Engenharia de Produção da Uniube Uberlândia realiza visita técnica à Souza Cruz | Acontece na Uniube

Engenharia de Produção da Uniube Uberlândia realiza visita técnica à Souza Cruz

23 de outubro de 19

Alunos do curso de Engenharia de Produção da Uniube Uberlândia participaram de uma visita técnica à empresa Souza Cruz, uma das maiores empresas no ramo de cigarros no Brasil. O objetivo da atividade, que aconteceu em setembro, foi mostrar aos alunos como se dá o funcionamento de uma empresa de grande porte no que diz respeito à administração e ao fluxo.

De acordo com o professor Maurício Machado, o intuito da visita foi aproximar os alunos da realidade que vão vivenciar após a formatura, quando estiverem procurando uma colocação profissional. “Alguns deles [alunos] já estão procurando um espaço no mercado de trabalho e a Souza Cruz é uma das grandes referências da cidade em gestão industrial. Em termos de produção, é uma empresa que está sempre com as portas abertas para esse tipo de atividade, o que nos auxilia muito”, conta o professor.

A estudante do 8º período de Engenharia de Produção, Amanda Evelyn Fernandes Fraga, contou que, na visita, foi possível conhecer quase todo sistema produtivo da Souza Cruz, desde a produção do filtro até o produto acabado, pronto para ir para o  consumidor final.

“A experiência foi bastante relevante para nós do curso, pois conseguimos ver, na prática, todo um sistema produtivo e quase todas as dificuldades encontradas pelas empresas quanto à questão de melhoria de qualidade. Além disso, defrontamo-nos com muita coisa que aprendemos na teoria, como logística, máquinas, processo de estocagem, qualidade, matéria-prima, erros, a supremacia que o homem ainda tem sobre as máquinas e a importância de equipamentos de segurança”, finaliza Amanda.

Engenharia de Produção na Uniube

Atualmente, e com o crescente desenvolvimento industrial que se vive desde o século passado, toda empresa que possua uma linha de produção e queira manter mínimos padrões de trabalho necessita de um profissional capaz de dimensionar e gerenciar os processos produtivos. Nesse contexto, o engenheiro de produção alia conhecimentos técnicos com conhecimentos sobre gestão de pessoas, administração e um pouco de economia, em busca de melhorar a produtividade da empresa ao máximo.

Na Uniube Uberlândia, o Curso de Engenharia de Produção tem a finalidade de formar profissionais com competência técnica, bem como preparados para o desempenho de funções administrativas, gerenciais e de liderança, em todos os níveis organizacionais de qualquer processo produtivo de bens e serviços. Além disso, a Universidade é a única a contar com laboratório para experimentos e práticas de Lean Manufacturing, um grande diferencial na formação do aluno.