Imagem Ilustrativa - Cursos de Extensão
Modalidade:
Ao Vivo
Carga Horária:
Horas-aula
Local:
UBERABA (MG)
Área:
Ciências Agrárias
Email:
extensao1@uniube.br

MANEJO SANITÁRIO APLICADO AO GADO DE CORTE - (MÓDULO I)

INVESTIMENTO

R$ 300,00 a vista no boleto

R$ 300,00 em 6x no cartão

Quero saber mais

As inscrições para esse curso ainda não estão abertas. Enquanto espera, visite nossa página de materiais grátis.

O que é o curso de MANEJO SANITÁRIO APLICADO AO GADO DE CORTE - (MÓDULO I) ?

O conhecimento de medidas para preservar a saúde dos animais nos sistemas de produção é fundamental para garantir a produtividade, qualidade do produto e permanência no mercado. A prática de medidas higiênicas e sanitárias instituídas no manejo durante todas as etapas da criação dos animais devem ser realizadas sistematicamente no dia a dia da propriedade. O planejamento de medidas de higiene reduz a ocorrência de doenças contagiosas entre os animais e/ou transmissíveis ao homem (zoonoses), além de diminuírem os agentes causadores destas doenças no meio ambiente. Pode se esperar que o resultado da adoção permanente de um conjunto de procedimentos sanitários é: melhor índices de nascimentos e de crescimento, melhor conversão alimentar e ganho de peso, precocidade animal e menor gasto com mão de obra e tratamentos medicamentosos refletindo em qualidade do produto e rentabilidade econômica.

PÚBLICO-ALVO

Alunos e profissionais da ciências agrárias, comunidade externa ligada ao agronegócio.

OBJETIVOS

Capacitar o participante a elaborar condutas no manejo sanitário de gado de corte com a finalidade de melhorar índices produtivos e reprodutivos. Oferecer embasamento para assessorias de programas de controle sanitário onde o bem-estar, a nutrição e a saúde animal fundamentam a qualidade do produto e segurança alimentar humana, contribuir para a otimização do custo benefício do sistema de criação de gado de corte.

DIFERENCIAIS DO CURSO

  • ATOS LEGAIS

    Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria nº 544 - MEC de 25/10/1988 - D.O.U. 26/10/1988). Credenciada pela Portaria nº 1.871, de 02/06/2005 (D.O.U. Nº 105, DE 03/06/2005). Aprovado pela Resolução nº 04/2003, de 17/06/2003. RECREDENCIAMENTO EAD - Portaria nº 347, de 9 de abril de 2018 (D.O.U. 10/04/2018)
  • COORDENAÇÃO

    CARLOS HENRIQUE CAVALLARI MACHADO
  • ESTRUTURA CURRICULAR

    CONTEÚDO 1
    1. Conceitos e medidas gerais de controle sanitário.
    2. Controle da higiêne das instalações, água e alimentos.
    3. Como aumentar a imunidade dos animais e seus benefícios a campo: - Imunidade inata - imunidade passiva (colostro, placenta e soroterapia hiperimune) - imunidade adquirida (humoral/produção anticorpos)
    4. Procedimentos sanitários para a categoria susceptível (recém nascidos).
    5. Manejo sanitário das doenças da produção e reprodução/gado corte: - Febre Aftosa - Brucelose - Leptospirose - Rinotraqueíte Infecciosa Bovina - Raiva - Clostridioses.
    CONTEÚDO 2
    1. Imunoprofilaxia: como vacinar os animais - Calendário de vacinação - Cuidados com a vacina - Medidas para auxiliar o efeito da vacina e minimizar falhas na imunização e lesões/perda da carcaça.
    2. Controle sanitário das endo e ectoparasitoses. - Escolha dos princípios ativos - Administração subcutânea, Pour on, pulverização, dentre outras - Estratégias relacionadas á época do ano - Ambiente no controle parasitário.
    3. Medidas de controle das intoxicações por plantas tóxicas.
    4. Sugestão para compor uma farmácia de primeiros socorros.
  • CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO DO CURSO

    08 horas

    20/08 - 18:30 às 22:30 (sexta)
    21/08 - 13:30 às 17:30 (sábado)
  • DOCENTES

    FABIANA GARCIA CHRISTOVÃO - Médica Veterinária. Pós doutora pela Unesp/Jaboticabal. Atuou como docente e pesquisadora nas Instituições de Ensino: Unimar, Unicastelo, Fafram e Fazu. Atualmente é produtora rural.