Comentarista de esporte da ESPN Brasil conversa virtualmente com alunos de Jornalismo | Acontece na Uniube

27 de maio de 20

Jornalismo Esportivo foi o tema abordado na última aula on-line da disciplina Jornalismo Especializado, ministrada pela professora Cíntia Cerqueira Cunha Pimenta, na semana passada. Desta vez, o convidado especial para um bate-papo com os alunos do 6º período foi o jornalista e pesquisador Celso Unzelte. Durante quase duas horas, ele contou histórias, falou da carreira e compartilhou experiências.

Unzelte é professor universitário e comentarista da ESPN Brasil e do programa Cartão Verde, na TV Cultura. Iniciou a carreira como repórter da revista Placar, em 1990, e especializou-se na área de esportes, com ênfase na pesquisa histórica. Tem 15 livros publicados, entre eles: O livro de ouro do futebol (2002), Jornalismo esportivo - Relatos de uma paixão (2009) e Derby 100 anos: Corinthians x Palmeiras (2017).

Para a aluna Pâmela Rita, a participação de Unzelte foi enriquecedora. “A gente consegue ter uma visão melhor do mercado de trabalho e esclarecer algumas dúvidas que surgem durante essa conversa. Mesmo eu não sendo fã de esporte, depois dessa aula, eu consegui entender mais e me interessar por esse segmento. Posso dizer que o modelo on-line está sendo um ganho a mais nesse sentido, porque dificilmente conseguiríamos ter a presença desses profissionais no presencial”, diz.

A estudante Letícia Marra nunca havia pensado em trabalhar com Jornalismo Esportivo, mas depois de assistir à aula virtual com o jornalista e pesquisador não descarta a possibilidade. “Ele foi tão acessível e simpático, que eu fiquei empolgada com a ideia de tentar algo no esporte, porque, como ele mesmo disse, Jornalismo Esportivo é jornalismo antes de qualquer coisa. A mesma dedicação e trabalho que teria em outra área, vai ter no esporte também. Como estudante, eu fiquei encantada com a aula, de verdade”, afirma.

Letícia também aprovou a ideia da professora Cíntia de convidar jornalistas renomadas do país para participar virtualmente das aulas. “Eu achei uma ideia genial e só reforça o quão dedicada ela é. Eu a admiro muito mesmo. Eu estou adorando todas as aulas que estamos tendo, porque fica muito mais fácil imaginar o caminho que queremos seguir quando temos alguém para nos contar a trajetória. Isso clareia muito sobre qual área escolher. Eu também acho que ajuda muito no networking, conhecer profissionais tão competentes em suas áreas”, finaliza.