.
- Proporcionar ao aluno condições para praticar e aprimorar seu raciocínio lógico, principalmente nos conhecimentos em algoritmos, com vistas a prepará-lo para a disciplina de Microprocessadores e Microcontroladores.
Objetivos Específicos
- Capacitar o aluno a transcrever soluções de problemas em algoritmos e algoritmos em programas estruturados de computador, utilizando uma linguagem C;
- Fornecer ao aluno conhecimento sobre funcionamento e sintaxe da linguagem de programação, comparando-a com outras linguagens;
- Permitir a escolha de processos lógicos e a crítica às suas aplicações, culminando na melhoria das soluções encontradas quando possível.
|
MÁQUINAS ELÉTRICAS |
100
a) Objetivos gerais - Conhecer, compreender, analisar, sintetizar e aplicar conhecimentos adquiridos na área de máquinas elétricas girantes. b) Objetivos específicos - Conhecer os diversos tipos de máquinas elétricas girantes, seus aspectos construtivos e princípio de funcionamento - Familiarizar com as equações fundamentais que descrevem as grandezas das máquinas elétricas - Estudar as curvas características, rendimento e métodos de partida de máquinas elétricas - Estudar a classificação e aplicação de máquinas elétricas - Calcular as diversas grandezas envolvidas com máquinas elétricas - Montar experiências e realizar medições em laboratório - Realizar ensaios em máquinas elétricas - Acionar máquinas elétricas.
|
MATERIAIS ELÉTRICOS |
40
Objetivos:
-Identificar e aplicar os vários tipos de materiais elétricos utilizados em Engenharia, bem como caracterizá-los através de suas principais propriedades.
Objetivos Específicos:
-Justificar o emprego dos materiais segundo suas propriedades físicas e químicas;
-Destacar o uso dos materiais elétricos nos dispositivos e equipamentos eletro-eletrônicos;
-Caracterizar cabos elétricos ;
-Conhecer o papel dos semicondutores no uso dos diodos;
-Justificar conceitualmente o emprego dos materiais elétricos;
-Empregar corretamente as unidades e grandezas relativas aos materiais elétricos;
_ Distinguir os diversos materiais utilizados em equipamentos e componentes elétricos e magnéticos;
_Recomendar materiais para diversas aplicações na área de engenharia elétrica, acompanhar as tendências atuais e analisar as perspectivas futuras.
|
MECÂNICA DOS MATERIAIS I |
40
Física é a ciência que trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças.O termo vem do grego (physis), que significa natureza, pois nos seus primórdios ela estudava, indistintamente, muitos aspectos do mundo natural. A Física difere da Química, ao lidar menos com substâncias específicas e mais com a matéria exata em geral, embora existam áreas que se cruzem, como a Físico-Química (intimidade da matéria). Dessa forma, os físicos estudam uma vasta gama de fenômenos físicos, em diversas escalas de comprimento: das partículas subatômicas, das quais toda a matéria é originada, até o comportamento do universo material como um todo (Cosmologia).Os objetivos será o de alinhar Modelos Matemáticos com aplicações reais no cotidiano do Engenheiro:-Fornecer aos alunos fundamentos básicos de estática de partículas e de corpos rígidos dando ao mesmo uma visão geral daatuação de cargas sobre sistemas mecânicos e estruturais.-Mostrar como adicionar forças e decompô-las em suas componentes utilizando a regra do paralelogramo;-Introduzir o conceito de diagrama de corpo livre de uma partícula;-Mostrar como resolver problemas de equilíbrio de partículas utilizando as equações de equilíbrio;-Discutir os conceitos de momento de uma força e mostrar com calculá-lo em problemas de duas e três dimensões; -Desenvolver as equações de equilíbrio para um corpo rígido;-Mostrar como resolver um problema de corpo rígido utilizando as equações de equilíbrio;-Discutir os conceitos de centro de gravidade, centro de massa e centróide;-Desenvolver procedimentos para a determinação dos momentos de inércia de área de figuras geométricas .
|
MECÂNICA DOS MATERIAIS II |
40
Objetivos Gerais:
Compreender os conhecimentos básicos de mecânica dos materiais, dando continuidade ao estudo da Mecânica dos Sólidos, iniciado na disciplina de Mecânica dos Materiais I. Dotar o aluno de conhecimentos suficientes para alcançar com sucesso o perfil final proposto para o curso, adquirindo conhecimentos que vão auxiliá-lo na análise e dimensionamento de equipamentos, instalaçãoes e estruturas.
Objetivos Específicos:
- Identificar e analisar problemas e situações reais envolvendo tensões e
deformações;
- Buscar soluções simples e lógicas, de acordo com os princípios básicos e fundamentais estabelecidos.
- Adquirir conhecimentos sobre as limitações e características dos diferentes materiais;
- Compreender o comportamento dos materiais e elementos diante das solicitações externas;
- Analisar tensões e deformações;
- Prever quais os tipos de materiais que podem fazer parte de um projeto a fim de que o mesmo apresente eficiência, resistência, rigidez, segurança e economia.
|
PRÉ-CÁLCULO |
108
Objetivos Gerais: - Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração; - Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia; - Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas; - Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos. Objetivos Específicos: - Conhecer e estabelecer relações entre os conjuntos numéricos. - Efetuar operações matemáticas básicas: adição, subtração, multiplicação, potenciação, radiciação, racionalização e fatoração em contextos numéricos e algébricos de acordo com suas propriedades. - Resolver equações polinomiais. - Conceituar e demonstrar a aplicação das Expressões Numéricas e Algébricas. - Desenvolver nos alunos a capacidade de prever o comportamento de uma função por meio de sua notação formal, e de expressar este comportamento através de uma representação gráfica. - Identificar situações-problema solucionáveis pelo emprego de funções de uma variável. - Equacionar problemas envolvendo funções de uma variável, definir seus domínios e fazer sua representação gráfica e analítica.
|
PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO |
80
Objetivos Gerais: Compreender os princípios fundamentais dos sistemas de comunicação, em particular: modulações analógicas em amplitude e em frequência; multiplexação; modulação por pulso; conversão analógico-digital; transmissão digital em banda base e em banda passante.
Objetivos Específicos: Fornecer o embasamento teórico na área de telecomunicações, apresentando os conceitos fundamentais; Conhecer as estruturas utilizadas nas modulações analógicas e digitais; Avaliar o desempenho dos vários sistemas de transimissão de sinais analógicos e digitais;
Análisar as modulações chaveadas no que diz respeito à largura de faixa e à imunidade aos ruídos; Compreender os processos de amostragem, quantização, compressão, expansão e codificação de sinais.
|
PROJETO DE ENGENHARIA |
20
Capacitar o aluno a: · Compreender e exercitar a metodologia para a elaboração de projetos; · Definir um tema para um projeto a ser desenvolvido no 10º período; · Planejar e realizar as etapas de uma pesquisa científica; · Oportunizar ao aluno a iniciação à pesquisa; · Garantir a abordagem científica de temas relacionados à prática profissional, inserida na dinâmica da realidade local, regional e nacional; · Reconhecer a importância da ciência em sua formação acadêmico-profissional; · Reconhecer as finalidades e os requisitos humanos, financeiros e materiais necessários à realização de uma pesquisa científica. · Planejar e realizar as etapas do projeto de pesquisa para escrita do artigo ou monografia; · Levar o aluno a correlacionar e aprofundar os conhecimentos teórico-práticos, adquiridos no decorrer do curso; · Garantir a abordagem científica dos temas definidos para pesquisa; Propiciar ao aluno contato com o processo de investigação, e desenvolver a aprendizagem de técnicas e métodos científicos na elaboração de hipóteses análises de dados experimentais, construção de referenciais bibliográficos e citações de acordo com as normas da ABNT; · Reconhecer a importância da ciência em sua formação acadêmico-profissional.
|
PROJETO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA - TCC |
60
Compreender e exercitar a metodologia para a elaboração de projetos; definir um tema para um projeto a ser desenvolvido; planejar e realizar as etapas de um projeto; garantir a abordagem científica de temas relacionados à prática profissional, inserida na dinâmica da realidade local, regional e nacional; reconhecer a importância da ciência em sua formação acadêmico-profissional; elaborar projeto de pesquisa; atuar de maneira comprometida com a ética; instrumentalizar o aluno no desenvolvimento de um projeto de pesquisa proporcionando a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, instrumentalizar o aluno com a estrutura de apresentação de trabalhos e das normas; entender as aplicações das abordagens quantitativas e qualitativas na realização de pesquisas científicas; usar adequadamente os serviços das bibliotecas virtuais e bases de dados online, diversificando o uso das fontes de pesquisa.
|
PROJETO INTEGRADO I |
20
Promover a integração dos conteúdos das disciplinas estudadas em cada período dos cursos da área de tecnologia e contribuir para formação de profissionais que consigam conceber o conhecimento como um todo. Levar o aluno a perceber a importância em se atualizar quanto aos novos materiais e a desenvolver técnicas e soluções de engenharia, sempre aliados ao planejamento e custos, que possam satisfazer às necessidades de mercado.
|
PROJETO INTEGRADO II |
20
Desenvolvimento de atividades interdisciplinares com potencial para explorar habilidades e competências coerentes com perfil de formação, e com foco na aplicação e integração de conteúdos desta etapa, envolvendo trabalhos de pesquisa, elaboração e implementação de projetos, fomentando a criatividade, a inovação e a produção de documentação técnico-científica. - Oficinas integradas é uma disciplina que visa desenvolver nos alunos a capacidade de interligar e aplicar conhecimentos adquiridos nas áreas de estudo das disciplinas do período em que estão matriculados. - Objetivos Específicos: - Realizar atividades interdisciplinares integrando as diversas disciplinas do período - Utilizar softwares aplicativos para simulação computacionais - Realizar experimentos e ensaios em laboratório - Trabalhar em equipe
|
PROJETOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL |
80
- Conhecer e entender o conceito de análise de risco (AR) e a técnica HAZOP (Operabilidade de variáveis) utilizadas na indústria com o intuito de minimizar riscos para os operadores e equipamentos.
- Implementar estas técnicas no projeto de automação proposto.
- Conhecer e entender as documentações necessárias para iniciar o projeto de automação.
- Desenvolver o projeto proposto aplicando as técnicas e documentações aprendidas, onde cada grupo ficará responsável por uma parte do projeto. Parte 1: Criação de sistemas de supervisão, parte 2: programação da lógica de controle e parte 3: dimensionamento dos equipamentos que irão compor o projeto.
- Unificar as partes do projeto e apresentar.
|
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS |
80
Apresentar os conhecimentos sobre práticas e cálculos de curto-circuitos. Entender os fundamentos de transformadores de corrente e de potencial, além dos principais dispositivos de proteção dos sistemas elétricos de potência. Apresentar os conceitos básicos da proteção de: cabos, capacitores, barramentos, transformadores, geradores e motores. Trabalhar as técnicas de coordenação da proteção de forma a tornar seletivos: disjuntores, fusíveis, relés de proteção. Apresentar uma introdução às técnicas de seletividade amperimétrica, cronológica e lógica.
|
QUÍMICA TECNOLÓGICA |
60
Trabalhar os conhecimentos da Química como instrumento de controle por engenheiros, de forma a propiciar aos alunos fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais relacionadas aos diversos segmentos.
|
REDES INDUSTRIAIS |
40
Objetivos Gerais
- Reconhecer a organização hierárquica das duas principais arquiteturas de redes de computadores, respectivamente, os modelos OSI e TCP/IP, bem como os aspectos ligados aos seus protocolos.
Objetivos Específicos
-Identificar a organização hierárquica das duas principais arquiteturas de redes de computadores, respectivamente, os modelos OSI e TCP/IP;
-Identificar os diversos protocolos de acesso ao meio, bem como o ambiente mais adequado à aplicação de cada um;
-Identificar os padrões empregados para a distinção dos protocolos dos níveis físicos e de enlace em redes locais de computadores;
-Empregar adequadamente os diversos equipamentos utilizados para a interconexão e expansão de redes;
-Aplicar os conceitos de transporte, policiamento e endereçamento relacionados aos protocolos TCP/IP para a implementação de transmissões através dos diversos tipos de redes de computadores, destacando-se a Internet;
-Relacionar alguns aspectos ligados à segurança em redes de computadores e ao gerenciamento de redes de computadores;
-Introdução e compreensão das redes industriais;
|
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
80
Discutir e estudar os principais problemas ambientais. Permitir a compreensão do meio ambiente como gerador de recursos. Apresentar as políticas públicas ambientais e sua interferência na sociedade. Evidenciar a importância da comunicação e dos relatórios ambientais para as empresas. Trabalhar os aspectos relativos à gestão ambiental. Desenvolver no aluno a visão crítica sobre a gestão socialmente responsável e a sustentabilidade. Permitir ao aluno identificar as consequências e os impactos das ações das empresas na sociedade, no mercado, no meio ambiente, na comunidade e nas próprias empresas. Apresentar o papel das instituições no tocante à promoção e manutenção do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social.
|
SISTEMAS DE CONTROLE I |
80
Objetivo geral
Analisar a teoria clássica dos sistemas de controle visando levar o aluno a comprender e aplicar conhecimentos na área de sistemas de controle automático.
Objetivos específicos
- Dominar as técnicas para obter a função de transferência de um sistema de controle
- Obter.modelagem de sistemas físicos.
- Entender as caracteristicas dos sistemas de controle com realimentação.
- Assimilar a dinâmica dos sistemas de controle de primeira e segunda ordem.
- Compreender as ações de controle proporcionais, integrais e derivativas.
- Analisar a estabilidade de sistemas de controle lineares.
|
SISTEMAS DE CONTROLE II |
80
A proposta do curso está centrada na modelagem matemática de sistemas. O objetivo é desenvolver no aluno a capacidade de análise, síntese e projeto de sistemas de controle, com base na abordagem das técnicas de controle moderno, utilizando para tal o modelo matemático de cada componente do sistema.
|
SISTEMAS DIGITAIS |
60
Objetivos Gerais: Introduzir conceitos fundamentais à compreensão dos circuitos digitais. Familiarizar o aluno com metodologias de análise, síntese e projeto de circuitos digitais e sistemas microcontrolados.
Objetivos específicos: Entender o conceito de um sistema digital. Compreender os conceitos de sistemas de numeração, bem como as operações aritméticas utilizadas em sistemas digitais. Entender e manipular as formas algébricas, utilizando-as em conjunto com as ferramentas matemáticas (e.g. mapa de Karnaugh) para análise e síntese. Compreender o funcionamento de sistemas digitais combinatórios e sequenciais. Desenvolver o conhecimento necessário para projetar um sistema digital a partir de uma descrição de um problema. Conhecer dispositivos de armazenamento do tipo memória e sua utilização em sistemas digitais.
|
SISTEMAS DIGITAIS MICROCONTROLADOS |
100
Objetivo Geral: Apresentar o funcionamento dos microcontroladores e suas formas de programação, bem como sua utilização em circuitos eletrônicos para a elaboração de projetos específicos. Conhecer as principais linhas de microcontroladores e seus periféricos.
Objetivos Específicos: Possibilitar ao aluno analisar, sintetizar e desenvolver sistemas microcontrolados. Desenvolver e implementar soluções para problemas de controle e automação utilizando microcontroladores; Conhecer o princípio de funcionamento, os componentes internos e os tipos de arquitetura de microcontroladores; Conhecer as IDEs e compiladores para Arduíno, e capacitar o aluno para o desenvolvimento de algoritmos em linguagem C; Conhecer e utilizar os diversos recursos de periféricos do Arduíno; Desenvolver sistemas eletrônicos que empregam os diversos protocolos de comunicação de dados.
|
SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA |
80
Adquirir conhecimentos na área de Sistemas Elétricos de Potência, sendo:
Revisão de conteúdos de pré-requisitos; Exercícios de revisão de conteúdos de pré-requisitos. Conceituar e calcular grandezas por unidade (pu); Realizar o diagrama unifilar; Calcular as correntes de curto-circuito, simétricas e assimétricas; Faltas trifásicas simétricas; Transitórios em circuitos série RL; Corrente de curto circuito e reatâncias das máquinas síncronas; Tensões internas de máquinas com carga sob condições transitórias. Componentes simétricos e seus operadores; Faltas trifásicas assimétricas; Falta entre fase e terra em um gerador a vazio; Falta linha-linha em um gerador a vazio; Falta entre duas fases e terra em um gerador a vazio; Faltas assimétricas em um sistema de potência; Falta fase-terra em um sistema de potência; Falta linha-linha em um sistema de potência; Falta entre duas fases e terra em um sistema de potência; Exercícios e simulações computacionais; Estudo de Fluxo de Carga;
|
TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA |
80
Adquirir conhecimentos na área de transmissão de energia elétrica, sendo:
- Cabos e condutores
- Isoladores e ferragens
- Características dos isoladores de suspensão
- Ferragens e acessórios
- Estruturas das linhas de transmissão
- Cabos para-raios
- Parâmetros Elétricos de uma linha de transmissão
- Relações de energia e ondas viajantes
- Análise das linhas em regime permanente
- Modelos de linhas: curta, média (modelo π) e longas
- Utilização de quadripolos em linhas
- Operações de linhas em regime permanete
- Fluxo de potência
Com o material relacionando com aspectos práticas e teóricos;
|