Jornalista Sérgio Gadini fala sobre Jornalismo Cultural com alunos da Uniube | Acontece na Uniube

Jornalista Sérgio Gadini fala sobre Jornalismo Cultural com alunos da Uniube

08 de maio de 20

O jornalista e professor Sérgio Luiz Gadini foi o convidado especial desta semana na aula on-line da disciplina Jornalismo Especializado, ministrada pela professora Cíntia Cerqueira Cunha Pimenta aos alunos do 6º período. O bate-papo foi sobre Jornalismo Cultural. Gadini falou sobre os desafios da pluralidade jornalística, a quase ausência de políticas públicas culturais no Brasil e a importância da cultura na formação jornalística.

Gadini possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo), doutorado em Ciências da Comunicação e cursou o Programa Doutorado sanduíche junto à Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Realizou pós-doutorado junto à Universidad Complutense de Madrid (UCM, na Espanha), através do Programa Estágio Sênior no Exterior, com financiamento da Capes, desenvolvendo pesquisa sobre ensino e formação profissional em Jornalismo. É professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde desenvolve ações extensionistas e pesquisas sobre produção jornalística, com ênfase no campo cultural e representações de mídia e atores políticos, além de trabalhar com crítica editorial. Neste momento, ele também participa de projetos de pesquisas com apoio do CNPq, além de outras atividades em parcerias em redes de investigação na área de Jornalismo.

Na opinião da professora Cíntia, a aula foi extremamente proveitosa para os alunos. “Principalmente porque foram levantadas questões prementes relativas ao jornalismo cultural ontem e hoje, quando, em vez de um Ministério, passamos a ter apenas uma Secretaria de Cultura em nosso país”, comenta. “A grande vantagem das ferramentas virtuais é justamente a oportunidade de ter, conosco, profissionais do mais alto gabarito em suas áreas, como o professor Sérgio Gadini, que se encontra em Ponta Grossa, no Paraná”, acrescenta.

Esta é a segunda participação de jornalistas renomados nas aulas on-line ministradas pela professora Cíntia. No mês passado, os estudantes receberam o jornalista e professor Wilson da Costa Bueno, que falou sobre Jornalismo Científico, especialmente nas áreas ambiental e de saúde. “Para os alunos, está sendo uma oportunidade única, e eles ficam muito empolgados com a possibilidade de ter a presença, mesmo que virtual, dessas pessoas cujo contato eles só tinham por meio dos livros”, afirma Cíntia.