Uberlândia recebe etapa regional de torneio de robótica | Acontece na Uniube

Uberlândia recebe etapa regional de torneio de robótica

23 de outubro de 19

No próximo sábado (26), das 8h às 18h, acontecerá a “Etapa Regional Triângulo Mineiro” do Torneio Brasil de Robótica (TBR). A etapa acontecerá na Uniube de Uberlândia envolvendo 24 equipes da região com cerca de 200 participantes organizados por categoria, sendo elas: Baby (3 a 5 anos), Kids 1 (5 a 7), Kids 2 (7 a 9), Middle 1 (9 a 12), Middle 2 (12 a 15), High (15 a 19), University (acima de 17) e Master (acima de 19 com corrida de obstáculos).

O TBR é uma iniciativa da Robótica Educação e Eventos (R2E), que, segundo a empresa, além de ofertar uma modalidade própria de evento de cunho educativo-científico-tecnológico, objetiva preparar crianças, jovens e adultos para atuarem de diferentes modos na pluralidade de torneios científicos e tecnológicos, bem como aqueles de robótica.

A etapa regional do TBR será realizada simultaneamente ao Aquece ENEM e ao Conecta Uniube, ambos voltados aos estudantes de Uberlândia e região.

Aquece ENEM

O evento em formato de “aulão” foi criado para ajudar os estudantes a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O encontro terá início às 14h e término previsto para 18h.

O ENEM foi criado em 1998 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com o intuito de avaliar a qualidade do Ensino Médio no país. Além disso, a prova serve também como vestibular para ingresso em uma grande parcela das universidades do Brasil e Portugal. Este ano, o exame contou com mais de cinco milhões de inscritos, sendo, assim, o maior vestibular do Brasil e o segundo maior do mundo.

Devido à importância e como forma de auxiliar os alunos concluintes do Ensino Médio a melhorarem o desempenho, o Aquece ENEM tem a proposta de fazer uma última revisão dos prováveis temas que cairão nas avaliações, servindo de apoio e motivação aos vestibulandos.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Civil e organizador do evento, professor Carlos Barreiro, é papel da universidade oferecer apoio neste momento tão importante para o futuro dos jovens. “Nosso objetivo é tirar dúvidas, ‘refrescar’ a memória e tranquilizá-los para que consigam realizar a prova com segurança e alcancem um bom desempenho”.

Conecta Uniube

Paralelo ao Aquece ENEM, a Uniube promoverá também o Conecta Uniube. O evento tem o objetivo de promover uma mostra dos cursos da Uniube, além de palestras e mesas-redondas com professores e alunos dos cursos de Administração, Engenharia Ambiental, de Produção, Civil e Elétrica, Computação e Direito.

Para o coordenador do curso de Direito, professor Alexandre Corrêa, o Conecta Uniube é a oportunidade para que as pessoas interessadas em conhecer o curso de Direito possam interagir e participar de parte dos resultados práticos e científicos promovidos por professores e alunos do curso.

“No evento, o curso de Direito reunirá alunos e professores de três grupos de pesquisa, que irão apresentar e discutir com os participantes temas inquietantes para sociedade brasileira, relacionados à democracia, à violência e a direitos afirmativos que rompem as barreiras da discriminação social, sexual e econômica. Esperamos que os participantes levem inspiração, que possa contribuir para suas futuras decisões acadêmicas e profissionais”, finaliza Corrêa.

A programação completa dos eventos está disponível no site da Uniube: https://www.uniube.br.

Aquece ENEM + Conecta Uniube + Etapa Regional Torneio de Robótica

Dia: 26/10 - sábado