ACESSO EXCLUSIVO.           WEBMAIL
+ Menu

Uniube e SAMU realizam capacitação gratuita sobre Urgências em Psiquiatria

Publicado em: 30 de Julho de 2020


A Uniube, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove, nesta sexta-feira (31), uma capacitação on-line em Urgências em Psiquiatria. O curso será ministrado pela mestre em enfermagem psiquiátrica, Luiza Elena Casaburi, e pelo médico psiquiatra Tomás Rotelli de Oliveira Ferreira. Ele é gratuito e voltado para profissionais da área da saúde.O acesso deverá ser realizado às 19h pelo link: https://meet.google.com/qzi-egsp-puv

A ideia do curso surgiu da necessidade de complementação dos processos de educação permanente do SAMU. “O SAMU é considerado uma porta de entrada de atendimento em urgência e emergência por equipes de especialistas no tratamento de saúde mental, com abordagem do assunto de forma didática para todas as categorias do trabalho na área de assistência ao paciente em sofrimento mental. Abordagem das causas, agentes e patologias específicas já diagnosticadas, medicação, aspectos éticos e confecção física”, explica a coordenadora geral do SAMU, Ana Paula Coelho Jardim.

Então, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a professora Luiza Casaburi recebeu o convite para ministrar a palestra. “Como nós temos uma parceria muito grande com a SMS, eles delegaram essa querida missão. Com muito respeito, aceitei e fiquei orgulhosa de acreditarem no meu trabalho, a ponto de utilizarem o meu conhecimento teórico para subsidiar a prática deles para fazer este momento de educação permanente. Queremos trazer reflexões de melhoria para a prática e acredito que nós podemos trazer  conhecimento que vai fortalecê-la ainda mais”, enaltece a professora da Uniube.

Foi convidado também o professor da UFTM, Tomás Rotelli Ferreira. As expectativas dos palestrantes são trabalhar o alicerce teórico eestimular a humanização do atendimento, o respeito e a sensibilização para o sofrimento psíquico. “As urgências psiquiátricas são demandas comuns  que podem surgir em diversos cenários clínicos, da atenção básica ao serviço terciário. Por isso os profissionais precisam estar capacitados ao atendimento inicial delas”, pontua o professor.

A temática é aberta aos diversos profissionais da rede de atendimento no município que vivenciam o atendimento de sofrimento mental, em todas as complexidades, básica, especializada e urgência e emergência. “Os servidores da saúde, médicos, enfermeiros, técnicos e socorristas, inclusive, os que atendem ao telefone, terão oportunidade de reciclar conhecimento, reconhecendo a necessidade de se especializar nele. Além disso, podem participar as equipes multiprofissionais, como assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos, que prestam assistência direta ou indireta a pacientes que necessitam de condução especializada em reconhecer e proceder a triagem, abordagem e manejo em tratamento na saúde mental”, finaliza Ana Paula.



https://www.uniube.br/conteudo2.php?p=4&m=&c=2600


TRABALHE CONOSCO      SEJA PARCEIRO      CONTATO


Missão: "Promover o ensino e a geração de conhecimento, formando o profissional compromissado com uma sociedade justa."


 Teleatendimento


Presencial: 0800 34 3113
EAD: 0800 940 2444



Campus Centro
Av. Guilherme Ferreira, 217
Bairro Centro
38.010-200 - Uberaba/MG

CNPJ - 25.452.301/0001-87


Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801
Bairro Universitário
38.055-500 - Uberaba/MG

CNPJ - 25.452.301/0002-68


Campus Marileusa
Av. Floriano Peixoto, 6495
Bairro Granja Marileusa
38.406-642 - Uberlândia/MG
CNPJ - 25.452.301/0008-53


Campus Gestão e Direito (UGD)
Av. Marcos Freitas Costa, 1041
Bairro Daniel Fonseca
38.400-328 - Uberlândia/MG

CNPJ - 25.452.3001/0004-20

1996 - 2020 - UNIUBE - Todos os direitos reservados
Desenvolvido   
pela