Professores da Uniube participam de Painel Virtual da UFTM | Acontece na Uniube

Professores da Uniube participam de Painel Virtual da UFTM

15 de maio de 20

Dois docentes da Universidade de Uberaba (Uniube) e uma aluna foram convidados a participar, esta semana, do Ciclo de Palestras 2020 - Tecnologias Digitais de apoio ao ensino e aprendizagem, organizado, on-line, pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). No Painel Virtual, os professores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Ricardo Baratella e Andréia Marega Luz, e a aluna do curso de Engenharia de Produção, Ana Luiza Toledo, discutiram sobre os desafios do trabalho docente em tempos de pandemia.

O evento foi mediado pelo professor do curso de Fisioterapia da UFTM e diretor de Gestão de Ensino e Pró-Reitor de Ensino Substituto, Dernival Bertoncello. O Painel Virtual foi acompanhado por dezenas de pessoas entre docentes, discentes e comunidade escolar.

“Nós três ficamos felizes pelo convite da UFTM - Pró-Reitoria de Ensino - PROENS, por meio do Centro de Educação a Distância (CeaD). Na live, explicitamos algumas tecnologias digitais que utilizamos em nosso dia a dia nas aulas remotas on-line, mas, principalmente, relatei as minhas experiências na gestão de curso e como tem ocorrido o meu trabalho na docência nas turmas presenciais da Universidade de Uberaba neste tempo de quarentena”, conta Baratella, gestor do curso de Ciências Biológicas da Uniube.

Segundo a professora Andréia Marega, o momento tem sido novo e desafiador para todos os docentes. “É muito importante unirmos forças e trocarmos experiências sobre as abordagens pedagógicas e o uso dos recursos tecnológicos para o ensino remoto e on-line. Nesse sentido, foi uma honra participar deste evento, não apenas por relatar as minhas experiências, mas também por compartilhar dúvidas, anseios e, juntos, refletirmos sobre como a pandemia do novo Coronavírus tem mudado as nossas práticas e transformado o processo de ensino e aprendizagem”, afirma.

Para a aluna Ana Luíza, ter participado do Painel Virtual foi uma experiência incrível. “Como discente dos cursos de Engenharia de Produção e MBA em Gestão de Projeto, relatei minhas experiências com as aulas remotas, equilíbrio das minhas atividades profissionais e pessoais durante este período, além da minha rotina e aprendizado. Por fim, acredito que o mais importante foram as trocas de experiências entre os palestrantes e os outros participantes, visto que foram realizadas muitas perguntas”, finaliza.