Uniube mantém benefícios aos colaboradores e oferece refinanciamento de consignados | Acontece na Uniube

29 de abril de 20

Diante da crise provocada pelo novo Coronavírus, muitas empresas têm adotado medidas para reduzir os impactos financeiros a curto, médio e longo prazo, a fim de garantir os postos de trabalho dos colaboradores. Com esse compromisso, a Universidade de Uberaba (Uniube) adotou a opção de acordo individual de trabalho autorizado pela Medida Provisória (MP) nº 936, de 1º de abril de 2020. A MP institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e dispõe sobre medidas trabalhistas complementares para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Governo Federal. Todos os benefícios oferecidos aos colaboradores foram mantidos pela Universidade.

Segundo o diretor de Recursos Humanos da Uniube, Nilo Cézar Ayer, a instituição conta com mais de três mil postos ativos, apresentando o maior quadro de funcionários entre as empresas privadas de Uberaba. “Todos os nossos colaboradores são fundamentais para o funcionamento e o sucesso da instituição. Por isso, com o compromisso de cumprir o papel de responsabilidade social como representativo empregador do município e manter a qualidade da prestação de serviços na área da educação, foi adotada a Medida Provisória”, afirma.

Nilo esclarece que os acordos individuais foram aplicados inicialmente para os colaboradores técnico-administrativos. Quanto aos professores, que estão em pleno exercício das atividades de ensino, neste período ministrando conteúdo de forma remota, a Universidade tem preservado os vínculos de trabalho com o objetivo de não prejudicar o aprendizado e suporte ao aluno.

Com a decisão, a Uniube espera reduzir os impactos, especialmente econômicos, provocados pela pandemia de Coronavírus associada à calamidade pública, preservando, assim, o emprego e a renda por meio do Benefício Emergencial concedido pelo governo. “Os acordos individuais de redução e a suspensão das jornadas de trabalho dos colaboradores da instituição seguem o prazo estabelecido pela Medida Provisória de 90 e 60 dias, respectivamente, a contar da data das assinaturas”, explica. A MP garante ainda a utilização da porcentagem do seguro-desemprego como compensação à redução do salário.

Benefícios mantidos

Mesmo com a medida e para minimizar os transtornos, a Uniube irá manter os benefícios concedidos pela instituição aos profissionais, entre eles, plano de saúde, plano odontológico, Programa de Cesta Básica Mensal destinado aos colaboradores de setores específicos e apoio psicológico e social. Além disso, em parceria com o Banco Santander e o Banco do Brasil, oferecerá o refinanciamento de empréstimos consignados com pagamento da primeira parcela em julho de 2020.

Os benefícios serão mantidos tanto para colaboradores com redução da jornada de trabalho quanto para os que tiverem o contrato suspenso temporariamente. “No momento, não há qualquer intenção de demissão de colaboradores. Os acordos individuais foram realizados para preservar os empregos”, reforça Nilo.

O diretor de RH da Uniube destaca ainda o empenho de cada profissional neste momento. “Reconhecemos em cada colaborador o sentimento de contribuição e compreensão em relação ao período que estamos passando. Isso mostra a união de equipes e a capacidade humanista de estarem sempre contribuindo em prol de uma educação responsável. Gratidão a todos”, finaliza.