Uniube e Secretaria de Saúde promovem revitalização e entrega do "Dentão"

Publicado em: 06 de Janeiro de 2021

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade de Uberaba (Uniube), Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti) "Dr. Renê Barsam", Evoluir e Companhia Operacional de Desenvolvimento e Saneamento e Ações Urbanas (CODAU), entregaram a revitalização da Unidade Móvel Odontológica, o "Dentão". O Projeto tem o objetivo de oferecer atendimentos odontológicos para pessoas que apresentam dificuldades de acesso aos serviços de saúde.

O Dentão está equipado com dois consultórios odontológicos compostos de equipamentos auxiliares e uma Central de Esterilização, seguindo todas as Normas de Biossegurança para a assistência médica. Os atendimentos serão feitos nos períodos matutino e vespertino e priorizarão as crianças e adolescentes que apresentarem um maior índice de cárie dentária ou doença periodontal. Normalmente, a unidade móvel fica dentro das escolas municipais, mas, devido à pandemia, estará localizada no pátio da Unidade de Saúde da Família "Dr. Romes Cecílio" até o retorno das aulas letivas.

Segundo a professora de Odontologia e ex-coordenadora do Departamento de Saúde Bucal, Márcia Nomelini, o Projeto é importante, pois possibilita o atendimento a crianças que moram em locais afastados. "Nós percebemos que mesmo oferecendo o serviço nas unidades básicas de saúde, os pais não conseguiam levar os filhos até o local de atendimento. Com o Dentão, as crianças que possuem um nível epidemiológico elevado e moram em áreas mais distantes conseguem usufruir desse suporte", afirma.

O coordenador e professor do curso de Odontologia da Uniube, Luiz Henrique Borges, ressalta o diferencial da Unidade Móvel para a aprendizagem dos alunos. "O Dentão é mais um campo de estágio em que os estudantes podem vivenciar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse modo, o Projeto amplia o leque de oportunidades e possibilita experiências que estão previstas na diretriz curricular do curso", conclui.

CAMPUS VIA CENTRO
Av. Afonso Pena, 1177