Alunos e professores da Uniube Uberlândia promovem 8ª Maratona de programação | Acontece na Uniube

Alunos e professores da Uniube Uberlândia promovem 8ª Maratona de programação

25 de setembro de 19

A Uniube Uberlândia realizou a 8ª Edição da Maratona de Programação no Campus Marileusa. O evento reuniu 22 alunos dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica e teve como objetivo promover soluções de software para problemas de programação em computadores, em uma disputa pelo Troféu Ada Lovelace.

A Maratona de Programação é um evento tradicional da Sociedade Brasileira de Computação - SBC, sendo uma das mais importantes competições científicas do país. Além disso, é a mais antiga, respeitada e conhecida competição científica na área de Tecnologia e Informação.

Com foco em alunos do ensino superior e médio, a maratona visa à formação de talentos na área. A disputa é um forte estímulo ao desenvolvimento de habilidades que o mercado busca nos profissionais de Computação, como a rapidez e a eficiência em resolver problemas. Os participantes são potenciais líderes e formadores de opinião no âmbito acadêmico e, posteriormente, no profissional.

Segundo a professora Luciene Chagas de Oliveira, coordenadora do projeto de extensão Maratona de Programação, as competições são importantes para incentivar os alunos a praticarem o que aprendem nas salas de aula. “A competição estimula a capacidade do aluno de resolver problemas computacionais rápida e eficientemente, que é uma das habilidades principais exigidas de um profissional de Computação. Além disso, a maratona também estimula seu raciocínio lógico, o que ajuda nas demais disciplinas do seu curso”, afirma.

Nessa edição da maratona, o aluno José Antônio Serra Carneiro, do segundo período do curso de Engenharia da Computação, foi o patrocinador do troféu que recebeu o nome de Ada Lovelace, uma homenagem à primeira mulher programadora da história.