PERSPECTIVAS SOBRE A GUERRA NA UCRÂNIA - Presencial | Uniube
Imagem Ilustrativa - Cursos de Extensão
Modalidade:
Local:
UBERABA (MG)
Área:
Ciências Sociais
Email:
Ver email

PERSPECTIVAS SOBRE A GUERRA NA UCRÂNIA

INVESTIMENTO

Gratuito

160 vagas por ordem de chegada

Quero saber mais

As inscrições ainda não estão abertas. Enquanto espera, visite nossa página de materiais grátis.

O que é PERSPECTIVAS SOBRE A GUERRA NA UCRÂNIA ?

No dia 24 de fevereiro de 2022 iniciou a guerra entre Rússia e Ucrânia, com a invasão no país soviético por tropas russas, o que tem levado cidadãos à morte e provocado embargos econômicos como resposta à Rússia. A partir de então, cresceram os debates nos diversos setores da sociedade e das organizações internacionais no sentido de questionar a legalidade e legitimidade da medida tomada pelo presidente Vladimir Putin e quais as possíveis consequências no âmbito do Direito Internacional. Questiona-se, igualmente, a dinâmica de sanções econômicas que os países têm adotado como estratégia de retaliação e suas consequências na economia global e nos países periféricos. Dessa forma, o Curso de Direito da Universidade de Uberaba, preocupado com a formação interdisciplinar e aplicada dos alunos, se reúne para discutir os aspectos históricos, jurídicos e econômicos que envolvem o conflito.

PÚBLICO-ALVO

Público-Alvo em geral.

OBJETIVOS

* Debater os fundamentos dos tratados internacionais e suas disposições no tocante à Guerras; * Refletir quais as disposições internacionais que podem ser aplicadas à Rússia; * Entender a nova dinâmica de sanções econômicas impostas pelos países e sua relação com a economia global.

DIFERENCIAIS

  • ATOS LEGAIS

    Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria nº 544 - MEC de 25/10/1988 - D.O.U. 26/10/1988). Credenciada pela Portaria nº 1.871, de 02/06/2005 (D.O.U. Nº 105, DE 03/06/2005). Aprovado pela Resolução nº 04/2003, de 17/06/2003. RECREDENCIAMENTO EAD - Portaria nº 347, de 9 de abril de 2018 (D.O.U. 10/04/2018)
  • ESTRUTURA CURRICULAR

    12/05/2022 19:30 às 22:30

    Palestra: Análise econômica sobre a Guerra Rússia-Ucrânia
    Palestrante: Andrea Queiroz Fabri

    Título: Análise jurídica sobre a Guerra Rússia-Ucrânia
    Palestrante: Rodrigo Borges de Barros

    Título: Análise histórica sobre a Guerra Rússia-Ucrânia
    Palestrante: Tassio Franchi
  • CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO DO CURSO

    3 horas

    12/05/2022

    19:30 às 22:30

    Anfiteatro 2D56 - Campus Aeroporto
  • DOCENTES

    ANDREA QUEIROZ FABRI: Possui graduação em Direito pela Universidade de Uberaba (1997), mestrado em Direito pela Universidade ederal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professora da Universidade e Uberaba, diretora do mesmo curso, consultora nas áreas de Direito Econômico (planejamento, concorrência entre empresas e cartéis), Direito inanceiro (orçamento público), Direito Tributário e Direito do Consumidor e professora de pós-graduação da Fundação de Estudo Superior do inistério Público de Minas Gerais, da Universidade de Uberaba, da Faculdade Atenas, de Paracatu, e da Faculdade Barretos (SP). Integrante do onselho Editorial da Revista Jurídica da Faculdade Atenas - Paracatu, avaliadora de cursos cadastrada no INEP. Memrbo da Comissão Própria deAvaliação da Universidade de Uberaba desde março de 2012. Membro do Comitê ad hoc de iniciação científica da Universidade de Uberaba, membro ad hoc da Comissão Avaliadora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão para acompanhamento dos projetos de pesquisa e Extensão em desenvolvimento na Universidade de Uberaba, membro da Comissão de Relações Internacionais, da CPA, da UNIUBE e do Colegiado e do NDE do curso de Direito da mesma instituição. ORCID nº https://orcid.org/0000-0002-6319-686X
    RODRIGO BORGES DE BARROS: Atualmente é professor da Universidade de Uberaba - UNIUBE/MG (graduação e pós-graduação). Especialista em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG, Mestre em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucaí - Univás e Doutorando em Biocombustíveis pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU e Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Também, professor de Direito Agrário da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (FGV-Rio) em convênio com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura - ENFAM. Foi subsecretário municipal de meio ambiente na Prefeitura Municipal de Uberaba-MG. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental, Direito Agrário, Direito da Energia, Direito Internacional Público, Direito Internacional Privado, Direito Global, Bioética e Biocombustíveis, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, agronegócio, bioética, biotecnologia, biossegurança, biodiversidade, biocombustíveis, biopirataria, educação ambiental e energia. Avaliador/Parecerista da Revista de Direito da Cidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (Qualis A1, índice de impacto 5,58) e da Revista Quesito Iuris da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (ISSN
    1516-0351, Qualis B1 - Direito e A2 - Filosofia). Advogado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil/MG, membro da Comissão de Logística, Sustentabilidade e Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil de MG triênio 2013-2015, membro da Comissão de Meio Ambiente da 14ª Subseção da OAB/MG Uberaba triênio 2004-2006, triênio 2007-2009, triênio 2013-2015, triênio 2016-2018 e presidente da Comissão de Direito Ambiental e Agronegócio no triênio 2019-2021, membro da Comissão de Biodireito e Bioética da OAB/MG - triênio 2004-2006, membro do CONAMA - Conselho Nacional de Meio Ambiente na CTAJ - Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos como representante da ANAMMA - Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente de 2011 a 2012, membro do Instituto Brasileiro de Estudos do Direito da Energia - IBDE desde 2012, membro do COMAM Conselho Municipal de Meio Ambiente de Uberaba/MG de 2006 a 2009, membro da Associação Brasileira dos Advogados Ambientalistas (ABAA) de 2002 a 2006, membro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) desde 2004, membro correspondente em Minas Gerais do Instituto de Direito Eletrônico do Centro-Oeste (IDECO) de 2006 a 2008, membro (associado fundador) da União Brasileira da Advocacia Ambiental - UBAA desde outubro de 2016, membro da União Brasileira dos Agraristas Universitários - UBAU desde novembro de 2017, membro da Associação Brasileira do Direito da Energia e Meio Ambiente - ABDEM desde 2020, membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade de Uberaba - CEP e membro ad hoc do Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica da Universidade de Uberaba - CIPIC.
    TÁSSIO FRANCHI: É professor permanente da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), atuando no Instituto Meira Mattos (IMM) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM). Editor da revista Coleção Meira Mattos. Coordenador Geral do projeto Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações: estudos sobre Ajuda Humanitária e Segurança Integrada (Edital PROCAD-Defesa-2019). Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2001), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2004) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB, 2013). Trabalhou como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM/ECEME) 2016; Coordenador do projeto Faixa de Fronteiras e Ameaças Emergentes (2015-2019); Coordenador do curso de graduação em História do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA, 2007-2008); Coordenador da Especialização em História contemporânea da Universidade de Uberaba (UNIUBE, 2005-2006). Atuou ainda como Coordenador de Diagnósticos Socioeconômicos no Brasil (Diagonal/Biopalma, 2012) e no exterior (Diagonal/Vale-Indonésia, 2011). Tem interesse em temas como: Forças Armadas na Amazônia; Missões das Forças Armadas nas Fronteiras; Meio Ambiente e Defesa; Desenvolvimento Sustentável; Migrações e Defesa; Estratégia; Teoria da Guerra; Clausewitz, dentre outros. (Texto informado pelo autor)