LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos relaciona-se aos demais componentes curriculares dos cursos de graduação e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de métodos e técnicas de elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, identificando a adequação da linguagem na produção e comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os tipos de conhecimento e os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural e científico de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance da Metodologia do trabalho científico e do uso adequado da Língua Portuguesa para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico da graduação tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de traduzir, de interpretar, de compreender e de criticar textos que circulam no contexto social, cultural e científico em que estiver inserido e, ainda, que ele valorize as formas de produção do conhecimento humano e a utilização das normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção e difusão do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
Para a ampliação das habilidades de expressão e comunicação, o programa de ensino e aprendizagem está organizado em temas que foram motivos para a composição do livro didático básico para orientar os estudos – Linguagens e Comunicação – leitura e produção de texto na graduação e de outros materiais complementares.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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GEOLOGIA |
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A disciplina de Geologia, tem como objetivo levar o educando a:
- Entender o conceito de rochas e minerais;
- Diferenciar minério e minerais;
- Compreender a importância do estudo dos solos por meio da Pedologia;
- Interpretar de forma crítica a relação do homem com o meio ambiente, considerando o estudo dos solos;
- Contextualizar os principais conceitos originados a partir do ambiente e sua relação com a vida na Terra;
- Identificar os principais elementos e aspectos que incidem sobre a dinâmica interna da Terra.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA I |
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Identificar pressupostos básicos da sua escolha pela profissão docente.
Rever fatos e momentos importantes, da experiência pessoal, com o fim de escrever sua história de vida.
Estabelecer ligações entre os fatos da vida pessoal com a vida escolar e para a vida profissional que se está pretendendo formar.
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LIBRAS |
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O aluno dever ser capaz de:
. Conhecer o conceito de Lngua Brasileira de Sinais Libras sob a tica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedaggicos.
. Analisar a histria da lngua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
.Reconhecer os fatores lingusticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento pessoa surda.
. Identificar a Lngua Brasileira de Sinais como processo de comunicao e interao na comunidade surda.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES I |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS |
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
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POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
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· Compreender a organização, os níveis e as modalidades da Educação Básica.
· Analisar os documentos oficiais do MEC - O Ministério da Educação.
· Discutir as Políticas Educacionais, enquanto política pública e as formas de intervenção do Estado.
· Analisar as políticas de formação e profissionalização docente na legislação educacional especificamente na LDB - 9394/96.
· Refletir sobre o papel do Estado frente às políticas de financiamento da Educação Básica.
· Compreender os princípios legais da educação inclusiva.
· Relacionar o PNE, PDE e o IDEB com as políticas públicas.
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
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Esclarecer e estabelecer relaes entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferena humana, acessibilidade, diversidade e incluso escolar.
Situar a educao inclusiva no contexto socioeducacional e cultural brasileiro.
Possibilitar a compreenso e identificaao das necessidades educacionais especiais.
Promover a compreenso sobre diferena humana, equidade, direitos humanos, dificuldade, distrbio e deficincia.
Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educao.
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
• contribuir para que o aluno assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido;
• conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
• analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
• discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
• estimular a reflexão crítica dos alunos e sensibilizá-los para o enfretamento dos problemas sociais;
• abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
• caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
• investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
• avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homosexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
• propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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DIDÁTICA |
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A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
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- os saberes necessários para a prática educativa.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA II |
120
- Descrever sobre espaços específicos de uma sala de aula;
- Identificar características básicas que definem cada espaço pedagógico de uma determinada sala de aula;
- Descrever posturas e práticas identificadas por sala de aula.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA III |
120
- Discutir sobre o processo de escolhas pedagógicas no trabalho na docência.
- Identificar os critérios para escolha de um livro didático
- Consultar as últimas legislações sobre o trabalho com os livros didáticos
- Fazer escolhas para elaborar os trabalhos finais da disciplina.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
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O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam
frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES II |
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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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GEOGRAFIAS CONTEMPORÂNEAS |
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A disciplina Geografias Contemporâneas, tem como objetivo levar o educando a:
- Conhecer as principais características atribuídas à modernidade e aquelas que levaram à criação da pós- modernidade;
- Identificar características do cotidiano e de obras artísticas atribuídas à modernidade e à pós- modernidade;
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES III |
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR |
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Esta disciplina tem como objetivo oportunizar ao aluno a construção do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Ao final do estudo dessa disciplina o aluno deverá ser capaz de:
- compreender a importância do TCC na sistematização das aprendizagens construídas;
- articular e ampliar os conhecimentos construídos no decorrer do curso;
- refletir e analisar o percurso de formação para a construção da identidade profissional e a escolha de projetos futuros;
- expressar-se com autoria, criatividade e intelectualidade;
- elaborar suas ideias com clareza, levando em consideração as relações entre elas, de forma coerente e coesa;
- redigir texto a partir de fundamentação teórica, assumindo postura crítica, reflexiva e criativa;
- aprender e fazer uso das Normas Técnicas Brasileiras para a construção de trabalho acadêmico;
- organizar as aprendizagens construídas com os estudos realizados por meio da produção do Trabalho de Conclusão de Curso – Memorial Acadêmico.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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Objetivo geral:
Possibilitar ao(à) aluno(a), sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso e modalidade escolhida.
Objetivos específicos, de acordo com as Unidades didáticas:
Unidade de estudo 1- VOCÊ, UM(A) UNIVERSITÁRIO(A) E A CULTURA DA EAD
Objetivos específicos
• refletir sobre sua nova condição de estudante universitário(a);
• conhecer, rever, atualizar seus conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância;
• iniciar a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Unidade de Estudo 2 - O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA UNIUBE ON-LINE.
Objetivos específicos
• reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem;
• Identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades
Unidade de Estudo 3 - SER UM ALUNO EAD UNIUBE.
Objetivos específicos
• identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais;
• conceituar o termo distância, sob o ponto de vista das relações interpessoais;
• identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica;
• conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
Unidade de estudo 4 - A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Objetivos específicos
• reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem;
• compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico;
• identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso;
Unidade de estudo 5 - UM POUCO DA HISTÓRIA DA SUA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Objetivos específicos
conhecer um pouco mais da história da Universidade de Uberaba onde o aluno escolheu estudar;
relacionar a realização de grandes sonhos com valores, competências e habilidades que não podem faltar a quem deseja alcançar um objetivo;
identificar em si próprio alguém a caminho de transformar sonhos em realidade.
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FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA |
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HISTÓRIA ECONÔMICA SOCIAL E POLÍTICA GERAL |
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HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO |
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Ao final do curso o aluno estará apto a:
- Identificar as principais correntes do pensamento geográfico, com ênfase ao período que compreende a sua efetiva sistematização enquanto ciência do início do século XIX até a atualidade.
- Compreender a teoria do espaço geográfico e sua aplicabilidade.
- Introduzir o raciocínio sistêmico complexo como outra forma de abordar a questão ambiental e sua utilização como um componente fundamental para a sustentabilidade do planeta.
- Interpretar a relação entre o homem e a natureza a partir da compreensão da importância e aplicabilidade do conceito de lugar.
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CLIMATOLOGIA |
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A disciplina de Climatologia, tem como objetivo levar o educando a:
- Reconhecer a massa atmosférica como um dos elementos fundamentais que sustenta a vida no planeta;
- Estimar a variação espacial e temporal da radiação solar;
- Relacionar os diversos elementos e aspectos que interagem entre si para a formação dos diversos tipos de clima;
- Avaliar a dinâmica da atmosfera e sua influência sobre o aquecimento das águas oceânicas;
- Relacionar os fenômenos climáticos El Niño e La Niña, bem como suas principais causas, efeitos e consequências.
- Identificar os fatores climáticos como contribuintes do clima local.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA DA GEOGRAFIA |
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Nos cursos de licenciatura, a Prática Pedagógica fundamenta-se nos princípios e conceitos teóricos do Projeto Político-Pedagógico e na legislação vigente. Abrange, não só a formação comum pedagógica, como também os estudos e atividades de formação específica. Em articulação intrínseca com o Estágio Curricular Supervisionado e com todas as outras atividades de trabalho acadêmico, a Prática Pedagógica concorre para a formação da identidade do professor como educador. A proposta da Prática Pedagógica de Geografia será a elaboração de um projeto pedagógico para o estudo de uma categoria geográfica local. Ao se relacionar as categorias, este estudo busca incentivar a pesquisa, possibilitando ao aluno construir novos conhecimentos sobre a realidade geográfica de sua localidade. Segundo os PCN (5ª a 8ª séries/6º aos 9º anos), o projeto é uma forma de trabalho em equipe que favorece a articulação entre os diferentes conteúdos das diversas área do saber e desses com os de outras áreas do conhecimento e temas transversais. Estudos de temas polêmicos para a comunidade, que devem envolver gente de fora da comunidade escolar, são preferencialmente trabalhados em projetos, para ampla avaliação e participação de todos.
Objetivos gerais:
Conhecer alternativas metodológicas para o ensino de Geografia no Ensino Fundamental II eMédio.
Compreender o papel do professor em mediar o conteúdo didático com práticas pedagógicasque estimulem a aprendizagem do aluno;
Criar espaço para que professores e alunos tenham autonomia para desenvolver o processo de aprendizagem de forma cooperativa, com trocas recíprocas, solidariedade e liberdade responsável;
Contribuir para a construção de práticas pedagógicas que sejam favoráveis à diversidade.
Objetivos específicos:
Compreender, analisar e elaborar projetos de ensino;
Promover estudos, conhecimentos e reflexões sobre a Geografia Local;
Desenvolver as capacidades de trabalhar em equipe, tomar decisões, comunicar-se com desenvoltura, formular e resolver problemas relacionados com situaçõescontextuais.
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GEOGRAFIA REGIONAL DO BRASIL |
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A disciplina Geografia Regional do Brasil, tem como objetivo levar o educando a:
- Conhecer as características gerais de cada região brasileira.
- Reconhecer a configuração territorial brasileira ao longo do tempo.
- Compreender as relações entre as características econômicas e culturais da sociedadebrasileira.
- Reconhecer as formas de produção regional o desenvolvimento desigual do territóriobrasileiro.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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BIOGEOGRAFIA |
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A disciplina Biogeografia, tem como objetivo levar o educando a:
- Perceber as diversas formas de degradação ambiental existentes;
- Identificar as possíveis causas do desiquilíbrio ambiental do planeta;
- Transcrever os níveis de organização dos seres vivos;
- Descrever cada um dos ciclos biogeoquímicos relacionados no texto.
- Explicar o que é a biogeografia e a relação que essa ciência possui com outros ramos da biologia.
- Relatar a existência de fatores ambientais envolvidos na distribuição dos seres vivos.
- Identificar os principais elementos ambientais envolvidos na distribuição das espécies.
- Compreender o significado das interações ecológicas, identificando os tipos existentes.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
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CARTOGRAFIA BÁSICA |
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A disciplina Cartografia Básica, tem como objetivo levar o educando a:
- Definir a cartografia como conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas.
- Diferenciar mapas, cartas e plantas.
- Aplicar os conceitos relacionados às escalas cartográficas.
- Estabelecer as principais formas de projeções cartográficas.
- Construir um perfil topográfico a partir de uma carta topográfica com curvas de nível.
- Determinar situações práticas nas quais a estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico.
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GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO |
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A disciplina Geografia da População, tem como objetivo levar o educando a:
- Entender a formação e a dinâmica populacional;
- Conhecer os elementos determinantes do IDH;
- Reconhecer a importância do IDH para o Brasil e para o mundo.
- Explicar o processo da evolução humana em diferentes períodos históricos;
- Relacionar as teorias demográficas à dinâmica populacional e suas características econômicas, sociais e políticas.
- Apontar as estratégias governamentais para um equilíbrio populacional no mundo.
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GEOGRAFIA AGRÁRIA |
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A disciplina Fundamentos de Geografia Agrária, tem como objetivo levar o educando a:
- Refletir sobre as questões agrícolas e agrárias da atualidade, no contexto mundial e local;
- Analisar, criticamente, a organização do espaço rural brasileira pela perspectiva agrária e agrícola.
- Identificar o papel da agricultura familiar como componente socioeconômico do país.
- Mostrar alguns casos de exploração turística no meio rural, para o entendimento dessa atividade na prática.
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RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ORGANIZAÇÃO MACRORREGIONAL DO ESPAÇO MUNDIAL |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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GEOGRAFIA URBANA |
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Entender o processo de urbanização no Brasil e no mundo bem como os princípais desafios decorrentes da concentraçao da população no espaço urbano.
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GEOGRAFIA DO TRANSPORTE |
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Objetivos Gerais
Apresentar a história dos transportes no Brasil e suas implicações na produção do espaço, analisando a relação entre transportes e urbanização, e entre as políticas públicas adotadas em nível nacional e suas consequências econômicas e sociais no espaço urbano.
Objetivos Específicos
Ao final do período letivo o (a) discente deverá:
- Explicar a história dos transportes no Brasil e suas implicações na produção do espaço.
- Analisar a relação entre urbanização e transportes.
- Discorrer sobre a relação entre as políticas públicas de transportes adotadas em nível nacional e as consequências econômicas e sociais para a população brasileira.
- Relacionar políticas de transportes e segregação no espaço, com a divisão espacial do trabalho.
- Refletir sobre a realidade brasileira quanto à mobilidade urbana e o Estatuto das Cidades, como possibilidade de ampliação do direito à cidade.
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METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA |
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- Descrever as transformações do ensino de Geografia no decorrer do tempo;
- relacionar as concepções do ensino em Geografia com os diferentes contextos político‑históricos;
- reconhecer os vários tipos de metodologia existentes e que podem ser aplicados em sala de aula;
- relacionar os recursos didáticos disponíveis, possíveis e necessários para o processo ensino‑aprendizagem de Geografia;
- apontar a importância desses recursos didático‑metodológicos para o processo ensino‑aprendizagem;
-compreender, criticar e se posicionar diante do processo histórico do planejamento, o qual foi incorporado ao sistema educacional;
- identificar e caracterizar cada nível de planejamento;
- identificar as possibilidades de se trabalhar a linguagem geográfica como um processo de ensino-aprendizagem socioétnico-cultural e interacional, adequando essa linguagem às diversas situações pedagógicas no Ensino Fundamental;
- analisar o processo de inclusão/exclusão digital na atualidade com criticidade;
- compreender a contextualização e significação das tecnologias de informações segundo a realidade do(a) educando(a).
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ESTÁGIO CURRICULAR |
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O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação 3 Desenvolvimento metodológico (metodologia, estratégias e recursos): para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
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