INFORMÁTICA APLICADA | 54 A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Ao final dos estudos, esperamos que o(a) aluno(a) seja capaz de: - manipular pastas e arquivos;
- formatar planilhas eletrônicas;
- criar planilhas de cálculo utilizando os recursos de operações, fórmulas e funções;
- utilizar os comandos básicos do MS-Project;
- construir e gerenciar projetos;
- utilizar as principais ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.
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INTRODUÇÃO À ENGENHARIA | 39 Apresentar ao aluno o campo profissional da engenharia. Fornecer as características históricas da engenharia, especificando-as em relação ao Brasil. Introduzir os métodos de trabalho do engenheiro através do relato de estudos de casos. |
ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA | 78 OBJETIVOS GERAIS: - Revisar conteúdos básicos de Matemática e promover o desenvolvimento das habilidades visando a resolução de problemas matemáticos.
- Familiarizar o aluno com as técnicas da álgebra linear e suas inter-relações.
- Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração.
- Fornecer ao aluno a base Matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Usar matrizes para organizar e manipular;
- Executar operações de matrizes;
- Computar a matriz inversa e a transposta;
- Calcular o determinante de uma matriz;
- Resolver sistemas de equações lineares;
- Proporcionar ao aluno a capacidade de aplicar técnicas de tratamento algébrico e geométrico envolvendo vetores;
- Calcular as operações entre vetores;
- Calcular o ângulo entre vetores;
- Verificar a ortogonalidade entre vetores;
- Calcular a área de superfícies;
- Calcular o volume de regiões.
- Capacitar os alunos a representar grandezas físicas na forma vetorial
- Tornar o aluno capaz de equacionar e/ou solucionar situações-problema aplicando técnicas vetoriais
- Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas;
- Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
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ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS | 57 Objetivo Geral Introduzir o algoritmo como ferramenta inicial para o desenvolvimento de raciocínio lógico na solução de problemas. Objetivos Específicos Entender o conceito de lógica como ciência; Observar o seu uso de maneira, muita das vezes, de forma espontânea em tarefas do dia a dia; Usar o raciocínio lógico para a tomada de decisões para resolução de problemas. |
CÁLCULO DIFERENCIAL | 132 Objetivos Gerais: Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração; - Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia; - Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas; - Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos. Objetivos específivos: Ao final dos estudos, o aluno deverá estar apto a: - Reconhecer a operação de potenciação, identificar e aplicar suas propriedades;
- Reconhecer a operação de radiciação, identificar e aplicar suas propriedades
- Solucionar equações polinomiais
- Fatorar e simplificar expressões algébricas;
- Trabalhar o conceito de limites e de continuidade de funções;
- Conhecer o conceito e aplicações de derivadas;
- Utilizar conceitos e técnicas de derivação de funções de uma variável na resolução de problemas que envolvam taxas de variações, estudo completo da função e problemas de otimizaçã.
- Trabalhar as propriedades das derivadas e suas aplicações;
- Representar graficamente as funções de duas variáveis;
- Fazer a conexão entre as funções de duas variáveis e as curvas de nível associadas;
- Fazer a conexão entre as funções de três variáveis e as superfícies de nível correspondentes;
- Calcular e utilizar derivada parcial, derivada direcional, gradiente e diferencial
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EXPRESSÃO GRÁFICA | 54 - Capacitar o estudante a comunicar-se na linguagem técnica gráfica da engenharia, especificamente através da leitura e produção de representação de objetos em vistas ortográficas e perspectiva isométrica. - Desenvolver habilidade introdutória no uso de aplicativos gráficos. - Expressar e interpretar graficamente os desenhos de objetos empregando as técnicas, convenções e normas de projetos no desenho técnico. |
QUÍMICA TECNOLÓGICA | 66 Objetivo geral: - Abordar a química como instrumento de controle para profissionais capacitados, fornecendo fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais, relacionadas aos diversos segmentos. Objetivos específicos: - Possibilitar o reconhecimento das propriedades dos materiais, relacionando-as com as interações moleculares de formação dos compostos. - Reconhecer e estabelecer as relações críticas entre o conhecimento dos processos químicos e sua interferência na indústria e no meio ambiente. - Demonstrar a importância dos conhecimentos da química e suas inter-relações diretas e indiretas com as tecnologias aplicadas aos diversos campos da engenharia. |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS | 48 O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico. Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral. Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional. Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional. |
CIRCUITOS ELÉTRICOS I | 114 Objetivos Gerais: - Analisar, sintetizar e aplicar conhecimentos na área de circuitos elétricos; - Modelar e resolver circuitos; - Realização de experimentos em laboratório, utilizar instrumentos e equipamentos elétricos; - Avaliar criticamente ordem de grandeza - plotar gráficos. Objetivos Específicos: - Analisar circuitos elétricos em corrente contínua, em regime permanente; - Resolver circuitos elétricos; - Realizar montagens experimentais em laboratório; - Utilizar ferramentas computacionais para desenho de esquemas eletrônicos, simulação de funcionamento de circuitos elétricos. |
BANCO DE DADOS I | 108 O componente apresentará os princípios e metodologias de engenharia de software, com o objetivo de habilitar o aluno a produzir software de alta qualidade e desempenho, a partir do estudo dos conceitos de teoria de sistemas, teoria de software, técnicas de levantamento de dados, análise de requisitos, modelo funcional. |
MATEMÁTICA DISCRETA I | 54 Objetivos Gerais: Desenvolver a capacidade de abstração por meio da formalização do pensamento lógico, utilizando os conhecimentos de notações matemáticas. Compreender e desenvolver demonstrações formais na solução de problemas de natureza computacional por meio do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos da lógica proposicional. Objetivos Específicos: 1. Utilizar a lógica proposicional e de primeira ordem como mecanismos formais para representação e prova de conhecimento; 2. Aplicar técnicas básicas de provas em demonstrações formais. |
CÁLCULO INTEGRAL | 84 Aproximar, através do cálculo, a engenharia do ponto de vista acadêmico da prática da engenharia. Sendo as integrais, de maneira geral, uma poderosa ferramenta para a aplicação e comprreensão de inúmeros conceitos inerentes a todas as engenharias, focaremos na compreensão e resolução das integrais indefinidas, como podem ser aplicadas as integrais definidas e as integrais múltiplas (duplas e triplas). A partir de problemas de aplicação, este curso pretende fazer essa interface entre aspectos teóricos e situações práticas. |
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA | 48 Este componente curricular versará sobre assuntos relacionados aos fundamentos da economia e da administração, proporcionando ao aluno a familiarização com os conceitos básicos de microeconomia e de macroeconomia e a influência desses conceitos na economia das empresas e também apresentar os princípios fundamentais e tendências da administração, num enfoque sistêmico e prático, capacitando o acadêmico a entender os aspectos da estrutura e dinâmica organizacional de forma a permitir-lhe analisar, interpretar e intervir nos processos de gestão das organizações, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem os conteúdos estudados.. |
FELICIDADE E BEM-ESTAR | 96 Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida. Objetivos específicos: - Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas; - Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal; - Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida; - Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum. |
CÁLCULO APLICADO | 54 Aproximar, através do cálculo, a engenharia do ponto de vista acadêmico da prática da engenharia. Sendo as integrais de linha, de maneira geral, uma poderosa ferramenta para a aplicação e compreensão de inúmeros conceitos pertinentes às engenharias. focaremos na compreensão e resolução das integrais de linha de campos escalares e vetoriais. Também, focaremos na aplicação das equações diferenciais, utilizando-as em modelagens matemáticas de situações-problema. |
LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO | 69 Objetivo Geral Apresentar ao aluno os fundamentos da construção de algoritmos estruturados, capacitando-o a desenvolver algoritmos em uma linguagem de programação. Objetivos Específicos - Desenvolver as habilidades do processo de abstração possibilitando, através de uma organização metodológica, a representação desta abstração e a sua formação lógica para o desenvolvimento de programas em diversas linguagens.
- Identificar, distinguir, criar, analisar e reconhecer, através de máximas de programação e da metodologia para desenvolvimento de algoritmo, os processos lógicos necessários para o desenvolvimento de programas escritos em linguagem C, padrão ANSI.
- Distinguir as estruturas dos comandos e suas sintaxes de forma a resolver problemas lógicos com aplicações práticas representadas em algoritmos.
- Permitir a escolha de processos lógicos e a crítica às suas aplicações, culminando na verbalização de sugestões de melhoria, quando cabíveis.
- Analisar uma especificação de problema e, a partir das estruturas e comandos, definir a melhor solução.
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BANCO DE DADOS II | 108 Capacitar o aluno para uma gestão eficiente dos sistemas gerenciadores de banco de dados principalmente nos recursos avançados de configuração, ajustes de performance, avaliação do plano de acesso das querys, implementação e controle de políticas de segurança. |
MATEMÁTICA DISCRETA II | 54 Objetivos Gerais: - Desenvolver a capacidade de abstração e a formalização do pensamento lógico.
- Compreender e desenvolver demonstrações formais.
- Solucionar problemas, de natureza computacional, por meio do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos de caráter discreto.
Objetivos Específicos: - Utilizar a lógica proposicional e de primeira ordem como mecanismos formais para representação e prova de conhecimento;
- Aplicar técnicas básicas de provas em demonstrações formais;
- Reconhecer, analisar e resolver relações de recorrência;
- Aplicar os conceitos lógicos, as técnicas de provas e relações de recorrência na análise de algoritmos;
- Reconhecer os tipos de conjuntos existentes, bem como aplicar as operações elementares envolvendo-os na computação;
- Identificar os tipos de problemas de contagem, combinatória e sua aplicação na computação;
- Identificar os tipos de relações e funções existentes e sua aplicação na computação.
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FÍSICA | 108 Objetivos gerais: - Permitir que os estudantes se apropriem dos conhecimentos físicos com ênfase nos aspectos conceituais, de forma a compreender a linguagem cientifica, sem descartar o formalismo matemático. - Compreender a evolução dos sistemas físicos e suas possíveis aplicações. - Contribuir para o educando entender e fazer a ligação entre teoria e prática. - Compreender o processo de desenvolvimento da física segundo os referenciais teóricos que marcaram cada época. Objetivos especificos : - Proporcionar aos alunos o conhecimento dos princípios físicos relacionados à mecânica, Termodinâmica, ondas e fenômenos ondulatórios e eletricidade. - Relacionar os princípios desses temas da física com o cotidiano dos alunos, bem como relacionar com as tecnologias modernas. |
MECÂNICA DOS SÓLIDOS | 69 Física é a ciência que trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças.O termo vem do grego (physis), que significa natureza, pois nos seus primórdios ela estudava, indistintamente, muitos aspectos do mundo natural. A Física difere da Química, ao lidar menos com substâncias específicas e mais com a matéria exata em geral, embora existam áreas que se cruzem, como a Físico-Química (intimidade da matéria). Dessa forma, os físicos estudam uma vasta gama de fenômenos físicos, em diversas escalas de comprimento: das partículas subatômicas, das quais toda a matéria é originada, até o comportamento do universo material como um todo (Cosmologia).Os objetivos será o de alinhar Modelos Matemáticos com aplicações reais no cotidiano do Engenheiro:- Fornecer aos alunos fundamentos básicos de estática de partículas e de corpos rígidos dando ao mesmo uma visão geral daatuação de cargas sobre sistemas mecânicos e estruturais.-Mostrar como adicionar forças e decompô-las em suas componentes utilizando a regra do paralelogramo;-Introduzir o conceito de diagrama de corpo livre de uma partícula;- Mostrar como resolver problemas de equilíbrio de partículas utilizando as equações de equilíbrio;-Discutir os conceitos de momento de uma força e mostrar com calculá-lo em problemas de duas e três dimensões; -Desenvolver as equações de equilíbrio para um corpo rígido;-Mostrar como resolver um problema de corpo rígido utilizando as equações de equilíbrio;- Discutir os conceitos de centro de gravidade, centro de massa e centróide;-Desenvolver procedimentos para a determinação dos momentos de inércia de área de figuras geométricas, análise e determinação de tensões e deformações causadas por solicitações externas para o dimensionamento de peças estruturais. |
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE | 96 Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade. Objetivos específicos: - Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos; - Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade; - Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana; - Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável - Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva. |
TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DOS MATERIAIS | 54 Objetivo geral: - Abordar a química como instrumento de controle para profissionais capacitados, fornecendo fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais, relacionadas aos diversos segmentos. Objetivos específicos: - Possibilitar o reconhecimento das propriedades dos materiais, relacionando-as com as interações moleculares de formação dos compostos. - Reconhecer e estabelecer as relações críticas entre o conhecimento dos processos químicos e sua interferência na indústria e no meio ambiente. - Demonstrar a importância dos conhecimentos dos matériais e suas inter-relações diretas e indiretas com as tecnologias aplicadas aos diversos campos da engenharia. |
LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO AVANÇADAS | 69 |
DIREITO DIGITAL | 42 |
ESTRUTURA DE DADOS I | 54 |
TEORIA DA COMPUTAÇÃO | 54 |
ESTATÍSTICA APLICADA | 54 Criar condições para que o aluno possa compreender e empregar a estatística descritiva para tabular, apresentar e interpretar dados que serão utilizados em planejamento e tomada de decisões administrativas, utilizando o computador, através de planilhas eletrônicas, como ferramenta de apoio. Apresentar as ferramentas da Teoria de Probabilidade preparando o aluno para o estudo da Estatística Inferencial. |
FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 69 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 72 |
ELETRÔNICA ANALÓGICA I | 72 - Formar um profissional capaz de atuar no campo das tecnologias, que demonstre em suas atitudes o compromisso com a ética, com a cidadania, com a coletividade e com o meio ambiente; apto a exercer a profissão, de forma crítica, criativa e empreendedora, com visão sistêmica de processos e de mercado, para gerir projetos, consciente das dimensões técnicas, econômicas, legais, políticas, ambientais e socioculturais das propostas de interferência e de soluções apresentadas nos projetos; - Capacitar o estudante a compreender o principio de funcionamento e as caracteristicas dos principais elementos semicondutores, o diodo, o transistor bipolar de junção BJT e o transistor de efeito de campo FET; - Capacitar o aluno a compreender o princípio de funcionamento do diodo PN em circuitos de corrente contínua (CC) e corrente alternada (CA), possibilitando ao estudante conhecer as principais aplicações do componente; - Compreender o princípio de funcionamento do transistor bipolar de junção (BJT) e do transistor de Efeito de campo (FET), estudando os circuitos de polarização (amplificadores) e também sua operação como chave eletrônica. O aluno deverá ser capaz de interpretar e projetar circuitos contendo BJTs e FETs; - Capacitar o aluno a utilizar instrumentos elétricos presentes no laboratório de eletrônica, possibilitando ao discente realizar montagens de circuitos eletrônicos em protoboards, utilizando equipamentos como: osciloscópio digital, gerador de sinais, multímetros, fontes de alimentação, etc.; - Compreender o conceito básico e a operação dos blocos de uma fonte uma fonte de alimentação, capacitando o aluno a interpretar, analisar e construir uma fonte do tipo linerar. Blocos de retificação, filtro e regulação de tensão são estudados e implementados em um projeto de circuito; - Desenvolver habilidades de simulação de circuitos eletrônicos, desenvolvimentos de Layouts de circuito impresso, desenvolvimento de protótipos eletrônicos, construção de placas de circuitos, ensaios e testes em bancada, e ainda possibilitando ao discente criar habilidades de consulta em data sheets para especificação de componentes em projetos. |
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS | 84 A programação orientada a objetos exerce um papel fundamental dentro do curso de Engenharia da Computação, capacitando o aluno a desenvolver programas utilizando o paradigma orientado a objetos para resolução de problemas. A programação orientada a objetos é uma forma especial de programar, mais próximo de como expressaríamos as coisas na vida real do que os outros tipos de programação e é cada vez mais empregada no desenvolvimento de sistemas.Com esse intuito, os conteúdos de orientação a objetos abordados nesta disciplina têm como objetivos:Auxiliar o aluno no desenvolvimento de suas habilidades no processo de abstração, possibilitando, através de uma organização metodológica, a representação desta abstração e a sua formação lógica para o desenvolvimento de programas em diversas linguagens. Estes são pontos fundamentais para a formação do Bacharel em Engenharia da Computação.Capacitar o aluno a identificar, distinguir, criar, analisar e reconhecer através da metodologia para desenvolvimento de algoritmos os processos lógicos necessários para o desenvolvimento de programas orientados a objetos.Possibilitar ao aluno distinguir os conceitos de orientação a objetos e suas sintaxes de forma a resolver problemas lógicos com aplicações práticas.Permitir a escolha de processos lógicos e a critica as suas aplicações, culminando na verbalização de sugestões de melhoria quando cabíveis.Aprender a pensar nos problemas de forma diferente para escrever os programas em termos de objetos, classes, propriedades, métodos e outros conceitos de orientação a objetos. |
REDES DE COMPUTADORES I | 42 |
ESTRUTURA DE DADOS II | 54 |
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET | 84 |
EXTENSÃO | 72 |
ELETRÔNICA ANALÓGICA II | 57 |
SISTEMAS DIGITAIS | 72 |
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 63 |
ENGENHARIA DE SOFTWARE | 84 Objetivos Gerais - Desenvolver capacidade de elaborar, interpretar e documentar aplicativos utilizando modelagem de sistemas orientados a objeto; - Garantir de qualidade nos projetos de software; - Dominar as mais novas técnicas de análise e projeto de software orientados a objetos. Objetivos Específicos - Implementar modelagem de software orientados a Objeto; - Demonstrar a habilidade de utilizar linguagens de modelagem; - Documentar e especificar sistemas. |
REDES DE COMPUTADORES II | 84 |
EXTENSÃO | 72 |
ANÁLISE E PROCESSAMENTO DE SINAIS | 54 |
CONTROLADORES PROGRAMÁVEIS | 54 |
COMPUTAÇÃO GRÁFICA | 54 |
ANÁLISE DE ALGORÍTMOS | 54 |
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES | 54 Objetivos Gerais:O componente de Arquitetura e Organização de Computadores I tem por objetivo a introdução dos conceitos de sistemas de computação, demonstrando os seus componentes, suas aplicações e requisitos de funcionamento.Objetivos Específicos: Preparar o aluno para que ele seja capaz de: relacionar os componentes de hardware de um sistema de computação, bem como seu princípio básico de funcionamento; descrever os periféricos de entrada/saída, os tipos de interfaces existentes e os métodos de realização de operações de entrada/saída; explicar os tipos de dados, suas representações e a aritmética computacional, bem como as instruções são representadas, armazenadas e executadas pelo hardware; enunciar como a memória está organizada e seu funcionamento; detalhar a estrutura e o funcionamento da UCP. |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | 54 |
MÉTODOS NUMÉRICOS | 72 |
SISTEMAS DE CONTROLE | 54 |
SISTEMAS EMBARCADOS E IOT | 42 |
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS E DE TEMPO REAL | 84 Objetivos Gerais: - Planejar, supervisionar, implementar e coordenar projetos de sistemas de computação, exercendo funções de especificação, programação, configuração, e integração de recursos de software e hardware; - Planejar, supervisionar, implementar e coordenar projetos de automação, exercendo funções de especificação, programação, calibração, configuração dos dispositivos e de instrumentação; - Conceber sistemas, produtos e processos a partir de modelos adequados, utilizando técnicas e tecnologias disponíveis à realização de simulações, ensaios, análises e sínteses; Objetivos Específicos: - Projetar, testar e manter softwares, seguindo princípios, técnicas e formalismos exigidos; - Projetar estruturas de hardware e software para aplicações específicas; - Elaborar e implementar projetos de integração física e lógica de redes industriais, envolvendo equipamentos e instrumentos dedicados ao controle de processos contínuos ou discretos; - Projetar sistemas de automação utilizando técnicas e estratégias de controle adequadas à aplicação; - Desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas; - Elaborar e executar programas de capacitação, qualificação e atualização profissional de pessoal; - Avaliar a viabilidade técnica, econômica, financeira e legal dos projetos de engenharia; - Praticar a ética nas relações, a responsabilidade social e o compromisso com o ecossistema; - Criar bancos de dados; - Atuar permanentemente com postura empreendedora e pró-ativa; - Trabalhar em equipe; - Incorporar-se às novas tecnologias - Conhecer o histórico, as características, a estrutura e o funcionamento dos sistemas distribuídos. - Conhecer sobre o sistema distribuído possibilitando garantir a performance adequada e a segurança dos sistemas. - Identificar o funcionamento dos sistemas distribuídos. - Conhecer como os sistemas distribuídos interagem com o hardware, e como podem ser configurados para o atendimento das necessidades dos usuários e das organizações. |
ALGORITMOS EM GRAFOS | 54 |
SISTEMAS OPERACIONAIS | 54 |
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL | 48 A disciplina tem por objetivos: Geral: Desenvolver no aluno a visão crítica sobre a gestão socialmente responsável e a sustentabilidade. Espescíficos: - Estudar os principais problemas ambientais; - Permitir a compreensão do meio ambiente como gerador de recursos; - Apresentar as políticas públicas ambientais e sua interferência na sociedade; - Permitir ao aluno identificar as consequências e os impactos das ações das empresas na sociedade, no mercado, no meio ambiente, na comunidade e nas próprias empresas; - Apresentar o papel das instituições no tocante à promoção e manutenção do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social. |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA | 96 Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento. Objetivos específicos: - Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização; - Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões; - Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano; - Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal. |
SISTEMAS DIGITAIS MICROCONTROLADOS | 69 |
ROBÓTICA | 54 |
CONTROLE DIGITAL | 42 |
OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS | 54 |
ESTUDOS INTEGRADOS EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO I | 39 |
DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS | 78 |
EXTENSÃO | 72 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO | 231 |
ESTUDOS INTEGRADOS EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO II | 54 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) | 39 |
ENADE | 0 |