INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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PSICOLOGIA APLICADA À ÁREA DA SAÚDE |
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A UNIDADE DA VIDA E O DESENVOLVIMENTO BIOLÓGICO |
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Objetivos Gerais
O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre os tipos de divisão celular, o desenvolvimento biológico, a morfologia, funcionamento, aspectos morfológicos e funcionais da célula e dos tecidos. O componente curricular irá contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de sua capacidade de observação, de análise e da descrição dos aspectos celulares estudados.
Objetivos Específicos
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Compreender o desenvolvimento biológico a partir da fecundação até o período fetal.
- Compreender a origem dos tecidos.
- Identificar e descrever a composição, a organização e a microscopia dos tecidos fundamentais.
- Identificar e descrever a célula procariótica e a eucariótica;
- Compreender a estrutura e o funcionamento dos componentes da célula eucariótica;
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
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MORFOLOGIA E FUNCIONAMENTOS DOS SISTEMAS ORGÂNICOS |
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O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre a origem, a morfologia macroscópica e o funcionamento dos sistemas orgânicos.
Contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de suas habilidades para o estudo individualizado, capacidade de observação e da descrição dos aspectos morfológicos macroscópicos dos sistemas estudados e do seu funcionamento.
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Identificar e descrever a morfologia macroscópica de cada sistema estudado.
- Compreender a função dos sistemas orgânicos.
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
O desenvolvimento do componente curricular deverá, ainda:
- Estimular ações que gerem reflexões, deduções e conclusões buscando qualificar os estudantes para a resolução de situações-problema.
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SAÚDE E SOCIEDADE |
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O egresso deste curso é um sanitarista tecnólogo em gestão de serviços de saúde, de formação inter e transdisciplinar, com sólido embasamento técnico-científico em Epidemiologia e Bioestatística e nas áreas da Saúde Coletiva e da Gestão Pública, com habilidades e competências para articular, criativamente e eticamente, os conhecimentos do campo da Saúde, das Ciências Humanas e das Ciências Sociais em todos os níveis da gestão, atenção e promoção da saúde coletiva. É capaz de atuar com responsabilidades ética e legal e com respeito às diversidades populacionais desempenhando as funções de direção, planejamento, administração, gerência, supervisão, controle, auditoria, assessoria, consultoria, pesquisa e avaliação de práticas nos sistemas, serviços e unidades de saúde públicas e privadas onde quer que se realizem atividades de promoção e proteção da saúde e da qualidade de vida da população.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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ÉTICA E BIOÉTICA
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FUNDAMENTOS, HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA |
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MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA |
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Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- conceituar parasitismo;
- indicar os principais métodos de estudo aplicados à Parasitologia;
- indicar os principais métodos de estudo aplicados à Microbiologia;
- explicar o principal dos métodos de exames parasitológicos;
- conceituar doença sob o aspecto biológico;
- conceituar saúde sob o aspecto biológico;
- descrever os principais mecanismos de agressão;
- identificar os agentes agressores físicos, químicos e biológicos;
- compreender os mecanismos imunológicos efetivos e específicos contra vírus, bactérias e fungos;
- identificar doenças causadas por bactérias e mecanismos de transmissão;
- reconhecer os estágios da patogênese das doenças bacterianas e sua relação com os mecanismos de defesa e adaptação;
- citar os mecanismos de infecção dos metazoários abordados;
- descrever o ciclo evolutivo dos metazoários estudados;
- citar os quadros clínicos causados pelos metazoários estudados;
- citar as medidas de prevenção e controle das parasitoses estudadas;
- descrever os ciclos biológicos dos metazoários estudados;
- identificar os metazoários que habitam o intestino delgado;
- identificar os metazoários que habitam o intestino grosso;
- enumerar as alterações causadas pelos metazoários estudados.
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CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS |
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PRIMEIROS SOCORROS |
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Objetivo Geral: Conhecer e saber aplicar as principais manobras de Suporte Básico de Vida em urgências e emergências clínicas e traumáticas.
Objetivos Específicos: Diferenciar Suporte Básico de Vida de Suporte Avançado de Vida; Conhecer as medidas de segurança para o socorrista, sua equipe e vítima; Reconhecer a cinemática do trauma; Realizar o exame primário, reconhecendo lesões de risco de vida; Realizar técnicas de imobilização e controle de sangramento; Realizar manobras de suporte básico de vida em situações de trauma.
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EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA |
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Estimular o conhecimento das metodologias e indicadores mais utilizados na mensuração dos eventos relacionados à saúde de grupos populacionais;
Aprender sobre métodos estatísticos aplicados á área da saúde e á prática profissional;
Compreender sobre a estrutura epidemiológica das doenças e a sua aplicabilidade para atuação nas ações de promoção de saúde, prevenção de doenças, assistência curativa e reabilitação;
Compreender o processo saúde-doença nos diferentes grupos populacionais, analisando criticamente os principais modelos explicativos causais.
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GESTÃO DOS SERVIÇOS ASSISTENCIAIS, DE MANUTENÇÃO E DE APOIO HOSPITALAR
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA |
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O componente Fonética e Fonologia da língua portuguesa tem como objetivos:
• Definir o objeto de estudo da fonética e da fonologia.
• Relacionar os estudos de natureza fonética e fonológica.
• Identificar os domínios de aplicação do conhecimento fonético e fonológico.
• Identificar os fonemas e alofones do português brasileiro.
• Distinguir par mínimo de par suspeito.
• Reconhecer as diferentes possibilidades de estrutura silábica da língua portuguesa.
• Identificar os processos fonológicos.
• Determinar a formulação de uma regra fonológica a partir da ocorrência de um processo fonológico.
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LINGUÍSTICA I |
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O componente Linguística I tem como objetivos:
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Explicar o processo de constituição histórica da linguística como ciência da linguagem.
-
Distinguir as teorias da linguística do século XX, como a teoria de Ferdinand de Saussure e suas implicações na constituição da Linguística Moderna.
-
Conhecer as teorias linguísticas de forma geral.
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Comparar as diferentes maneiras de se conceber a linguagem.
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Explicar as principais características da gramática gerativo-transformacional.
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PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO |
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O componente Psicologia do desenvolvimento, tem o objetivo de levar os alunos de Pedagogia a compreender a importância de se conhecer o desenvolvimento da criança para propor um trabalho adequado à faixa etária proporcionando atividades interessantes, contextualizadas e lúdicas permitindo à criança processar suas mudanças internas e externas de forma saudável e natural. Estudaremos o desenvolvimento infantil na perspectiva de Piaget, Vygotsky e Wallon.
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DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO
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Objetivo principal: Compreender os fundamentos e princípios básicos que subsidiam a ação educativa inclusiva voltada para o público da Educação Especial, e contribuir com a promoção de ações educativas inclusivas no contexto da Educação Básica, afim de contribuir para que a inclusão escolar dos estudantes da Educação Especial aconteça com desenvolvimento e aprendizado.
1. Fundamentar ações pedagógica que possam promover a consolidação da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva;
2. Conhecer as especificidades das pessoas público da Educação Especial (altas habilidades/superdotação, deficiências sensoriais, intelectuais, físicas e transtorno do espectro autista);
3. Estudar as estratégias e recursos de mediação possíveis e necessários para o pleno desenvolvimento desse público;
4. Dialogar sobre a prática pedagógica e sobre os processos formativos e avaliativos na perspectiva da Educação Inclusiva.
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PATOLOGIA E IMUNOLOGIA |
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Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- definir patologia;
- indicar os principais métodos de estudo utilizados em patologia;
- explicar o princípio e a utilização do método morfológico;
- descrever as técnicas do método morfológico para análise dos processos patológicos em níveis macro e microscópios;
- explicar o princípio e a utilização do método imunoistoquímico e de suas técnicas;
- explicar o princípio e a utilização da Biologia Molecular e de suas técnicas;
- conceituar Imunologia;
- descrever os componentes da resposta imunológica e suas respectivas funções;
- conceituar doença sob o aspecto biológico;
- conceituar saúde sob o aspecto biológico;
- descrever os principais mecanismos de agressão;
- identificar os agentes agressores físicos, químicos e biológicos;
- explicar os processos patológicos reversíveis e irreversíveis;
- identifica a origem e explicar o processo evolutivo dos processos patológicos;
- explicar os mecanismos que originam os processos patológicos;
- descrever a importância do Sistema Imunológico;
- explicar a morfologia e fisiologia das células e órgãos do Sistema Imune;
- conceituar e diferenciar imunidade inata e adaptativa;
- compreender os mecanismos imunológicos efetivos e específicos contra vírus, bactérias e fungos;
- entender o que é uma resposta imune adaptativa;
- diferenciar resposta imune celular e humoral;
- reconhecer a estrutura e funções dos anticorpos (imunoglobulinas);
- descrever as principais funções efetoras dos anticorpos;
- compreender o significado do Sistema complemento, suas vias e funções;
- relacionar os principais citocinas e sua ação na resposta imunológica;
- conhecer os fatores e os tipos da resposta inflamatória;
- compreender o mecanismo da resposta inflamatória;
- conhecer os sinais cardinais da inflamação;
- identificar as células que participam da resposta inflamatória;
- compreender a função das células da inflamação;
- correlacionar os sinais cardinais aos fenômenos da inflamação;
- conhecer as consequências da resposta inflamatória;
- compreender aspectos que envolvem a hipersensibilidade imediata (alergia);
- explicar os distúrbios locais da circulação;
- descrever os fatores responsáveis pelo surgimento de cada distúrbio;
- explicar as alterações morfológicas macro e microscópicas dos tecidos/órgãos com cada um dos distúrbios;
- explicar as consequências de cada distúrbio ao organismo;
- demonstrar as evoluções apresentadas por cada um dos distúrbios;
- explicar os distúrbios do crescimento e da diferenciação celular;
- explicar a imunologia dos tumores;
- identificar os fatores responsáveis pelo surgimento de cada distúrbio;
- demonstrar o mecanismo de ação dos fatores na gênese de cada distúrbio;
- descrever as alterações morfológicas macro e microscópicas dos tecidos/órgãos, associando-as com cada um dos distúrbios;
- demonstrar as consequências de cada distúrbio ao organismo;
- descrever as doenças autoimunes;
- explicar as evoluções apresentadas por cada um dos distúrbios.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM |
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LINGUÍSTICA II |
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LIBRAS |
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Conhecer o conceito de Lngua Brasileira de Sinais Libras sob a tica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedaggicos.
Analisar a histria da lngua de sinais brasileira enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
Reconhecer os fatores lingusticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento pessoa surda.
Identificar a Lngua Brasileira de Sinais como processo de comunicao e interao na comunidade surda.
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DESENVOLVIMENTO BIOPSICOMOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA |
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Ao final dos estudos o aluno deverá estar apto a:
- Compreender o desenvolvimento humano durante a fase de escolarização, aquilo que é determinado pelo biológico no desenvolvimento humano e ainda observar o que depende de aprendizagem. Aspectos importantes do desenvolvimento físico, emocional, motor e cognitivo de crianças.
- Entender que a moralidade é um resultado de um longo processo inconcluso de construção sócio-histórica e o quanto é importante pensar sobre esse assunto no âmbito da esfera escolar.
- Aprender sobre o desenvolvimento neuropsicomotor e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem na infância e a teoria das inteligências múltiplas proposta por Howard Gardner.
- Compreender a importância da educação motora para o ser humano, a partir do estudo das características do desenvolvimento motor, bem como os elementos da motricidade e articulação com a prática pedagógica.
- Estudar sobre o desenvolvimento psicomotor no processo de aprendizagem da criança e sua relação com a práxis do professor.
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INTERPRETAÇÃO DE EXAMES APLICADA À SAÚDE HUMANA |
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BIOFÍSICA |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
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Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA I
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MÉTODOS FONOAUDIOLÓGICOS EM LINGUAGEM INFANTIL
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MORFOFISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS DA FALA E DA VOZ |
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MORFOFISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS DE AUDIÇÃO E DO EQUILÍBRIO
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NEUROANATOMIA E NEUFISIOLOGIA |
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GENÉTICA |
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Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- descrever a estrutura da cromatina e dos cromossomos;
- analisar a importância da manutenção da estrutura e do número de cromossomos na hereditariedade;
- identificar os processos que envolvem as anormalidades cromossômicas numéricas e estruturais;
- reconhecer cariótipos que apresentem alterações cromossômicas numéricas e estruturais;
- correlacionar as alterações cromossômicas com os fenótipos que elas causam;
- definir o dogma central da Biologia Molecular e compreender os mecanismos relacionados;
- compreender o fluxo da informação genética e os mecanismos relacionados;
- compreender o que é a expressão gênica e os mecanismos de regulação desse processo;
- conhecer os diferentes mecanismos de regulação da expressão gênica nos organismos procariotos e eucariotos;
- explicar as mudanças evolutivas das populações do ponto de vista genético;
- identificar os mecanismos de seleção de genótipos por meio dos cruzamentos preferenciais;
- compreender a morfologia, fisiologia e comportamento das espécies pela sua adaptação ao meio;
- compreender a importância do ambiente na adaptação dos indivíduos;
- compreender a trajetória histórica da Genética até os dias atuais, bem como sua aplicação nas diversas áreas do conhecimento;
- considerar a importância dos conhecimentos de Mendel e seu papel como percursor da Genética;
- compreender os mecanismos inerentes à probabilidade e sua aplicabilidade dentro da Genética;
- compreender a Primeira lei de Mendel ou Lei da Pureza;
- estabelecer relações entre características dominantes, recessivas, codominantes e sem dominância;
- reconhecer os elementos constituintes de um heredograma;
- compreender a Segunda lei de Mendel;
- conceituar e compreender a polialelia;
- descrever as relações estabelecidas entre doadores e receptores de sangue – Sistema ABO;
- compreender a ocorrências dos casos de “falso O”;
- descrever e correlacionar o sistema Rh, e o mecanismo causador da eritroblastose fetal, bem como suas implicações fisiológicas;
- compreender o sistema MN;
- compreender como dois ou mais pares de genes alelos interagem entre si para determinar uma única característica de um organismo;
- conceituar a epistasia e correlacionar exemplos práticos de sua ocorrência, bem como realizar cruzamentos relacionados a esse tipo de interação gênica;
- explicar de que forma um único gene pode produzir vários efeitos;
- compreender de que forma os genes podem se manifestar de forma cumulativa, bem como citar exemplos dessa ocorrência;
- diferenciar pleiotropia de herança quantitativa, citando exemplos;
- perceber a importância do sexo para evolução das espécies;
- reconhecer os mecanismos de determinação e diferenciação do sexo;
- explicar a herança relacionada, influenciada e ligada ao sexo;
- caracterizar heranças fenotípicas e genotípicas relacionadas aos cromossomos sexuais;
- determinar as frequências gênicas, genotípicas e fenotípicas de uma população;
- compreender o que é o princípio de Hardy-Weinberg e as condições existentes para que uma população atenda a este princípio;
- compreender como os conceitos de dominância completa, codominância e ausência de dominância se aplicam na determinação da frequência genotípica e fenotípica de uma população;
- reconhecer a existência de casos especiais em Genética de Populações e como se calculam as frequências gênicas e genotípicas nestes casos;
- compreender os fatores que alteram as frequências gênicas em uma população.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA II |
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ESPECIALIDADES MÉDICAS RELACIONADAS À FONOAUDIOLOGIA |
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MÉTODOS FONOAUDIOLÓGICOS EM LINGUAGEM ESCRITA
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PATOLOGIA DOS ÓRGÃOS DA AUDIÇÃO E DO EQUILÍBRIO
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PATOLOGIA NEUROLÓGICA
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
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contribuir para que o(a) aluno(a) assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido(a);
-
conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
-
analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
-
discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
-
estimular a reflexão crítica dos(as) alunos(as) e sensibilizá-los(las) para o enfretamento dos problemas sociais;
-
abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
-
caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
-
investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
-
avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
-
propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
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FONOAUDIOLOGIA EM NEONATALOGIA
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FONOAUDIOLOGIA PREVENTIVA |
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MÉTODOS FONOAUDIOLÓGICOS EM FALA I
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MÉTODOS FONOAUDIOLÓGICOS EM MOTRICIDADE ORAL
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MÉTODOS FONOAUDIOLÓGICOS EM VOZ |
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PATOLOGIA DOS ÓRGÃOS DA FALA E DA VOZ
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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AUDIOLOGIA EDUCACIONAL
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ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS RELACIONADAS À FONOAUDIOLOGIA
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48
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FONOAUDIOLOGIA I
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MÉTODOS FONOAUDIOLÓGICOS DE LINGUAGEM EM ADULTOS
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MÉTODOS FONOAUDIOLÓGICOS EM FALA II
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL EM FONOAUDIOLOGIA
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DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS PARA DEFICIENTES AUDITIVOS
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FONOAUDIOLOGIA II |
360
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
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CASOS CLÍNICOS - MULTIPROFISSIONAL |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
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480
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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