LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos relaciona-se aos demais componentes curriculares dos cursos de graduação e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de métodos e técnicas de elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, identificando a adequação da linguagem na produção e comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os tipos de conhecimento e os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural e científico de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance da Metodologia do trabalho científico e do uso adequado da Língua Portuguesa para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico da graduação tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de traduzir, de interpretar, de compreender e de criticar textos que circulam no contexto social, cultural e científico em que estiver inserido e, ainda, que ele valorize as formas de produção do conhecimento humano e a utilização das normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção e difusão do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
Para a ampliação das habilidades de expressão e comunicação, o programa de ensino e aprendizagem está organizado em temas que foram motivos para a composição do livro didático básico para orientar os estudos – Linguagens e Comunicação – leitura e produção de texto na graduação e de outros materiais complementares.
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
• contribuir para que o aluno assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido;
• conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
• analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
• discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
• estimular a reflexão crítica dos alunos e sensibilizá-los para o enfretamento dos problemas sociais;
• abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
• caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
• investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
• avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homosexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
• propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
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Introdução aos conceitos básicos da Psicologia da Educação. Estudos dos aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta. Abordagens psicológicas: inatista, comportamentalistas, piagetiana, histórico-cultural e suas implicações na relação professor - aluno.
Disciplina e seus objetivos:
Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação.
Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta.
Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural.
Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA I |
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Identificar pressupostos básicos da sua escolha pela profissão docente.
Rever fatos e momentos importantes, da experiência pessoal, com o fim de escrever sua história de vida.
Estabelecer ligações entre os fatos da vida pessoal com a vida escolar e para a vida profissional que se está pretendendo formar.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
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· Compreender a organização, os níveis e as modalidades da Educação Básica.
· Analisar os documentos oficiais do MEC - O Ministério da Educação.
· Discutir as Políticas Educacionais, enquanto política pública e as formas de intervenção do Estado.
· Analisar as políticas de formação e profissionalização docente na legislação educacional especificamente na LDB - 9394/96.
· Refletir sobre o papel do Estado frente às políticas de financiamento da Educação Básica.
· Compreender os princípios legais da educação inclusiva.
· Relacionar o PNE, PDE e o IDEB com as políticas públicas.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA II |
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- Descrever sobre espaços específicos de uma sala de aula;
- Identificar características básicas que definem cada espaço pedagógico de uma determinada sala de aula;
- Descrever posturas e práticas identificadas por sala de aula.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA III |
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- Discutir sobre o processo de escolhas pedagógicas no trabalho na docência.
- Identificar os critérios para escolha de um livro didático
- Consultar as últimas legislações sobre o trabalho com os livros didáticos
- Fazer escolhas para elaborar os trabalhos finais da disciplina.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES I |
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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
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A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seus objetivos são:
- entender o que é a Antropologia e quais são seus pressupostos teórico-metodológicos.
- compreender a Antropologia como uma Ciência que pesquisa o cotidiano sociocultural da sociedade.
- definir a relação entre Filosofia e Educação, bem como o papel da reflexão filosófica no processo educativo.
- compreender a educação como fenômeno presentificado nas relações humanas e cotidianas.
- analisar os aspectos sociológicos da educação.
- avaliar os pressupostos da sociologia geral e suas relações com a sala de aula.
- analisar a sociologia como instrumento à compreensão das visões de mundo, tendências teóricas e concepções da educação brasileira.
- evidenciar a formação do pensamento crítico como caminho para a construção da autonomia intelectual.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
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Ementa.Estabelecimento de relações entre normalização, integração e inclusão. Estudo da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro. Apresentaremos a perspectiva da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro e alguns aspectos e conceitos fundamentais para construção de uma escola cada vez mais inclusiva, para tanto é necessário compreender os conceitos de vulnerabilidade, dificuldade, distúrbio e deficiência. Além de refletirmos sobre a diversidade e sobre as diferenças humanas bem como seus reflexos na educação. Esses estudos servirão de subsídios teóricos e práticos para sustentar uma práxis pedagógica fundamentada no desenvolvimento integral das potencialidades dos educandos. O desenvolvimento integral das potencialidades humanas é instrumento de inserção e participação na sociedade em que vivemos, logo, precisamos garantir a todos os educandos esse direito.
Disciplina e seus objetivos:
Estabelecer relações entre normalização, integração e inclusão escolar.
Situar a educação inclusiva no contexto sóciohistórico e cultural brasileiro.
Caracterizar as pessoas com necessidades educacionais especiais.
Diferenciar os conceitos de dificuldade, distúrbio e deficiência.
Refletir sobre a diversidade e diferença humana e seus reflexos na educação.
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
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Esclarecer e estabelecer relaes entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferena humana, acessibilidade, diversidade e incluso escolar.
Situar a educao inclusiva no contexto socioeducacional e cultural brasileiro.
Possibilitar a compreenso e identificaao das necessidades educacionais especiais.
Promover a compreenso sobre diferena humana, equidade, direitos humanos, dificuldade, distrbio e deficincia.
Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educao.
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LIBRAS |
80
O aluno dever ser capaz de:
. Conhecer o conceito de Lngua Brasileira de Sinais Libras sob a tica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedaggicos.
. Analisar a histria da lngua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
.Reconhecer os fatores lingusticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento pessoa surda.
. Identificar a Lngua Brasileira de Sinais como processo de comunicao e interao na comunidade surda.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES II |
80
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LITERATURA COMPARADA |
80
Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno dever estar apto a:
- compreender o conceito de literatura comparada na atualidade;
- conhecer os estudos comparados como mecanismos de leitura do texto literrio;
- familiarizar-se com as estratgias de abordagem da literatura comparada;
- reconhecer a interferncia do processo de globalizao no dilogo entre bens culturais;
- analisar obras de literatura de lnguas portuguesa, espanhola e inglesa, na perspectiva da literatura comparada;
- realizar a leitura de texto literrio para apreciao da organizao discursiva;
- reconhecer o conto como um gnero proveniente da antiga tradio de contar histrias;
- reconhecer nos estudos literrios os traos indicadores de uma obra clssica;
- reconhecer a dualidade bem/mal na temtica dos textos abordados neste roteiro, assim como os seus reflexos na vivncia humana;
- estabelecer critrios de comparao entre autores de nacionalidades, pocas e estilos diferentes na abordagem de um tema semelhante;
- evidenciar a importncia da literatura comparada como meio indicador privilegiado de observao histrico-cultural dos povos;
-
- identificar os mecanismos discursivos prprios da introspeco nas obras de Clarice Lispector e Hilda Hilst;
- realizar leitura comparativa de obras literrias;
- identificar marcas de estilo na obra de Clarice Lispector e de Hilda Hilst, situando-as
- no contexto de produo;
- relacionar obras literrias clssicas e contemporneas;
- identificar os elementos estilsticos e semntico-discursivos da crnica, percebendo como esses elementos contribuem para a interlocuo entre autor e leitor;
- reconhecer os elementos que diferenciam uma crnica de outros gneros como o conto, a novela e o romance;
- identificar as manifestaes da cultura popular na literatura de cordel;
- realizar leitura comparativa de obras literrias;
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DIDÁTICA |
80
A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
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- os saberes necessários para a prática educativa.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
240
O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
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O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam
frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
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O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
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O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da
educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES III |
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR |
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Esta disciplina tem como objetivo oportunizar ao aluno a construção do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Ao final do estudo dessa disciplina o aluno deverá ser capaz de:
- compreender a importância do TCC na sistematização das aprendizagens construídas;
- articular e ampliar os conhecimentos construídos no decorrer do curso;
- refletir e analisar o percurso de formação para a construção da identidade profissional e a escolha de projetos futuros;
- expressar-se com autoria, criatividade e intelectualidade;
- elaborar suas ideias com clareza, levando em consideração as relações entre elas, de forma coerente e coesa;
- redigir texto a partir de fundamentação teórica, assumindo postura crítica, reflexiva e criativa;
- aprender e fazer uso das Normas Técnicas Brasileiras para a construção de trabalho acadêmico;
- organizar as aprendizagens construídas com os estudos realizados por meio da produção do Trabalho de Conclusão de Curso – Memorial Acadêmico.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
40
O COMPONENTE
Introdução aos estudos a distância
OBJETIVO GERAL
Possibilitar ao aluno, sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso que escolheu.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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Objetivo geral:
Possibilitar ao(à) aluno(a), sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso e modalidade escolhida.
Objetivos específicos, de acordo com as Unidades didáticas:
Unidade de estudo 1- VOCÊ, UM(A) UNIVERSITÁRIO(A) E A CULTURA DA EAD
Objetivos específicos
• refletir sobre sua nova condição de estudante universitário(a);
• conhecer, rever, atualizar seus conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância;
• iniciar a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Unidade de Estudo 2 - O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA UNIUBE ON-LINE.
Objetivos específicos
• reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem;
• Identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades
Unidade de Estudo 3 - SER UM ALUNO EAD UNIUBE.
Objetivos específicos
• identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais;
• conceituar o termo distância, sob o ponto de vista das relações interpessoais;
• identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica;
• conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
Unidade de estudo 4 - A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Objetivos específicos
• reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem;
• compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico;
• identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso;
Unidade de estudo 5 - UM POUCO DA HISTÓRIA DA SUA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Objetivos específicos
conhecer um pouco mais da história da Universidade de Uberaba onde o aluno escolheu estudar;
relacionar a realização de grandes sonhos com valores, competências e habilidades que não podem faltar a quem deseja alcançar um objetivo;
identificar em si próprio alguém a caminho de transformar sonhos em realidade.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS |
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Estamos iniciando nossos estudos de literatura, com o conteúdo correspondente ao primeiro semestre de seu curso de Letras, na modalidade a distância. Este conteúdo compreende estudos relativos à noção de literatura, às principais abordagens da literatura que se manifestaram desde a Antiguidade clássica até os dias atuais, e, finalmente, trataremos do equipamento cultural necessário ao estudioso da literatura.
Ao término desta etapa, esperamos que você seja capaz de:
• posicionar-se criticamente em face das várias tentativas de chegar a uma definição de literatura;
• demonstrar que a literatura não é um domínio homogêneo, mas, sim, heterogêneo;
• posicionar-se criticamente em relação à questão da natureza da literatura, ao problema de sua delimitação, da sua especificidade;
• identificar as principais abordagens da literatura que foram propostas desde a Antiguidade clássica até os dias atuais e explicar qual o critério adotado para a classificação das diferentes concepções de literatura;
• explicar cada uma das abordagens propostas e a ordem em que estas concepções de literatura se manifestaram e qual o período histórico abrangido por cada uma delas;
• explicar o que determina a escolha de critérios de julgamento de uma obra literária e relacionar os vários critérios de julgamento de uma obra literária com as respectivas concepções de literatura;
• explicar cada um dos critérios de julgamento de uma obra literária e identificar quais os considerados válidos para a maior parte dos críticos e professores de literatura de hoje;
• reconhecer a articulação entre o autor, o leitor, o contexto e a obra de arte e identificar as relações entre o contexto e o momento inicial da recepção da obra literária;
• ler e analisar textos literários sob a ótica da estética da recepção, ampliando seu conhecimento de mundo através da experiência de leitura do texto literário;
• sensibilizar-se para a leitura de textos artísticos em diferentes culturas e formas de expressão;
• explicar em que consiste o equipamento cultural do estudioso de literatura e a importância desses conhecimentos para o pronunciamento crítico;
• posicionar-se criticamente em face do problema da relação entre a crítica literária e a erudição histórica;
• reconhecer a necessidade de uma competência (genológica e estilística) para se proceder à leitura e interpretação de um texto literário.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS |
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Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno dever estar apto a: Posicionar-se criticamente em face das vrias tentativas de chegar a uma definio de literatura. Demonstrar que a literatura no um domnio homogneo, mas, sim, heterogneo. Distinguir entre os pontos de vista funcional e estrutural no que concerne ao exame da noo de literatura. Explicar se a literatura uma entidade funcional ou uma entidade estrutural. Posicionar-se criticamente em relao questo da natureza da literatura, ao problema de sua delimitao, da sua especificidade. Identificar as principais abordagens da literatura que foram propostas desde a Antiguidade clssica at os dias atuais. Explicar qual o critrio adotado para a classificao das diferentes concepes de literatura. Indicar a ordem em que estas concepes de literatura se manifestaram e qual o perodo histrico abrangido por cada uma delas. Explicar cada uma das abordagens propostas. Explicar o que determina a escolha de critrios de julgamento de uma obra literria. Relacionar os vrios critrios de julgamento de uma obra literria com as respectivas concepes de literatura. Explicar cada um dos critrios de julgamento de uma obra literria. Identificar quais os critrios de julgamento considerados vlidos para a maior parte dos crticos e professores de literatura de hoje. explicar a literatura como ato comunicativo. reconhecer a articulao entre o autor, o leitor, o contexto e a obra de arte. identificar as relaes entre o contexto e o momento inicial da recepo da obra literria. ler e analisar textos literrios sob a tica da esttica da recepo. ampliar o conhecimento de mundo atravs da experincia de leitura do texto literrio. sensibilizar-se para a leitura de textos artsticos em diferentes culturas e formas de expresso. explicar em que consiste o equipamento cultural do estudioso de literatura e a importncia desses conhecimentos para o pronunciamento crtico. posicionar-se criticamente em face do problema da relao entre a crtica literria e a erudio histrica. identificar os conhecimentos lingusticos e literrios necessrios para uma leitura mais adequada do texto literrio. reconhecer a necessidade de uma competncia (genolgica e estilstica) para se proceder leitura e interpretao de um texto literrio. explicar o que so motivos e convenes tradicionais e saber discorrer sobre os principais motivos. explicar o uso de modelos e aluses literrios.
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METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ESTUDOS GRAMATICAIS |
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A disciplina Estudos Gramaticais tem como objetivos:
- Atuar de forma a desenvolver a capacidade de análise, criatividade, senso crítico, estético, expressivo e reflexivo acerca das linguagens e suas tecnologias;
- Desenvolver a reflexão sintático-semântica das estruturas gramaticais da Língua Portuguesa, nas modalidades oral e escrita;
- Compreender as relações da linguagem verbal e não verbal e sua importância para o ensino;
- Construir sentenças e parágrafos coerentes e coesos, utilizando-se da norma culta da Língua Portuguesa.
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PRÁTICAS DE LINGUAGEM: GÊNEROS TEXTUAIS |
80
Ao final do estudo das unidades didáticas, o aluno deverá estar apto a:
- ampliar a visão de sala de aula;
- compreender os objetivos do ensino de Língua Portuguesa;
- conceber o sujeito-leitor como um sujeito-ativo no processo da leitura;
- aprimorar as concepções de língua, linguagem, texto e discurso;
- identificar a diferença entre tipos de texto e gêneros textuais;
- compreender a teoria da tipologia adotada e entender a importância do gênero textual nas interações comunicativas;
- desenvolver análises de práticas de linguagem, a partir de diferentes tipos e gêneros textuais;
- observar a importância da hibridização textual para os efeitos de sentidos;
- compreender o ato de ler a partir de diferentes visões;
- explorar situações pedagógicas de leitura;
- considerar a leitura não só como ato de decodificação, mas também de interação, em um contexto social e histórico;
- refletir sobre as mudanças de enfoque nas aulas de Língua Portuguesa, especificamente, nos momentos dedicados às análises linguísticas;
- compreender o processo de ensino e de aprendizagem das unidades linguísticas na perspectiva discursiva, deslocando da análise, exclusivamente, gramatical;
- analisar os empregos de palavras, expressões, afixos, observando o contexto sociohistórico e ideológico.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LETRAS/PORTUGUÊS |
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Possibilitar que o aluno seja capaz de:
- conhecer a comunidade escolar;
- exercitar a empatia;
- aplicar conhecimentos acadmicos.
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LITERATURA INFANTOJUVENIL |
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A disciplina Literatura Infantojuvenil relaciona-se às demais disciplinas do curso e tem como objetivos:
● Explicar as condições históricas para a emergência da noção de infância e seus desdobramentos em relação à produção de uma literatura infantojuvenil.
● Apresentar as relações entre literatura infantojuvenil e escola, tendo em mente os aspectos pedagógicos, moralizantes e autoritários que perpassaram a produção literária desse período.
● Apontar como a renovação literária ocorreu por meio da experimentação da linguagem em sua mais ampla acepção (verbal e não verbal), concorrendo para a qualidade do texto literário infantojuvenil.
● Explicar as imbricações entre produção literária infantojuvenil e a dinâmica da mercadoria e da industrialização.
● Avaliar a relação entre escola e formação da leitura literária, tendo em mente o caráter humanizador do ensino de literatura.
● Relacionar o aspecto desejante do ato de leitura da literatura a uma prática de leitura sem comprovações e avaliações sistemáticas.
● Compreender quais aspectos sócio-histórico-culturais constituem o contexto de produção das obras literárias e como esses fatores interferem na formação do leitor.
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LITERATURA INFANTOJUVENIL |
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A disciplina Literatura Infantojuvenil relaciona-se s demais disciplinas do curso e tem como objetivos:
● Explicar as condies histricas para a emergncia da noo de infncia e seus desdobramentos em relao produo de uma literatura infantojuvenil.
● Apresentar as relaes entre literatura infantojuvenil e escola, tendo em mente os aspectos pedaggicos, moralizantes e autoritrios que perpassaram a produo literria desse perodo.
● Apontar como a renovao literria ocorreu por meio da experimentao da linguagem em sua mais ampla acepo (verbal e no verbal), concorrendo para a qualidade do texto literrio infantojuvenil.
● Explicar as imbricaes entre produo literria infantojuvenil e a dinmica da mercadoria e da industrializao.
● Avaliar a relao entre escola e formao da leitura literria, tendo em mente o carter humanizador do ensino de literatura.
● Relacionar o aspecto desejante do ato de leitura da literatura a uma prtica de leitura sem comprovaes e avaliaes sistemticas.
● Compreender quais aspectos scio-histrico-culturais constituem o contexto de produo das obras literrias e como esses fatores interferem na formao do leitor.
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LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA |
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Ao final do estudo das unidades didáticas, o aluno deverá estar apto a:
- Compreender os pressupostos teóricos do ensino operacional e reflexivo da linguagem: a linguagem como interação, teorias de leitura, produção textual, letramento;
- Compreender, via linguagem, a constituição identitária dos estudantes e do futuro professor de língua materna;
- Aprofundar-se numa formação mais solidificada para enfrentar os desafios da sala de aula de língua materna, com reflexões e teorias que nos fazem identificar enquanto professores formadores;
- Desenvolver uma competência linguística reflexiva e significativa, além, é claro, de pensar em uma Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna centrada no uso, nos contextos de situação, nas práticas de linguagem.
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LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA |
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Ao final do estudo das unidades didáticas, esperamos que o aluno atinja os seguintes objetivos:
- Compreender os pressupostos teóricos do ensino operacional e reflexivo da linguagem: a linguagem como interação, teorias de leitura, produção textual, letramento;
- Compreender, via linguagem, a constituição identitária dos estudantes e do futuro professor de língua materna;
- Aprofundar-se numa formação mais solidificada para enfrentar os desafios da sala de aula de língua materna, com reflexões e teorias que nos fazem identificar enquanto professores formadores;
- Desenvolver uma competência linguística reflexiva e significativa, além, é claro, de pensar em uma Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna centrada no uso, nos contextos de situação, nas práticas de linguagem.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS |
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Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno deverá estar apto a:
· relacionar os estudos que serão propostos ao longo do curso às funções do Professor de Língua Portuguesa nos dias atuais;
· avaliar o atual papel do professor de Língua Portuguesa na escola básica;
· distinguir algumas das áreas em que se divide a ciência linguística;
· compreender os conceitos de língua e linguagem;
· relacionar e entender a ciência da linguagem: Linguística;
· correlacionar aspectos relacionados à Linguística teórica versus aplicada, Microlinguística versus Macrolinguística;
· compreender o processo de sintaxe e morfologia;
· relacionar e compreender a pragmática, análise da conversação, análise do discurso, Neurolínguística, Estilística e Linguística histórica.
· refletir sobre a diversidade linguística inerente a toda e qualquer língua;
· perceber a necessidade de se usar diferentes formas variáveis em diferentes situações de comunicação;
· entender a importância e a compreensão dos conceitos de coerência, coesão e intertextualidade.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS |
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Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno dever estar apto a:
Relacionar os estudos que sero propostos ao longo do curso s funes do Professor de Lngua Portuguesa nos dias atuais;
Avaliar o atual papel do professor de Lngua Portuguesa na escola bsica;
Distinguir algumas das reas em que se divide a cincia lingustica;
Compreender os conceitos de lngua e linguagem;
Relacionar e entender a cincia da linguagem: Lingustica.
Correlacionar aspectos relacionados Lingustica terica versus aplicada, Microlingustica versus Macrolingustica;
Compreender o processo de sintaxe e morfologia;
Relacionar e compreender a pragmtica, anlise da conversao, anlise do discurso, Neurolngustica, Estilstica e Lingustica histrica.
Entender o dinamismo das Lnguas A variao e a mudana lingustica;
Refletir sobre a diversidade lingustica inerente a toda e qualquer lngua;
Estabelecer a diferena entre varivel, variao e mudana lingustica;
Perceber a necessidade de se usar diferentes formas variveis em diferentes situaes de comunicao;
Compreender a importncia das reflexes sobre variao lingustica na sala de aula de educao bsica;
Entender a importncia e a compreenso dos conceitos de coerncia, coeso e intertextualidade.
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TEORIA DA LITERATURA |
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Ao final dos estudos, o aluno deverá estar apto a:
- situar os estudos literários no contexto das formas de conhecimento, explicitando suas características (objetivos, métodos, etc.);
- explicar quais os objetivos da leitura crítica e os perigos e/ou riscos a serem evitados;
- saber definir o âmbito de atuação do leitor crítico, procurando esclarecer de que forma ele deve proceder para não ultrapassar os limites da atividade crítica;
- esclarecer em que sentido a explicação pode ser considerada uma atividade legítima e útil para o estudo do texto literário;
- identificar as etapas da análise literária, explicitando as características de cada uma delas;
- explicar as relações existentes entre compreensão crítica e sensibilidade;
- a partir da distinção entre fruição diletante/leitura crítica, justificar a especificidade da leitura realizada por um graduando de Letras;
- justificar a necessidade da análise literária;
- mostrar que as noções de estrutura e de valor são indissociáveis, ou seja, que é impossível compreender e analisar as obras literárias sem referência aos valores;
- explicar que o estudo da literatura não pode e não deve ser divorciado da crítica, que é julgamento de valor;
- explicar o que significa dizer que uma obra literária é bem sucedida, bem realizada artisticamente;
- explicar como se dá a verdadeira incorporação das idéias numa obra literária, seja romance ou poema;
- explicar qual dos dois níveis, o fônico ou o semântico, é decisivo para a produção da poeticidade;
- identificar os elementos estruturais essenciais e os elementos estruturais subsidiários do verso;
- distinguir metro e ritmo;
- identificar os sistemas de metrificação;
- identificar os sistemas de contagem dos versos;
- fazer a escansão dos versos de um poema;
- identificar os tipos de versos;
- identificar os tipos de estrofes;
- explicar a armadura básica da estrofe;
- identificar os tipos de poemas;
- classificar os vários tipos de rima;
- reconhecer a importância dos sinais de pontuação para a produção de sentido do texto poético;
- identificar os processos intensificadores da linguagem poética;
- fazer distinção entre linguagem direta e linguagem figurada;
- reconhecer que o que determina se um texto é poético ou não só pode ser decidido ao nível do texto e não ao nível da palavra ou expressão;
- identificar as modalidades de palavras figuradas;
- explicar como se efetua a transfiguração da realidade em imagens;
- explicar o mecanismo da metáfora;
- explicar a natureza da metáfora;
- caracterizar a metonímia, a sinédoque; a antítese, o paradoxo e a ironia;
- identificar os elementos essenciais do gênero narrativo;
- reconhecer o conto como um gênero proveniente da antiga tradição de contar histórias;
- identificar elementos semânticodiscursivos que diferenciam o conto da crônica;
- compreender, a partir da leitura de diversos contos, como estão organizados os elementos semânticodiscursivos nesse gênero;
- perceber a importância do contar histórias para despertar a criatividade e o prazer da leitura na sala de aula;
- reconhecer a evolução da crônica ao longo dos anos;
- localizar elementos que caracterizam a crônica como um gênero textual;
- Þ reconhecer na crônica um gênero construído a partir de elementos do cotidiano;
- Þ identificar os elementos estilísticos e semânticos da crônica, percebendo como esses elementos contribuem para a interlocução entre autor e leitor;
- Þ perceber os elementos discursivos presentes no gênero crônica, em que uma aparente narrativa da vida comum pode guardar um certo humor perpassado por reflexões acerca de questões sociais;
- diferenciar crônica de conto;
- investigar as origens e evolução dos gêneros literários autobiográficos e das memórias;
- relacionar gênero literário com função social da escrita;
- identificar a polifonia, a estilização e a variação linguística na escrita literária, na perspectiva da Teoria de Discurso, desenvolvida por Mikhail Bakhtin;
- reconhecer no romance um gênero literário em evolução;
- realizar a leitura e a análise do romance Memórias de um sargento de milícias na perspectiva da polifonia e da cosmovisão carnavalesca;
- identificar escritos memorialistas e autobiográficos na produção literária de sua cidade ou de sua região.
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LITERATURA BRASILEIRA |
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Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno dever estar apto a:
ؠ reconhecer na diversidade de obras literrias existentes um importante aspecto a ser trabalhado em sala de aula;
ؠ conhecer a vida e a obra de Machado de Assis;
detectar os principais temas de algumas de suas obras;
ؠ perceber como, dentro dos gneros mais praticados pelo autor (conto e romance), Machado de Assis foi original e soube imprimir uma marca prpria;
ؠ explicar o surgimento da esttica realista em Portugal;
ؠ identificar como questes sociais e histricas so abordadas por Ea de Queirs em sua obra;
ؠ reconhecer os recursos literrios que compem a narrativa eciana;
ؠ estabelecer paralelos entre a obra eciana e a de outros autores.
ؠ identificar as principais caractersticas da obra de Drummond.
ؠ identificar o contexto social e cultural do poeta;
ؠ analisar os significados profundos dos poemas;
ؠ reconhecer peculiaridades de cosmoviso, concepo esttica e experimentalismo da linguagem na criao rosiana;
ؠ selecionar obras literrias de forma dinmica, buscando conhecer a maior variedade possvel de obras e escritores;
ؠ relacionar as obras literrias de diversos perodos com outras formas de arte como a pintura, a msica, as artes cnicas, a televiso e o cinema;
ؠ identificar os aspectos temticos e estilsticos da obra Macunama;
ؠ reconhecer as inovaes formais da poesia modernista de Mrio de Andrade;
ؠ conhecer as inovaes da esttica modernista.
ؠ conhecer o processo de criao do artista;
ؠ ampliar o conhecimento de mundo atravs da experincia de leitura do texto literrio;
ؠ sensibilizar para a leitura de textos artsticos em suas diversas formas de linguagem;
ؠ comparar textos de diferentes estilos, pocas e culturas;
ؠ analisar a importncia da leitura literria, para a formao do leitor, desde os anos iniciais de vida;
ؠ reconhecer a importncia do autor Mrio Palmrio na literatura brasileira;
ؠ comparar as teorias sobre o regionalismo dentro de Vila dos Confins para a literatura brasileira;
ؠ refletir sobre aspectos metodolgicos orientadores da promoo da leitura na escola;
ؠ reconhecer nas narrativas mitolgicas a inaugurao das narrativas presentes no texto literrio;
ؠ identificar traos comuns presentes entre diversos mitos de diferentes povos;
ؠ reconhecer a interferncia das tradies populares na literatura;
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ANÁLISE DO DISCURSO |
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A disciplina inicia-se a partir do estudo da semântica da enunciação com foco na teoria da enunciação, ressaltando as condições de produção do enunciado, como tempo, lugar, papéis dos interlocutores, intencionalidades e objetivos da enunciação, bem como o caráter argumentativo da linguagem. Depois, introduz os estudos da Análise do Discurso Francesa, enfocando sua base epistemológica, sua historicidade, articulando seus conceitos-chave e desenvolvendo a competência de práticas de AD. Por último, aborda estratégias de ensino-aprendizagem oportunizando ao licenciando refletir sobre possibilidades de desenvolver a criticidade e a atitude responsiva ativa em seus alunos.
Objetivo geral:
Desenvolver a competência do licenciando em análise do discurso de diferentes linguagens, sua atitude responsiva ativa e sua competência didático-pedagógica para que seja capaz de desenvolver em seus alunos a criticidade, a proficiência na leitura de textos verbais e não verbais, obras de artes e situações, para que compreendam variados discursos, articule-os ao contexto imediato e mais amplo, exercendo sua atitude responsiva ativa.
Objetivos específicos:
A partir desses estudos, espera-se que o aluno seja capaz de:
- identificar as condições de produção do discurso;
- compreender as intencionalidades do discurso;
- inferir e compreender as ideias e as ideologias que estão sendo articuladas no discurso do outro;
- identificar, comparar, analisar, julgar e organizar suas próprias ideias e ideologias;
- defender suas ideias e ideologias em relação ao outro;
- exercer a atitude responsiva ativa;
- criar estratégias de ensino-aprendizagem que oportunizem a formação da leitura crítica e da atitude responsiva ativa nos alunos;
- intervir no desenvolvimento afetivo, moral e intelectual de seus alunos, objetivando a formação de sua subjetividade, criticidade e expressão.
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LITERATURA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA |
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Ao final dos estudos, o aluno deverá estar apto a:
- Mostrar a importância da língua portuguesa como língua franca no panorama cultural e político das ex-colônias africanas, marcado por extrema multiplicidade linguística;
- Abordar criticamente as influências externas que ajudaram a originar os movimentos de conscientização das populações negras desses países na primeira metade do século XX;
- Explicar as origens da ligação entre literatura e militância política perceptível, até os dias atuais, na obra dos principais autores africanos de língua portuguesa;
- Caracterizar os diversos momentos de constituição da literatura angolana;
- Mostrar a relação da poesia angolana com a tradição lírica em língua portuguesa;
- Abordar criticamente as principais linhas de força da poesia e da prosa escritas no país;
- Demonstrar as condições de circulação da literatura em Angola na época de sua origem e a importância das revistas nesse contexto;
- Explicar as origens do papel social atribuído aos escritores do país;
- Caracterizar os diversos momentos de construção da literatura cabo-verdiana;
- Explicar a relação da poesia de Cabo Verde com ainfluência que ela recebeu de autores brasileiros;
- Abordar criticamente as principais linhas de força da poesia e da prosa escritas no país;
- Avaliar as condições de circulação da literatura em Cabo Verde na época de sua origem e a importância das revistas nesse contexto;
- Explicar os diferentes pontos de vistas adotados pelas gerações literárias diante dos problemas sociais do país;
- Caracterizar os diversos momentos de construção da literatura moçambicana;
- Abordar criticamente as principais linhas de força da poesia e da prosa escritas no país;
- Mostrar as condições de circulação da literatura em Moçambique e a importância das revistas nesse contexto;
- Explicar os diferentes pontos de vistas adotados pelas gerações literárias diante dos problemas sociais do país.
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LITERATURA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA |
80
Ao final dos estudos, o aluno dever estar apto a:
Mostrar a importncia da lngua portuguesa como lngua franca no panorama cultural e poltico das ex-colnias africanas, marcado por extrema multiplicidade lingustica;
Abordar criticamente as influncias externas que ajudaram a originar os movimentos de conscientizao das populaes negras desses pases na primeira metade do sculo XX;
Explicar as origens da ligao entre literatura e militncia poltica perceptvel, at os dias atuais, na obra dos principais autores africanos de lngua portuguesa;
Caracterizar os diversos momentos de constituio da literatura angolana;
Mostrar a relao da poesia angolana com a tradio lrica em lngua portuguesa;
Abordar criticamente as principais linhas de fora da poesia e da prosa escritas no pas;
Demonstrar as condies de circulao da literatura em Angola na poca de sua origem e a importncia das revistas nesse contexto;
Explicar as origens do papel social atribudo aos escritores do pas;
Caracterizar os diversos momentos de construo da literatura cabo-verdiana;
Explicar a relao da poesia de Cabo Verde com ainfluncia que ela recebeu de autores brasileiros;
Abordar criticamente as principais linhas de fora da poesia e da prosa escritas no pas;
Avaliar as condies de circulao da literatura em Cabo Verde na poca de sua origem e a importncia das revistas nesse contexto;
Explicar os diferentes pontos de vistas adotados pelas geraes literrias diante dos problemas sociais do pas;
Caracterizar os diversos momentos de construo da literatura moambicana;
Abordar criticamente as principais linhas de fora da poesia e da prosa escritas no pas;
Mostrar as condies de circulao da literatura em Moambique e a importncia das revistas nesse contexto;
Explicar os diferentes pontos de vistas adotados pelas geraes literrias diante dos problemas sociais do pas.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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LINGUÍSTICA TEXTUAL |
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Compreender a transição da passagem da gramática da frase à Linguística Textual.
Identificar as concepções basilares da teoria da Linguística Textual.
Entender os conceitos, a partir de práticas de linguagens, aliadas a textos do cotidiano.
Compreender os conceitos de coesão e coerência textuais como critérios de textualidade.
Especificar os fatores responsáveis pela coerência textual.
Explicar as implicações dos textos digitais nas relações sociais e na escola;
Compreender textos multimodais e hipertextos.
Desenvolver a prática de leitura e de elaboração de textos multimodais;
Entender a importância da multimodalidade e da hipertextualidade nas interações comunicativas.
Analisar hipertextos e textos multimodais.
Conceber a produção de textos como uma prática do dia a dia das pessoas.
Compreender alguns recursos que contribuem para a produção de textos dissertativos.
Aprofundar os conhecimentos acerca do modo de organização e habilidades referentes à dissertação.
Apreender alguns critérios norteadores para a prática de correção de textos argumentativos.
Estabelecer um diálogo entre teoria e prática a partir de exemplos do cotidiano dos usuários da Língua Portuguesa.
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LITERATURA PORTUGUESA |
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Ao final dos estudos, o aluno deverá estar apto a:
- Mostrar a importância da poesia portuguesa no contexto da tradição lírica ocidental, desde as origens da Idade Moderna até a Contemporaneidade;
- Abordar criticamente as relações estabelecidas pelos poetas portugueses com as condições de produção artística de seu tempo;
- Explicar as linhas de força, em termos temáticos e formais, presentes nas obras dos principais poetas portugueses, com vistas a fundamentar a análise de sua contribuição para o estabelecimento da tradição do gênero lírico em língua portuguesa;
- Identicar os recursos líricos da linguagem e a gama de temas abordados por Fernando Pessoa;
- Explicar o contexto social e cultural do poeta;
- Esclarecer os significados profundos dos poemas analisados;
- Indicar e comentar as principais características da obra de Pessoa;
- Explicar o surgimento da estética realista em Portugal;
- Identificar como questões sociais e históricas são abordadas por Eça de Queirós em sua obra;
- Reconhecer os recursos literários que compõem a narrativa eciana;
- Estabelecer paralelos entre a obra eciana e a de outros autores;
- Mostrar a importância da prosa de ficção portuguesa no contexto da literatura modernista e contemporânea;
- Abordar criticamente as relações estabelecidas pelos romancistas portugueses do século XX com suas condições de produção, principalmente o contexto sócio-político- econômico de Portugal durante a ditadura do Estado Novo (1926-1974) e depois da Revolução dos Cravos (1974);
- Explicar as linhas de força, em termos temáticos e formais, presentes nas obras dos principais ficcionistas portugueses, com vistas a fundamentar a análise de sua contribuição para o panorama atual do romance em língua portuguesa.
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ORGANIZAÇÃO DOS TEXTOS ORAIS E ESCRITOS |
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A disciplina tem como objetivos, possibilitar ao aluno:
· conceber a linguagem como processo de persuasão e de reflexo da ideologia de uma sociedade;
· refletir sobre a diversidade linguística inerente a toda e qualquer língua;
· estabelecer a diferença entre variável, variação e mudança linguística;
· perceber a necessidade de se usar diferentes formas variáveis em diferentes situações de comunicação;
· compreender a importância das reflexões sobre variação linguística na sala de aula e escola básica;
· identificar os processos de organização dos textos, a partir da abordagem da Linguística Textual;
· identificar os mecanismos e elementos linguísticos da coesão referencial;
· explicar o fenômeno da sequenciação;
· reconhecer mecanismos e elementos linguísticos da coesão sequencial;
· identificar os recursos argumetnativos presentes no nível linguístico e constitutivo do sentido do texto;
· relacionar os recursos argumentativos com a interação autor/texto/leitor, com base nas teorias estudadas.
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LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOSSINTAXE |
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Ao final do estudo das unidades didáticas, o aluno deverá estar apto a:
- refletir sobre o ensino-aprendizagem dos aspectos sintáticos da língua portuguesa na escola básica, considerando a abordagem do uso da língua nas instâncias práticas sociais;
- dominar as estruturas sintáticas da frase e do parágrafo;
- formular as noções de frase, oração e período;
- identificar e classificar os termos constituintes da oração;
- associar os termos sintáticos ao emprego dos sinais de pontuação;
- relacionar sintaxe e semântica;
- formular as noções de coordenação e de subordinação;
- identificar a nomenclatura específica da classificação das orações;
- reconhecer as relações sintáticas e semânticas entre os constituintes da frase;
- identificar as estruturas sintáticas formais da norma culta do uso da língua portuguesa;
- relacionar sintaxe e estilo
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DO LATIM AO PORTUGUÊS: ESTUDOS LINGUÍSTICOS |
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Ao final do estudo das unidades didáticas, o aluno deverá estar apto a:
- identificar as estruturas sintáticas da concordância verbal e nominal;
- identificar as situações de regência verbal e os respectivos significados;
- relacionar os termos da oração e o período nas diversas ordens de colocação;
- relacionar sintaxe e estilo;
- Conhecer as principais características da Língua Latina, especialmente a fonética, a prosódia, a morfossintaxe do substantivo e do adjetivo e as relações que o vocabulário latino mantem com a formação do vocabulário português;
- associar a origem e a história da língua portuguesa à Língua Latina;
- apreender os conceitos linguísticos presentes na evolução do latim para as línguas românicas;
- identificar as estruturas fonéticas, morfológicas e sintáticas da língua latina presentes na língua portuguesa;
- comparar elementos da formação histórica da língua portuguesa com os das demais línguas românicas.
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TEORIAS LINGUÍSTICAS |
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Ao final dos estudos propostos, você deverá estar apto a:
- conhecer as teorias Linguísticas pós-saussureanas.
- comparar as diferentes maneiras de se conceber a linguagem.
- explicar as principais características da gramática gerativo-transformacional.
- apreender as estruturas do sistema fonológico da Língua Portuguesa.
- distinguir som de letra.
- identificar os sons e fonemas constituintes dos signos da Língua Portuguesa.
- apreender a estrutura da sílaba e as situações de prosódia.
- relacionar fonologia e semântica.
- situar a pragmática como ciência da comunicação humana.
- distinguir os tipos de inferência.
- aplicar conhecimentos construídos.
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ESTÁGIO CURRICULAR |
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O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação 3 Desenvolvimento metodológico (metodologia, estratégias e recursos): para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ENADE |
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