Aulas virtuais: professores da Uniube se reinventam durante pandemia do Coronavírus | Acontece na Uniube

24 de abril de 20

A suspensão de aulas e atividades presenciais devido à alta disseminação do novo Coronavírus exigiu adequação dos professores da Uniube para uma nova realidade: a de ensinar por meios virtuais. As aulas remotas da Universidade, atendendo aos posicionamentos de órgãos oficiais, como a Portaria nº 345 do Ministério da Educação (MEC), são feitas via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), criado pela própria Uniube.

Para a professora do curso de Odontologia da Uniube, Elza Gonçalves Cerqueira Oliveira, a adaptação é constante. Docente há 28 anos, ela afirma que, como professora, o importante é sempre aprender. “De um dia para o outro, a forma que as aulas eram ministradas modificou e foi preciso passar muito rápido de aulas presenciais para não presenciais, o que não era minha realidade. Mas temos que estar sempre abertos a novas técnicas e métodos de aprendizagem, com o objetivo de poder transmitir, da melhor forma, o conhecimento”, ela pontua.

A Uniube promoveu, aos docentes, treinamentos para essa nova realidade. “A Universidade agiu de forma rápida e segura ao conduzir o corpo docente para as aulas virtuais, oferecendo aos professores e aos alunos estrutura técnica de qualidade. Contamos ainda com o apoio da direção do curso, que foi fundamental para que eu conseguisse superar as dificuldades e adaptar a esta nova realidade”, continua a professora.

Já para o professor Dalmo César Cassimiro, também do curso de Odontologia, a vivência anterior com aulas a distância minimizou os impactos da mudança. “Tive uma experiência em uma escola técnica em que parte da carga horária era a distância. Na Uniube as informações estavam disponíveis em tutorial, na página do professor. Essa fase em que estamos vivendo, atípica e inédita para todos, acarretará uma reflexão sobre valores e prioridades que nos levarão a uma maior humanização na ministração das aulas e no trato com os alunos”, enaltece o professor.

“Devemos estar junto ao nosso aluno, não só para transmitir conhecimento, mas também apoiá-lo neste momento de incertezas”, finaliza a professora Elza.