Liga Acadêmica de Oncologia da Uniube tem artigos aprovados para revista científica

Publicado em: 19 de Novembro de 2020

Os alunos da Liga Acadêmica de Oncologia (LAONC), do curso de Medicina da Universidade de Uberaba (Uniube), tiveram três artigos aprovados para publicação na revista científica "Jornal de Ciências Biomédicas e Saúde (JCBS)". Cada grupo produziu um artigo, auxiliado pelo coordenador da Liga, Luiz Carlos, pelo  docente Guilherme Angotti e pelo  orientador externo Raul Dutra.

A Liga foi criada em 2016 e desenvolve projetos e trabalhos voltados para a prática de conhecimento oncológico. Para o coordenador, essa associação é muito importante para a formação dos acadêmicos. "A Liga Acadêmica de Oncologia vem crescendo devido à dedicação dos diretores e dos ligantes, que mesmo com a carga horária pesada encontram tempo para se dedicar ao desenvolvimento de projetos de extensão, iniciação científica e conscientização da população a respeito da importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças oncológicas", afirma Luiz Carlos.

O acadêmico Vinicius Freitas, um dos autores do artigo "Relato de Caso: Lipossarcoma Gigante de Retroperitôneo", confirma a fala do docente ao destacar a emoção sentida com a aprovação. "É elementar reconhecer o belíssimo trabalho da LAONC, que desde o começo proporcionou vários meios para que os ligantes pudessem se desenvolver. Quando o artigo foi aceito, eu me senti muito feliz ao notar que o empenho de todos os participantes foi reconhecido", diz.

Já o trabalho "Melanoma Oculto com Metástase Cerebral - Um Relato de Caso",  para a estudante Amanda Freitas, tem como diferencial a ampliação do banco de dados sobre o tema. "Assim, estimula-se a produção de estudos com maior grau de evidência sobre o assunto. Dessa maneira, a comunidade irá se beneficiar, uma vez que mais estudos garantem o melhor prognóstico e permitem a melhor qualidade de vida para o paciente", pontua.

O aluno Bruno dos Santos comenta sobre as expectativas para o artigo "Relato de Caso: Condrossarcoma Mixoide Extra-Ósseo de Períneo". "Fazer parte dessa contribuição, sem sombra de dúvidas, é uma sensação incrível de pertencimento à comunidade médica. Para os próximos anos, esperamos o reconhecimento da nossa publicação em outros artigos e a contribuição para outros profissionais que lidam com situações parecidas ao caso relatado", conclui.

Sobre os artigos:

Título: Relato de Caso: Condrossarcoma Mixoide Extra-Ósseo de Períneo

Autores: Bruno Damásio, Clarissa Silva, Iuri Oliveira Mateus, Luana Nascimento, Maria Eduarda Peracini Soares e Victor Mateus Achcar

Professores orientadores: Douglas Abdalla, Guilherme Angotti, Luiz Carlos Furtado e Raul Dutra

Título: Relato de Caso: Lipossarcoma Gigante de Retroperitôneo

Autores: Aline Lima, Beatriz Modesto,Diovani Guardiero, Maria Eduarda Peracini e Vinícius Freitas

Título: Melanoma Oculto com Metástase Cerebral ? Um Relato de Caso

Autores: Amanda Vilela, Gustavo Henrique Nunes, Pedro Meireles, Renato Rezende e Vitor Brandão

1996 - 2020 - UNIUBE - Todos os direitos reservados