FUNDAMENTOS DE LOGÍSTICA |
36
Compreender a contextualização histórica dos processos logísticos e da cadeia de suprimentos. Apresentar os processos logísticos, como estrutura fundamental de competitividade às organizações. Indicadores de Desempenho. Oportunizar ao aluno a criação de fóruns de discussão e contato com o ambiente de trabalho do especialista em logística.
|
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO |
72
Objetivos Gerais Favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno para uma visão renovada na forma de gerir as organizações por meio dos marcos históricos da Administração, dentro de um sistema harmônico que combina técnicas com práticas de cada época estudada. Objetivos Específicos Construir o pensamento lógico das estratégias administrativas em favorecimento da tomada de decisões empresariais. Desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas ao momento estratégico dos sistemas administrativos. Oferecer instrumentais, permitindo ao graduando, uma maior eficiência e eficácia no processo decisório tendo como referências os teóricos da Administração.
|
MATEMÁTICA BÁSICA |
72
Objetivos Gerais: Visa o aprimoramento e nivelamento dos conhecimentos matemáticos elementares; buscar desenvolver no discente o raciocínio lógico, oferecendo suporte para a interdisciplinaridade entre as diversas abordagens quantitativas do curso e, a partir da aplicabilidade analisar e ser capaz de gerenciar subsistemas de gestão de pessoas.
Objetivos Específicos: - Propiciar ao discente conhecer e aplicar a teoria dos conjuntos e números. - Viabilizar o conceito e aplicação das propriedades da potenciação. - Conceituar e demonstrar a aplicação das expressões numéricas e algébricas. - Desenvolver os produtos notáveis. - Aplicar as técnicas de fatoração de expressões. - Conceituar e demonstrar a aplicação das equações de 1 º e 2 º grau - Resolver problemas de aplicações de equações.
|
CONTABILIDADE BÁSICA |
87
Apresentar os fundamentos da Contabilidade, com uma metodologia concebida para captar, registrar, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de maneira que o aluno possa utilizar o sistema de informação contábil como uma ferramenta para tomada de decisão.
|
COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR |
51
|
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
80
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa contribuir para a formação ética e humanista dos alunos da Universidade de Uberaba, ao analisar a realidade brasileira. Objetiva estimular a reflexão crítica dos alunos e sensibilizá-los para o enfrentamento dos problemas sociais. Como objetivos específicos destacam-se: Discutir o conceito, a trajetória e as dimensões da cidadania. Caracterizar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira, bem como as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais. Investigar as expressões do preconceito, as relações de alteridade, com fundamentação nos Direitos Humanos. Abordar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação. Analisar o espaço público brasileiro contemporâneo, com foco no trato ao meio ambiente, e ao comportamento no trânsito, com vistas a contribuir para o avanço das relações cidadãs nesses espaços. Contribuir para que o aluno assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido.
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
80
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno.
Relaciona-se aos demais componentes dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS |
40
|
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO |
40
Fornecer uma abordagem clara dos conceitos de sistemas de produção aplicáveis aos processos operacionais e de logística. Familiarizar os aspectos e implicações que envolvem o planejamento e controle da produção frente às novas realidades estratégicas e tecnológicas. Relacionar a função produção com a prática, através de trabalhos de campo ou visitas técnicas às empresas de manufaturas e serviços.
|
SISTEMAS LOGÍSTICOS E DE SEGURANÇA |
40
Objetivos Gerais - Capacitar o aluno para reconhecer a necessidade de promover a saúde e a integridade física do trabalhador no ambiente de trabalho. Objetivos Específicos - Conhecer a evolução história da saúde e segurança no trabalho; - Conhecer os tipos, causas e consequências dos acidentes de trabalho; - Conhecer as normas e as legislações de segurança do trabalho, com a finalidade de proteger a saúde e a integridade física do trabalhador no local de trabalho; - Compreender as obrigações e finalidades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT); - Compreender as obrigações e finalidades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); - Identificar a importância do uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI); - Reconhecer a importância da realização de exames médicos e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO); - Reconhecer a importância do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); - Conhecer os vários tipos de riscos que existem nos ambientes de trabalho; - Conhecer e aplicar procedimentos básicos de primeiros socorros; - Compreender o conceito de insalubridade e periculosidade; - Compreender e aplicar o conceito de ergonomia no ambiente de trabalho; - Conhecer e aplicar as técnicas de prevenção contra incêndio; - Identificar os riscos no local de trabalho de acordo com as cores que os representam.
|
MARKETING BÁSICO |
90
Objetivo Geral: Despertar percepções sobre novos negócios e de novos produtos/serviços que satisfaça necessidades dos consumidores em conformidade com a complexidade empresarial.
Objetivos Específicos: Aplicar os conceitos básicos do marketing na geração de novos negócios e nas práticas atuais de mercado. Desenvolver um projeto integrado juntamente com outras disciplinas do período com a proposta de capacitar o aluno quanto o inter-relacionamento das distintas áreas da administração.
|
ÉTICA EMPRESARIAL |
40
A disciplina Ética Empresarial tem como objetivo primordial recuperar e reforçar os princípios da reflexão filosófica acerca dos princípios que norteiam a ação cidadã no âmbito sócio-organizacional, desenvolvendo-lhe a capacidade de co-relacionar os fatos sociais contemporâneos à luz da reflexão e das decisões éticas, considerando, para tanto, o ser humano como fim de suas decisões.
Objetivos Específicos
Para que este objetivo seja desenvolvido, por objetivos específicos temos:
- Reconhecer a relevância da reflexão Filosófica e da Decisão Ética como modo de pensar colaborador para sua formação humana e profissional ante as novas exigências sociais e do mercado.
- Estimular e proporcionar a prática investigativa do universo organizacional bem como a proposição de soluções que primem pela ética.
- Introduzir o aluno no estudo nas questões éticas em geral, e em especial, às pertinentes às Organizações e os dilemas por elas enfrentados.
- Propiciar ao aluno os conhecimentos básicos (teoria e conceitos) da Filosofia, auxiliando-os na reflexão crítica da realidade social, em especial, ao cotidiano da gestão empresarial no que concerne à Responsabilidade Social.
|
ESTATÍSTICA BÁSICA |
80
Criar condições para que o aluno possa compreender e empregar a estatística descritiva para tabular, apresentar e interpretar dados que serão utilizados em planejamento e tomada de decisões administrativas, utilizando o computador, através de planilhas eletrônicas, como ferramenta de apoio. Apresentar as ferramentas da Teoria de Probabilidade preparando o aluno para o estudo da Estatística Inferencial.
|
INFORMÁTICA APLICADA |
40
A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório. Dentre as ferramentas utilizadas, serão abordados: o ambiente do Sistema Operacional Microsoft Windows, a planilha eletrônica Microsoft Excel, o editor de apresentações Microsoft PowerPoint e o editor de textos Microsoft Word do Microsoft Office 365. Como objetivo específico pretende-se capacitar os alunos para elaborar planilhas e outros documentos para organização de dados e informações. Através dos recursos disponíveis nos softwares de automação de escritório utilizados em sala de aula pretende-se oferecer alternativas para auxiliar os futuros administradores no processo de controle e tomada de decisão nas organizações. Tais recursos deverão permitir a integração de conhecimentos adquiridos em outros componentes curriculares do curso.
|
COMPONENTE OPTATIVO I |
80
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
60
|
SISTEMAS DE QUALIDADE |
80
|
GESTÃO DOS TRANSPORTES E DA ARMAZENAGEM |
80
Objetivo Geral:
- Desenvolver o pensamento gerencial, sistêmico e integrado da Logística apresentando os seus setores de atuação e a sua interdependência.
Objetivos Específicos:
- a) Apresentar os diversos setores da Logística e as novas tecnologias;
- b) Desenvolver a visão gerencial em Logística;
- c) Apresentar os diferentes setores de atuação na Logística;
- d) Apresentar diferentes modais existentes na Logística;
|
PROJETO INTEGRADO I |
40
Objetivo Geral
O projeto integrador tem o objetivo de reforçar o aprendizado teórico e prático que o estudante obteve no decorrer do curso através da idealização de um projeto e posterior execução e apresentação do mesmo, que envolva inclusive as componentes curriculares do módulo atual.
Objetivos Específicos
● Integrar o conteúdo das componentes curriculares do semestre, e semestres passados;
● Capacitar o aluno a desenvolver projetos e soluções para problemas.
● Aperfeiçoar a capacidade do aluno de executar projetos.
● Incentivar o trabalho em grupo.
● Desenvolver habilidades de apresentação em público.
● Incentivar a busca por inovações tecnológicas para o desenvolvimento do projeto..
|
CONTABILIDADE GERENCIAL E ANÁLISE DE CUSTOS |
90
Objetivo Geral: ðIdentificar os fundamentos teóricos e práticos necessários para gestão de custos bem como avaliar diversos conceitos e técnicas normalmente usadas no planejamento, controle operacional e em processos de tomadas de decisão. Objetivos Específicos: ðPropiciar ao discente o conhecer e aplicar as técnicas de Contabilidade Gerencial e de Custos; Viabilizar aos discentes subsídios para tomada de decisões através da Contabilidade Gerencial e de Custos; Conceituar e demonstrar a aplicação das metodologias de Contabilidade Gerencial e de Custos; Conceituar e demonstrar a aplicação dos resultados da Contabilidade Gerencial e de Custos nas tomadas de decisão para otimizar os resultados econômico-financeiros.
|
MACROECONOMIA E POLÍTICAS DE INTERVENÇÃO |
80
Objetivos Gerais Possibilitar ao aluno o conhecimento da estrutura de análise macroeconômica e como as políticas fiscal, monetária, cambial e de rendas, empreendidas pelo governo, afetam a economia. Espera-se que ao final do curso o aluno seja capaz de: Compreender de que forma as ações governamentais na esfera econômica interferem no processo de tomada de decisão da empresa; Avaliar como as intervenções governamentais na economia afetam o resultado de uma empresa; Avaliar os impactos sobre a sociedade das ações de política econômica governamentais. Objetivos Específicos Capacitar o aluno para que seja capaz de interpretar as mudanças nas variáveis macroeconômicas (taxa juros, inflação, renda, balanço pagamentos etc), propor ações para a resolução dos problemas das empresas e, por conseguinte, implementar melhorias com vistas à eficácia.
|
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS |
70
A tecnologia da informação possibilita que o administrador tenha instrumentos eficientes e eficazes no gerenciamento de atividades administrativas e operacionais, facilitando e agilizando o processo de tomada de decisão nas ações internas e externas da organização. A disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para identificar soluções de Tecnologia de Informação e Sistemas de Informações Gerenciais adequados para algumas das principais necessidades de negócio, propor estratégias para a segurança, organização e gestão do conhecimento, além da elaboração do planejamento estratégico relacionado à TI. Para atingir os objetivos propostos, os profissionais responsáveis pela gestão de TI deverão fazer uso da informática e de telecomunicações, identificando os recursos necessários para acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Como objetivo específico, pretende-se proporcionar ao aluno conhecimento para a análise de ferramentas e aplicativos para a tomada de decisão.
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
60
|
GESTÃO AMBIENTAL E A LOGÍSTICA REVERSA |
40
|
SIMULAÇÃO APLICADA À LOGÍSTICA |
40
O(a) egresso(a) do curso de Gestão em Logística, da UNIUBE, deverão ser um(a) profissional empreendedor(a) que formula e toma decisões estratégicas, consciente de sua responsabilidade social, capacitado(a) para atuar de forma flexível e tomar decisões a partir do processo de modelagem de problemas e aplicar o ferramental de simulação discreta como instrumento de apoio à decisão com ênfase em sistemas logísticos, e conhecer o processo de:
- Apresentar os equipamentos constante nos simuladores de forma básica;
- Conhecer os aparatos mecânicos e automáticos de movimentação e elevação de cargas dentro de um simulador;
- Conhecer a técnica de procedimentos de utilização e segurança, no processo de simulação;
- Possibilitar aos alunos o conhecimento e entendimento das modernas técnicas de simulação de cenários, possibilitando o melhor planejamento em produtividade através de simuladores.
|
PROJETO INTEGRADO II |
40
O Projeto Integrado II objetiva desenvolver um projeto de pesquisa tecnológica em alguma das áreas de conhecimento que fazem parte do Curso de Logística. Aborda a integração de conteúdos e prevê a compreensão pelos alunos dos conceitos básicos sobre elaboração e gestão de projetos, como também conceitos sobre inovação e propriedade industrial. No aspecto de integração de conteúdos com outras disciplinas, no mínimo duas outras disciplinas devem ter seus conteúdos presentes e estruturantes na elaboração do projeto. O principal objetivo do Projeto Integrado II é a integração dos conteúdos estudados com a prática.
|
MÉTODOS QUANTITATIVOS |
80
Objetivos Gerais:
Utilizar ferramentas de apoio à tomada de decisão, baseando-se em modelos matemáticos / estatísticos / computacionais de problemas reais
Objetivos Específicos:
Propiciar uma visão de princípios básicos de Critérios de Tomada de Decisão, Simulação (de Monte Carlo), Programação Linear e Programação não Linear
Desenvolver no aluno a capacidade de converter problemas encontrados no cotidiano das empresas em modelos matemáticos que auxiliem nos momentos de tomada de decisão
Apresentar e possibilitar o uso de softwares como apoio nas situações de tomada de decisão
|
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR |
40
Propiciar ao aluno uma visão básica de toda a área de negociação internacional, desenvolvendo análises econômicas e culturais que o habilitem a pensar no Comércio Exterior como um instrumental estratégico da Administração, visando ao desenvolvimento do senso crítico e analítico do futuro profissional da administração com noções de comércio exterior e relações internacionais. Apresentar ao aluno os termos técnicos do comércio exterior e habilitá-lo para identificar possíveis oportunidades de negociações externas, bem como saber como utilizar as ferramentas do Comércio Exterior e a formalização de processos para importação e/ou exportação.
|
INSTITUIÇÕES DO DIREITO |
80
Objetivos gerais: A disciplina visa proporcionar maior percepção das relações jurídicas vivenciadas pelo Contabilista e pelo Administrador, e ao mesmo tempo possibilitar a interpretação dos atos e fatos jurídicos que permeiam à Administração e à Contabilidade na esfera pública e privada. Dando enfoque aos principais institutos jurídicos no âmbito do Direito Público e Privado, bem como aos interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, enfatizando a relação desses ramos do Direito com a Constituição Federal. Objetivos específicos: Propiciar aos futuros Administradores e Contabilistas, conhecimentos básicos dos vários ramos do Direito Público e Privado e sua aplicabilidade para o alcance dos resultados esperados no que tange qualidade, produção e desenvolvimento. Desenvolver a capacidade do aluno de utilizar o conhecimento jurídico para a tomada de decisão oportuna e racional nos procedimentos legais básicos no âmbito da empresa. Perceber o Direito como parte do ambiente organizacional e, portanto, base diretória dos negócios e relacionamento empregatício. Estudar a responsabilidade do Administrador no âmbito administrativo, constitucional, civil e penal. Despertar o empreendedorismo compatível com o desenvolvimento sustentável almejado pela Constituição Federal.
|
GESTÃO ESTRATÉGICA |
80
Objetivos Gerais * Contribuir para a compreensão de que as organizações, enquanto sistemas dinâmicos, necessitam de modelos de gestão adequados para que sua sobrevivência seja garantida; * Contribuir para a difusão e aperfeiçoamento dos conceitos da Administração Estratégica. * Desenvolver nos alunos um espírito crítico permitindo que, ao participarem da gestão das organizações, possam permanentemente questionar sobre os métodos e processos adotados e estejam capacitados a buscar as melhores respostas às indagações. Objetivos Específicos * Capacitar o aluno a participar, compreender e desenvolver atividades de planejamento e avaliação organizacional; * Aplicar a abordagem de gestão pela Administração Estratégica, tendo como meio o Planejamento Estratégico, à política de negócios da empresa como uma das formas de melhoria da competitividade dos negócios.
|
COMPONENTE OPTATIVO II |
80
|