Egresso de Educação Física atua como árbitro no Parapan de Lima | Acontece na Uniube

Egresso de Educação Física atua como árbitro no Parapan de Lima

07 de novembro de 19
1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4

O ex-aluno do curso de Educação Física da Uniube, Loreno Pessato, representou o Brasil como árbitro dos jogos Parapan-Americano, da modalidade de bocha adaptada, em Lima, no Peru. Loreno envolveu-se com a temática de acessibilidade ainda na graduação, quando treinou atletas de bocha e atletismo da Associação de Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu).


O egresso destaca a importância da graduação para as conquistas profissionais e ressalta a responsabilidade necessária ao se trabalhar em competições com porte internacional. “A graduação proporcionou-me experiências, conteúdos e profissionais que foram imprescindíveis para minha formação profissional. Em relação às competições internacionais, elas têm um tempero diferente que as torna mais importantes, por isso a responsabilidade é enorme. De todo modo, é muito gratificante participar de eventos de tal magnitude”.


Loreno afirma que o trabalho desenvolvido com pessoas com necessidades especiais visa potencializar as habilidades delas, influenciando a prática do esporte e da superação de limites. “A bocha é a modalidade mais inclusiva do cenário paralímpico, pois permite a participação de pessoas com alto grau de comprometimento motor. Além disso, a prática dessa atividade permite aos atletas a maior inclusão na sociedade, fazendo do paradesporto um elemento de transformação social, psicológica, cognitiva e intelectual”, pontua o profissional.