Uniube participa de aula preparatória para o Enem no Colégio Tiradentes

Publicado em: 08 de Novembro de 2019

A professora de Letras da Uniube, Faraídes Sisconeto, juntamente com os alunos monitores de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos do curso de Direito da Uniube, Alan Rodrigues Oliveira Tosta e Isabela Grizante Toledo, ministraram uma palestra sobre redação para os alunos do Ensino Médio do Colégio Tiradentes. A palestra, que aconteceu na última quinta-feira (24), fez parte de uma aula preparatória oferecida pelo Colégio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A ação, segundo a professora Faraídes, é mais uma ação em parceria com o Colégio que traz inúmeros benefícios aos estudantes. “Proporcionou aos alunos não só a oportunidade de se aprofundarem nas habilidades de escrita de uma boa dissertação, mas também de compreenderem a importância do debate, da problematização de temas, para a efetivação da prática cidadã, por meio das linguagens”, explica.

Os graduandos Isabela e Alan apresentaram uma produção textual bem avaliada no Enem do ano passado. “Essa atividade contribuiu ainda mais para que os candidatos pudessem acompanhar as possibilidades de elaboração de um texto que possa atender aos critérios avaliados no Enem”, continua a professora.

Ainda de acordo com a professora Faraídes, a preparação contou com momentos dialógicos interessantes em que todos enriqueceram ideias e produziram conhecimentos juntos. “Por meio da escuta, da fala, de leituras, de experiências que emanaram dos dois universos: professores e alunos, mediados pela escola que, confiante no trabalho de parceria, se dedicou à realização desse encontro, com o objetivo de contribuir para a realização mais tranquila da prova de redação do Enem”, pontua.

Para a vice-diretora do Colégio Tiradentes, Lélia Adriana Daher Cavalcante, as aulas extracurriculares com o foco no Enem auxiliam em um maior aprendizado dos alunos e facilita na redução e resolução de dúvidas. “O objetivo de organizarmos aulas diferenciadas é proporcionar uma abordagem distinta das aulas ministradas no cotidiano escolar. Com isso valorizamos a troca de experiências, ressaltamos a importância na preparação para o Enem e a iniciação acadêmica dos nossos estudantes”, conclui.

1996 - 2019 - UNIUBE - Todos os direitos reservados