ACESSO EXCLUSIVO.           WEBMAIL
+ Menu

Semana do Meio Ambiente: professora da Uniube fala sobre importância da sustentabilidade empresarial

Publicado em: 08 de Junho de 2021


A nova economia, juntamente com a nova revolução empresarial, tem proporcionado grandes impactos nas empresas que tendem a se adaptar internamente para seguir com as tendências do mercado atual. Nesse contexto, foi colocada em pauta a importância em atuar com a sustentabilidade corporativa para se manter a nova economia.

Para explicar um pouco mais sobre o assunto, a professora das disciplinas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial dos cursos de Gestão da Universidade de Uberaba (Uniube) e especialista em cultura empresarial, Daniela Sabino, conta como a sustentabilidade empresarial tem tomado proporções econômicas e se tornado tão importante no mercado de trabalho.

Segundo a professora, há várias maneiras de ser sustentável dentro do meio empresarial,  por exemplo, ter ações ecologicamente corretas, que eliminem ou amenizem os impactos ao meio ambiente a partir da atividade da empresa, afetando, assim, a economia sustentável da instituição. "Economia sustentável é um conjunto de práticas e teorias econômicas que se baseiam no uso inteligente dos recursos naturais, de forma a satisfazer as necessidades atuais enquanto garantem recursos para as futuras gerações", avalia Daniela.

Além disso, a falta de ações sustentáveis também pode afetar negativamente a imagem da empresa. "A inclusão das ações sustentáveis melhora o acesso a mercados, aumenta lucros, melhora a reputação, reduz custos e riscos, enquanto a falta delas afeta a imagem da empresa perante consumidores e trabalhadores, podendo trazer risco de falta de matéria-prima, não viabilidade do negócio e de operação, além de gerar uma imagem ruim da empresa para os clientes", complementa a professora.

Aprendizado nas salas de aula

Daniela Sabino ainda explica que todas as ações de sustentabilidade empresarial estão atreladas à nova economia e é um assunto que já é trabalhado dentro das salas de aulas dos alunos dos cursos de Gestão, para que eles cheguem ao mercado de trabalho com conhecimento da importância do tema.

Nas salas de aula, os alunos buscam pequenas empresas e realizam um diagnóstico das práticas empresariais, avaliando o quanto as empresas estão aderindo ou não às ações que levarão à sustentabilidade da empresa. A partir daí os alunos propõem soluções para mudar o impacto da empresa e incorporar novas práticas internas e externas.

Segundo a professora, o objetivo do trabalho desenvolvido com os alunos é gerar conscientização empresarial dos futuros profissionais, a fim de que eles cheguem preparados ao mercado de trabalho. "São trabalhadas práticas de transparência e valores de governança, gestão responsável com fornecedores, funcionários, clientes e comunidade. O objetivo central é provocar mudança na mentalidade dos alunos", explica Daniela.

Práticas que fazem a diferença:

Conheça algumas ações simples, mas que se enquadram na sustentabilidade empresarial:

- Evitar o uso de copos descartáveis.

- Economizar papel, água e energia.

- Reciclar  e reaproveitar   materiais.

- Evitar poluição.

- Respeitar as leis ambientais.

 

 



https://www.uniube.br/conteudo2.php?p=4&m=&c=3166


TRABALHE CONOSCO      SEJA PARCEIRO      CONTATO


Missão: "Promover o ensino e a geração de conhecimento, formando o profissional compromissado com uma sociedade justa."

 Teleatendimento


Presencial: 0800 340 3113
EAD: 0800 940 2444



Campus Centro
Av. Guilherme Ferreira, 217
Bairro Centro
38.010-200 - Uberaba/MG

CNPJ - 25.452.301/0001-87


Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801
Bairro Universitário
38.055-500 - Uberaba/MG

CNPJ - 25.452.301/0002-68


Campus Via Centro
Av. Afonso Pena, 1177
Bairro Nossa Senhora Aparecida
38.400-706 - Uberlândia/MG

CNPJ - 25.452.301/000420



1996 - 2021 - UNIUBE - Todos os direitos reservados