Uniube se destaca com estágio remoto durante pandemia

Publicado em: 07 de Janeiro de 2021

No último ano da Licenciatura em Química da Uniube de Maringá (PR), Otavio Augusto, que tinha o objetivo de completar a graduação ainda em 2020, enfrentou um desafio: o de realizar os estágios supervisionados durante a pandemia da Covid-19. "Pensei que não conseguiria concluí-los", conta. Mas, para que os alunos não tivessem qualquer prejuízo na formação, a Uniube apresentou um novo plano de atividades de estágio obrigatório a distância a ser desenvolvido durante o período excepcional da pandemia.

O plano segue o Parecer do Conselho do Plano Nacional de Educação - CNE/CP nº 5/2020 (SEI 2037135), por meio da Nota Técnica, publicada em 01 de junho de 2020, e propicia aos alunos a realização de estágios supervisionados de forma virtual. A novidade foi uma surpresa para Otavio que, mesmo com a insegurança inicial do novo desafio, seguiu com o estágio e percebeu uma ótima oportunidade para trabalhar as novas técnicas de lecionar na área desejada.  "No colégio  em que realizei o estágio, tive a oportunidade de compartilhar o conhecimento adquirido junto aos alunos e professores, acompanhei o trabalho da Direção junto à equipe docente para lidar com os inúmeros desafios advindos da pandemia, principalmente no que diz respeito ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)", diz.

Otavio é graduado e mestre em química; devido à paixão pela docência e por química, decidiu complementar a formação com uma nova licenciatura na área. "Como eu sempre tive vontade de trabalhar como professor, eu vi que faltava essa "pecinha" a mais que seria a licenciatura. Durante a minha graduação, eu participei do PET que trabalha nos três canais da universidade: a pesquisa, o ensino e a extensão. Ali, eu dava minicursos, monitoria de aulas, então eu já tivera contato com o lecionar, mas faltavam as técnicas que eu só podia aprender na licenciatura", complementa.

Após muitas pesquisas por universidades que ofereciam o ensino a distância e a licenciatura, encontrou a Uniube. "Eu acredito que o que acarretou mesmo meu sucesso profissional, foram principalmente as novas experiências que eu tive com o estágio remoto, e principalmente por ele ter sido EAD, foi algo totalmente novo para mim. Eu acho que quando se fala em educação não é necessário deixar para depois, e a oportunidade que tive diante desse estágio e tudo que eu ensinei e aprendi, influenciou não só minha vida profissional, mas a minha vida pessoal também".

Diante das experiências adquiridas com os estágios, Otavio pôde compreender as novas formas de docência e como as tecnologias podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. "Aos colegas que ainda farão os estágios fica a dica: Abracem novas experiências, não tenham medo de tentar. Permitam-se descobrir novos caminhos, sigam em frente e enfrentem. Por isso, meus agradecimentos a todos envolvidos nesta minha conquista", finaliza.

https://www.uniube.br/conteudo2.php?p=4&m=&c=2753&t=Uniube se destaca com estágio remoto durante pandemia&t=Uniube se destaca com estágio remoto durante pandemia

CAMPUS VIA CENTRO
Av. Afonso Pena, 1177