Publicado em: 05 de Janeiro de 2021

Os integrantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito e Literatura Legis Literae (NEPEDILL) publicaram artigos na obra coletiva "Direito e literatura: o sentimento do mundo", lançada durante o IX Colóquio Internacional de Direito e Literatura (CIDIL). Foram, ao todo, 20 artigos selecionados para publicação na forma de capítulo de livro que trataram sobre direito e literatura e sentimentos na pandemia. Desses, dois foram feitos por pesquisadores do NEPEDILL. A obra pode ser acessada pelo site da editora, pelo LINK

A obra coletiva foi organizada pelos professores Fernando José Armando Ribeiro, Luciana Pimenta, Nelson Camatta Moreira e André Rubião Resende. O objetivo foi o de construir e expandir o diálogo de reflexões produzidas no Programa de Pós-graduação da PUC Minas, a partir da temática "um olhar para as questões humanas a partir da literatura". A escolha do nome é uma homenagem ao poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade. O livro de Drummond, que empresta título à esta proposta, atine a algo muito caro no atual momento: o sentimento.

Os pesquisadores Lucas Ferreira Mazete Lima e Danielle Bordignon, publicaram o artigo "Ver e ser visto: o espaço entre a solidão e o totalitarismo em Ensaio sobre a cegueira, de Jose Saramago". "Essa obra, na verdade, é um grande diálogo, uma forma de compartilhar sentimentos e entendimentos com os outros autores e com os leitores. É uma maneira de compreendermos que, mesmo em tempo de pandemia, o conhecimento não deve ser isolado", conta Bordignon.

O pesquisador Lucas Mazete menciona que a publicação é resultado de reflexões realizadas no âmbito do grupo de pesquisas, bem como a partir das leituras que possibilitam novos horizontes de interpretação e crítica do Direito. "Essa publicação nos alegra no sentido de ser uma oportunidade de compartilhar o que temos refletido e pesquisado, - já que o conhecimento acadêmico deve extrapolar além dos muros da Universidade - bem como comemorar os esforços empreendidos no ano de 2020", complementa Mazete.

Já o pesquisador José Flor de Medeiros Junior, juntamente com a coordenadora do NEPEDILL, Thaísa Haber Faleiros, foram responsáveis pelo o artigo "Por uma Hermenêutica d'A peste". "Ao refletir sobre A Peste, de Albert Camus, procuramos compreender o rompimento de fronteiras realizado pelo autor através da Literatura para uma leitura filosófica do mundo, eis o porto seguro de onde partimos em direção à escrita para a elaboração de Por Uma Hermenêutica d'A Peste", explica Medeiros.

Para a líder do grupo e professora da Uniube, Thaísa, especialmente em época de pandemia, o sentimento é algo para ser pensado a partir da Ciência e na Universidade de modo a analisar os desdobramentos nos campos das ciências sociais aplicadas. "O projeto é resultado dos trabalhos dos pesquisadores do NEPEDILL, que foi o grupo de direito e literatura mais expressivo em produção no Brasil em 2020", conclui.

Siga o NEPEDILL no instagram: @nepedill

https://www.uniube.br/conteudo2.php?p=4&m=&c=2752&t=Pesquisadores em Direito e Literatura da Uniube publicam artigos em obra coletiva

CAMPUS VIA CENTRO
Av. Afonso Pena, 1177