HISTÓRIA DA ARTE | 54 I. Propiciar as bases referenciais para o desenvolvimento estético e cultural. II. Fornecer os elementos necessários para o reconhecimento, interpretação e crítica dos diversos estilos artísticos. |
MODELAGEM 3D | 54 A disciplina tem como objetivo habilitar o aluno a trabalhar com as ferrametas de modelagem tridimensional digital presentes no software SKETCHUP de forma autônoma e criativa. Recorrendo à construção e associação de competências de interpretação crítica de objetos complexos, como é o caso das edificações, usando conceitos de geometria e das linguagens de representação de arquitura. |
DESIGN GRÁFICO | 54 Objetivos gerais: - Desenvolver no aluno a capacidade de compreensão de estruturas gráficas com graus diversos de complexidade, visando a materialização da comunicação de ideias em suportes variados. Objetivos específicos: - Capacidade de adotar suportes diversos para a comunicação de ideias visando a busca por alta qualidade e acabamento. - Capacidade de articular conceitos abstratos de composição em peças gráficas. - Capacidade de planejamento para a produção e finalização de imagens. - Aplicação prática em diversos suportes e mídias: físicos e digitais.
|
LEITURAS E REPRESENTAÇÃO DE PROJETO DE INTERIORES | 84 A disciplina busca explicitar as principais características dos espaços interiores, sejam eles residenciais ou comerciais, tornando claros os elementos que compõem a linguagem dos espaços interiores, sendo estudados portanto: os planos (paredes, divisórias, anteparos), os volumes (balcões, mobiliário) as linhas ( guarda corpos, pendentes, biombos, papéis de parede) e os elementos de composição: rítmo visual, texturas, cores, luz, materiais, proporções, escala, etc. A disciplina pretende tornar claro esses elementos em análises de espaços interiores com o exercício de leituras gráficas e com exercícios de desenho para o domínio das principais formas de representação dos espaços utilizados pelos designers de interiores, assim serão utilizados recursos de desenhos de croquis, de observação e desenhos com linguagem técnica, com vários materiais de desenho e para colorir. |
METODOLOGIA DE PROJETO DO ESPAÇO INTERIOR | 84 Desenvolver no aluno a compreensão crítica frente ao processo de projeto do espaço interior. Oferecer ao aluno uma visão panorâmica das várias modalidades, técnicas, estratégias, posturas e técnicas representativas para desenvolvimento de metodologias. Consolidar a capacidade do aluno de aprofundar autonomamente conhecimentos referentes à experimentação crítica frente a leitura do espaço. Criar vínculos com outros campos do saber – filosofia, antropologia e sociologia - como forma de potencializar o processo projetual. Aplicar os conceitos e metodologias aprendidos em exercícios projetuais. Desenvolver nos alunos a autoconsciência dos processos de projeto em design. |
HISTÓRIA E TEORIA DO DESIGN INTERNACIONAL | 54 O conteúdo do componente será desenvolvido de modo a possibilitar ao aluno o exercício constante da reflexão, do pensamento crítico, da discussão e interpretação da teoria e história do design internacional. A pesquisa, o debate, a análise e o questionamento devem nortear o processo de aprendizagem do aluno a fim dele construir o seu próprio conhecimento e repertório. Objetivo Geral: fomentar o processo crítico no entendimento e discussão da produção do design em contextos culturais específicos. Objetivos Específicos: desenvolver a capacidade de análise e argumentação dentro do campo do design, reconhecendo as referências históricas, os paradigmas teóricos envolvidos e os desdobramentos destas posturas. |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS | 48 O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico. Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral. Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional. Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional. |
CONFORTO AMBIENTAL: TÉRMICO | 54 Fornecer ao aluno os conhecimentos essenciais de projeto relacionados à adequação do mesmo ao seu ambiente térmico, bem como à sustentabilidade e a eficiência energética. Objetivos específicos: - Introduzir o aluno à compreensão da relação fundamental que existe entre Arquitetura, Clima e Meio Ambiente; - Apresentar os diversos fatores que interferem no conforto térmico no que se refere às exigências climáticas, humanas e de projeto; - Capacitar o aluno a propor, discutir e testar soluções de conforto térmico, eficiência energética e sustentabilidade. - Ampliação da discussão sobre sustentabilidade e desenvolvimento de uma visão crítica sobre a inserção dos conceitos de desenvolvimento sustentável na arquitetura e no design. |
PSICOLOGIA AMBIENTAL | 54 - Estudo das relações psicoespaciais e seus desdobramentos tanto no ato projetual quanto na vida em sociedade, ou seja, através de um estudo de temas que contemplem a cidadania entender a produção do espaço, sob um viés humano e de igualdade; - Desenvolvimento da capacidade crítica de entendimento sobre como as relações entre homem e ambiente; - Entendimento de como as relações entre homem/ambiente podem interferir no ato projetual e vice-versa. |
VITRINES | 0 |
ERGONOMIA E LAYOUT NO ESTÚDIO INTEGRADO DO ESPAÇO INTERIOR I | 96 Objetivos Gerais: Fundamentar a metodologia projetual dos espaços dos interiores. Iniciar a atividade projetual por meio da ergonomia ou os estudos sobre a organização do trabalho voltado aos espaços dos interiores, sua otimização e humanização. Utilizar os meios de comunicação e expressão plástica voltados a organização dos painéis semântico e conceitual, o leiaute da planta, vistas, cortes e perspectivas, a localização dos mobiliários, equipamentos, luminárias, objetos, materiais e demais utensílios como forma de verificar os fluxos, sua composição e sua métrica. Objetivos Específicos: Instrumentalizar a etapa de levantamentos, considerando o briefing do lugar, dos usuários e dos clientes, a leitura e a análise de projetos de interiores, dos materiais de revestimentos, acabamento, bem como as tecnologias construtivas, como método norteador para formar o repertório do design. Capacitar o discente a articular um projeto de interiores com o projeto arquitetônico. |
MATERIAIS, SISTEMAS E INSTALAÇÕES NO ESTÚDIO INTEGRADO DO ESPAÇO INTERIOR I | 84 - Fazer levantamento planialtimétrico de espaços interiores e seu complementos; - Desenvolver projetos de detalhamento interior de paginação de pisos e paredes, assim como escolha do material a cada diferente situação; - Compreender projetos de instalações hidráulicas; - Compreender projetos de instalações elétricas básicas; - Medir espaço interior e seus complementos; - Desenhar croquis, plantas para projetos de detalhamento interior; - Estudar a locação de pontos hidráulicos; - Estudar a locação de pontos elétricos. |
LEITURAS E REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE OBJETOS | 54 A disciplina busca sintetizar os conhecimentos das áreas de representação, projeto, arte e tecnologia. Visa a compreensão dos métodos de projetos e processos de desenho, relações entre materiais, tecnologia, ergonomia, processos de produção, consumo, cultura, descarte e meio ambiente. Busca-se desenvolver junto com o aluno, a capacidade de expressão, execução e representação para elaboração de objetos, através da prática instrumental básica do desenho, fotografia, modelagem tridimensional, modelagem física de maquetes e a execução de mock-ups e protótipos. Através de uma abordagem prática, desenvolver no aluno, o sentido de observação, entender a relação entre o homem, o espaço e os objetos, para a apreensão das formas, funções, materiais e texturas, escalas, usos, estrutura e demais condicionantes do projeto junto aos processos de desenho, representação e execução. |
DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR | 54 Oferecer ao aluno a oportunidade de experimentar recursos informatizados, digitais e eletrônicos para a criação e representação de ideias durante as várias etapas dos processos na profissão do Designer de interiores. Permitir ao aluno desenvolver independência frente à ferramenta CAD, em especial o software AutoCAD, permitindo que o aluno seja capaz de identificar potenciais e desenvolver habilidades para a utilização do software. Focar na criatividade e na resolução de problemas. Estimular a utilização de meios informatizados na comunicação entre os alunos e professor, adotando ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, participativa ou autoral. |
EXTENSÃO | 72 |
ESTÉTICA E SEMIÓTICA | 54 I. Reconhecer os principais sistemas de ideias presentes na história da estética. II. Fornecer elementos para a avaliação e posicionamento crítico perante as artes em geral. III. Problematizar o desenvolvimento da arte ao longo da história, de sua autonomia em relação à sociedade, bem como de suas implicações e transformações no desenvolvimento desta. IV. Analisar a questão da arte na contemporaneidade: as transformações ocorridas em relação à apreciação estética e quais as possíveis dificuldades relacionadas à determinação do objeto artístico no cenário atual. V. Fornecer elementos para a análise dos fenômenos sociais da modernidade a partir da estética, tendo em vistas o assentamento cada vez mais predominante de elementos visuais na vida dos indivíduos e de como este aspecto acaba por transformar as dinâmicas (políticas e econômicas) da sociedade. |
SEMINÁRIOS I | 0 - Propiciar a troca de informações e experiências entre o corpo discente e os pesquisadores/profissionais das áreas de Design; - Análise de propostas e projetos desenvolvidos por profissionais reconhecidos nas áreas de Design; - Abordar a relação entre o profissional de Design de Interiores e o mercado; |
|
CONFORTO AMBIENTAL: VISUAL E LUMINOTÉCNICA | 54 |
ARTE BRASILEIRA | 54 Investigar a sintaxe, aliada à uma análise sociológica, da arte brasileira, com ênfase nos seguintes períodos: maneirismo, barroco-rococó, neoclássico, moderno e contemporâneo. Pretende-se que ao término o discente seja capaz de estabelecer uma compreensão crítica da arte brasileira, de seus principais embates, de suas transformações, bem como de suas rupturas e continuidades (tanto a nivel nacional quanto internacional), além de ser instrumentalizado para pesquisas de campo. |
DESIGN UNIVERSAL E COMPATIBILIZAÇÃO NO ESTÚDIO INTEGRADO DO ESPAÇO INTERIOR II | 84 A disciplina tem por objetivo geral inserir o discente nas discussões sobre o Design Universal, desenvolvendo sua capacidade de pensar o projeto de produtos, serviços e ambientes para todo tipo de público, viabilizando o desenvolvimento de espaços e produtos para todas as pessoas (altos, baixos, obesos, crianças, idosos, pessoas com deficiência etc.), garantindo segurança e autonomia de forma igualitária. Além disso, o componente irá: - Fundamentar a metodologia projetual dos espaços de interiores com base no Design Universal; - Compreender os conceitos e definições que situam a deficiência em um contexto amplo e abrangente, para a elaboração de projetos adequados à diversidade humana, em especial para pessoas com alguma deficiência ou mobilidade reduzida; - Trabalhar a legislação, as normas e os decretos relacionados, observando-se sempre os parâmetros antropométricos; - Desenvolver a leitura e a análise de projetos de interiores, dos materiais de revestimentos, acabamento, bem como as tecnologias construtivas, como método norteador para formar o repertório do design; - Capacitar o discente a articular um projeto de interiores com o projeto arquitetônico. |
MANUFATURA 3D DE MÓVEIS E OBJETOS NO ESTÚDIO INTEGRADO DO ESPAÇO INTERIOR II | 84 A disciplina tem como objetivo o desenvolvimento de objetos físicos experimentais e em etapa de protótipo, pautados na exequibilidade, adequação à questões contemporâneas, cuidados quanto à segurança e estabilidade, conforto e usabilidade e gestão econômica e por fim o debate estético. |
HISTÓRIA E TEORIA DO DESIGN BRASILEIRO | 54 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 72 |
CONFORTO AMBIENTAL: ACÚSTICO | 54 |
EVENTOS | 0 |
PAISAGISMO NO ESTÚDIO INTEGRADO DO ESPAÇO INTERIOR 03 | 84 |
MANUFATURA 3D DE MÓVEIS E OBJETOS NO ESTÚDIO INTEGRADO DO ESPAÇO INTERIOR III | 84 |
DESIGN SOCIAL E DE SERVIÇOS | 84 |
INTRODUÇÃO AO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 54 |
EXTENSÃO | 72 |
SEMINÁRIOS II | 0 |
GESTÃO DE PROJETOS E OBRAS | 54 A disciplina tem o objetivo de apresentar os principais conceitos de gestão de projetos e obras. Pretende auxiliar o futuro profissional para que ele seja capaz de organizar e utilizar os conceitos de gestão de forma a possibilitar um bom planejamento das etapas de projetos e obras, evitando atrasos e possíveis retrabalhos e consequentemente possíveis erros em obra. Desenvolver o senso investigativo e sistematização do conhecimento adquirido. |
MARKETING E EMPREENDEDORISMO | 54 |
PRÁTICAS PROFISSIONAIS | 42 |
TÓPICOS ESPECIAIS | 42 |
ESTUDOS ITINERANTES | 48 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 84 |
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE | 96 Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade. Objetivos específicos: - Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos; - Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade; - Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana; - Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável - Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva. |
ENADE | 0 |