Especialização em Educação Física Inclusiva, com Abordagens Psicopedagógicas - EAD | Uniube
Imagem Ilustrativa - Cursos de Pós EAD
Modalidade:
EAD
Carga Horária:
720 Horas-aula
Grau:
Especialização
Área:
Educação Física
Responsável:
Adriana Vaz Efisio Emanuel
Email:
Ver email

Especialização em Educação Física Inclusiva, com Abordagens Psicopedagógicas

Investimento

Boleto bancário
Cartão de crédito
Sou ex-aluno
Não sou ex-aluno

12x R$149,90

Ou

R$1.299,00 à vista

12x R$119,90

Ou

R$1.099,00 à vista

Conheça os benefícios

BENEFÍCIOS

O que é o curso de Especialização em Educação Física Inclusiva, com Abordagens Psicopedagógicas ?

A Educação Física como ciência da educação, do homem em movimento, contribui fortemente para a formação dos indivíduos, inclusive quanto a superação da ideia de que a deficiência é uma condição estática e permanente. Especialmente quando consideramos que o desenvolvimento ocorre conforme os apoios e mediações oferecidos aos estudantes, nos aspectos físico, relacional, social, pedagógico, de acordo com suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Nesta proposta pedagógica, a abordagem visa discutir a efetivação da educação física inclusiva reconhecendo as demandas e o potencial das pessoas com deficiência, valorizando a construção do vínculo afetivo entre os atores educacionais, a partir dos pressupostos psicopedagógicos, cuja ênfase reside nas possibilidades e não nas supostas limitações dos educandos.

PÚBLICO-ALVO

Professores de Educação Física, Professores da Educação Infantil, Professores da Educação Especial, Psicopedagogos, Pedagogos e demais profissionais que atuam e desejam atuar na ótica da inclusão.
  • ATOS LEGAIS

    Nome da Instituição Expedidora: Universidade de Uberaba. Razão social da mantenedora da Instituição Expedidora: Sociedade Educacional Uberabense. CNPJ: 25.452.301/0001-87. Reconhecida pela Portaria nº 544/MEC, de 25/10/1988 - (DOU 26/10/88 - Seção I, p, 20.766). Recredenciada pela Portaria nº 347, de 09/04/2018 - (DOU nº 68, Seção 1, pág. 14, de 10/04/2018). Curso de acordo com a disposição da Resolução nº 1, de 06/04/2018 CNE/CES (DOU-09/04/2018, Seção 1, p. 43). Aprovado pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação de acordo com a disposição na Resolução nº 155/22 de 21/09/2022-UNIUBE. Código do cadastro no INEP - 210073
  • ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

    Educação Física Escolar: Possibilidades de Inclusão 60h
    Módulos Carga Horária
    Sociedade, Realidade e Educação Física 10h
    Saberes e Práticas Inerentes à Educação Física Escolar 10h
    Educação Física Inclusiva 10h
    O Profissional de Educação Física no Contexto Multidisciplinar 10h
    O Profissional de Educação Física e a Diversidade na Educação Básica 10h
    Tendências e Perspectivas em Educação Física Inclusiva 10h
    Educação Física Escolar e as Políticas Públicas Educacionais 60h
    Módulos Carga Horária
    Contexto Histórico e Social das Deficiências 10h
    Política Pública de Inclusão 10h
    As Políticas de Inclusão nas Práticas Escolares de Educação Física 10h
    Educação Inclusiva: Aspectos Legais sobre a Deficiência 10h
    Em Direção à uma Verdadeira Prática Inclusiva 10h
    Princípios Democráticos de Convivência Escolar 10h
    Educação Física e a Organização da Prática 60h
    Módulos Carga Horária
    Diversidade e Educação 10h
    Trilhas de Aprendizagem como Organização Curricular 10h
    Planejamento e Avaliação em Educação Física Escolar 10h
    Planejamento e Avaliação das Intervenções da Educação Física no Contexto da Saúde 10h
    O Ensino de Jogos e Brincadeiras nas Aulas de Educação Física 10h
    Fundamentos da Educação Física na Educação Especial 10h
    Educação Física Escolar na Perspectiva da Inclusão 60h
    Módulos Carga Horária
    Áreas de Intervenção do Profissional de Educação Física 10h
    Pedagogia do Esporte Aplicada às Práticas Inclusivas 10h
    A Educação Física no Contexto Multidisciplinar na EJA 10h
    Educação Física e Esportes Adaptados: Relação com as Deficiências 10h
    As Relações entre Professor/Aluno no Processo de Ensino e Aprendizagem 10h
    Educação Física Inclusiva no Ambiente Escolar 10h
    O Ensino da Educação Física na Educação Infantil 60h
    Módulos Carga Horária
    Fundamentos da Educação Física no Ensino Infantil 10h
    Didática Aplicada à Educação Física na Educação Infantil 10h
    A Linguagem Corporal Expressa em Movimentos e Brincadeiras das Crianças 10h
    Educação Motora e Cognitiva e a Inclusão da Criança com Deficiência na Educação Infantil 10h
    Recursos Pedagógicos: A Influência do Lúdico na Aprendizagem de Crianças com Necessidades Especiais 10h
    Psicomotricidade Aplicada à Educação Infantil 10h
    Educação Física para Todos 60h
    Módulos Carga Horária
    A Educação Física no Contexto Escolar e a Cultura Corporal 10h
    Ambientes de Aprendizagem em Educação Física 10h
    Aderência aos Esportes na Natureza: Relação com a Corporeidade 10h
    A Educação Física e os Esportes Adaptados 10h
    O Idoso: Desenvolvimento Físico, Cognitivo e Psicossocial 10h
    Pluralidade Cultural e as Aulas de Educação Física 10h
    Alunos com Necessidades Educativas Especiais 60h
    Módulos Carga Horária
    Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Deficiência Múltipla - DMU 10h
    Alunos com Necessidades Educativas Especiais: Surdez, Deficiência Auditiva, Cegueira e Baixa Visão 10h
    Deficiência Intelectual 10h
    Deficiência Motora 10h
    Deficiência Visual 10h
    Aspectos Gerais da Deficiência Física 10h
    Educação Física e os Alunos com Necessidades Educativas Especiais 60h
    Módulos Carga Horária
    Atividades Motoras e Esportivas voltadas para Pessoas com Deficiência Visual 10h
    Atividades Motoras e Esportivas voltadas para Pessoas com Deficiência Auditiva 10h
    Atividades Motoras e Esportivas voltadas para Pessoas com Deficiências Intelectuais 10h
    Características da Pessoa com Deficiência Física ou Motora e o Benefício do Esporte e Atividade Física 10h
    Características da Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo e os Benefícios do Esporte e Atividade Física 10h
    Esportes Individuais adaptados para Deficientes Auditivos (Surdos), Visuais e Cadeirantes 10h
    Alunos com Dificuldades de Aprendizagem 60h
    Módulos Carga Horária
    Teorias da Aprendizagem 10h
    Dificuldades de Aprendizagem e o Ensino 10h
    Dislexia 10h
    Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) - Elementos e Intervenção 10h
    TGD e Potencialização da Aprendizagem 10h
    Construção da Linguagem em Sujeitos com Transtorno do Espectro Autista 10h
    Neurociência e as Dificuldades no Processo da Aprendizagem 60h
    Módulos Carga Horária
    Neurociência, Psicologia e o Comportamento Humano 10h
    Lesões Cerebrais e Neuroplasticidade 10h
    Capacidade Atencional 10h
    Manutenção, Transferência e Generalização das Aprendizagens 10h
    Avaliação da Cognição e Metacognição 10h
    Definição de Transtornos Globais do Desenvolvimento 10h
    Psicopedagogia: Relação entre a Aprendizagem e a Mente Humana 60h
    Módulos Carga Horária
    Afetividade e Processos de Ensino e Aprendizagem 10h
    A Ação Docente Subjetiva 10h
    Relação entre Dificuldades de Aprendizagem e as Inteligências 10h
    As Dificuldades Escolares e os Distúrbios de Aprendizagem 10h
    O Trabalho Pedagógico diante dos Distúrbios de Aprendizagem 10h
    Sociologia do Professor Global 10h
    Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica 60h
    Módulos Carga Horária
    Técnicas Psicopedagógicas 10h
    Anamnese Psicopedagógica (Métodos e Técnicas) 10h
    Intervenção Psicopedagógica 10h
    A Intervenção Pedagógica no Processo de Aprendizagem 10h
    Intervenção Psicopedagógica e Dificuldades de Aprendizagem 10h
    O Desenho na Psicopedagogia 10h
  • CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO DO CURSO

    O curso tem uma carga horária total de 720 horas e o aluno pode concluí-lo a partir de 12 meses, desde que aprovado em todos os eixos previstos na organização curricular, sendo que o prazo máximo para conclusão é de 18 meses.
  • METODOLOGIA

    O curso de Especialização em Educação Física Inclusiva com Abordagens Psicopedagógicas pode ser concluído em 12 meses e o prazo máximo para conclusão é de 18 meses, sendo o início do curso imediato e em qualquer época do ano. Assim que ocorrer a baixa bancária do pagamento da primeira mensalidade do curso em nosso sistema e o aluno der o aceite no contrato digital no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o primeiro eixo será liberado.

    O curso está organizado em 12 eixos, cada um deles com 06 módulos (unidades de aprendizagens), com uma carga horária total de 720 horas, e a cada eixo concluído com aprovação o aluno receberá uma certificação intermediária com carga horária de 60 horas.

    Os conteúdos poderão ser desenvolvidos através de leituras do material didático, videoaulas com dicas do professor, desafios e análises de situações práticas, permitindo ao aluno reflexões a respeito dos assuntos abordados em cada um dos eixos e módulos.

    Durante o curso, o aluno terá o acompanhamento e apoio da Coordenação Geral da Pós EaD|Digital, Coordenador do Curso, Professores Tutores, Secretaria e Mentoria, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde todos eles serão responsáveis pelo suporte pedagógico, acadêmico e administrativo aos discentes.

    Caso tenha mais dúvidas, gentileza encaminhá-las ao(a) coordenador(a) do curso, através do e-mail informado acima.
  • REQUISITOS TECNOLÓGICOS

    Consulte os requisitos atualizados em http://suporteava.uniube.br/.
  • ENTREGA DE DOCUMENTOS

    Após o início do curso, o aluno deverá anexar os seguintes documentos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA:

    1) Diploma do curso superior (frente e verso)
    2) Carteira de Identidade
    3) C.P.F. (se constar no RG, não é necessário)
    4) Certidão de Nascimento ou Casamento

    ATENÇÃO: Ao término do 3ª eixo, caso o(a) aluno(a) tenha alguma pendência documental ou financeira, não será possível a efetivação de sua matricula no 4º eixo.

Confira os polos de apoio para este curso:

Você também pode se interessar por esse(s):

Ops... Seus filtros não se encaixam em nenhum resultado!


Tente novamente com outros valores.