Alunos de Jornalismo produzem programa de rádio | Acontece na Uniube

Alunos de Jornalismo produzem programa de rádio

14 de novembro de 19

Os alunos do 5º e 6º período do curso de Jornalismo estão produzindo um programa de rádio sob a supervisão do professor da disciplina de radiojornalismo, Luís Fernando Oliveira. O programa teve início em outubro e será apresentado até dezembro. O radiojornal foi batizado pelos alunos da agência experimental Plugue e vai ao ar direto do estúdio 1 da Rádio Metropolitana FM (87,9), às terças-feiras, a partir das 19h.

A proposta, segundo o professor, é que os alunos produzam conteúdo jornalístico para a rádio como repórteres e como apresentadores. Além disso, os alunos têm a oportunidade de dirigir um programa jornalístico, já que a cada semana um estudante é o diretor do radiojornal. O programa já faz parte da grade curricular do curso na disciplina de Radiojornalismo.

Para o orientador, a ideia é apresentar ao aluno o que acontece em uma emissora de rádio durante um programa ao vivo. “Até então, esses alunos produziam reportagens gravadas. Com a apresentação ao vivo, o controle emocional e o comprometimento tornam-se grandes desafios. Os resultados são surpreendentes”, conta o professor.

O programa é produzido e apresentado na Rádio Metropolitana desde 2010 em temporadas, ano em que o professor Luís Fernando começou a lecionar na Universidade de Uberaba (Uniube). Os interessados em ouvir podem acompanhar pela frequência 87,9 FM ou pelo site: www.radiometropolitana.org.br.