Uniube e Sebrae assinam convênio para apoiar a educação empreendedora | Acontece na Uniube

Uniube e Sebrae assinam convênio para apoiar a educação empreendedora

02 de junho de 20

A Universidade de Uberaba (Uniube) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram, na tarde desta segunda-feira (1º), um Termo de Cooperação para formalizar a parceria entre as duas instituições em diversos projetos de empreendedorismo já desenvolvidos. A reunião contou com a presença do Reitor da Uniube, professor Marcelo Palmério; do gerente da Regional Triângulo do Sebrae, William Rodrigues de Brito; do Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, professor André Fernandes; e da coordenadora da Incubadora Unitecne, Dionir Andrade.

Durante o encontro, William ressaltou que a Uniube é uma grande parceira do Sebrae em muitas frentes de trabalho, em especial as voltadas aos micro e pequenos empresários da cidade e região. “A Uniube é uma instituição credenciada para executar programas do Sebrae. O que a gente vem fazer aqui é selar essa parceria mais uma vez por um ciclo para fortalecer ainda mais a imagem, a institucionalidade desses dois grandes parceiros em prol dos pequenos negócios. A partir deste documento, aí é agenda de trabalho. Criar a partir das demandas, criar a partir dos próprios trabalhos que a Universidade realiza e dos trabalhos que o próprio Sebrae realiza na comunidade e fazer com que essas forças possam atuar conjuntamente”, afirma.

Para o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, o Termo de Cooperação formaliza todos os trabalhos que já são desenvolvidos em vários programas que a Uniube tem junto ao Sebrae. “Isso vai ser usado tanto para os cursos de graduação — nas ações que têm dentro de cada curso, as ações de empreendedorismo e inovação — como também para os cursos de pós-graduação. A gente já tem cursos de pós-graduação, principalmente os de Mestrado Profissional, com disciplinas de inovação e empreendedorismo em que o Sebrae sempre tem uma participação muito efetiva”, comenta Fernandes.

Ele acrescenta que a assinatura deste convênio vai facilitar também a participação da Uniube nos editais que o Sebrae tem disponíveis. “Principalmente a partir do momento da retomada das empresas, essas ações vão ser muito bem-vindas para toda a comunidade da Uniube”, afirma.

Segundo a coordenadora da Unitecne, a Uniube busca sempre ser uma universidade empreendedora. “A gente já tem um selo de universidade empreendedora perante o MEC [Ministério da Educação] nas ações conduzidas na Universidade como um todo e o Sebrae é um grande parceiro dessas ações. Especificamente a assinatura deste protocolo é uma forma de dar mais amplitude e visibilidade para que a educação empreendedora passe pela universidade em todos os níveis”, comenta.

“O Sebrae é um parceiro de boa hora visando à proteção do pequeno empreendedor. E a gente forma muitos profissionais aqui na Universidade com este foco de atuação:  serem os empreendedores da vida deles, da carreira deles”, finaliza Dionir.