FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
54
Este componente objetiva apresentar informações aos estudantes sobre o curso de Bacharel em Ciências Biológicas, como: diretrizes curriculares; organização curricular; áreas de atuação do biológo. Conhecer o exercício profissional regulamentado pelo Conselho Federal de Biologia e Mistério da Educação. Iniciar a aprendizagem em pesquisa, conhecendo os diferentes métodos e técnicas de pesquisa para produção científica.
|
MATEMÁTICA INTRODUTÓRIA E RACIOCÍNIO LÓGICO |
84
Objetivos Gerais: Visa o aprimoramento e nivelamento dos conhecimentos matemáticos elementares; buscar desenvolver no discente o raciocínio lógico, oferecendo suporte para a interdisciplinaridade entre as diversas abordagens quantitativas do curso e, a partir da aplicabilidade analisar e ser capaz de gerenciar subsistemas de gestão de pessoas.
Objetivos Específicos: - Propiciar ao discente conhecer e aplicar a teoria dos conjuntos e números. - Viabilizar o conceito e aplicação das propriedades da potenciação. - Conceituar e demonstrar a aplicação das equações de 1 º e 2 º grau - Resolver problemas de aplicações de equações. - Conceituar e demonstrar a aplicação de razão e proporção - Resolver problemas de aplicações de razão e proporção. - Conceituar e demonstrar a aplicação de Raciocínio lógico - Resolver problemas de aplicações de Raciocínio lógico - Conceituar e demonstrar a aplicação de porcentagem - Resolver problemas de aplicações de porcentagem.
|
A UNIDADE DA VIDA E O DESENVOLVIMENTO BIOLÓGICO |
84
O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre o desenvolvimento biológico, a morfologia, funcionamento, aspectos morfológicos e funcionais da célula e dos tecidos, sobre os tipos de divisão celular. O componente curricular irá contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de suas habilidades para o trabalho em equipe, capacidade de observação, de análise e da descrição dos aspectos celulares estudados.
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Compreender o desenvolvimento biológico a partir da fecundação até o período fetal;
- Compreender a origem dos tecidos;
- Identificar e descrever a composição, a organização e a microscopia dos tecidos fundamentais;
- Identificar e descrever a célula procariótica e a eucariótica;
- Compreender a estrutura e o funcionamento dos componentes da célula eucariótica;
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
No decorrer do período, o componente deverá ainda:
- Estimular ações que gerem reflexões buscando qualificar os estudantes para a resolução de situações-problema;
- Propiciar dinâmicas de trabalho em grupos, favorecendo as discussões coletivas e as relações interpessoais e, assim, desenvolver habilidades afetivas, no que se refere ao respeito pelo professor e pelos colegas e às questões éticas.
|
MORFOLOGIA E FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS ORGÂNICOS |
84
O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre a origem, a morfologia macroscópica e o funcionamento dos sistemas orgânicos. Além disso, o componente curricular irá contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de suas habilidades para o estudo individualizado e em equipe, capacidade de observação e da descrição dos aspectos morfológicos macroscópicos dos sistemas estudados e do seu funcionamento.
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Identificar e descrever a morfologia macroscópica de cada sistema estudado.
- Compreender a função dos sistemas orgânicos.
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
|
SAÚDE E SOCIEDADE |
54
Saúde e Sociedade integra o primeiro ciclo de componentes curriculares que contribuem para formação de um profissional com perfil crítico, técnico e humanístico, com capacidade de atuar, com compromisso ético e social, em equipes multiprofissionais e intersetoriais com base na promoção da saúde e cidadania.
Este componente tem um enfoque interdisciplinar e é desenvolvido na modalidade semi-presencial. Visa subsidiar a construção de conhecimentos integrados a outros componentes curriculares, considerando saúde como direito do cidadão e o Sistema Único de Saúde como uma conquista de cidadania. São objetivos desse componente:
- Incentivar a autonomia do aluno na organização e desenvolvimento de seus estudos acadêmicos;
- Fornecer ao aluno um referencial teórico e metodológico para a compreensão do processo saúde-doença e da promoção da saúde. Provocar reflexões sobre as dimensões humanas, suas inter-relações e a dinâmica do viver individual e coletivo;
- Possibilitar uma análise crítica dos determinantes do processo saúde-doença e das demandas da população necessária à produção de práticas de vigilância e promoção da saúde;
- Compreender a trajetória das políticas de saúde no Brasil, com ênfase nas relações entre o Estado e a Sociedade;
- Identificar as múltiplas relações entre Estado e Sociedade Civil, na elaboração e implementação de políticas de saúde;
- Analisar o perfil sanitário brasileiro e suas relações com as concepções e práticas de saúde em seu percurso histórico;
- Conhecer a criação e a trajetória do Sistema Único de Saúde (SUS) e as estratégias para efetivação dos seus princípios;
- Reconhecer os mecanismos para a representação de interesses no espaço público e para efetivação do controle social;
- Conhecer os principais programas e ações de assistência sociais mantidos pelo Ministério da Saúde;
- Contribuir para o desenvolvimento do senso crítico, ético e de responsabilidade social do aluno que se prepara para atuar nas diferentes áreas da saúde, cujo objeto de estudo e intervenção é o cuidado do ser humano.
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
96
Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida.
Objetivos específicos:
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas;
- Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal;
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida;
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
48
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
ANATOMIA E FISIOLOGIA COMPARADA |
96
OBJETIVO GERAL:
Este componente tem por objetivo principal fornecer ao estudante conhecimentos sobre a anatomia e a fisiologia das diversas espécies de invertebrados e vertebrados, para a compreensão do funcionamento dos principais sistemas orgânicos, envolvendo desde os processos básicos a nível celular até aqueles envolvidos na integração entre as diversas estruturas e sistemas orgânicos, enfatizando os mecanismos funcionais voltados à adaptação dos animais aos diversos meios em que os animais se encontram.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Identificar e descrever a morfologia macroscópica de cada um dos órgãos e dos sistemas estudados.
- Compreender a função e o funcionamento de todos os sistemas orgânicos nos diferentes filos animais.
- Identificar os sistemas envolvidos no controle das funções orgânicas básicas e elaboradas para que o animal possa sobreviver ao ambiente em que é encontrado.
- Comparar o funcionamento dos sistemas orgânicos entre as diferentes espécies animais, a fim de propiciar aos alunos um raciocínio lógico e críticos sobre as estratégias de sobrevivência das diferentes espécies de animais.
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
- Estimular ações que gerem reflexões, deduções e conclusões buscando qualificar os estudantes para a resolução de situações-problema.
- Propiciar dinâmicas de trabalho individualizado e em grupos, favorecendo as discussões coletivas e as relações interpessoais e, assim, desenvolver habilidades afetivas, no que se refere ao respeito pelo professor e pelos colegas e às questões éticas.
|
LEGISLAÇÃO DO PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
36
Discutir os fundamentos éticos e a legislação que ampara a atuação profissional do biólogo, a sua inserção e desempenho no mercado de trabalho. Ao final do curso o aluno deverá estar preparado a: conhecer o código de ética e as normas de conduta social e científica do profissional biólogo; compreender o significado da ética na perspectiva do desenvolvimento sustentável; estar ciente dos deveres e direitos do profissional biólogo em sua área de atuação, sob responsabilidade social e ambiental; conhecer a legislação vigente que normatiza a profissão biólogo, bem como de seus órgãos representativos.
|
PRINCÍPIOS DE SISTEMÁTICA E FILOGENIA |
54
O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre métodos filogenéticos, para a construção de hipóteses de relacionamento filogenético entre os táxons de interesse.
O componente curricular irá contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de suas habilidades para o trabalho em equipe, capacidade de observação, de análise e da construção de cenários evolutivos de caracteres de ordem morfológica, comportamental, entre outros.
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
Compreender e aplicar conceitos básicos da classificação dos organismos;
Compreender a evolução da história das Classificações biológicas;
Compreender metodologias empregadas na reconstrução da história filogenética;
Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
No decorrer do período, o componente deverá ainda:
Estimular ações que gerem reflexões buscando qualificar os estudantes para a resolução de situações-problema;
Propiciar dinâmicas de trabalho em grupos, favorecendo as discussões coletivas e as relações interpessoais e, assim, desenvolver habilidades afetivas, no que se refere ao respeito pelo professor e pelos colegas e às questões éticas.
|
FÍSICA GERAL E BIOFÍSICA |
69
Objetivos gerais:
- Permitir que os estudantes se apropriem dos conhecimentos físicos com ênfase nos aspectos conceituais, de forma a compreender a linguagem cientifica, sem descartar o formalismo matemático.
- Compreender a evolução dos sistemas físicos e suas possíveis aplicações.
- Contribuir para o educando entender e fazer a ligação entre teoria e prática.
- Compreender o processo de desenvolvimento da física segundo os referenciais teóricos que marcaram cada época.
Objetivos especificos :
- Proporcionar aos alunos o conhecimento dos princípios físicos relacionados à mecânica, Termodinâmica, ondas e fenômenos ondulatórios e eletricidade e física moderna.
- Relacionar os princípios desses temas da biofísica com o cotidiano dos alunos, bem como relacionar com as tecnologias modernas.
- Proporcionar aos alunos conhecimentos básicos de Física aplicada à biologia, visando uma melhor compreensão do funcionamento dos organismos, bem como dos processos utilizados para diagnósticos e terapêuticos. Por fim, à preparação dos alunos para as demais disciplinas do seu curso e para sua vida profissional.
|
CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS |
123
Objetivo Geral:
Este componente tem por objetivo principal fornecer conhecimentos sobre Fisiologia Humana, para a compreensão do funcionamento dos principais sistemas orgânicos, envolvendo desde os processos básicos a nível celular até aqueles envolvidos na integração entre as diversas estruturas e sistemas orgânicos.
Objetivos Específicos:
Baseado nisso, ao final do semestre o aluno deverá ser capaz de:
- Identificar e analisar os órgãos do corpo humano, relacionando os aspectos anatômicos e morfológicos com suas funções;
- Conhecer o funcionamento dos principais sistemas orgânicos (Nervoso, muscular, cardiovascular, respiratório, digestório, renal e endócrino) fazendo, ainda a inter-relação destes conceitos com outros componentes curriculares do mesmo período e dos componentes curriculares subsequentes como farmacologia e patologia, além de outros componentes específicos;
- Aplicar os conteúdos teóricos às aulas práticas: a demonstração dos eventos fisiológicos in vitro e in vivo, possibilitando que os alunos façam uma relação com a fisiologia humana, podendo aplicar estes conceitos na rotina dos profissionais de saúde;
- Produzir relatórios referentes aos assuntos das aulas práticas; estimulando o estudo e a pesquisa sobre o assunto discutido, para explicar os eventos observados, aperfeiçoando assim, sua capacidade de observação e descrição de resultados.
- Manusear adequadamente os equipamentos e instrumentos utilizados nas aulas práticas;
- Respeitar as normas básicas de segurança no laboratório.
A formação de um profissional de saúde não pode ser considerada apropriada unicamente com a assimilação e inter-relação de conceitos, sendo também necessário respeito e ética.
|
QUÍMICA TECNOLÓGICA |
66
Objetivo geral:
- Abordar a química como instrumento de controle para profissionais capacitados, fornecendo fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais, relacionadas aos diversos segmentos.
Objetivos específicos:
- Possibilitar o reconhecimento das propriedades dos materiais, relacionando-as com as interações moleculares de formação dos compostos.
- Reconhecer e estabelecer as relações críticas entre o conhecimento dos processos químicos e sua interferência na indústria e no meio ambiente.
- Demonstrar a importância dos conhecimentos da química e suas inter-relações diretas e indiretas com as tecnologias aplicadas aos diversos campos da engenharia.
|
ECOLOGIA GERAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
80
|
BIOLOGIA EXPERIMENTAL |
39
A disciplina Biologia Experimental tem como objetivos demonstrar princípios básicos da física, química e outras ciências que servem de fundamento para a compreensão do funcionamento dos seres vivos, sejam unicelulares, pluricelulares ou organismos altamente complexos como os mamíferos. Busca ainda ser um elemento integrador dos vários componentes curriculares que formam o Curso de Ciências Biológicas, promovendo uma "conversa" entre a química e a física com a botânica, a fisiologia, a biologia celular e outras tantas áreas das Ciências Biológicas.
|
GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR |
84
Objetivos gerais:
- Apresentar conhecimentos sobre aspectos básicos da genética, padrões de herança,
- Descrever a base cromossômica da herança genética, a relação entre o DNA e o fenótipo, bem como a estrutura do genoma,
- Mostrar técnicas de estudo do genoma e sua manipulação.
Objetivos específicos:
- Descrever a estrutura dos ácidos nucléicos e as funções de cada um deles,
- Descrever as técnicas moleculares utilizadas na manipulação dos ácidos nucléicos,
- Descrever a estrutura básica dos genes e o seu funcionamento,
- Descrever os padrões genéticos de herança e sua relação com doenças genéticas,
- Apresentar a estrutura dos cromossomos e as alterações cromossômicas,
- Descrever os diferentes tipos de divisão celular e sua importância,
- Apresentar a estrutura do genoma e as aplicações desse conhecimento
- Descrever os diferentes tipos de mutações e suas consequências.
No decorrer do período, o componente deverá ainda:
- Estimular ações que gerem reflexões buscando qualificar os estudantes para a resolução de situações-problema;
- Propiciar dinâmicas de trabalho em grupos, favorecendo as discussões coletivas e as relações interpessoais e, assim, desenvolver habilidades afetivas, no que se refere ao respeito pelo professor e pelos colegas e às questões éticas.
|
CONSERVAÇÃO E MANEJO DA BIODIVERSIDADE |
66
Os objetivos da disciplina são:
Geral: oferecer ao aluno uma visão crítica sobre a atual crise de biodiversidade, ampliando a noção de que uma das melhores alternativas se encontra à luz da Biologia da Conservação, como instrumento de manejo e preservação dos recursos naturais, permitindo a todos alcançar de um desenvolvimento considerado sustentável.
Específicos:
- Integrar conhecimentos ecológicos adquiridos ao longo do curso de graduação em Ciências Biológicas, sob o enfoque aplicado da Biologia da Conservação;
- Ampliar as discussões sobre valores para a conservação biológica;
- Fornecer os conhecimentos básicos sobre estratégias de conservação e sobre manejo de ecossistemas.
|
QUÍMICA ORGÂNICA |
72
A disciplina de Química Orgânica para o curso de Farmácia, Engenharia Química e Ciências Biológicas será trabalhada em sala de aula com os momentos teóricos e no Laboratório de Química, onde constarão momentos experimentais e teóricos. Os conteúdos abordados no componente serão trabalhados de forma crítica e reflexiva buscando sempre a interação do conteúdo explicitado com a aplicação no campo de atuação dos profissionais, de modo que os temas abordados tenham relação com as experiências a serem desenvolvidas e familiarizadas pelos alunos. A disciplina de Química Orgânica tem como objetivos: - Introduzir o aluno aos principais conceitos e experimentos em Química Orgânica; - Abordar a química orgânica como uma ferramenta no processo de ensino aprendizagem; - Reconhecer os principais grupos funcionais e suas propriedades físico-químicas; - Estudar e aplicar os processos orgânicos na síntese de novos compostos com propriedades farmacológicas- situações e reações. Estudar e aplicar situações de estudo de casos em processos orgânicos; - Aplicar os conhecimentos de reações e mecanismos de reações em síntese de compostos biologicamente ativos; - Explicitar o campo de atuação do Famacâutico, Engenheiro químico e Biólogo em situações que envolvam processos orgânicos..
|
EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA |
54
Objetivo Geral:
O objetivo geral do componente curricular “Epidemiologia e Bioestatística” é o de primar, pelo acesso dos discentes a um conjunto de vários indicadores de saúde disponíveis nas bases de dados de comumente uso na área da saúde e em seguida, associando-lhes aos conteúdos, temas e leituras que proporcionem uma reflexão crítica acerca dos determinantes sociais de saúde da população em geral e de seus diferentes segmentos.
Objetivos Específicos:
- Identificar as diferentes funções exercidas pelo profissional da área da saúde no monitoramento dos perfis epidemiológico e demográfico.
- Aplicar os instrumentos da Bioestatística e da Epidemiologia na coleta e sistematização de dados para a elaboração de perfis demográficos e epidemiológicos.
- Coletar dados referentes aos indicadores de saúde utilizando os sistemas de informação em saúde disponíveis no Brasil.
- Identificar as doenças e agravos de notificação compulsória.
- Relacionar os riscos à saúde com os perfis demográficos e epidemiológicos.
- Coletar, analisar e interpretar estatisticamente características biológicas, sociais, econômicas dentro de uma amostra de interesse na área de saúde.
- Apresentar noções de bioestatística para a aplicação de um trabalho epidemiológico.
- Apresentar conhecimentos básicos sobre medidas de variabilidade, medidas de posição e medidas de dispersão.
- Conhecer testes utilizados em estatísticas inferencial.
- Aplicar os conceitos aprendidos na compreensão e proposta de intervenção crítica na realidade, com ética e responsabilidade social.
|
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA |
69
Objetivo geral:
- Conhecer aspectos básicos da microbiologia e parasitologia humana visando à compreensão integral de processos patológicos.
Objetivos específicos:
- Promover a aquisição de conhecimentos científicos nas áreas da parasitologia e microbiologia;
- Conhecer a fisiopatologia das doenças infecciosas e parasitárias;
- Identificar os fatores biológicos e sócio-culturais que influenciam a ocorrência das doenças infeciosas e parasitárias;
- Conhecer medidas de controle de doença e medidas profiláticas nas áreas de microbiologia e parasitologia.
|
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
96
Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.
Objetivos específicos:
- Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos;
- Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;
- Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana;
- Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável
- Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva.
|
CLIMATOLOGIA |
80
A disciplina de Climatologia, tem como objetivo levar o educando a:
- Reconhecer a massa atmosférica como um dos elementos fundamentais que sustenta a vida no planeta;
- Estimar a variação espacial e temporal da radiação solar;
- Relacionar os diversos elementos e aspectos que interagem entre si para a formação dos diversos tipos de clima;
- Avaliar a dinâmica da atmosfera e sua influência sobre o aquecimento das águas oceânicas;
- Relacionar os fenômenos climáticos El Niño e La Niña, bem como suas principais causas, efeitos e consequências.
- Identificar os fatores climáticos como contribuintes do clima local.
|
BIOGEOGRAFIA |
51
A disciplina tem como objetivo formar profissionais que sejam capazes de identificar os fatores históricos e ecológicos envolvidos na distribuição dos seres vivos no espaço geográfico ao longo do tempo, reconhecer as regiões biogeográficas, bem como os biomas terrestres, ecossistemas aquáticos e domínios morfoclimáticos brasileiros e compreender a importância da biogeografia e seus métodos de estudos na conservação de espécies e na composição do ambiente urbano.
|
ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS E TERRESTRES |
66
|
SANEAMENTO AMBIENTAL |
54
|
TAXONOMIA E MORFOLOGIA DOS SERES VIVOS |
69
Este componente curricular tem por objetivos:
- enumerar as etapas do método científico;
- estabelecer uma sistemática fundamentada no conhecimento evolutivo, e não em uma abordagem essencialista de diversidade biológica;
- escrever criteriosamente a história das relações filogenéticas entre espécies;
- ordenar filogeneticamente seu conhecimento biológico;
- descrever estruturalmente os vírus e explicar por que, ainda hoje, não foram classificados num reino definido;
- distinguir as diferentes formas de penetração dos vírus nas células;
- reconhecer o que são arquebactérias e eubactérias e onde podem ser encontradas;
- classificar e descrever a estrutura das cianobactérias;
- classificar os grupos de fungos, relacionando as suas estruturas morfológicas e reprodutivas à diversidade e à evolução, assim como, a sua importância ecológica e econômica;
- descrever as características identificadoras dos fungos;
- reconhecer que as algas são os vegetais, considerados, atualmente, como os mais inferiores, pois, na sua morfologia, não há raízes, caules, flores nem frutos;
- identificar as diferentes estratégias reprodutivas das algas como inovações evolutivas nos processos de variabilidade e sobrevivência;
- identificar os mais relevantes episódios da história evolutiva das plantas em sua transição para o ambiente terrestre, bem como os problemas e soluções adaptativas referentes à essa transição;
- distinguir e identificar o grupo Hepatophyta e Bryophyta em relação às características morfológicas e reprodutivas, notadamente nas classes Hepaticopsida e Bryopsida;
- descrever e identificar as estruturas morfológicas e reprodutivas no grupo Pteridófita, abrangendo as Lycopodiophyta e Pterophyta;
- relacionar as estruturas adaptativas ao ambiente terrestre com o aparecimento do sistema vascular;
- explicar a importância da passagem do fenômeno da homosporia à heterosporia, no aparecimento do hábito seminífero.
|
GESTÃO AMBIENTAL |
54
Discutir e estudar os principais problemas ambientais e as possíveis soluções. Permitir a compreensão do meio ambiente como gerador de recursos. Apresentar as políticas públicas ambientais e sua interferência na sociedade. Evidenciar a importância da comunicação e dos relatórios ambientais para as empresas. Trabalhar os aspectos relativos à gestão ambiental. Desenvolver no aluno a visão crítica sobre a gestão socialmente responsável e a sustentabilidade. Permitir ao aluno identificar as consequências e os impactos das ações das empresas na sociedade, no mercado, no meio ambiente, na comunidade e nas próprias empresas. Apresentar o papel das instituições refetente à promoção e manutenção do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social.
|
FUNDAMENTOS EM FARMACOLOGIA |
54
OBJETIVO GERAL: Compreender os princípios básicos de farmacologia: farmacocinética e farmacodinâmica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: o aluno deverá estar apto a: - Apontar os diferentes processos farmacocinéticos (absorção, distribuição e excreção de fármacos); - Caracterizar o processo farmacodinâmico. - Apontar os mecanismos de transdução de sinal através de receptores e os principais segundos mensageiros. - Identificar a relação entre concentração da droga e resposta. - Classificar Interações Medicamentosas Farmacocinéticas.
|
IMUNOLOGIA E PATOLOGIA |
96
Objetivo Geral: Este componente tem como objetivo desenvolver habilidades cognitivas e motoras referentes à patologia, imunologia, e mecanismos de adaptação e defesa, necessárias para iniciar intervenções no processo saúde-doença do ponto de vista biológico, utilizando conhecimentos já adquiridos. O componente contribuirá para a formação do perfil intermediário inicial visando o continuo desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para o alcance desse perfil. Serão estudados os distúrbios decorrentes da ação de agentes lesivos endógenos e/ou exógenos, responsáveis pelo surgimento de processos patológicos e a resposta imunológica a estes agentes.
Objetivos Específicos: - Conhecer os mecanismos básicos de Patologia Geral e Imunologia Básica. - Conhecer a relação entre os conteúdos de imunologia, patologia geral. - Identificar e compreender as alterações morfológicas, moleculares e/ou funcionais, comuns aos diferentes processos patológicos tanto nível local quanto sistêmico. - Ser capaz de identificar as alterações adaptativas e patológicas gerais e dos órgãos e sistemas e descrever suas causas (etiologia), seus mecanismos (patogênese), suas características morfológicas macroscópicas e microscópicas (anatomia patológica), as alterações funcionais (fisiopatologia) e a resposta imunológica que acompanham, bem como os mecanismos das alterações funcionais (fisiopatogênese). - Compreender os mecanismos de transmissão e profilaxia das doenças infecciosas. - Entender a morfologia, a reprodução, a fisiologia e a taxonomia dos microrganismos e sua interação com o homem (relação parasita-hospedeiro). - Compreender a imunidade inata e adaptativa, a estrutura do sistema imune, a ativação e especificidade linfocitárias, os mecanismos efetores da resposta imune, a resposta imunoinflamatória e os processos da imunopatologia. - Desenvolver, além das habilidades cognitivas, a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado em aula.
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
72
|
BIOLOGIA EVOLUTIVA |
80
|
ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS |
69
|
SISTEMÁTICA VEGETAL |
69
|
GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO |
54
|
BIOQUÍMICA |
54
Apresentar aos alunos os fundamentos da bioquímica, seus principais conceitos e propriedades, trabalhando os conhecimentos sobre o funcionamento normal de células, tecidos, órgãos e sistemas, de forma a compreender a transição do normal para o patológico.
Capacitá-los para o entendimento das reações e fenômenos bioquímicos dos seres vivos, as estruturas moleculares das biomoléculas envolvidas nessas reações e seu metabolismo integrado.
Estudar e desenvolver o conhecimento sobre metabolismo energético celular e a participação do sistema respiratório na manutenção da homeostase química plasmática e intracelular.
|
MICROBIOLOGIA APLICADA |
84
|
QUÍMICA AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS |
54
|
EXTENSÃO |
72
|
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS |
69
A disciplina de Zoologia dos Invertebrados irá possibilitar reflexões e grandes oportunidades para você pesquisar o espetacular conjunto de formas e funções animais, compreender os conceitos frequentemente sutis que unificam a diversidade animal, apresentando as correlações entre a estrutura, a função e o desenvolvimento dos temas conceituais, assim como estabelecer um estudo dinâmico da Zoologia, em que a morfologia, a anatomia, seus ambientes, os fósseis, as cadeias de interligações dos animais, o parentesco e a diferenciação entre os grupos mostram que a evolução é uma realidade.
Objetivo geral: fornecer subsídios para que os alunos conheçam os grupos rotineiramente tratados como “Invertebrados” e as relações entre eles, associando sua biologia, ecologia e anatomia ao meio em que os animais vivem e focando as suas relações filogenéticas. Para contemplar atividades relevantes para a formação docente, nesta disciplina são aplicadas técnicas para a identificação da morfologia interna e externa nos grupos listados no conteúdo.
Objetivos específicos: espera-se que os estudantes alcancem formação para: 1) identificar os diferentes grupos, analisando as estruturas características de cada taxa; 2) associar a estrutura corpórea do animal ao meio que vivem; 3) compreender as características dos principais órgãos e associar as funções de cada um à biologia do animal; 4) entender os processos evolutivos dos grupos estudados e a relação com os demais grupos animais.
|
ANATOMIA E FISIOLOGIA VEGETAL |
69
|
AVALIAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS |
54
|
CONTROLE DE PRAGAS E VETORES |
54
|
BIOTECNOLOGIA |
54
O componente Biotecnologia, tem por objetivo apresentar os processos biotecnológicos aplicados aos diversos campos da ciência, indústria e meio ambiente como ferramenta para a construção do perfil profissional. Dentro do currículo dos cursos, a Biotecnologia assume papel ainda mais importante, pois dará fundamentos teóricos para o conhecimento de técnicas e aplicações da biotecnologia, um ramo de atividade que está em franco crescimento no Brasil e no mundo. Finalmente, por tratar de conteúdos presentes no currículo de vários cursos de tecnologia, torna-se um elo de comunicação entre profissionais de diferentes especialidades. Dentro dessa visão integrada, espera-se que o profissional desenvolva conhecimento da terminologia empregada na área da biotecnologica, compreensão das estratégias biotecnológicas utilizadas na abordagem de diferentes problemas.
|
EXTENSÃO |
72
|
PALEONTOLOGIA |
54
Objetivos gerais
- Formar profissionais atualizados com conhecimentos sólidos nas áreas de meio ambiente e biodiversidade, saúde e biotecnologia, e ainda compromissados com a qualidade de vida, agindo como educadores consciente de seu papel na formação de cidadãos, principalmente na perspectiva socioambiental.
- Atender a demanda regional para a área de formação em Ciências Biológicas (BACHARELADO) de acordo com a legislação vigente – Parecer. CNE/CES nº 1.301/2001; Resolução CNE/CES nº 7, de 11 de mar.2002.
Objetivos específicos
Ao final dos estudos da disciplina, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
- apontar as diferentes utilidades e importância dos fósseis no estudo da Paleontologia;
- enumerar, descrever e interpretar os diferentes e sucessivos passos na formação dos fósseis;
- identificar e correlacionar os principais fatores que atuam no processo de fossilização com o tipo e o grau de preservação que um fóssil pode ser encontrado;
- diferenciar restos de vestígios fósseis e analisar os processos formadores de cada um com seu grau de preservação;
- examinar e interpretar os diferentes processos de preservação das partes duras do esqueleto dos organismos, sem alteração de seu molde original;
- nomear os diferentes objetos utilizados pelos paleontólogos no exercício de sua profissão e correlacioná-los ao tipo de trabalho exercido em campo ou em laboratório;
- correlacionar os diferentes métodos utilizados na datação e identificação das rochas sedimentares;
- aplicar o estudo dos fósseis como um instrumento na identificação e datação das rochas;
- empregar o estudo dos fósseis vivos como uma evidência de adaptação e permanência de um ser vivo por um longo período de tempo na Terra;
- aplicar o conhecimento do estudo dos microfósseis na datação das rochas e na interpretação dos paleoambientes;
- reconstituir ambientes através da aplicação de conceitos paleoambientais e paleoecológicos;
- definir tempo geológico;
- relacionar o estudo dos fósseis com a evolução dos seres vivos;
- atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas;
- conhecer a organização, gestão e financiamento da pesquisa e a legislação e políticas públicas referentes à área;
- comprometer-se com a divulgação dos resultados das pesquisas realizadas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento;
- desenvolver projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres, em diferentes contextos;
- atuar na conservação e manejo da biodiversidade;
- avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos, tecnologias, serviços e produtos resultantes da atividade profissional;
- conhecer a legislação pertinente à formação e atuação do profissional biólogo, bem como as políticas de saúde e meio ambiente;
- atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais;
- desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional;
- preparar-se para a inserção em um mercado de trabalho em contínua transformação.
|
ECOFISIOLOGIA E PLANTAS DO CERRADO |
54
|
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I |
231
|
GEOLOGIA |
69
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
96
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
|
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II |
231
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
87
|
PLANEJAMENTO DE CARREIRA |
54
Objetivo geral:
Desenvolver no aluno a condição de tomadas de decisão mais assertiva sobre a carreira profissional, a partir de uma visão mais ampla e clara sobre quem ele é, onde quer chegar e o que precisa fazer para que isso aconteça, proporcionando assim uma carreira mais sustentável.
Objetivos específicos:
- Promover o auto-conhecimento, incluindo suas fraquezas e forças;
- Compreender seus talentos e aptidões profissionais;
- Estimular a auto-reflexão e definir o propósito de vida e seus valores pessoais;
- Reconhecer as necessidades de desenvolvimento de competências necessárias à sua atuação profissional com base nas competências requeridas pelo mercado de trabalho;
- Desenvolver um plano de ação para a trajetória profissional, incluindo conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais;
- Compreender os fatores que levam o ser humano à felicidade e ao estado de aconchego e o impacto na carreira;
|
ENADE |
0
|
EXT.: ESCOLA SUSTENTÁVEL, COMUNIDADE SAUDÁVEL |
72
|
EXT.: EDUCAÇÃO DIGITAL E COMUNIDADE |
72
|