Live Uniube trata de sustentabilidade com pesquisadora de Portugal

Publicado em: 02 de Julho de 2020

Inovação Tecnológica, Sustentabilidade e Responsabilidade Social como Estratégia de Negócios. Este foi o tema de uma live realizada, em junho, pelo coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental da Uniube Uberlândia, professor Fabrício Pelizer. O assunto foi abordado com a participação da pesquisadora da Universidade de Aveiro, em Portugal, professora Denise Pereira Curi. No bate-papo, eles destacaram como estes elementos conversam entre si e como funcionam como alimento estratégico para novos negócios.

Denise é formada em Administração e doutora em Engenharia de Produção. Desde 1992, ela trabalha com sustentabilidade. “Nessa época, ainda se falava apenas em reciclagem. Eu trabalhava em uma multinacional que fabricava embalagens pet. A companhia percebeu que o descarte indiscriminado das garrafas no meio ambiente acabaria prejudicando a imagem do cliente da empresa. Então, passamos por todo um processo de aprendizado para viabilizar a reutilização das embalagens. Essa experiência me levou à área acadêmica e daí à sustentabilidade”, contou logo no início da live.

Para ela, foi um período rico, porque outras empresas também se conscientizaram. As pessoas que lidaram com isto se apaixonaram. Enquanto muitos achavam que as novas tecnologias e a indústria 4.0 acabariam com os empregos, outros descobriam novas frentes”, comentou.

Denise acompanhou, por exemplo, o desafio da Tetra Pak para conseguir separar o papelão, o plástico e o alumínio. Segundo ela, foi um processo intenso de engenharia e utilização de tecnologia. “Enquanto houver pessoas trabalhando nas empresas, a tecnologia pode ser usada para o bem, a favor da responsabilidade social”, afirmou durante o bate-papo.

Novos conceitos em sustentabilidade

Denise contou que em Portugal existe uma determinação para que as entidades públicas eliminem o plástico descartável. “A política portuguesa contra a utilização do plástico está bem forte. Estão em foco, principalmente, as pesquisas que tratam dos problemas ambientais do mar”.

Nas ruas, em todos os lugares, há ecopontos e locais de coleta de plástico, alumínio, papel e vidro. Dentro das grandes redes de supermercado, coletam-se pilhas, óleo e embalagens de café. Tudo isso volta à origem e é reutilizado. Isso é a logística reversa. Mas, para a professora, essa realidade ainda é um mistério.

Lives Uniube

Com o intuito de aproximar a Instituição da sociedade por meio do conhecimento, os professores da Uniube passaram a realizar transmissões ao vivo pelo Instagram e também via plataformas de chamadas de vídeo e voz para discutir temas relevantes e de interesse público. A ideia é manter o vínculo social e afetivo com a comunidade acadêmica e com as pessoas em geral.

Para acompanhar a agenda de lives, acesse o site da Instituição.

1996 - 2020 - UNIUBE - Todos os direitos reservados